conecte-se conosco


Política e Governo

Violência nas escolas: Assembleia Legislativa cria grupo de trabalho que irá discutir e propor ações para enfrentar problema

Publicado

Colegiado será composto pelo presidente da Casa, cinco membros e outros cinco suplentes de diferentes Comissões temáticas. Relatório será apresentado em até 120 dias

Hoje, dia 20 de abril foi um dia de apreensão e medo para a comunidade escolar no estado por conta do dia do aniversário de Hittler, ditador nazista que foi responsável pela execução de milhares de pessoas e do Massacre de Columbine, no estado do Colorado, Estados Unidos, onde dois alunos, de 17 e 18 anos, armados, mataram 11 pessoas, sendo 10 alunos e um professor, se matando em seguida.  Com medo de novos ataques muitos pais não mandaram seus filhos para as escolas. Até universitários ficaram receosos de ir para as salas de aula.

O Brasil tem enfrentado uma série de ataques a crianças, adolescentes e professores em escolas nos últimos anos. Em novembro de 2022, ocorreu um triste caso em Aracruz, no Espírito Santo, quando um adolescente de 16 anos tirou a vida de quatro pessoas, deixando outras 12 feridas em duas escolas da cidade. Já em Blumenau, Santa Catarina, um homem assassinou quatro crianças, em uma creche, com uma machadinha. Esses casos de violência são alarmantes e preocupantes para toda a sociedade, especialmente para a comunidade escolar.

Leia mais:  Estado recebe doação de cilindros de oxigênio para enfrentamento à Covid-19

Diante dessa situação, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Marcelo Santos, em parceria com seus pares, decidiu criar um Grupo de Trabalho com o objetivo de propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas instituições de ensino do Estado. O ato será publicado no Diário Oficial do Legislativo na próxima segunda-feira (24). O grupo será formado por representantes de diferentes comissões parlamentares, incluindo a de Educação, Segurança, Direitos Humanos, Proteção à Criança e ao Adolescente e Saúde, e será coordenado pelo Presidente da Assembleia Legislativa.

“É importante que o Estado assuma a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência nas escolas por meio de políticas públicas efetivas, em parceria com a sociedade. O grupo de trabalho será um importante instrumento para discutir, propor e implementar políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas do Espírito Santo. Os capixabas não podem continuar alarmados, sem mandar os filhos para as escolas por conta de notícias que causam pânico, principalmente em grupos de whatsapp, anunciando dia de atentados em escolas. Não podemos mais aceitar essa situação e reverter essa triste realidade é dever de todos nós. A Assembleia Legislativa não vai se furtar a esse debate e de ações para virarmos essa página, garantindo aceso à educação de qualidade em todas as escolas capixabas”, enfatizou o presidente Marcelo Santos.

O objetivo do grupo é estudar o contexto e as estratégias de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas, analisar e debater propostas de políticas públicas para prevenir e enfrentar a violência nas escolas e, finalmente, apresentar um relatório final com propostas e sugestões ao plenário da Assembleia Legislativa. “Esse debate não vai ficar limitado às dependências do Poder Legislativa, o grupo também vai realizar audiências públicas com a comunidade escolar para ouvir suas demandas e levantar informações sobre as ações propostas”, declarou o presidente Marcelo Santos.

Leia mais:  Adesão ao Refis 2023 começa nesta segunda-feira (27) no Espírito Santo

A criação desse grupo é necessária para auxiliar as autoridades policiais e o governo do estado para enfrentar a violência nas escolas e promover um ambiente de segurança e bem-estar para a comunidade escolar.

publicidade

Política e Governo

Governador do Espírito Santo faz visita técnica ao Departamento de Polícia de Nova Iorque

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou, na manhã desta quinta-feira (16), o Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD, da sigla em inglês). Ele esteve no Centro Integrado de Operações Conjuntas e conheceu a forma de trabalho integrado, bem como as tecnologias usadas pelo maior departamento de polícia dos Estados Unidos. A agenda foi articulada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, que foi adido da Polícia Federal nos EUA.

“Depois do 11 de setembro, a Polícia de Nova York intensificou a integração e o uso da tecnologia. É muito bom conhecer como trabalha a polícia em uma cidade que recebe visitantes de todo o mundo. Fazendo essa visita, pudemos constatar que o Programa Estado Presente em Defesa da Vida está no caminho certo, já que após o 11/9 a Polícia trabalha de forma integrada com os demais níveis de segurança, inclusive tem um canal aberto para falar com o presidente imediatamente, sem intermediários”, contou.

Leia mais:  ES esteve representado no III Congresso Nacional de Juntas Comerciais e no I Congresso Internacional de Registro Empresarial

O governador capixaba também acertou a possibilidade de um Acordo de Cooperação entre a Polícia de Nova York e o Governo do Espírito Santo para a troca de experiências, informações e treinamentos. Para que isso ocorra, o Governo do Estado terá que realizar o pedido de acordo por meio da Polícia Federal do Brasil.

Em relação ao uso da tecnologia pela Polícia de Nova Iorque, a cidade conta com 70 mil câmeras públicas e privadas, que são acessadas quando algum crime é cometido. Todos os policiais usam câmeras corporais que precisam ser ativadas, obrigatoriamente, ao saírem das viaturas. Todos os policiais são monitorados em tempo real, além disso, as viaturas também são monitoradas, permitindo saber quem são os policiais que estão dentro delas. Um relatório ainda é produzido sobre as últimas 48 horas do veículo.

“Com o uso da tecnologia, as nossas forças de segurança no Espírito Santo têm conquistado bons números na redução da criminalidade. O ponto alto da tecnologia que vimos aqui em Nova Iorque são as câmeras de monitoramento que ajudam a desvendar os crimes, assim como fazemos por meio do Estado Presente. Conhecemos novas tecnologias nessa visita e vamos fazer essa cooperação para que possamos trazer novidades para nosso Estado e também apresentar algumas das nossas ações de sucesso no Espírito Santo”, apontou.

Leia mais:  Governo estuda nova  tecnologia de cobrança  fracionada do pedágio

Assim como o Programa Estado Presente, que integra as várias forças de segurança, sejam elas municipal, estadual ou federal, além de outros órgãos, como o Poder Judiciário, a Polícia de Nova Iorque tem em seu Centro Integrado de Operações Conjuntas todos os níveis de departamento de polícia. Com essa integração, todos ficam sabendo em tempo real caso aconteça algo mais grave.

Continue lendo

Política e Governo

Tyago Hoffmann vai a Mucurici prestigiar a solenidade de autorização da publicação do edital da Barragem de Itabaiana

Publicado

Junto ao vice-governador Ricardo Ferraço, o secretário de agricultura Enio Bergoli e outras autoridades, o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) foi a Mucurici participar da solenidade de autorização da publicação do edital da Barragem de Itabaiana e visitar algumas obras em andamento. O edital estará disponível no Diário Oficial nesta sexta-feira (17).

A obra é resultado de um diálogo entre Tyago e o governador Renato Casagrande, onde o parlamentar, atendendo a um pedido do prefeito Atanael Wagmacker, explicou ao chefe do Poder Executivo Estadual sobre a importância da barragem para a população mucuriense.

O município no Nordeste do Espírito Santo é um dos principais afetados com as estiagens prolongadas e a Barragem de Itabaiana é um importante marco na preservação da segurança hídrica da região.

“Nós sabemos que Mucurici tem um problema em relação à água. É muito comum períodos de estiagens prolongadas na região. Trabalhamos com o nosso governador e nosso vice-governador Ricardo Ferraço para levar a barragem para Itabaiana. Se Deus quiser, em breve, vamos conseguir uma excelente empresa para vir aqui fazer essa obra”.

Leia mais:  Governo do Estado dialoga com a população em audiência on-line do Orçamento 2021

São mais de R$ 5 milhões investidos pelo Governo do Estado e a Barragem de Itabaiana terá capacidade de 723 mil m³ e 200 mil m² de superfície.

Durante a solenidade, o deputado estadual aproveitou a oportunidade para anunciar a destinação de emenda parlamentar para a instalação de duas academias no distrito.

“Atanael me disse que o município estava precisando de duas academias, e eu estou anunciando aqui para vocês a destinação de mais uma emenda parlamentar, para que as pessoas possam praticar mais exercício. É um pedido do nosso prefeito, que nós vamos atender junto com o Governo do Estado”.

Dentre as agendas previstas, Tyago também visitou a obra do Novo Hospital de Mucurici e participou da abertura do 6º TecLeite, evento que apresenta tecnologias para a produção sustentável de leite.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana