conecte-se conosco


Moda e Beleza

Confira dicas de cuidado com a pele utilizando a borra de café

Publicado

O café é bastante presente na vida do brasileiro, inclusive na rotina diária de cuidados com a pele e cabelo, confira a seguir dicas fantásticas para manter sua beleza em dia

Quem ama essa bebida logo sente aquele desejo de tomar diariamente a qualquer hora do dia. Você sabia que além de beber, existem muitas receitas que levam café, como bolos, tortas e alguns outros tipos de doces. No entanto, o queridinho também é ideal para ser usado no rosto como esfoliante.

A área da beleza aderiu o pó á rotina do skincare, recorrer às receitas caseiras vêm sendo uma boa alternativa e vem sendo escolhida entre inúmeras mulheres ao redor do mundo. Máscaras, esfoliações e a hidratações já estão bombando!

No oriente médio o café teve um destaque muito grande e há muito tempo é utilizado no mundo místico onde é possível realizar até previsões do futuro por meio da borra deixada na xícara após consumi-lo.

Esfoliação para o rosto (ideal para pele com oleosidade e acne)

Comece lavando levemente o seu rosto com um sabonete ideal para o seu tipo de pele e secando bem. Separe a borra do café em uma vasilha sem resíduo de sujeira e pegue (aquele restinho que fica no filtro) e passe delicadamente no rosto todo fazendo movimentos circulares. Logo após o procedimento deixe agir na pele por cerca de 2 minutos e depois enxágue com água gelada. Se desejar, finalize com o seu hidratante habitual ou água termal.

Leia mais:  Noivas deslumbrantes que dispensaram os vestidos brancos

Esfoliação, hidratação e revitalização simultaneamente (pele seca, normal ou que necessite de uma hidratação mais potente)

Repetindo os mesmos passos da receita anterior, você irá fazer uma mistura de café em pó (5 colheres de sopa xícara) e azeite (2 duas colheres de sopa) e deverá ficar mexendo até formar uma pasta. Feito isso, aplique a máscara no rosto com o auxílio de uma espátula, deixe agir entre 10 a 15 minutos, massageie a pele e enxágue com água gelada.

Olheiras

Com o rosto lavado, faça o preparo da máscara da seguinte forma: use 2 colheres de sopa de café em pó, 1 colher de sopa de água filtrada (dê preferência à gelada) e cinco gotas de óleo essencial de café (é possível trocar por óleo de coco caso prefira). Aplique especificamente a misturinha na região das olheiras com a ajuda de uma espátula e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, basta enxaguar com água gelada e seguir com a sua rotina de cuidados de beleza normalmente, a dica ideal é investir em um bom protetor solar para trazer mais proteção a  pele e assim evitar manchas.

Leia mais:  Moda modesta deve ser tendência entre jovens em 2024, diz Instagram; entenda

Cabelo

Adicione umas três colheres de sopa de café no seu shampoo de uso habitual e passe por todo cabelo de preferência nele sujo e úmido, massageando. Deixe a mistura agir em suas madeixas durante 5 minutos e depois enxágue com água morna (evite temperaturas mais quentes, pois pode danificar o cabelo). Finalize com o condicionador ou creme para pentear de sua preferência.

Mas não se esqueça que apesar de as receitas serem naturais, cabelo e pele são coisas sérias, e exigem total atenção e cuidado. Por isso, antes de aderir às dicas, certifique-se de não ter alergia aos ingredientes mencionados e procure também consultar o seu dermatologista para saber a melhor forma de usar os ativos naturais em sua pele.

publicidade

Moda e Beleza

4 mitos e verdades do pó facial em peles maduras

Publicado

Antes tido como vilão, produto é o novo aliado de uma make superaveludada e com as linhas suavizadas

Durante muitos anos, o pó facial foi visto como o grande vilão da pele madura. Sempre que o assunto envolvia rugas, linhas de expressão ou flacidez, a recomendação era imediata: “fuja do pó”. Acreditava-se que o produto marcava as linhas e deixava a pele com aspecto envelhecido. No entanto, essa regra já ficou no passado.

A maquiadora e fundadora da BM Beauty, Bruna Malheiros, conta que muitas pessoas ainda associam o pó àquele acabamento pesado, mas que existem fórmulas tecnológicas pensadas para não pesar na pele, trazendo leveza e efeito natural.

“Se tem pele madura, saiba que não precisa abolir o produto do seu nécessaire. Pelo contrário, você não só pode como deve usá-lo para selar a maquiagem e garantir pele aveludada e durabilidade. Basta saber escolher o produto e a técnica de aplicação certos, para garantir que ele vai valorizá-la”, explica.

Hoje, existem versões ultrafinas, com partículas micronizadas que se fundem à pele sem deixar resíduo visível. Somado ao efeito soft focus, que suaviza olheiras e irregularidades da pele, e de ativos que mantêm a hidratação e previnem o ressecamento, o pó pode se transformar em um verdadeiro aliado na conquista de uma aparência natural, além de confortável ao longo do dia.

Abaixo, confira alguns mitos e verdades sobre o pó facial em peles maduras!

Leia mais:  Tipos de botas e como usá-las: o guia para temperaturas baixas

1. Quem tem pele madura deve abolir o pó facial

Mito. Não é necessário abrir mão do produto — o segredo está em optar por fórmulas adequadas para o tipo de pele e aplicá-lo da forma correta. Hoje, muitos pós contam com ativos de tratamento, como o ácido hialurônico, que ajuda a manter a hidratação e a evitar o aspecto ressecado. Assim, a maquiagem é selada sem pesar, garantindo conforto ao longo do dia.

2. A técnica de aplicação faz toda a diferença

Verdade. Mais importante do que o pó em si é a forma de aplicá-lo. A técnica de baking, que consiste em aplicar uma grande quantidade de pó solto em áreas específicas do rosto e deixar agir por alguns minutos antes de remover o excesso, deve ser evitada, pois o excesso de produto pode evidenciar linhas finas. Aplique pequenas quantidades com pincel fofo, retirando o excesso antes de depositar no rosto, delicadamente. O resultado é imediato: maquiagem selada, textura suave e pele com efeito natural.

O pó pode selar a pele madura sem pesar e sem evidenciar mais as linhasImagem: Prostock-studio | Shutterstock

3. Pó sempre envelhece a maquiagem

Mito. Nem todo pó marca linhas ou envelhece. Fórmulas com partículas mais grossas ou excesso de produto são os principais responsáveis por esse efeito. Os pós tecnológicos, ultrafinos e micronizados, oferecem acabamento uniforme e leve, selam sem pesar e sem evidenciar mais as linhas, valorizando a maquiagem.

4. A escolha do pó facial certo é determinante

Leia mais:  4 dicas especiais para higienizar os pincéis de maquiagem

Verdade. Versões ultrafinas, translúcidas e hidratantes são ideais para manter a pele viçosa e aveludada. “O Light Up, de BM Beauty, é um exemplo. Ele é ultramicronizado e enriquecido com ácido hialurônico, possui efeito soft focus com micropartículas de brilho que disfarçam as olheiras sem pesar, além de manter a hidratação da pele e evitar o craquelamento”, explica Bruna Malheiros. Embora tenha sido criado para os olhos, pode ser usado em todo o rosto para entregar uniformidade, leveza e durabilidade.

O preparo da pele é essencial

Antes mesmo de aplicar o pó, a escolha da base e do corretivo faz toda a diferença no resultado da maquiagem. Fórmulas mais fluidas e leves assentam melhor na pele e evitam acúmulo nas linhas de expressão. “Uma pele bem-preparada é o primeiro passo para um acabamento impecável. Se a base e o corretivo já estiverem pesados, nenhum pó vai resolver”, alerta Bruna Malheiros.

A maquiadora também explica que é preciso respeitar o tempo para a maquiagem secar na pele. “[…] É preciso esperar que esses produtos sequem naturalmente antes de selar com o pó. Caso contrário, vai precisar de uma quantidade muito maior de produto para selar, o que acaba pesando”, aconselha.

Além disso, segundo ela, “essas dicas são valiosas não só para peles maduras. Quem tem pele seca pode seguir essas mesmas recomendações. O resultado será uma make naturalmente linda.”

Continue lendo

Moda e Beleza

Touca de cetim: veja os benefícios do acessório para cabelo

Publicado

A rotina de cuidados capilares ganhou uma aliada nos últimos anos: a touca de cetim. Leve e acessível, ela se tornou presença constante entre quem valoriza fios saudáveis e bem tratados. Muito além de um simples acessório, é uma forma prática de preservar a beleza natural do cabelo durante o sono ou no dia a dia.

O tecido delicado impede o atrito com o travesseiro, reduzindo o frizz e mantendo a hidratação por mais tempo. Graças a essas propriedades, o uso frequente contribui para fios mais macios, definidos e resistentes — um gesto simples que transforma o cuidado capilar em um verdadeiro ritual de proteção.

Touca de cetim é para todos os cabelos

Para quem acha que a peça serve apenas para cabelos cacheados e crespos, a tricologista e terapeuta capilar Elizabeth Borgo, diretora de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da Ecosmetics, esclarece que qualquer pessoa pode usar o acessório.

“A touca de cetim é recomendada para todos os tipos de cabelo, incluindo cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos. Ela é especialmente benéfica para cabelos que passam por processos de hidratação e/ou tratamento, pois ajuda a manter a umidade e evita que os fios fiquem ressecados”, comenta.

Leia mais:  Marrom, o novo preto?

Conforme a especialista, a touca de cetim é recomendada, inclusive, para homens “que buscam proteger cabelos mais longos, ou que estão em tratamento para condições capilares específicas, como a perda de cabelo ou a quebra”. No entanto, ela alerta para a necessidade de procurar um especialista que oriente sobre o modo e tempo de uso da touca.

Dicas para manter a saúde dos cabelos

Além do uso da touca de cetim, Elizabeth Borgo lista outras dicas que ajudam a manter a saúde e a beleza dos cabelos:

  • Fazer massagens suaves para estimular a circulação no couro cabeludo;
  • Esfoliar ocasionalmente para remover as células mortas;
  • Manter uma dieta rica em vitaminas e minerais;
  • Beber bastante água;
  • Praticar atividade física, o que alivia o estresse e melhora a qualidade de vida e a saúde.

Fonte: Folha Vitória.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana