Incentivados pelo projeto Arranjos Produtivos, agricultores familiares estão diversificando a produção e apostando na apicultura
O projeto Arranjos Produtivos, realizado pela Assembleia Legislativa (Ales), incentiva agricultores familiares a diversificarem no trabalho e não investir apenas em um tipo de cultura. No município de Mantenópolis, no noroeste do Estado, uma das apostas que está dando certo é a criação de abelhas para a produção de mel.
Em setembro de 2024 foram entregues gratuitamente kits de apicultura para alguns agricultores da região. O material entregue contava com itens como 10 caixas de madeira, cavaletes, fumigador, macacão e luvas. Um ano depois, os resultados estão aparecendo e os produtores beneficiados já estão vendendo o mel produzido.
“Minha família sempre trabalhou com a produção do café, mas no ano passado apareceu a oportunidade oferecida pelo projeto da Assembleia Legislativa, e eu resolvi acreditar. Eu e minha família estamos muito satisfeitos com os resultados. Eu faço anúncios na internet, mostro o resultado da produção e sempre tem pessoas da região me procurando para comprar o mel”, explicou o agricultor familiar André Gonçalves.
A propriedade do André fica na comunidade de Córrego Alto São José II, na zona rural de Mantenópolis. O produtor conta com 10 caixas de abelha em plena produção, totalizando cerca de 20 litros de mel por caixa durante o período de florada.
Além de entregar os equipamentos, o projeto Arranjos Produtivos também oferece consultoria técnica gratuita para todos os produtores atendidos. No caso do André, o técnico responsável pela região, Ademir Luiz de Santana, faz visitas mensais para ver o andamento das colmeias.
“Os produtores precisam de uma atenção especial, porque muitos deles estão trabalhando com o mel pela primeira vez. A assistência técnica tem um papel primordial para que as famílias tenham um mel de qualidade”, explicou o representante do projeto.
O coordenador técnico do projeto, Wagner Canal, monitora o trabalho dos técnicos e comemora os resultados alcançados. “Para nós é um orgulho ver que o projeto está avançando e dando certo. A ideia é justamente essa: incentivar a diversificação nas propriedades e dar novas oportunidades de renda aos produtores”, explicou.,
Arranjos produtivos
O projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio dos municípios. A iniciativa busca fortalecer a agricultura de base familiar, com foco no desenvolvimento sustentável e na melhoria das condições de vida de homens e mulheres do campo.
Os agricultores têm acesso a serviços como: atendimento com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e Sebrae.
Em desenvolvimento desde 2023, o projeto teve início com diversos seminários teóricos para os produtores. Outra etapa envolveu a distribuição de mudas frutíferas, como cacau, laranja, acerola, limão e uva. Técnicos ligados ao projeto também fazem visitas regulares aos produtores para fornecer orientações técnicas de adubação, plantio, poda e conservação das espécies frutíferas plantadas.