conecte-se conosco


São Mateus

Cassio é o pré-candidato do PP para disputar a Prefeitura de São Mateus

Publicado

Ele foi escolhido por unanimidade e se diz preparado para encarar esse desafio

O município de São Mateus carece de lideranças confiáveis e de bons gestores para que possa voltar a frequentar o ranking de municípios prósperos, administrado com responsabilidade e seus representantes respeitados pela população mateense e do Estado.

O Partido Progressista (PP) apresentou nos últimos dias, depois da desistência do ex-prefeito Amadeu Boroto em disputar as próximas eleições, o seu pré-candidato. Trata-se do empresário Cássio Caldeira, escolhido por unanimidade por membros filiados ao partido, acreditando que ele representa a verdadeira mudança no cenário político-eleitoral do município de São Mateus.

Essa escolha vinha se desenhando a algum tempo em função da indefinição de Amadeu Boroto sobre disputar o pleito eleitoral. Vereadores que se filiaram ao PP esperavam que o ex-prefeito fosse para a disputa, mas também estavam impacientes com a demora na tomada de decisão de Amadeu Boroto. A pressão passou a ser sobre o presidente da legenda, Cassio Caldeira, para que tomasse uma posição, pois até mesmo a direção estadual do Partido Progressista estava cobrando há três meses uma definição da pré-candidatura de Boroto.

Leia mais:  Comandante da PM visita Câmara de São Mateus

Finalmente, na última semana o ex-prefeito se declarou fora da disputa eleitoral deste ano e, diante dessa decisão, Cássio convocou uma reunião extraordinária com os membros do seu partido, comunicando oficialmente esse fato. Na oportunidade, seu nome foi escolhido por unanimidade para ser o pré-candidato do PP às eleições municipais deste ano ao cargo majoritário. Boroto não compareceu à reunião.

Para Cássio, o partido não poderia ficar órfão de uma pré-candidatura ao cargo de prefeito e, também por se sentir preparado, aceitou a escolha do seu nome por unanimidade pelos membros do Partido Progressista. E já vem colocando suas ideias nos encontros com outras legendas, defendendo a diminuição de candidaturas e a necessidade de se buscar um consenso em torno de um nome que reúna as condições necessárias para representar os eleitores que desejam verdadeiramente as mudanças que o município de São Mateus tanto clama.

De acordo com Cássio, está “aberto ao diálogo e se coloca de maneira humilde” o seu nome para apreciação do eleitorado mateense. No meio empresarial existe uma grande preocupação com o rumo que o município pode tomar caso se eleja um candidato sem as qualificações como de gestor e que não tenha noção e conhecimento das demandas da população. Os segmentos produtivos da municipalidade esperam também que o eleito tenha uma visão desenvolvimentista e que saiba buscar as parcerias necessárias para contribuírem na reconstrução do município. “Cássio é um nome importante nesse contexto e a sua pré-candidatura a prefeito de São Mateus nos dá um alento e a esperança de que teremos alguém competente na disputa eleitoral deste ano”, disse uma liderança política ouvida pelo JN. “Ele tem projeto para todos os segmentos da municipalidade e São Mateus só tem a ganhar com a sua pré-candidatura”, completou.

Leia mais:  Partido Progressista se reúne com lideranças mateenses

publicidade

São Mateus

Professor do campus de São Mateus da Ufes conquista 1º lugar em estudo sobre aviação agrícola

Publicado

O professor diz que o intuito foi o de aprofundar o entendimento, identificando a relação entre o tamanho da gota e o potencial evaporativo do ambiente, tema de grande relevância e atualidade para o setor aeroagrícola

O trabalho Evaporação estimada em um simulador de pulverização aérea, apresentado pelo professor e coordenador do Laboratório de Mecanização e Defensivos Agrícolas (LMDA), Edney da Vitória, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus, e pelo engenheiro agrônomo Humberto Santiago, conquistou o primeiro lugar no Congresso Científico da Aviação Agrícola (AvAg) 2025.

No contexto da irrigação agrícola, o artigo demonstra que gotas muito finas, embora proporcionem melhor cobertura, apresentam maior vulnerabilidade à evaporação, podendo se perder antes mesmo de atingir o alvo. Já as gotas maiores resistem mais tempo no ar, mas aumentam o risco de escorrimento. O desafio, segundo os pesquisadores, é encontrar o equilíbrio entre tamanho de gota, eficiência agronômica e sustentabilidade ambiental.

Motivação

O estudo foi apresentado pelo professor Edney Vitória no segundo dia do Congresso AvAg, realizado em Santo Antônio de Leverger (MT), e foi produzido com base na tese de doutorado de Santiago, intitulada Simulação de Perdas por Evaporação na Pulverização Aérea. O autor conta que a motivação principal foi aprofundar o entendimento, identificando a relação entre o tamanho da gota e o potencial evaporativo do ambiente, tema de grande relevância e atualidade para o setor aeroagrícola.

Leia mais:  Assalto no Centro de São Mateus mostra segurança frágil na cidade

Santiago e Vitória fizeram uma revisão do trabalho, detalhando alguns pontos de interesse, e construíram o artigo científico a partir de alguns capítulos da tese. Para a pesquisa, orientada pelo professor Mauri Teixeira, da Universidade Federal de Viçosa, e coordenada por Edney Vitória, Santiago utilizou um protótipo laboratorial para reproduzir as condições de deslocamento de aeronaves agrícolas, simulando a pressão do vento sobre pontas centrífugas Micronair – tecnologia fundamental para a aplicação de defensivos e fertilizantes.

“O objetivo do estudo foi identificar, por meio do cálculo de umidade e do espectro de gotas, o quanto de líquido se perdia por evaporação durante a pulverização”, pontua Santiago. Para isso, sensores monitoravam em tempo real as variações no ambiente criado, permitindo estimativas precisas do potencial evaporativo. O estudo foi publicado na última edição da Revista de Aviação Agrícola.

Texto: Com informações da organização do congresso

Continue lendo

São Mateus

Preguiça tenta cruzar a BR-101 e é resgatada em São Mateus

Publicado

Uma preguiça foi flagrada atravessando a BR-101, em São Mateus, e resgatada com segurança por um operador

Nem só de carros e caminhões vive a BR-101. Na manhã desta quarta-feira (29), quem passou pelo km 74, em São Mateus, se deparou com uma visitante ilustre: uma preguiça-comum (Bradypus variegatus) que tentava cruzar a rodovia.

Foi graças a Milson dos Santos de Souza, operador de tráfego da Ecovias Capixaba, que o animal conseguiu chegar ao outro lado da via em segurança. De acordo com a concessionária, que é responsável por administrar o trecho capixaba da BR, ele estava realizando inspeções de rotina quando viu o “pedestre”.

Com muita atenção e segurança, Milson dos Santos de Souza, que realiza inspeções cotidianamente na rodovia, atuou para garantir que o animal chegasse ao outro lado sem riscos.

Ecovias Capixaba

Preguiça com funcionário

Registro não é incomum

Apesar de chamar atenção pela fofura, registros como este não são incomuns, já que a BR-101 está cercada por áreas de preservação natural, habitat natural das preguiças. Segundo a concessionária, ações do tipo acontecem, em média, uma vez por semana ou durante o período reprodutivo.

Leia mais:  São Mateus e São Paulo: ''Cidades Irmãs'' que representam o Brasil que deu certo e o que deu errado

De acordo com a bióloga Grazielli Melo Pena, da Ecovias Capixaba, os animais passam a maior parte do tempo nas copas das árvores, mas descem ao solo em situações específicas, como para realizar suas necessidades fisiológicas.

Entretanto, a especialista destaca a importância de não tentar manusear animais silvestres e de pedir ajuda nestes casos.

“Apesar da aparência tranquila, as preguiças possuem garras que podem causar ferimentos. Sempre que visualizarem um animal próximo à BR-101, os usuários devem acionar a Ecovias Capixaba pelo telefone 0800 770 1101. Nossos colaboradores são treinados para realizar o afugentamento e o resgate com segurança”, orienta.

Preguiça travessia
A preguiça atravessou com segurança. Imagem: Ecovias Capixaba/Divulgação

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana