conecte-se conosco


Política e Governo

Seag autoriza construção de ponte sobre Córrego Panquinhas em Pancas

Publicado

Na última sexta-feira (03), o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, assinou a Ordem de Serviço para a construção da ponte sobre o Córrego Panquinhas, em Pancas. A obra será realizada dentro do Programa de Pontes Rurais, iniciativa do Governo do Estado que disponibiliza vigas de concreto para os municípios, visando melhorar a mobilidade no campo e assegurar o escoamento da produção agrícola.

O projeto prevê o fornecimento, transporte e instalação de três vigas pré-moldadas de concreto, com 10 metros de comprimento, além da colocação de guarda-corpo e placa de sinalização. O prazo de execução é de 60 dias. A construção prévia das cabeceiras da ponte foi de responsabilidade da prefeitura, que é uma condição do programa.

O secretário Enio Bergoli destacou a relevância da obra para a região. “A construção da ponte sobre o Córrego Panquinhas representa mais do que uma intervenção de infraestrutura: é um investimento direto na vida das famílias rurais de Pancas. Estamos garantindo segurança no tráfego, reduzindo riscos e facilitando o transporte da produção agrícola, que é a base da economia local”, disse Bergoli.

Leia mais:  Gandini quer protocolo de segurança nas escolas estaduais

Com o Programa de Pontes Rurais, o Governo do Estado reforça o compromisso em ampliar a infraestrutura viária no interior, promovendo mais qualidade de vida para as comunidades rurais e fortalecendo a economia capixaba.

publicidade

Política e Governo

Sefaz encerra ciclo de workshops itinerantes sobre Nota Fiscal Fácil

Publicado

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Gerência de Atendimento e Relacionamento (Geare) e da Subgerência de Educação Fiscal (Suefi), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), encerrou o ciclo de workshops itinerantes sobre o Nota Fiscal Fácil (NFF). Ao longo dos últimos meses, a iniciativa percorreu 11 municípios capixabas, levando informações e capacitação a produtores rurais, lideranças locais e representantes de entidades do setor.

As duas últimas etapas do circuito aconteceram nas últimas quarta-feira (1º) e quinta-feira (02), nos municípios de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, respectivamente. Em Domingos Martins, o evento reuniu cerca de 35 participantes e contou com a presença da chefe adjunta da Agência da Receita Estadual (ARE) de Cariacica, Fátima Gouvêa.

Já em Venda Nova do Imigrante — conhecida como a Capital Nacional do Agroturismo —, aproximadamente, 40 produtores e representantes de municípios da região participaram do encontro, que teve a presença do chefe da ARE local, Adilson Medeiros.

Leia mais:  Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos conta com novas subsecretarias

Os workshops abordaram o funcionamento do aplicativo Nota Fiscal Fácil, ferramenta gratuita e acessível que simplifica a emissão de notas fiscais eletrônicas. O aplicativo pode ser utilizado em smartphones com os sistemas Android e iOS, dispensando a necessidade de adquirir um software emissor ou certificado digital, o que reduz custos para o produtor.

O auditor fiscal César Milagres destacou o balanço positivo da ação. “Encerramos esse ciclo com a certeza de que conseguimos ampliar o acesso à informação e fortalecer o relacionamento com o produtor rural. Com o fim desta etapa, a Sefaz reforça seu compromisso de aproximar-se do contribuinte e ampliar o uso de soluções digitais, contribuindo para um ambiente tributário mais moderno e inclusivo”, afirmou.

Em caso de dúvidas sobre o aplicativo NFF, o contribuinte pode acessar o canal Receita Orienta para obter suporte e esclarecimentos: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario

Continue lendo

Política e Governo

TRE-ES permite que Callegari deixe o PL sem perder o mandato; “rumo ao Senado”

Publicado

Deputado estadual teve a anuência do partido e por isso continua na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Por unanimidade, o pedido de desfiliação partidária do deputado estadual Wellington Callegari foi aprovado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) nesta segunda-feira (6). Sem perder o mandato, o parlamentar deixa o PL para se filiar ao DC.

O pedido, apresentado à corte em agosto deste ano, se justifica pelo objetivo de Callegari de estar em um partido que o permita concorrer ao Senado nas eleições de 2026. A candidata à Casa Alta do PL é a filha do senador Magno Malta, Maguinha.

À reportagem, Callegari disse estar satisfeito com a decisão do TRE-ES. “O próximo passo é a filiação oficial ao DC e continuar o trabalho rumo ao Senado.”

O deputado recebeu a anuência do presidente estadual do PL para se desfiliar. Na carta assinada por Magno Malta, consta que o partido “não possui interesse na manutenção do vínculo partidário” e também não iria reivindicar a vaga na Assembleia Legislativa do Estado (Ales).

Leia mais:  Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos conta com novas subsecretarias

A Constituição estabelece que a autorização do partido faz com que o ato não configure infidelidade partidária e não implique na perda do mandato.

Eleições de 2026

Segundo o deputado, o DC vai ter chapa completa para disputar as eleições do ano que vem, com candidatos a deputado estadual, federal e senador.

Para o governo do Espírito Santo, o posicionamento ainda não está definido, mas o parlamentar afirma que não andarão com candidatos “da esquerda”.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana