conecte-se conosco


São Mateus

São Mateus permanece em risco alto para a covid-19. Confira o novo Mapa de Risco!

Publicado

São Mateus e mais sete municípios estão classificados em risco alto. Além disso, subiu de 54 para 59 o número de cidades em risco moderado para o novo coronavírus

As cidades de Guarapari e Linhares saíram do risco alto para a covid-19 e, na semana que vem, estarão classificadas como risco moderado para a doença. A informação é do 39º Mapa de Risco, divulgado pelo governo do Estado no início da noite desta sexta-feira (8) e que entra em vigor na próxima segunda-feira (11).

A mudança de classificação de risco significa que os dois municípios poderão adotar medidas mais flexíveis, na semana que vem, no que diz respeito ao funcionamento das atividades econômicas e sociais. A cidade de Guarapari e os três balneários de Linhares — Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga — estão entre os locais mais procurados por turistas, no Espírito Santo, nesta época do ano, e cenas de aglomerações nas praias têm sido comuns, nos últimos dias, principalmente em Guarapari, mesmo com a classificação do risco alto.

Leia mais:  Câmara Municipal - Na Tribuna Livre, psicóloga alerta para cuidados com a saúde mental

Apesar da saída dessas duas cidades do risco alto, o Espírito Santo continuará com oito municípios nessa classificação na próxima semana. São eles: Colatina, Governador Lindenberg, Guaçuí, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, São Mateus e Venda Nova do Imigrante. 

Além disso, subiu de 54 para 59 o número de cidades classificadas no risco moderado, na comparação com o Mapa de Risco anterior, que vence neste domingo (10). Consequentemente, a quantidade de municípios no risco baixo caiu de 16 para 11. O novo mapa de risco valerá até o domingo seguinte, dia 17.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

publicidade

São Mateus

Preguiça tenta cruzar a BR-101 e é resgatada em São Mateus

Publicado

Uma preguiça foi flagrada atravessando a BR-101, em São Mateus, e resgatada com segurança por um operador

Nem só de carros e caminhões vive a BR-101. Na manhã desta quarta-feira (29), quem passou pelo km 74, em São Mateus, se deparou com uma visitante ilustre: uma preguiça-comum (Bradypus variegatus) que tentava cruzar a rodovia.

Foi graças a Milson dos Santos de Souza, operador de tráfego da Ecovias Capixaba, que o animal conseguiu chegar ao outro lado da via em segurança. De acordo com a concessionária, que é responsável por administrar o trecho capixaba da BR, ele estava realizando inspeções de rotina quando viu o “pedestre”.

Com muita atenção e segurança, Milson dos Santos de Souza, que realiza inspeções cotidianamente na rodovia, atuou para garantir que o animal chegasse ao outro lado sem riscos.

Ecovias Capixaba

Preguiça com funcionário

Registro não é incomum

Apesar de chamar atenção pela fofura, registros como este não são incomuns, já que a BR-101 está cercada por áreas de preservação natural, habitat natural das preguiças. Segundo a concessionária, ações do tipo acontecem, em média, uma vez por semana ou durante o período reprodutivo.

Leia mais:  31º Festival de Cinema de Vitória Itinerante chega em Guriri

De acordo com a bióloga Grazielli Melo Pena, da Ecovias Capixaba, os animais passam a maior parte do tempo nas copas das árvores, mas descem ao solo em situações específicas, como para realizar suas necessidades fisiológicas.

Entretanto, a especialista destaca a importância de não tentar manusear animais silvestres e de pedir ajuda nestes casos.

“Apesar da aparência tranquila, as preguiças possuem garras que podem causar ferimentos. Sempre que visualizarem um animal próximo à BR-101, os usuários devem acionar a Ecovias Capixaba pelo telefone 0800 770 1101. Nossos colaboradores são treinados para realizar o afugentamento e o resgate com segurança”, orienta.

Preguiça travessia
A preguiça atravessou com segurança. Imagem: Ecovias Capixaba/Divulgação

Continue lendo

São Mateus

PMs encontram explosivo e três acabam detidos em São Mateus

Publicado

Três homens foram detidos pela Polícia Militar com um artefato explosivo no bairro Vitória, em São Mateus, na tarde desta quarta-feira (29).

Segundo a PM, um dos suspeitos, ao notar a aproximação da viatura, arremessou o objeto sobre um monte de areia. Durante a abordagem, os policiais identificaram que se tratava de um explosivo.

Ao ser questionado, o rapaz afirmou ter recebido o item de um homem de 37 anos, localizado posteriormente pela polícia no bairro Santo Antônio. No mesmo local, os policiais também encontraram um terceiro suspeito, de 26 anos.

O explosivo foi desarmado pela equipe do Batalhão de Missões Especiais (BME) da PM e os detidos foram encaminhados à Delegacia Regional de São Mateus.

Leia mais:  Lixo e entulho tomam conta de bairros de São Mateus
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana