conecte-se conosco


Cidades

Vitória com Você leva cidadania e serviços ao bairro Resistência neste sábado (11)

Publicado

Neste sábado (11), o projeto Vitória com Você chega ao bairro Resistência com uma nova edição repleta de serviços gratuitos e atividades voltadas a toda a família. O mutirão de cidadania será realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Ronaldo Soares, das 8h às 13h.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), mobiliza diversas secretarias da Prefeitura de Vitória, instituições parceiras e prestadoras de serviços públicos em um grande esforço conjunto para levar a gestão municipal ainda mais perto da população.

“Levar o Vitória com Você aos bairros é garantir que a cidadania chegue a todos, com acolhimento, escuta e soluções. É uma oportunidade para que as pessoas resolvam pendências, recebam orientações e conheçam de perto as políticas públicas que estão ao seu alcance. Tudo isso em um único lugar e num sábado, facilitando a vida de quem trabalha durante a semana”, destacou o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi.

Serviços e atividades

Os moradores contarão com atendimentos do Procon de Vitória, Sine Municipal, programas habitacionais, orientações sobre cursos de qualificação, educação sobre saúde bucal e atendimentos do Ministério Público.

Leia mais:  ‘Maio Amarelo’: campanha do Detran|ES convida capixaba a desacelerar no trânsito

A Casa Rosa e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cramsv) também estarão presentes com serviços de acolhimento e orientação para mulheres. Haverá ainda testes rápidos de ISTs, vacinação, oficinas, atividades esportivas, educação ambiental e uma nova edição do Cabide Solidário.

Os pets também terão vez: haverá cadastro para castração, orientações veterinárias e palestras educativas sobre cuidados e bem-estar animal.

Atendimentos Vitória com Você

1. Procon
2. CDL Vitória
3. Sine – Balcão de Emprego
4. Serviço Social: Orientar indivíduos, famílias e comunidade sobre 2ª via de certidões
5. Registro Digital do Cidadão: orientação e entrega de cordões para Pessoas com Transtorno Espectro Autista, Síndrome de Down, Deficiências Intelectuais e Fibromialgia
6. Qualificavix
7. Serviços de Apoio à Mulher
8. Cabide solidário
9. Centro de Referência de Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência (Cramsv)
10. Dignidade Menstrual
11. Jovem Aprendiz
12. OAB-ES
13. Cadastro para castração com inclusão de palestra
14. VetMóvel
15. Espaço sensorial do manguezal
16. Casa Rosa
17. Educação em Saúde Ambiental
18. Vacinação contra Raiva Animal
19. Sorria Vitória – Saúde Bucal
20. Grupo de Atenção ao Tratamento de Tabagismo
21. Vacinação Humana
22. Teste rápido para Hepatites, Sífilis e HIV
23.  Caps São Pedro – Bazar das Estrelas e Oficinas de Geração de Renda
24. Programas Habitacionais
25. Regularização Fundiária
26.  Defesa Civil
27.  Defensoria Pública Estadual
28. Núcleo de Atuação no Direito das Famílias – MPES
29.  Coordenação de Proteção e Defesa da Fauna – MPES
30. Procuradoria-Geral de Justiça – MPES
31. CEJUSC – Núcleo de mediação de conflitos – TJES
32. Assistência jurídica – Núcleo de Práticas Jurídicas da FDV
33. Cesan
34. EJA
35. Guarda Cidadã – Brincadeiras lúdicas, oficina de pinturas temáticas e contação de história.
36. Turismo – Tour Virtual na cidade de Vitória com óculos 360º
37.  MEI – serviços de orientação, formalização e microcrédito
38. Atividades esportivas e recreativas
39.  Associação Brasileira de Epilepsia – ES
40. Cras (Paif e SAD): Serviço de acolhida e Orientação
41. CadÚnico
42. Recreação com palhaços, pipoca, algodão-doce, picolé e muita diversão.

Leia mais:  Suzano forma primeira turma do ES em seu programa de qualificação

Serviço
Vitória com você
Bairro: Resistência
Quando: sábado (11/10)
Horário: das 8h às 13h
Local: Emef TI Ronaldo Soares (Rua América do Sul, 2, Resistência)

publicidade

Cidades

Jaguaré aposta no turismo rural para diversificar a economia

Publicado

A partir de iniciativas da Gestão Municipal, Jaguaré busca diversificação econômica e consolidação do turismo rural como atrativo; município tem destacadas riquezas naturais e culturais que unem agricultura, cultura e hospitalidade

Jaguaré tem reconhecimento estadual e nacional pela força da sua produção agrícola, em especial a produção de café conilon. Porém, há cerca de quatro anos, o município vem investindo em infraestrutura, parcerias, preparação e empreendedorismo para fazer da sua forte vocação agrícola um destacado potencial atrativo turístico.

Potencial turístico

Segundo a secretária municipal de Turismo, Vera Backer, o município resgatou a credibilidade e potencial turístico ao apostar em eventos, segurança e apoio aos produtores. “Em três anos, Jaguaré saltou de 2 para 73 produtos agroartesanais registrados, além de 20 marcas registradas. Estamos trabalhando e incentivando os produtores para chegar à meta de 100 produtos até o fim do ano. Desde 2021 estamos conscientizando os produtores e empreendedores sobre a importância de estarem regularizados”, ressaltou a secretária.

O Sebrae/ES tem sido decisivo nesse processo de transformação, com a oferta de consultorias e o programa Agente Local de Inovação – ALI Rural. O programa estimula inovações e amplia oportunidades no agroturismo. Produtores locais têm diversificado a renda com hospedagem, experiências rurais e até espaços com atrações visuais que inspiram as pessoas a registrar em fotos e vídeos, compartilhando essas imagens em redes sociais.

Leia mais:  Sedu abre inscrição para Pré-Enem 2023

Rota do Café Conilon

Recentemente a Prefeitura sancionou lei que regulamenta a criação de rotas turísticas no município e instituiu a Rota do Café Conilon que mostra forte desenvolvimento no setor do agroturismo. O objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável do turismo local fortalecendo a economia e a cultura da região com destaque para aspectos naturais e agrícolas.

A iniciativa busca incentivar a geração de emprego e renda no município. Com essa estrutura, a Rota do Café Conilon disponibilizará uma experiência sobre o processo de produção do café, o trabalho dos agricultores e um aprendizado sobre aspectos da culinária que tem o café como base.

Continue lendo

Cidades

Detran|ES divulga lista dos 3.500 selecionados da segunda fase do programa CNH Social 2025

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) divulgou, nesta segunda-feira (06), a lista dos 3.500 selecionados na segunda fase do programa CNH Social 2025. A relação está disponível no site www.detran.es.gov.br. O beneficiário deve, agora, fazer a matrícula on-line e dar início ao seu processo de Habilitação de forma totalmente gratuita. Confira a lista aqui.

As pessoas com o nome na lista devem acessar a aba do programa CNH Social ou o banner disponível na página principal do site www.detran.es.gov.br, desta segunda-feira (06) até o dia 20 de outubro de 2025, e preencher o formulário de matrícula com os dados solicitados. Após a realização da matrícula, o candidato deverá se dirigir à autoescola indicada para realizar a abertura do processo de habilitação.

Esta fase do programa atraiu 73.564 pessoas interessadas em uma das 3.500 vagas para obter a CNH gratuita. Esse é o segundo maior número da história do programa

Para esta fase, 10% das vagas são para alunos matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino e que tenham comprovado bom desempenho escolar. Outros 5% das vagas são para as pessoas com deficiência (PCDs). Em caso de vacância das vagas reservadas, estas serão revertidas para a ampla concorrência.

Prazos

O Detran|ES destaca que, de acordo com as regras do programa CNH Social, é de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações, o cumprimento dos prazos estabelecidos e a manutenção dos dados atualizados, sob pena de ser considerado desistente do processo e perder o benefício. O Órgão reforça que não realiza ligação nem encaminha e-mail para informar o resultado.

Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula on-line exclusivamente no site www.detran.es.gov.br até o dia 20 de outubro de 2025. Ao preencher os requisitos solicitados, o beneficiário terá acesso à informação de qual Centro de Formação de Condutores (CFC) realizará a abertura do seu processo de habilitação, bem como os documentos necessários que deverá providenciar.

Leia mais:  Contratação rápida de crédito consignado está disponível no Aplicativo Banestes para servidores estaduais

Após matrícula on-line, o candidato terá 15 dias corridos para procurar a autoescola, presencialmente, e concluir a abertura do processo. Na sequência, o candidato terá 30 dias corridos para a realização da biometria em uma unidade do Detran|ES e exames na Clínica credenciada indicada.

Os processos de Primeira Habilitação, Adição ou Mudança de Categoria deverão ser concluídos dentro do prazo de 12 meses, a contar da data da abertura do processo na autoescola.

O candidato matriculado que não respeitar os prazos estabelecidos pelo programa será desclassificado, perderá o benefício e ficará impedido de realizar nova inscrição no programa CNH Social pelo período de cinco anos. Já o candidato que foi contemplado e não realizou a matrícula pelo site do Detran|ES dentro do prazo será desclassificado e ficará impedido de participar de novas etapas do programa CNH Social pelo período de três anos.

Lista de suplentes

As pessoas que se inscreveram no programa e não foram selecionadas nessa lista terão uma nova oportunidade de ser contempladas na lista de suplentes, que será divulgada no dia 08 de dezembro de 2025, a partir de 12h, no site do Detran|ES.

A chamada única de suplentes tem como objetivo o melhor aproveitamento de todas as vagas ofertadas pelo Governo do Estado. Os candidatos são convocados em ordem de classificação para preencher as vagas não ocupadas pelos selecionados na lista de beneficiários do programa, após desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação. Os contemplados devem se atentar aos prazos de matrícula e das etapas do processo de Habilitação.

Leia mais:  Sedu abre inscrição para Pré-Enem 2023

Benefícios gratuitos concedidos aos selecionados

Os candidatos selecionados no Programa CNH Social realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente. O beneficiário tem direito aos seguintes procedimentos: captura biométrica na agência do Detran|ES; exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran|ES; um exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); 20 aulas teóricas e práticas na autoescola; três reprovações, seja na prova teórica ou prática; duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito). Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.

Além da habilitação, os beneficiários que tiveram sua última CNH emitida com o CNH Social também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece Cursos Especializados e de Atualização para condutores profissionais: transporte de produtos perigosos, transporte escolar, transporte coletivo de passageiros, transporte de cargas indivisíveis e transporte de veículos de emergência, mototáxi ou motofrete. Neste ano, foram acrescentados os cursos de Instrutor de Trânsito, Diretor-geral e Diretor de Ensino.

Serviço:

A divulgação do resultado e matrículas serão no site www.detran.es.gov.br.

 

CNH SOCIAL 2025|PRAZOS DA 2ª FASE
Inscrições: 02 a 21de setembro de 2025
Corte do Cadastro Único: 07 de agosto de 2025
Resultado dos selecionados: 12h de 06 de outubro de 2025
Matrículas dos selecionados: 06 a 20 de outubro de 2025
Lista única de suplentes: 12h de 08 de dezembro de 2025
Matrículas dos suplentes: 08 a 22 de dezembro de 2025 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana