conecte-se conosco


São Mateus

Editorial – Despeito, perseguição e inveja uma marca de opositores; A nova administração segue sem ouvir os que apostam no quanto pior melhor

Publicado

Pode parecer que estamos defendendo a atual gestão, mas não é o caso, até porque uma das principais atribuições do verdadeiro jornalismo, o jornalismo raiz, é reproduzir fatos. E contra fatos não há argumento.
Vejamos o caso de São Mateus, um município do Norte capixaba cuja cidade foi uma das dez mais importantes do Brasil, com rica história, tradições emblemáticas e reportada em compêndios de história e nos livros de seus expoentes escritores locais como Maciel de Aguiar e o historiador Eliezer Nardoto.
Pois bem, a sua classe política sempre foi, em tempos recentes,  um dos fatores para impedir que essa cidade secular, seguisse o seu caminho natural e merecido, para um futuro de desenvolvimento e bem estar das suas famílias e emprego e renda para seus jovens.
Na gestão passada, sob o comando do ex-prefeito Daniel Santana, foi o ápice do caos. “Construiu” o caos, desrespeito tudo que São Mateus tinha de melhor, os seus cidadãos e a sua tradição e cultura. Investiu em festas de cunho apelativo, sem qualquer identidade com a cidade e seu povo, trazendo uma alegria artificial que fazia apologia à coisas que uma boa investigação das forças de segurança e ação da justiça, a caracterizariam como “fragilidade moral e familiar”…
A população mateense conheceu o purgatório na administração Daniel Santana, vulgo Da Açaí. Não chegou ao inferno porque Deus – dizem na linguagem popular – é brasileiro e, certamente, teve misericórdia de São Mateus e da sua gente.
Hoje a realidade é outra com o advento da nova gestão, tendo à frente do Executivo, o prefeito Marcus Batista. Ainda estamos longe do que merecemos e do que desejamos. Mas é preciso ter esperança, pois a atual administração do município está resgatando a autoestima do cidadão, tão vilipendiada na gestão passada que durou oito anos de escuridão. Agora, uma luz se acendeu no fim do túnel.
O cidadão, pagador de impostos tem testemunhado os esforços do prefeito Marcus, sua equipe e colaboradores para proporcionarem uma situação melhor do que a herança maldita deixada. Várias ações foram feitas e outras estão em andamento. Falhas ainda existem, mas existe a determinação de superá-las. Claro que a população tem pressa, mas compreende que o trabalho vem sendo executado para que as coisas e serviços essenciais sejam solucionados.
Acontece, porém, que sempre vão existir aqueles que nada fazem, nada fizeram quando tiveram a oportunidade de fazer. Na sua visão obtusa, não conseguem enxergar o que vem sendo feito pela municipalidade que está transformando para melhor a cidade. Passam a buscar cabelo em ovo para denegrirem, desqualificarem aqueles que estão empenhados em trabalhar pelo município e pelas pessoas que em São Mateus vivem.
Hoje o cidadão mateense pode contabilizar vários avanços e realizações da atual gestão. Seja na educação, na saúde, na mobilidade urbana e outros serviços de viés sociais. São Mateus avança, tem rumo, tem timoneiro e vai, com a parceria de entidades sérias, da população de bem do município e da capacidade e competência de seu gestor e equipe, chegar ao desenvolvimento e ao porto seguro do progresso.
Todos, sem exceção, precisamos acreditar que tudo que é possível fazer, no momento pelo bem estar da população, está sendo feito. Com trabalho, paciência, determinação, interação com a sociedade, diálogo com o povo e seriedade no trato da coisa pública, o resultado certeiro é chegar ao que todos almejamos para nossa terra, nossas famílias e o futuro de nossos filhos.
Que tenhamos sabedoria para avançar.

Leia mais:  EDP vai destinar R$ 7,5 milhões a projetos sociais selecionados em edital
publicidade

São Mateus

A Excelência do Modelo Cívico Militar em Pauta na cidade de São Mateus

Publicado

Em busca da excelência educacional para São Mateus, visitamos a Escola Municipal MCPM Cléia das Graças e o Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, em Teixeira de Freitas-BA

Pudemos ver de perto como o modelo Cívico Militar é transformador na estrutura educacional, baseando-se em:
Disciplina e Civismo

Respeito e Excelência entre alunos e professores.

Não é por acaso que a cidade de Teixeira de Freitas-BA se destaca na pauta da educação: acompanhamos de perto a organização impecável e o princípio de obediência e respeito nessas duas escolas que operam com o modelo.
Fiquei encantado com a realidade dos alunos: dedicação extrema, notas altas e muita postura!

Nosso desejo é implantar três unidades de ensino com esse modelo em São Mateus. Por isso, buscamos conhecer na prática a realidade de alunos, professores e o funcionamento de todo o sistema.

Leia mais:  Governador oficializa início do funcionamento do SAMU 192 na região norte
Continue lendo

São Mateus

Operação mira membros de facção da Bahia atuando em São Mateus, no ES

Publicado

A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, realizou na manhã desta sexta-feira (14) a Operação Castelo, em São Mateus. O foco foi combater o tráfico de drogas e cumprir 21 mandados de busca e apreensão no bairro Residencial Villages, tendo como alvo membros de uma facção criminosa da Bahia. 

Segundo a Polícia Civil, as investigações apontaram que criminosos estavam planejando ameaças contra agentes de segurança pública como retaliação à morte de um suspeito armado, ocorrida no dia 16 de outubro deste ano, no mesmo bairro. Até a última atualização desta matéria, não havia informações sobre prisões ou apreensões de drogas, armas ou outros materiais durante a operação.

Leia mais:  Vereador cobra cumprimento da lei que proíbe adulterar o escapamento de motos
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana