conecte-se conosco


São Mateus

SEST SENAT inaugura nova sede em São Mateus

Publicado

Espaço ampliará a prestação de serviços de qualificação profissional e saúde aos trabalhadores do setor de transporte e à comunidade em geral

Na próxima segunda-feira, 14 de agosto, será inaugurada a nova Unidade do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em São Mateus (ES). A entrega é um marco para o setor de transporte de toda a região. A solenidade está marcada para as 11 horas.

O valor do investimento na nova sede é de cerca de R$ 18 milhões, considerando a obra e todos os equipamentos e mobiliários. A nova Unidade está na Rua São Lucas, s/n – Bairro São Benedito.

A estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços, como o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica.

Também serão disponibilizados atendimentos de psicologia e nutrição, além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia, que já eram disponibilizados na antiga Unidade. A capacidade é de mais de 128 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor.

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, afirma que, com essa inauguração, o SEST SENAT reforça seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa. “Onde há mercado transportador, existe SEST SENAT. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.

Leia mais:  Câmara define apoio para ONG de proteção a pets em São Mateus

Para o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no Espírito Santo, Renan Chieppe, a nova Unidade vai garantir mais acesso aos serviços de excelência já oferecidos. “Estamos diante da oportunidade de ampliar o bom serviço que oferecemos desde a inauguração da antiga Unidade, há 27 anos. E há tempos a cidade merecia uma estrutura diferenciada, pois além de ter sido incluída na área de Sudene, vários projetos de infraestrutura estão se tornando realidade na região norte. São Mateus tem grandes potencialidades, vive grandes expectativas e o SEST SENAT não poderia ficar de fora deste momento”.

Estrutura

A nova estrutura tem 2.427,43 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; uma sala de treinamento para cursos de movimentação de cargas perigosas (MOPP), com capacidade para 45 alunos; e uma oficina pedagógica com três salas de aula, com capacidade para 10 alunos cada.

Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em oito consultórios, além de ter dois aparelhos de raios X, sendo um panorâmico.

Homenagem

A nova Unidade recebe o nome de João Luiz Pretti, referência no segmento de transporte de passageiros da região. Natural de Itaçu, município de Itaguaçu, em 1955, motivado pela atividade de eletricista, resolveu montar sua própria oficina, em uma propriedade deixada pelo seu pai. Em 1957, apaixonado pelo setor de transportes, adquiriu um caminhão que havia sido queimado e foi reformando dentro de sua própria oficina. A influência pelo transporte de passageiros o fez trocar o caminhão por um ônibus e, a partir daí, mais oportunidades foram se surgindo.

Leia mais:  Suzano abre inscrições para nova turma de operadoras e operadores de máquinas florestais em São Mateus

Ainda em 1957, comprou algumas linhas e o negócio prosperava. Foi assim que em 1965 fundou a Viação Pretti, na cidade de Colatina. A empresa foi responsável pelo desbravamento de terras até então isoladas e teve grande influência na região em uma época em que o café e a madeira eram os propulsores do progresso no norte espírito-santense.

Atualmente, a Viação Pretti se destaca no mercado de transporte de passageiros, atuando em mais de 170 localidades nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia. Na oportunidade da inauguração, o homenageado será representado pelo filho, Liemar José Pretti.

Expansão

A Unidade de São Mateus será a quarta do SEST SENAT a ser inaugurada no Brasil em 2023. Ao todo, o país já conta com 162 Unidades, cinco delas no Espírito Santo. A inauguração desta segunda-feira (14) integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação das Unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

SERVIÇO

O que: Inauguração da nova Unidade do SEST SENAT de São Mateus.

Quando: 14 de agosto, às 11 horas.

Onde: Rua São Lucas, s/n – Bairro São Benedito.

publicidade

São Mateus

Professor do campus de São Mateus da Ufes conquista 1º lugar em estudo sobre aviação agrícola

Publicado

O professor diz que o intuito foi o de aprofundar o entendimento, identificando a relação entre o tamanho da gota e o potencial evaporativo do ambiente, tema de grande relevância e atualidade para o setor aeroagrícola

O trabalho Evaporação estimada em um simulador de pulverização aérea, apresentado pelo professor e coordenador do Laboratório de Mecanização e Defensivos Agrícolas (LMDA), Edney da Vitória, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus, e pelo engenheiro agrônomo Humberto Santiago, conquistou o primeiro lugar no Congresso Científico da Aviação Agrícola (AvAg) 2025.

No contexto da irrigação agrícola, o artigo demonstra que gotas muito finas, embora proporcionem melhor cobertura, apresentam maior vulnerabilidade à evaporação, podendo se perder antes mesmo de atingir o alvo. Já as gotas maiores resistem mais tempo no ar, mas aumentam o risco de escorrimento. O desafio, segundo os pesquisadores, é encontrar o equilíbrio entre tamanho de gota, eficiência agronômica e sustentabilidade ambiental.

Motivação

O estudo foi apresentado pelo professor Edney Vitória no segundo dia do Congresso AvAg, realizado em Santo Antônio de Leverger (MT), e foi produzido com base na tese de doutorado de Santiago, intitulada Simulação de Perdas por Evaporação na Pulverização Aérea. O autor conta que a motivação principal foi aprofundar o entendimento, identificando a relação entre o tamanho da gota e o potencial evaporativo do ambiente, tema de grande relevância e atualidade para o setor aeroagrícola.

Leia mais:  Corpo enrolado em sacos plásticos é encontrado em Guriri, São Mateus

Santiago e Vitória fizeram uma revisão do trabalho, detalhando alguns pontos de interesse, e construíram o artigo científico a partir de alguns capítulos da tese. Para a pesquisa, orientada pelo professor Mauri Teixeira, da Universidade Federal de Viçosa, e coordenada por Edney Vitória, Santiago utilizou um protótipo laboratorial para reproduzir as condições de deslocamento de aeronaves agrícolas, simulando a pressão do vento sobre pontas centrífugas Micronair – tecnologia fundamental para a aplicação de defensivos e fertilizantes.

“O objetivo do estudo foi identificar, por meio do cálculo de umidade e do espectro de gotas, o quanto de líquido se perdia por evaporação durante a pulverização”, pontua Santiago. Para isso, sensores monitoravam em tempo real as variações no ambiente criado, permitindo estimativas precisas do potencial evaporativo. O estudo foi publicado na última edição da Revista de Aviação Agrícola.

Texto: Com informações da organização do congresso

Continue lendo

São Mateus

Preguiça tenta cruzar a BR-101 e é resgatada em São Mateus

Publicado

Uma preguiça foi flagrada atravessando a BR-101, em São Mateus, e resgatada com segurança por um operador

Nem só de carros e caminhões vive a BR-101. Na manhã desta quarta-feira (29), quem passou pelo km 74, em São Mateus, se deparou com uma visitante ilustre: uma preguiça-comum (Bradypus variegatus) que tentava cruzar a rodovia.

Foi graças a Milson dos Santos de Souza, operador de tráfego da Ecovias Capixaba, que o animal conseguiu chegar ao outro lado da via em segurança. De acordo com a concessionária, que é responsável por administrar o trecho capixaba da BR, ele estava realizando inspeções de rotina quando viu o “pedestre”.

Com muita atenção e segurança, Milson dos Santos de Souza, que realiza inspeções cotidianamente na rodovia, atuou para garantir que o animal chegasse ao outro lado sem riscos.

Ecovias Capixaba

Preguiça com funcionário

Registro não é incomum

Apesar de chamar atenção pela fofura, registros como este não são incomuns, já que a BR-101 está cercada por áreas de preservação natural, habitat natural das preguiças. Segundo a concessionária, ações do tipo acontecem, em média, uma vez por semana ou durante o período reprodutivo.

Leia mais:  Realizada audiência pública para tirar dúvidas sobre obra da Othovarino Duarte Santos, em Guriri

De acordo com a bióloga Grazielli Melo Pena, da Ecovias Capixaba, os animais passam a maior parte do tempo nas copas das árvores, mas descem ao solo em situações específicas, como para realizar suas necessidades fisiológicas.

Entretanto, a especialista destaca a importância de não tentar manusear animais silvestres e de pedir ajuda nestes casos.

“Apesar da aparência tranquila, as preguiças possuem garras que podem causar ferimentos. Sempre que visualizarem um animal próximo à BR-101, os usuários devem acionar a Ecovias Capixaba pelo telefone 0800 770 1101. Nossos colaboradores são treinados para realizar o afugentamento e o resgate com segurança”, orienta.

Preguiça travessia
A preguiça atravessou com segurança. Imagem: Ecovias Capixaba/Divulgação

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana