Jogador capixaba de 21 anos interessava ao Tottenham, mas renovou contrato com o City a pedido do técnico Pep Guardiola
De olho em uma das vagas no ataque da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026, o atacante Savinho ganhou um motivo extra para se dedicar ainda mais em campo. O jogador capixaba renovou contrato com o Manchester City até 2031, depois te ser bastante assediado pelo Tottenham na última janela de transferências.
O técnico Pep Guardiola bancou sua permanência.
“Savinho assinou um novo contrato de longo prazo com o Manchester City, em um acordo que estenderá a estadia do ponta no Etihad (Stadium) até o verão de 2031”, oficializou o City, sem poupar elogios ao atacante.
“O brasileiro causou grande impacto desde que chegou ao City vindo do Troyes no verão de 2024. Dotado de incríveis habilidades naturais, um ritmo alucinante aliado a uma habilidade de drible impressionante, ele rapidamente se adaptou às demandas únicas da Premier League.”
Anúncio do Manchester City sobre Savinho
“Estou incrivelmente orgulhoso”
A habilidade e a velocidade de Savinho foram os principais motivos de Guardiola vetar sua saída ao Tottenham, mesmo com uma tentadora proposta.
O atacante de 21 anos comemorou o reconhecimento do treinador.
“Estou incrivelmente orgulhoso de poder assinar este novo contrato com o City. É uma sensação muito especial saber que o Pep (Guardiola) e o clube depositaram tanta fé em mim. Significa muito para mim e minha família”, afirmou Savinho.
Ele promete evoluir ainda mais.
“Sinto que tenho muito a melhorar, ainda sou jovem e tenho muita vontade de continuar aprendendo. Mas sei que trabalhar com Pep e sua equipe me ajudará a continuar me desenvolvendo como jogador”, disse.
Quem é Savinho
Natural de São Mateus, Savinho deixou o Espírito Santo aos 12 anos de idade, descoberto pelo Atlético/MG. Fez a base no clube mineiro e recebeu a primeira chance no time profissional aos 16 anos, observado pelo então técnico Jorge Sampaoli.
Ao todo, foram 35 jogos e dois gols marcados com a camisa atleticana, até ser vendido ao Grupo City em 2022 por 6,5 milhões de euros.
Atuou primeiramente emprestado ao PSV, da Holanda. Em 2023, foi emprestado ao Girona, da Espanha, e aí viu sua carreira decolar. Pelo clube espanhol, foram 41 partidas, 11 gols e 10 assistências. Em fevereiro deste ano, foi comprado pelo Manchester City, que pertence ao grupo City, e deve atuar a partir do segundo semestre pela equipe do técnico Pep Guardiola.
O espanhol Josep Martínez, goleiro da Inter de Milão, atropelou um homem de 81 anos em uma cadeira de rodas elétrica, que morreu no local, embora as primeiras hipóteses apontem que o idoso perdeu a consciência e invadiu a pista. O acidente ocorreu por volta das 9h40 locais (5h40 em Brasília) na cidade italiana de Fenegrò, na província de Como, momento em que o goleiro, que estava a caminho do centro de treinamento da Inter, atropelou a vítima, segundo informou a imprensa local.
Martínez, de 27 anos, tentou socorrer o idoso, mas não conseguiu fazer nada para salvar sua vida. Nem mesmo as equipes de emergência médica que chegaram ao local do acidente, que apenas puderam confirmar a morte do homem.
De acordo com as primeiras reconstituições divulgadas pela imprensa italiana, o homem pode ter sofrido um desmaio ou ataque cardíaco, motivo pelo qual pode ter invadido a pista.
A Inter de Milão anunciou em comunicado que a entrevista coletiva do técnico Cristian Chivu prevista para esta tarde foi suspensa.
Técnico do Flamengo foi campeão da Libertadores em 2019 e 2022, ambas como jogador, e pode levantar a taça novamente este ano
Além de tentar levar o Flamengo ao tetracampeonato da Libertadores, Filipe Luís vai em busca de uma marca pessoal. O treinador rubro-negro tem a chance de entrar na seleta lista de campeões da competição continental como treinador e jogador.
Filipe Luís conquistou a Libertadores duas vezes como jogador, ambas com o Flamengo: em 2019 e 2022.
Com a classificação do time para a final deste ano, o ex-lateral está a um jogo de levantar a taça pela terceira vez, agora como técnico.
Filipe Luís venceu a Libertadores de 2019 como jogador do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Lista tem apenas um brasileiro
O primeiro e único brasileiro a vencer a Libertadores como jogador e como treinador foi Renato Gaúcho.
Em 1983, ele foi o destaque da campanha do Grêmio que resultou no título da Libertadores. Três décadas depois, em 2017, Renato comandou, como treinador, o mesmo Grêmio na conquista do título.
Renato Gaúcho com a taça da Libertadores de 2017 como treinador do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Argentinos dominam a lista de campeões
Em relação aos estrangeiros, o primeiro a conseguir títulos como jogador e técnico foi o argentino Humberto Maschio. Em campo, ele foi campeão com o Racing em 1967. Seis anos mais tarde, em 1973, Maschio comandou o rival Independiente na conquista da América.
Roberto Ferreiro foi o segundo a entrar nesta lista. O argentino venceu a Libertadores como jogador em 1965 e 1965, ambas com o Independiente. Na década seguinte, foi o treinador que levou o clube a mais um título continental.
Dois uruguaios também fazem parte desta lista. O primeiro deles é Luis Cubilla que, como jogador, foi campeão continental duas vezes com o Peñarol (1960 e 1961) e uma com o Nacional (1971). Como treinador, faturou o título pelo Olimpia em duas oportunidades (1979 e 1990). Já Juan Mujica foi bicampeão com o Nacional: em 1971, dentro de campo, e em 1980, como técnico.
José Omar Pastoriza se tornou ídolo do Independiente por levantar a taça da Libertadores em duas ocasiões: como jogador, em 1972, e à beira do campo, em 1984.
O quarto argentino a alcançar esta marca foi Nery Pumpido. Em 1996, foi campeão com o River Plate como jogador e, em 2002, foi o comandante do Olimpia na conquista continental.
O último desta lista é o argentino Marcelo Gallardo. Campeão como jogador do River Plate em 1996, ele levantou a taça da Libertadores em mais duas oportunidades, ambas como técnico, em 2015 e 2018.