conecte-se conosco


Segurança

Homem é preso após quebra-quebra em PA de Vitória

Publicado

De acordo com testemunhas, o homem chegou à unidade alterado e pediu atendimento para a esposa

Um homem foi preso na noite de quarta-feira (1º) após provocar confusão e depredar equipamentos no Pronto Atendimento (PA) de São Pedro, em Vitória. Identificado como Pablo Rodrigo, ele foi conduzido pela Guarda Municipal depois de invadir consultórios, quebrar monitores e chutar vidros na recepção da unidade de saúde.

Segundo relato de testemunhas e registro da ocorrência, Pablo chegou ao PA por volta das 16h para buscar atendimento para sua esposa, que está grávida de sete meses e sofria fortes dores.

Segundo ele, ao questionar a situação, foi chamado o segurança do local, o que o irritou. “Eu cheguei na boa, pedi licença para entrar. Ele (o médico) não me respondeu nada, só chamou o segurança como se eu fosse assaltar o local. Eu me alterei e acabei quebrando as coisas lá dentro”, afirmou Pablo, reconhecendo o erro, mas justificando a atitude:

Se falar que eu me arrependo, não me arrependo. É um descaso muito grande. Eu estava com minha filha desde as 4h da tarde, chorando de fome. Eu pedi atendimento várias vezes.”

Pablo Rodrigo

Imagens do local mostram Pablo invadindo o consultório número 6 e, em seguida, destruindo monitores na área de classificação. Ele também chutou o vidro da recepção, que ficou completamente destruído.

Leia mais:  Piscina, lagoas e cachoeiras: veja dicas para evitar afogamentos

Após o episódio, Pablo deixou o PA e procurou atendimento no PA da Praia do Suá, onde sua esposa foi acolhida pela equipe médica.

O que diz a Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde de Vitória informou, por nota, que a paciente chegou ao PA de São Pedro às 19h27. Por volta das 20h30, o seu acompanhante começou a danificar os monitores e quebrou vidros da recepção do PA. Às 20h51, a paciente foi chamada pelo médico e não entrou para o atendimento.

Segundo a secretaria, como a paciente não entrou, o médico chamou outra pessoa que aguardava atendimento. Durante essa consulta, a secretaria informou que o acompanhante chutou a porta do consultório médico e ameaçou o profissional e o paciente que estava sendo atendido. Após o ocorrido, a paciente e o acompanhante deixaram a unidade.

A secretaria reforçou que o atendimento foi mantido no PA, sem prejuízo aos demais pacientes. Os monitores já foram substituídos na noite de quarta (1º) e o vidro da recepção será trocado nesta quinta-feira (2).

Imagens ajudam na identificação

Guarda Municipal conseguiu identificar Pablo a partir das imagens e conduziu-o à Delegacia Regional de Vitória. Segundo o registro, ele apresentava lesões no pé direito e na panturrilha, mas recusou atendimento médico oferecido.

Leia mais:  Morre delegado André Landeira, titular da Delegacia de Campo Grande

Por nota, a Polícia Civil informou que Pablo foi autuado em flagrante por dano ao patrimônio público e encaminhado ao centro de triagem de Viana.

publicidade

Segurança

Edital para concurso da Polícia Civil será publicado na próxima segunda-feira (06)

Publicado

O Governo do Estado vai publicar na próxima segunda-feira (06) o edital do concurso para o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). Serão 1.052 vagas para o cargo, com remuneração inicial de R$ 8.539,34. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 16 de outubro e 16 de novembro, pelo site da banca examinadora. A prova está prevista para ser aplicada no dia 1º de fevereiro de 2026.

A informação foi divulgada por meio das redes sociais pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Também participaram o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, e o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda.

“Serão mais mil novos investigadores para fortalecer o trabalho da nossa Polícia Civil. É a maior recomposição de efetivo da história da Polícia Civil e de toda área da segurança. Vamos continuar investindo forte e trazendo resultados para a população capixaba”, afirmou o governador.

Leia mais:  Casal é preso suspeito de matar garota de programa no ES e fugir para SP

O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) será o responsável pela coordenação, organização, planejamento e execução do concurso público.  Os interessados devem acompanhar as atualizações por meio do site oficial da Polícia Civil do Espírito Santo (www.pc.es.gov.br) e das próximas publicações no Diário Oficial do Estado.

“Essa é mais ação do nosso Governo que entra para a história. A maior recomposição de todos dos tempos, numa única vez, nos quadros da Polícia Civil. Uma demonstração clara de como os investimentos em segurança pública são prioridade. Ampliando os efetivos das nossas forças de segurança fortalecemos o programa Estado Presente e os resultados obtidos no combate à criminalidade. Nesse mesmo dia, entregamos a nova Delegacia Regional de Aracruz, já equipada com a Sala Marias. Estamos no caminho certo e não vamos descansar até tornar o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, completou Ricardo Ferraço.

Cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP)

Criado por meio da Lei Complementar nº 1.093, sancionada pelo governador Renato Casagrande em novembro passado, o cargo de OIP foi instituído com o objetivo de fortalecer o quadro de servidores da PCES e modernizar a estrutura investigativa da instituição. A nova função substitui as antigas nomenclaturas de Investigador de Polícia, Escrivão e Agente de Polícia, reunindo em um único cargo as atribuições ligadas à investigação criminal.

Leia mais:  Morre delegado André Landeira, titular da Delegacia de Campo Grande

A carreira de OIP é regida por estatuto próprio e o ingresso é realizado por meio de concurso público, com etapas que incluem prova objetiva, exames físicos, psicológicos, investigação social e curso de formação profissional.

Com jornada de 40 horas semanais, os servidores atuam em regime diário ou de plantão, podendo ser convocados em situações excepcionais, como calamidades públicas. Entre as atribuições, estão a realização de diligências investigativas, cumprimento de mandados judiciais e participação em operações de inteligência. A progressão na carreira será baseada no desempenho e no tempo de serviço, promovendo a valorização profissional.

Continue lendo

Segurança

Assassino de vereador é condenado quase 10 anos após o crime no ES

Publicado

O assassino do vereador Jackson Pereira, que atuava na Câmara de Piúma, no Sul do Espírito Santo, foi condenado pela Justiça a 27 anos de prisão. A condenação de Jairo Esteves da Silva foi obtida pelo Ministério Público do Estado (MPES), por meio da Promotoria de Justiça da cidade. O parlamentar foi morto a facadas ao voltar de um evento.

Inicialmente, Jairo vai cumprir a pena em regime fechado. Ele foi condenado pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima.

A morte do parlamentar foi motivada por ciúmes porque Jairo não aceitava o relacionamento amoroso que sua ex-companheira mantinha com o vereador.

Vereador Jackson Pereira foi morto a facadas em 2016. Foto: Divulgação/Acervo pessoal/Facebook

Relembre o crime

O crime ocorreu na madrugada do dia 25 de janeiro de 2016, na Avenida Beira Mar, em Piúma.

Jackson Pereira estava retornando de uma feira cultural realizada na Praça Dona Carmem, quando foi surpreendido e esfaqueado diversas vezes pelas costas por Jairo.

Leia mais:  Cão encontra corpo do dono em campo de futebol de Guarapari

O acusado foi detido logo depois por um policial militar que estava de folga, enquanto Jackson foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu e morreu três dias depois, na madrugada do dia 28 de janeiro.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana