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Cidades

Alunos de escolas municipais de Linhares são premiados em etapa local e regional em concurso cultural do Sicoob

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Ganhadora da etapa regional aluna de Linhares vai representar o município na etapa nacional que acontece em Brasília

Três estudantes de duas escolas da rede municipal de ensino de Linhares foram premiados no Concurso Cultural do Instituto Sicoob. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 12 de novembro, no auditório do Sicoob Leste Capixaba.

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Os estudantes Sophia Santos, da Emef Dinorah A. Rodrigues, no bairro São José, na categoria Produção de Desenho, Taylla Giavarini Almeida, também  da Emef Dinorah A. Rodrigues, na categoria Crônica, e Antonio Fábio Carvalho dos Santos, da EEEFM Professora Regina Banhos Paixão, vencedor na categoria Produção de Tiras em Quadrinhos, foram os ganhadores da etapa local do concurso do Sicoob Conexões. 
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A aluna Taylla Giavarini Almeida também venceu a etapa regional da premiação e vai representar o Espírito Santo na etapa final na competição que acontece em Brasília.
 
 “Ficamos muito felizes com as premiações e parabenizamos as escolas, os alunos, os professores envolvidos e todos que se empenharam para que a participação dos estudantes fosse um sucesso. Em especial agradecemos ao Sicoob pela parceria”, disse a secretária de Educação Maria da Penha Valani Giuriato. 
 
Por meio do Concurso Cultural, o Instituto Sicoob vem realizando um trabalho que envolve escolas, alunos e comunidade para o fortalecimento da cultura da cooperação. Ao longo dos anos, estimulou ações que visam o conhecimento do tema aos alunos, bem como a valorização do cooperativismo entre professores, com sugestões de estratégias para colocar o tema em debate.

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Cidades

Estudantes de Cariacica vivenciam ciência e cultura em aula de campo na Ufes

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A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Vitor Filho, localizada em Cariacica, realizou no dia 16 de outubro uma aula de campo interdisciplinar em parceria com o Laboratório de Popularização da Ciência (LabPop/Ufes). A atividade integrou as eletivas “Além do Achismo: Ciência em Foco” e “Patrimônios Afro e Indígena, Musicalidade e a Arte do Brincar”, reunindo estudantes para uma experiência que uniu ciência, arte e cultura no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Durante a visita, os alunos participaram de atividades mediadas nos Laboratórios de Popularização da Ciência e de Genética de Tartarugas Marinhas, conheceram a Biblioteca Central e exploraram a exposição “Arte Africana – Máscaras e Esculturas”, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP/Ufes). A proposta buscou aproximar os estudantes do ambiente universitário e do fazer científico, estimulando a curiosidade, a reflexão e a valorização do conhecimento.

“Essa experiência foi muito significativa, pois permitiu que nossos estudantes vivenciassem a ciência em um contexto real, interagindo com pesquisadores e observando o trabalho científico de perto. A parceria entre escola e universidade é fundamental para mostrar que o conhecimento está ao alcance de todos e que a ciência é uma construção coletiva”, disse a professora Bruna Miurim Dalfior.

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O professor José Paulo Nascimento destacou a relevância do projeto: “A aula de campo reforça o compromisso das nossas eletivas. Essa aproximação com a universidade inspira nossos alunos a seguirem aprendendo, pesquisando e acreditando na educação como caminho de transformação.”

Para o estudante Deurik Bryan da Silva Santos, da 2ª série do Ensino Médio, a experiência foi inspiradora: “Foi muito legal ver como a ciência acontece de verdade e conhecer laboratórios e pesquisadores da universidade. Aprendemos sobre as tartarugas, sobre arte africana e sobre como o conhecimento é construído com estudo e pesquisa. Saí de lá com mais vontade de estudar e de entrar na faculdade um dia.”

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Cidades

Vitória investe em formação de professores para fortalecer a educação ambiental na rede municipal

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O despertar da consciência ambiental começa em sala de aula. Por isso, Vitória aposta nos educadores para multiplicar esse aprendizado. Entre os dias 30 de outubro e 18 de novembro, o Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata da Praia, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realiza um novo ciclo de formações continuadas para docentes da rede pública municipal, dentro do Projeto FormAÇÃO.

A proposta é transformar o olhar dos educadores, unindo teoria e prática para integrar a educação ambiental às atividades pedagógicas de forma transversal, sensível e inspiradora. As formações acontecerão nos Centros Municipais de Educação, Infantil (Cmeis) Dr. Pedro Feu Rosa, Cecília Meireles e Carlita Corrêa Pereira, além de um encontro online, ampliando o acesso e a participação dos profissionais da educação.

O objetivo é claro: formar professores como agentes de transformação, capazes de inserir o tema da sustentabilidade no cotidiano escolar e de mobilizar suas comunidades em torno de uma cultura de cuidado com o planeta. “Essas formações fazem parte de um plano contínuo de fortalecimento da Educação Ambiental em Vitória. Nosso propósito é ampliar o olhar dos educadores e incentivar práticas que tornem a cidade cada vez mais consciente, solidária e sustentável”, explica Maria Aparecida Drumond Neves, pedagoga e técnica educacional responsável pelo CEA Mata da Praia.

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Temas e cronograma

O ciclo de encontros começa no dia 30 de outubro, no Cmei Dr. Pedro Feu Rosa, com a palestra “Guarda Responsável” (16h30 às 17h30), que abordará o cuidado ético com os animais e a importância da empatia e da adoção consciente.

No dia 6 de novembro, o Cmei Cecília Meireles recebe a formação “Projetos do CEA” (7h40 às 8h40), seguida, no mesmo dia, de um encontro online sobre “Mudanças Climáticas” (18h às 19h), voltado aos docentes do Cmei Dr. Pedro Feu Rosa.

Já no dia 13 de novembro, o Cmei Carlita Corrêa Pereira sedia a formação “Sustentabilidade na Escola” (16h às 18h), com foco em práticas cotidianas de consumo consciente e reaproveitamento de materiais.

Encerrando o ciclo, no dia 18 de novembro, o Cmei Dr. Pedro Feu Rosa recebe a formação “Resíduos” (16h às 17h30), que discutirá o manejo correto e a redução de desperdícios.

Com temas que vão da guarda responsável à gestão de resíduos, o ciclo reafirma o compromisso da Prefeitura de Vitória com uma educação ambiental participativa, transformadora e voltada à sustentabilidade – um investimento direto no futuro da cidade e nas gerações que a constroem todos os dias.

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