conecte-se conosco


Política e Governo

Casagrande recebe Pazolini e pede apoio no combate à pandemia

Publicado

Governador também conversou sobre obras e convênios como Portal do Príncipe e ampliação da Terceira Ponte

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB) recebeu, na manhã desta terça-feira (8), o prefeito eleito de Vitória, o deputado estadual Delegado Lorenzo Pazolini (Republicanos), no Palácio Anchieta. Ambos trataram do trabalho em conjunto entre Estado e prefeitura no enfrentamento da pandemia. 

O governador pediu apoio na fiscalização dos decretos; abordou temas como o calendário escolar, segurança pública, além das obras e convênios com o Município. 

Entre as obras discutidas no encontro estão algumas que são apontadas como soluções para gargalos já conhecidos para a mobilidade urbana da Região Metropolitana, como a implantação do Portal do Príncipe, a ampliação da Terceira Ponte e a construção do Viaduto de Carapina.

Casagrande já recebeu no Palácio Anchieta os prefeitos eleitos de Cariacica, Euclerio Sampaio (DEM); da Serra, Sergio Vidigal (PDT) e deverá se reunir com Arnaldinho Borgo (Podemos), eleito chefe do Executivo de Vila Velha, ainda esta semana.

Leia mais:  Governo anuncia plantio de 20 milhões de árvores em todo o Espírito Santo

publicidade

Política e Governo

Seag participa da cerimônia de encerramento do Programa Agrinho 2025 em Aracruz

Publicado

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) participou, nesta quinta-feira (30), da cerimônia de encerramento da 19ª edição do Programa Agrinho 2025, realizada em Aracruz. O evento marcou a celebração de mais um ciclo de atividades voltadas à educação, cidadania e transformação social no meio rural.

Patrocinado pela Seag e outros parceiros como Sebrae, Sesc, Sicoob e Sistema OCB, o Programa Agrinho tem como missão formar novas gerações com consciência cidadã e empreendedora, promovendo o conhecimento e estimulando habilidades que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

Ao longo do ano, o programa trabalhou temas como meio ambiente, ética, cidadania, saúde, empreendedorismo, trabalho e consumo consciente, envolvendo estudantes e professores da rede pública em atividades educativas e criativas.

Nesta edição, participaram mais de 76 mil alunos e cerca de 5 mil educadores, representando mais de 650 escolas de 61 municípios capixabas. Durante o encerramento, foram anunciados os vencedores do concurso Agrinho 2025, que teve como tema “Tecnologia que transforma o campo”, estimulando os jovens a refletirem sobre o papel da inovação no desenvolvimento rural.

Leia mais:  Vice-governador visita fábrica de aviões e destaca investimento em Jaguaré

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, participou da solenidade e destacou a importância do programa como ferramenta de transformação social.

“O Agrinho é um programa que inspira e forma o futuro do campo. Ele desperta nas crianças e adolescentes o interesse pela agricultura, pela sustentabilidade e pela inovação. Para o Governo do Estado, apoiar essa iniciativa significa investir em educação, cidadania e em um futuro melhor para o meio rural capixaba”, afirmou Bergoli.

Programa Agrinho

O Programa Agrinho é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), secretarias municipais de Educação e Sindicatos Rurais Patronais, com atuação em todo o Estado.

Continue lendo

Política e Governo

Lançamento do Boletim MulherES fortalece políticas públicas voltadas às mulheres do Espírito Santo

Publicado

O Observatório Mulher ES, em parceria com a Coordenação de Estatística do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), lançou nessa quarta-feira (29), o Boletim MulherES, um novo produto informativo que reúne indicadores estratégicos sobre a realidade das mulheres do Estado.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer o monitoramento, a análise e a formulação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero no Espírito Santo. O boletim é resultado de uma parceria entre o Instituto Jones e a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM).

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou a importância da iniciativa: “O Boletim Mulheres é um documento essencial, elaborado pelo Instituto Jones e direcionado pela gerência do Observatório Mulheres. Ele nos fornece números e dados que permitem acompanhar e aprimorar as políticas públicas de forma mais assertiva. A cada ano, o boletim orienta nossas ações na Secretaria das Mulheres, garantindo que nossos programas e projetos alcancem resultados concretos com base em pesquisa, ciência e metodologia.”

Para o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, o lançamento reforça o compromisso do Instituto com a produção e disseminação de conhecimento voltado à equidade de gênero e à construção de políticas públicas baseadas em evidências. “O Boletim Mulher ES é mais um instrumento que reafirma o papel do IJSN como referência na geração de dados e análises para apoiar a formulação de políticas públicas. Ao oferecer um panorama detalhado sobre a situação das mulheres capixabas, o boletim contribui diretamente para o fortalecimento das ações voltadas à igualdade e à justiça social”, destacou o diretor.

Leia mais:  Estado vai ofertar 50 mil cirurgias eletivas a partir deste segundo semestre

O Boletim Mulher ES tem como objetivo fortalecer o monitoramento e a formulação de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade de gênero, oferecendo dados e análises que contribuem para compreender os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres capixabas em diversas dimensões sociais, econômicas e territoriais.

“O Observatório Mulher ES reúne e disponibiliza, em painéis interativos de Business Intelligence (BI), diversos indicadores relacionados à realidade das mulheres capixabas. Com o Boletim, nossa proposta é apresentar esses dados de forma sintetizada e acessível, em uma publicação anual que facilite o acompanhamento e a formulação de políticas voltadas à promoção da igualdade de gênero”, explicou a coordenadora do Observatório Mulher ES, Letícia Furtado. 

Além da apresentação do Boletim Mulher ES, durante o evento, realizado no auditório do IJSN, a major Jaqueline Pandolfi abordou as ações de combate à violência contra a mulher, com a Patrulha da Mulher ES, enquanto a subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Fabiana Malheiros, apresentou o Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Prevenção ao Feminicídio e o Atlas das Mulheres, painel interativo que amplia o acesso a informações qualificadas sobre a temática.

Para a major Jaqueline Pandolfi, a utilização dos dados do boletim permitirá um avanço concreto no enfrentamento à violência contra as mulheres.

“Quando apresentamos dados concretos — índices, perfis das ocorrências, horários e locais de maior incidência — conseguimos direcionar nossas ações de forma mais estratégica e assertiva. Penso eu que por isso o lançamento desse boletim representa um avanço no enfrentamento à violência doméstica e na proteção da mulher. Conseguimos alocar recursos, viaturas, estratégias de policiamento e articulação com os órgãos da rede, para garantir a proteção às mulheres de maneira integral”, afirmou.

Leia mais:  Mazinho dos Anjos filia-se e vai concorrer a deputado estadual pelo PSDB

“O Boletim Mulheres é fundamental porque nos oferece um panorama da situação das mulheres no Espírito Santo. A partir dos dados, conseguimos compreender desigualdades, como a violência e a diferença salarial que afetam principalmente mulheres negras, e pensar políticas públicas mais efetivas. Ele nos ajuda a fortalecer o protagonismo da Secretaria das Mulheres na construção de ações intersetoriais que promovam educação, melhores oportunidades e uma vida sem violência”, pontuou a subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Fabiana Malheiros.

O evento, que integrou a programação comemorativa dos 50 anos do IJSN, também contou com a participação da deputada estadual, Iriny Lopes, da diretora do Instituto Sindimicro e Conselheira da Mulher do Município de Vitória-ES, Lourdes Catarinozi; e da Secretária de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Renata Fiório.

OBoletim Mulher ES surge como um instrumento fundamental para a construção de políticas públicas mais eficazes, baseadas em evidências e voltadas à diversidade das mulheres capixabas. Ele integra dados de diferentes áreas, como segurança pública, saúde, educação e mercado de trabalho, oferecendo um panorama atualizado e aprofundado sobre os desafios e avanços da agenda de gênero no Espírito Santo. Acesse: https://ijsn.es.gov.br/observatorios/observatorio-mulheres-estudos-e-pesquisas 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana