conecte-se conosco


Segurança

Programa Estado Presente consolida redução de homicídios no Espírito Santo

Publicado

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, segue consolidando resultados positivos na redução da criminalidade violenta e na preservação da vida. No período de janeiro a outubro de 2025, foram registrados 651 homicídios dolosos no Espírito Santo — uma redução de 9,7% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 721 casos. Este resultado mantém a marca de menor quantidade de homicídios da série histórica desde 1996.

Todas as regiões do Estado apresentaram redução nos registros de homicídio, com destaque para a Região Sul, que acumula queda de 32,9% no ano. Em seguida, aparecem a Região Serrana (-23,9%), Região Noroeste (-13,6%), Região Norte (-9,7%) e Região Metropolitana (-1,8%). No recorte do mês de outubro, o Estado registrou 77 homicídios dolosos — o segundo melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas de outubro de 2024, quando foram registradas 75 ocorrências.

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem sido a principal diretriz de trabalho do Governo do Estado no combate à criminalidade violenta, adotando estratégias de inteligência, planejamento e atuação integrada para reduzir homicídios em áreas de maior vulnerabilidade.

Leia mais:  Violência contra policiais

“No Espírito Santo a gente faz segurança pública com planejamento, investimentos e tecnologia. Veja como prendemos o criminoso mais procurado do Estado sem dar nenhum tiro. A redução no número de homicídios neste ano mostra como nossas forças de segurança estão trabalhando da forma correta, se antecipando às ações e tirando das ruas pessoas perigosas. Vamos seguir investindo firme em segurança, mas também no social, porque o mais importante é não deixar o jovem entrar para o crime”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Em outubro, o município de Serra, que havia registrado alta nos últimos meses, apresentou queda e fechou o mês com seis homicídios. No acumulado do ano, o município tem redução de 12%.

“Os investimentos e ações em áreas estratégicas estão dando resultado: educação, infraestrutura, saúde e melhorias que impactam diretamente o dia a dia das pessoas. Aliado a isso, os investimentos em segurança pública são intensos e permanentes, junto com o trabalho dedicado das nossas forças de segurança. É a presença firme do Estado. Já está claro que quem comete crime aqui será alcançado. Reconhecimento facial e outras tecnologias estão sempre evoluindo. Segurança pública é uma obra permanente, e vamos seguir trabalhando com planejamento, integração e dedicação para tornar o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, pontuou o vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Leia mais:  Espírito Santo está há mais de dois meses sem feminicídios

Feminicídios e latrocínios

Os dados de homicídios dolosos incluem os registros de feminicídio, que apresentam redução de 18,2%. De janeiro a outubro de 2025, foram 27 vítimas, contra 33 no mesmo período de 2024.

O crime de latrocínio — que não integra o total de homicídios dolosos — também apresentou queda significativa: redução de 33,3% (20 vítimas até outubro de 2025, contra 30 no mesmo período de 2024).

“O combate à criminalidade violenta se faz com estratégia, investimentos e inteligência. E isso o Espírito Santo tem. Sob a gestão do governador Renato Casagrande, e com a coordenação do vice-governador Ricardo Ferraço no Programa Estado Presente, nosso Estado se destaca positivamente no cenário nacional, protegendo vidas e reduzindo homicídios”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.

publicidade

Segurança

Ação interdita quase 50 postos por lavagem de dinheiro do PCC

Publicado

Operação já atuou em estabelecimentos nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins

Quase 50 postos de combustíveis foram interditados nesta quarta-feira (5) durante a Operação Carbono Oculto 86, que investiga um grande esquema de lavagem de dinheiro para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação já interditou estabelecimentos nos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o grupo criminoso utilizava empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para movimentar recursos de origem ilícita e fraudar o mercado de combustíveis, escondendo o patrimônio do crime organizado.

A investigação apontou conexões diretas entre empresários locais e operadores financeiros que já haviam sido alvo da primeira fase da Operação Carbono Oculto, deflagrada em São Paulo.

Entre as cidades onde ocorreram as interdições de postos nesta quarta estão as piauienses Teresina, Lagoa do Piauí, Demerval Lobão, Miguel Leão, Altos, Picos, Canto do Buriti, Dom Inocêncio, Uruçuí, Parnaíba e São João da Fronteira; as maranhenses Caxias, Alto Alegre e São Raimundo das Mangabeiras; e a tocantinense São Miguel do Tocantins.

Leia mais:  Governador autoriza obras de reforma em mais três unidades da PMES

Continue lendo

Segurança

Menina é salva pela mãe após ser mantida em cárcere privado pelo ex-namorado

Publicado

O suspeito não aceita o fim do namoro e primeiro agrediu a menina na rua, rasgando a roupa dela. Trancada na casa dele, ela conseguiu fazer uma ligação

Uma adolescente foi agredida e mantida em cárcere privado pelo ex-namorado no último fim de semana dentro da casa dele, em Viana. Ela foi salva pela própria mãe, que foi até a casa do suspeito e resgatou a filha.

Em depoimento à polícia, a menina relatou na Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), acompanhada da mãe, que o ex não aceita o término do relacionamento, que durou alguns meses e teve idas e vindas.

No último sábado (1), a adolescente disse que terminou o namoro em definitivo, mas ele não aceitou novamente. Na mesma data, à noite, ela foi surpreendida pelo ex ao sair de casa. Ele estava escondido atrás de um carro próximo à residência.

Ex-namorado rasgou a roupa da menina

Naquele momento, o suspeito cercou a ex-namorada, rasgou e tirou a roupa dela. Após isso, pegou o celular da vítima e fugiu.

Já no dia seguinte, domingo (2), a adolescente foi até a casa do ex pedir o celular de volta, mas acabou sendo induzida a entrar na residência para recuperar o aparelho. Foi então que acabou sendo trancada por ele no imóvel e agredida diversas vezes quando tentava fugir.

Leia mais:  Polícia procura homem que torturou gato com vergalhão em Linhares

A vítima, que não teve a idade divulgada, relatou que somente na manhã da segunda-feira (3) conseguiu ligar para a mãe, que imediatamente foi até a casa e resgatou a filha.

A adolescente detalhou à polícia que o ex-namorado é usuário de drogas e nunca havia partido para agressão física, mas por várias vezes fez agressões verbais, com xingamentos e ofensas.

A vítima solicitou medida protetiva de urgência. A Polícia Civil informou que os fatos serão apurados por meio de inquérito policial.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana