Rumos da Política
Rumos da Política – 1 edição de outubro
Publicado
23/10/2023 - 16:17Por Paulo Borges
O cenário da política mateense e seus personagens nas vitrines
As eleições estão “aparentemente” distantes, mas os nomes estão nas vitrines da política de São Mateus expondo e convidando o eleitor para ser criterioso na sua escolha diante daquelas figuras e figurinhas, que possam completar o seu álbum de boas escolhas para governar o município. Infelizmente, nesse cenário, temos poucas novidades e muitas figuras que “já deu”. Nomes que já deram foram os que sempre estão no jogo político quando se aproximam as eleições. Durante os anos em que não temos eleições, essas figuras desaparecem, não se posicionam, não emitem opinião, não defendem os interesses da população. Parecem querer apenas o poder, sem compromisso com o desenvolvimento do município e muito menos com as demandas da população. Pensam apenas em seus interesses ou em defesa de interesses de camarilhas alheias ao município, alheia a sua história, a suas tradições.
Certo dia defendi o nome do ex-prefeito Lauriano como capaz de aglutinar forças para se contrapor aos que estão à frente da administração do município. Hoje, porém, não penso mais assim. Primeiro porque não o vejo se manifestar e segundo porque ele continua, pelo que fui informado, sem poder ser candidato. Somado a isso, não sei se ele ficaria limitado ao seu grupo ou se conseguiria ter o desejo de agrupar outros.
Com relação a ser gestor e com disposição de segurar no chifre do boi, o ex-deputado Freitas tem essa capacidade. Tem conhecimento de gestão, de política, relação respeitosa com os poderes constituídos, é aliado de primeira hora do governador Casagrande (que faz mais por São Mateus do que o prefeito do município) e tem a capacidade de retirar São Mateus da mediocridade em que vive nesses últimos anos. Portanto, Freitas tem todas as qualidades para ser o mandatário desse município. Claro que, para isso, tem a necessidade de obter o respaldo eleitoral da maioria dos eleitores mateense. Vale destacar que a característica do eleitor mateense é de apoiar quem eles acham que “vai ganhar” e ainda prefere o populista, aquele que tem lábia e nada na cabeça que possa transformar a vida da população e levar o município a retomada do desenvolvimento, que ficou no passado.
Além do ex-deputado, temos a única novidade nesse cenário, que é o Marcos da Cozivip. O problema é o momento, que exige articulação, capacidade de aglutinar as forças contrárias ao atual mandatário e a relação com o governador, que – pelo que faz por São Mateus – é uma figura importante nesse cenário político-eleitoral. Marcos tem pouca visibilidade e o processo para se apresentar ao eleitorado é lendo, exige um tempo maior do que dura o período eleitoral. Se tem pretensões de verdade, a hora é agora para que sua mensagem chegue ao eleitor. Guardadas as regras da justiça eleitoral.
Amadeu Boroto sempre será um nome em destaque pelo que fez durante o seu mandato. Com erros e acertos o resultado foi positivo. O problema é que a tal periferia se deixa levar por narrativas daqueles que são rasos naquilo que se espera de um candidato e acabam por levar vantagem contando “estórias” que no final são de terror para todos. Boroto continua sendo importante no processo eleitoral do município, mas ainda existem pendências (sic) que o impede a disputar o próximo pleito. Mas teria dificuldade em chagar no eleitor de periferia, hoje contaminada pelo espírito danoso da prática política do prefeito atual.
Portanto, sem Lauriano e Boroto, o Freitas é o que reúne essa capacidade de alavancar o desenvolvimento mateense depois de arrumar a casa se livrando da bagunça generalizada deixada pelo atual prefeito.
Com relação ao Carlinhos Lyrio (Republicanos) não se pode negar e nem desprezar o seu capital político e, na política, capital é o voto. E ele os têm. Mas, seria importante se construir uma frente contra toda essa tragédia mateense e Lyrio poderia estar nesse contexto no apoio a uma candidatura mais robusta no enfrentamento a camarilha instalada na Prefeitura. Infelizmente Lyrio não tem conseguido ter esse entendimento do cenário e contexto que se abre para a disputa que virá. É candidato e pronto. Quem quiser que se alie a ele. Daí pensar São Mateus do futuro fica prejudicado.
Diante de tudo isso, é necessária a engenharia política na construção dessa frente contra as forças que hoje dominam o poder municipal mateense. É um trabalho difícil e que em São Mateus, apesar de tentativas, nunca deu certo.
***
Outros nomes
Existem outras pré-candidaturas colocadas – extraoficialmente – como sucessoras do atual governo municipal. Muito se falou, tempos atrás, no nome do líder do prefeito na Câmara, Kacio Mendes. Não consegue emplacar devido a sua inconsistência na defesa de pautas do Executivo na Câmara. Para o eleitor fica a impressão, a cada sessão em que ele se pronuncia, da sua falta de articulação e clareza nos pontos que defende e naqueles que tenta explicar e convencer as pessoas.
Além dele, surgiu o nome do Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros ocupando cargo na Prefeitura. Uma possibilidade que só pode ser brincadeira de fazer política. O estranho, apesar de sua atuação na administração, continua figura estranha, desconhecida e sem qualquer identidade com São Mateus e seu povo. Figurinha fora do álbum.
Agora estão falando da secretária de Educação, Marília Silveira, como pré-candidata ao cargo majoritário na eleição do próximo ano. Sua postura na política e no cargo que ocupa, são impeditivos para sensibilizar o eleitor. Demonstrou, recentemente, em prestação de contas da sua pasta na Câmara de Vereadores, deixou péssima impressão. Desde a incompetência na gestão da sua pasta quanto no trato do político com o eleitor e as pessoas. Talvez, na ocasião, tivesse achando que o seu chefe fosse o dono do município e de corações e mentes. Para se consolidar como a candidata do prefeito, tem uma longa estrada a ser percorrida. Direito ela tem, basta ser filiada a um partido. O voto é que se precisa ter. Tem que buscá-lo.
Bazone e Carlinho Simião (Podemos) também estão colocando seus nomes, mas são de oposição ao prefeito. São forças que podem estar unidas contra a atual situação do município.
O presidente da Câmara, Paulo Fundão (PP), é outra opção a pleitear uma pré-candidatura a prefeito de São Mateus. Tem voto, tem capacidade, porém, conhece o cenário político do município e saberá estar junto daquele que estiver uma melhor condição para enfrentar o adversário.
***
Israel x Hamas
A imprensa militante de esquerda do Brasil não consegue, por conveniência ou submissão a recursos federais, taxar o Hamas como grupo de terroristas. Mas, diz ser terroristas as pessoas que estiveram nas manifestações de 8 de janeiro. Aliás, é o mesmo pensamento daqueles que fingem conhecer a história dessa questão envolvendo Israel e os grupos terroristas daquela região. Os judeus não tomaram terra de ninguém, pois apenas retornaram de onde foram expulsos pelos romanos.
Em tempo: Hamas não defende palestinos. Os palestinos convivem bem como os israelenses, até trabalham lá.
***
A cegueira dos defensores do prefeito Daniel
Tenho acompanhado as sessões da Câmara de São Mateus e não consigo entender os vereadores da base aliada do Daniel Santana fazendo uma defesa de tudo que ele está fazendo no município. Não é possível que não conseguem enxergar o caos instalado no município. Tem um vereador que critica os de oposição dizendo que eles não andam e por isso não reconhecem o que o prefeito está fazendo de bom pela cidade. Acho que é ao contrário. Quem parece não andar pela cidade são os da situação, que não conseguem enxergar, por conveniência, o que está a um palmo do nariz. Os caras não têm argumentos na defesa do chefe, daí as narrativas.
Contra fatos não há argumentos.
***
Aprovado Relatório
Por 20 a 11 votos, foi aprovado o Relatório da CPMI do 8 de janeiro. A relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA) foi acusada pela oposição de ter sido apenas uma figura decorativa, uma vez que tudo já estava pronto e feito pela equipe do ministro da Justiça, Flávio Dino.
O que é estranho é não ter ouvido, ou permitido ouvir, o próprio ministro, o chefe da Força Nacional e os vândalos. Esse relatório é ficção. Infelizmente.
Contatos para a coluna: [email protected]
Por Paulo Roberto Borges
Para que tem servido a política e nossos políticos?
Uma pergunta pertinente diante do cenário em que se apresenta e que se perguntar ao cidadão comum, vai dizer que não tem servido para “quase” nada. Isso retrata a descrença nos políticos e na própria política que não tem servido para melhorar a vida das pessoas. Pagamos estratosféricos impostos para mantermos castas com privilégios que nos afrontam.
O Brasil continua sendo o país do futuro que nunca chega. Quando achamos que vamos deslanchar, vem os maus brasileiros e – na maldade e na defesa de interesses de sistema e inconfessáveis, desmancha o que de relevante foi feito para que voltemos ao atraso que, na verdade, tem o objetivo de nos deixar aonde não queremos, porém, o lugar em que nos querem colocar como forma de manipulação e opressão – que já foi velada – mas que agora é escancarada.
Quando o eleitor escolhe e vota no candidato, espera que o represente nas casas legislativas. O que se vê é o contrário. Em muitos casos, apenas damos a ele um emprego que vai servir para ele se servir…. Os bons existem, mas o sistema e os descompromissados com o progresso, a prosperidade do povo e não de si próprio ainda prevalecem.
Qualquer cidadão que tem consciência de valores éticos e morais, sabe do que o Brasil necessita. Com certeza não precisa desses políticos carreiristas, fisiológicos, atrasados, que têm visão vesga e usam antolhos. Quem tem visão estreita e não enxergam o que se passa ao lado e só vêm o que lhe condiz. Não, o Brasil que queremos não teria espaço para essa gente. Mas – infelizmente – é o que temos.
Fala-se muito em reforma tributária. Ouço isso faz uma eternidade. Quando a gente pensa que a coisa vai acontecer, percebe-se que é apenas um arremedo de reforma que não nos serve e nem ao País, apenas a um grupelho, a camarilhas e aos que desejam controlar os recursos e centralizá-los, com a prerrogativa de distribuí-los de acordo com as necessidades dos estados aliados.
A reforma mais importante é a administrativa. Essa, ninguém quer fazer. Muitos vão perder poder, privilégios, mordomias etc. Um exemplo é o teto salarial no serviço público que é de pouco mais de 44 mil reais. Logo inventaram penduricalhos que elevam esses ganhos, sem impostos, para muito mais. Isso sem falar nas aposentadorias além do horizonte da sensatez. O Brasil é uma zona!
Portanto, votamos em nossos “representantes” para, em sua maioria, não fazerem o que pleiteamos que façam. Para que servem?
Vestibulandos
O ano de 2026 parece distante e já tem vários nomes de pretendentes a disputarem uma vaga nos cargos que estarão na vitrine da política. Aparece gente de todo lado se insinuando, até os eleitos agora estão se engraçando, nem bem começaram a exercer o mandato. A impressão que fica para o eleitor é que o político se elege para disputar outro cargo. É um processo sem fim.
Alguns eleitores acreditam que se ficarem no cargo por muito tempo, podem mostrar o que não mostraram quando disputaram a última eleição, daí a necessidade de pular para outra pega. E, pior, não há lei que impeça que isso aconteça.
Em Linha ————————————————-
Já? – O prefeito eleito de São Mateus, Marcus Batista (Podemos), será um dos homenageados pela Assembleia Legislativa no próximo dia 11. Como empresário, evidentemente, pois como político ainda vai estrear em janeiro. *** Partidão – O PCdoB de São Mateus sempre participa das eleições, mas não consegue emplacar nenhum dos seus candidatos para o legislativo. Para prefeito nem pensar, porque está sempre a reboque do PT. Não estaria na hora do partido trabalhar uma liderança para se chamar de sua? *** Esculhambação – Às vezes, as mínimas coisas mostram muito mais do que imaginamos. Veja o caso da “sede” da Prefeitura de São Mateus. Além de não ter um telefone fixo, não tem nenhuma placa dizendo que naquele prédio fica a sede do Poder Executivo. Mesmo assim, a Polícia Federal costuma achar o endereço… *** Vai continuar – A vereadora, campeã de votos na última eleição em São Mateus, Isamara da Farmácia (União Brasil), já avisou que não vai abandonar o colete que usava para fiscalizar as unidades de saúde e obras da atual gestão municipal. Quando a turma do “Ô meu, eu quero o Meu” a via chegar de colete com o distintivo do Poder Legislativo, vazava. Ela faz o que nem todos os seus pares fizeram: fiscalizar e legislar. O resultado obteve nas urnas. Foi reeleita. *** Acerto – Não há dúvida que a escolha da professora Raquel Rocha como sua vice, foi um ato acertado do prefeito eleito de São Mateus, Marcus Batista. *** Insanidade – Qual foi o aloprado que inseriu na Constituição Brasileira (a que pouco tem valido nos dias de hoje), o dia 1ª de janeiro como o dia da posse dos governantes? Muitos chefes de estados e outras autoridades nem sempre podem comparecer para prestigiar o seu aliado. Pela ressaca da virada de ano e por questões de ter que estarem nas reuniões de familiares. *** Nota dez! – A exemplo de Aracruz, a Educação de Vitória tem mais um prêmio como reconhecimento do trabalho realizado na rede municipal de ensino. A capital capixaba agora é Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). *** Contradição e Cinismo – O governo que se diz democrata impõe censura a toda imprensa que não reza na sua cartilha. O outro, tão criticado, deu total liberdade, até para lhe avacalhar. Lula, o suposto democrata e Bolsonaro, o que, querendo ou não é democrata. Aliás, até o regime comunista da Coreia do Norte tem democracia no nome (República “Democrata” da Coreia). Vai entender?! *** Para refletir – O saudoso compositor baiano Moraes Moreira, cantava um dos seus sucessos… “Lá vai o Brasil, descendo a Ladeira”. Sem saber, já “cantava” o futuro. *** Posse – Dia 17 o prefeito eleito de Santa Leopoldina, Fernando Rocha (PDT), toma posse em cerimônia na Câmara Municipal. *** Perdido – Todos querem saber a que veio o Ricardo Lewandovisk, ministro da “justiça”. *** Alô Freitas! – A comunidade de Santa Teresa, através do vereador Giovane Prando, pediu e o diretor-presidente do DER, Freitas, já mandou consertar e asfaltar o trecho reclamado. O cara é bom. *** Desejo – Feliz Natal a todos e ao Brasil. A população está de saco cheio de tanta asneira que se vê e ouve, mas Papai Noel deve ter naquele saco que leva às costas, algo que valha a pena.
____________
Para Reflexão
“Nunca coloque a chave da sua vida no bolso de outra pessoa”.
Autor desconhecido, porém, sábio.
Contato para a coluna: [email protected]
Por Paulo Roberto Borges
A política sem importância
A política no Brasil se tornou um meio de vida e até para alcançar patamares nem sempre dignos. Em vez de ser solução de problemas públicos que afetam a coletividade, tem seu conceito, em muitos casos, desviado do seu propósito.
Saímos de uma eleição municipal e os eleitos e os não eleitos já preparam as malas para desembarcarem nas próximas, em 2026. Até aqueles que foram reeleitos para prefeituras e câmaras já estão se articulando para outro pleito. Alguns esquecem que antes tem um mandato para o qual foram eleitos. São saltitantes, querem pular de 24 para 26. É o político pula-pula.
Pobre eleitor, pobre cidadão que trabalha por cinco meses apenas para pagar impostos que mantem essa estrutura de poder e disso não se livra e nem consegue ter de volta por aquilo que paga. Além de uma verdadeira reforma tributária, precisamos de uma reforma política. Precisamos implantar o voto distrital para começar. Outra coisa, votar no político para um cargo e, no meio do mandato ele disputar outro, não passa de propaganda enganosa. Mas, a bandalheira é geral, o País virou uma zona! Nem vale a pena discutir esses assuntos já batidos e rebatidos. O Brasil de hoje está cansativo, muitas arbitrariedades, injustiças, viramos uma república autoritária. A liberdade pode estar ameaçada. Mas só para os conservadores. Para a esquerda liberou geral.
O que estar por vir em São Mateus
A população mateense aguarda ansiosamente de se livrar da atual gestão municipal. Foram oito anos de bandalhas, improbidades e inúmeras denúncias de ilicitudes. Um período de trevas que encontraram aliados para toda essa desgraça. Na Câmara foram seis “cordeiros” que, sabe-se lá se por puro interesse ou medo, estiveram atrelados ao prefeito e suas ações pouco republicanas.
Para o cidadão, pagador de impostos e o verdadeiro patrão dos seus representantes, pior do que está não pode ficar. É inadmissível. Por essa razão, deposita no futuro governo municipal, algo melhor que possa trazer paz, prosperidade e desenvolvimento. Que o cidadão não seja apenas um detalhe.
Mas, é preciso tomar alguns cuidados, lembrar que nenhum governante é dono dos corações e mentes e muito menos do município. Sempre aparecem – e isso é até recorrente em qualquer administração – aqueles que se julgam acima do bem e do mal, que para mostrar serviço e competência que nem sempre tem, ao chefe. Eminência parda pode ser um entrave para a relação governo e população.
Dito isso, a expectativa de mudança é grande. A cidade precisa ser reorganizada e tem que ter a coragem de desfazer o que o anterior fez. Recuperar a autoestima do morador, oferecer bons serviços, recuperar praças tomadas pela irresponsabilidade de alguns e da delinquência.
Bom seria que os construtores do caos imposto à população não fiquem na impunidade, como se o crime compensasse.
Enfim, vamos aguardar o que vem por aí e que a boa expectativa se torne realidade e não conjectura.
E a Câmara?
Ainda falando de São Mateus, podemos questionar os verdadeiros representes da sociedade, os vereadores. Ali está (ou deveria) o espectro do tecido social do município.
Muito se fala na independência dos poderes constituídos, mas nem sempre essa é uma verdade absoluta. Tornou-se muito comum a prática da “vaquinha de presépio” por parte dos “nobres” edis. Basta ser aliado do Executivo para se curvarem como subserviente, sem qualquer questionamento. Essa praga sempre existiu e, possivelmente, vai continuar a existir aqui, ali e acolá. Pode ser, em nível municipal, a praga dos Gafanhotos do Egito. Trabalhar em harmonia sim, submisso não.
Em tempo: O próximo presidente da Câmara terá uma sombra, assim como os técnicos do Flamengo pós Jorge Jesus…. Tem que mostrar sua competência de articulação e administração. Se assim não for, será mais um comum. O mesmo do mesmo.
O governador e seu futuro político
O governador Renato Casagrande (PSB) não afirma, mas dá dicas sobre o seu futuro político. Em recente evento em Domingos Martins ele falou sobre o que os observadores da política capixaba desconfiam. Uma candidatura ao Senado é uma possibilidade muito próxima da realidade.
Com relação a permanecer no governo até o final do seu segundo mandato, bem como ser pré-candidato a uma cadeira na Câmara dos Deputados nos parece algo descartável. Vai sim disputar uma das duas vagas para o Senado.
Sobre ficar no governo até o seu final não vejo nenhuma razoabilidade nisso. Ele tem compromisso com o seu vice, Ricardo Ferraço (MDB) que é o preferido para sucedê-lo. Portanto, esse é o mapa político de Casagrande que está sendo desenhado para 2026.
Os quase certos e os enrustidos
As articulações para a presidência das mesas diretoras das câmaras continuam. Tem municípios que os nomes já aparecem com muita força. Este é o caso de Vitória. O vereador Anderson Goggi (PP) tem praticamente assegurada a sua eleição para se tornar o novo presidente do Legislativo Municipal da capital. Seus discursos têm sido de quem deseja fortalecer a Casa e valorizar seus pares.
Em São Mateus se fala em Wanderley Segantini (MDB). Dizem até que já está formada a Mesa Diretora com ele na presidência, Wan Borges (PSB) de vice e Isamara da Farmácia (União Brasil) como 1ª secretária. O fato inusitado é que, supostamente, já até escolheram o líder do prefeito sem ouvir o prefeito. É hilário!
Ainda sobre São Mateus, teria havido uma reunião nesta quinta-feira (28) com o prefeito eleito para discutir essa questão da presidência do legislativo. Se houve ou não dica a dúvida.
Na Serra o atual presidente, Saulinho da Academia (PDT) promove reuniões secretas e fortalece seu nome junto ao cacique-mor serrano, Sergio Vidigal (PDT) e do prefeito eleito, Weverson Meirelles (PDT). Com todo esse aparato, é o cara para continuar à frente do Legislativo do município da Serra.
Em Pedro Canário ainda não tem nenhum nome colocado para a disputa, mas deve acontecer nos próximos dias uma reunião com os eleitos e reeleitos, com o prefeito atual e o eleito para definirem um ou mais nomes a serem avaliados pelos membros do legislativo. Deve acontecer após a diplomação.
Em Aracruz existem alguns nomes sendo colocados para a presidência da Câmara, mas “não tem nada certo”, conforme disse a coluna um dos vereadores.
Em Santa Teresa o que ouvimos era que ainda é cedo para essa articulação e em Santa Leopoldina também nada está definido e que se está construindo essa situação para que as relações legislativo e executivo sejam “saudáveis”.
Em Linhas
Achou estranho – Comenta-se, a boca miúda, que o prefeito eleito de São Mateus, Marcus Batista (Podemos) teria ficado surpreso com os vereadores que já até escolheram o seu líder na Câmara para a legislatura vindoura. *** Estacionamento – Essa questão da escassez de vagas de estacionamento no centro da cidade de São Mateus, parecia ter sido resolvida com a instalação do estacionamento rotativo. O atual prefeito não colocou em prática e vai ficar para o próximo gestor resolver. *** Lotação – O presidente da Câmara de Vitória, Leandro Piquet (PP), está buscando uma solução para abrigar os 21 vereadores da próxima legislatura. Hoje são 15 e agora, com esse aumento, a situação tem preocupado o presidente. *** Vai que dá certo – O prefeito de São Mateus, Daniel Santana (sem partido), é pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. Os otimistas dizem que é possível, mas os pessimistas acreditam que pode ser, desde que não seja preso antes pela Polícia Federal. *** Futurologia – A pré-candidatura do governador Renato Casagrande (PSB) ao Senado está no prelo. Logo, logo vai para a vitrine da política estadual. *** Na fila – Quem também está na fila para uma provável pré-candidatura a deputado estadual é o empresário mateense e irmão do prefeito eleito, Rodrigo da Cozivip. *** Enigma – Como está a relação do ex-prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto (MDB), com o prefeito eleito, Marcus Batista (Podemos)? Cada futriqueiro tem uma versão. *** Alô Freitas! – O pessoal lá do município de Santa Teresa está cobrando do Departamento Estadual de Edificações e Rodovias, intervenções na rodovia ES-80. A chegada da cidade tem crateras e as poças de água, quando chove, molha o paletó dos homens e as saias das mulheres. *** Boa escolha – O professor Edson Pirola para assumir a Secretaria de Educação, foi uma escolha acertada pelo prefeito eleito de São Mateus, Marcus Batista. Certamente contou com o apoio da sua vice, a professora Raquel Rocha. *** Será? – O discurso do empresário Cassio Caldeira (PP) por ocasião da homenagem recebida pela sua empresa (Qualimec), pode ser entendido como de pré-candidato a deputado estadual. A fila aumenta. *** Que legado? – Para aqueles que perguntam qual legado a atual administração do prefeito Daniel vai deixar para os mateense, está retratado na Praça Mesquita Neto, próxima à Rodoviária. O retrato é fiel.
Para Reflexão
“É melhor calar-se e deixar com que as pessoas pensem que você é idiota, do que falar e acabar com a dúvida”.
Autor: Abraham Lincoln, ex-presidente americano.
______________________________________________
Contatos para a Coluna: [email protected]
Dezembro, período das festas de fim de ano, deve movimentar R$ 7,9 bilhões em vendas no comércio capixaba
Governo do Estado recebe Selo Diamante de transparência pública em evento no TCE-ES
Adolescente é detida suspeita de torturar sobrinho de 5 anos no Norte do ES
SBT deixa TV Tribuna e TV Sim passará a ser afiliada da emissora no ES
Adeus, Lagoinha: entenda tudo sobre a briga da família Valadão
São Mateus
Rodrigo da Cozivip recebe medalha da Câmara: “Nós somos apaixonados por São Mateus”
Homenagem pe de autoria do vereador presidente Paulo Fundão São Mateus – Proposta pelo vereador presidente Paulo Fundão e aprovada...
PF cumpre mandados em ação contra desvio de dinheiro em São Mateus e Pedro Canário
Investigadores apuram o favorecimento de empresas em 250 licitações, com valor total de R$ 5 milhões Agentes da Polícia Federal...
Herbário de São Mateus completa 18 anos com 18 mil plantas catalogadas
A Ufes informa que no herbário ainda são promovidas ações de educação ambiental Herbários são coleções científicas de plantas secas...
Política e Governo
Governo do Estado recebe Selo Diamante de transparência pública em evento no TCE-ES
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), participou, nesta terça-feira (10), da cerimônia de...
Governo do Estado realiza entrega de equipamentos esportivos para 31 municípios
O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta terça-feira (10), a entrega de 33 tratores cortadores de grama, 15 academias...
Comitiva europeia encerra missão ao Espírito Santo com visita ao Palácio Anchieta
O governador Renato Casagrande recebeu, nesta segunda-feira (09), no Palácio Anchieta, em Vitória, uma comitiva europeia para discutir o futuro...
Segurança
Adolescente é detida suspeita de torturar sobrinho de 5 anos no Norte do ES
Segundo a polícia, a menina gravou as agressões e publicou os vídeos da tortura em aplicativo de conversas Uma adolescente de...
Adolescente invade casa, ameaça mãe com enxada e BME é acionado
Jovem destruiu a casa e deixou o padrasto ferido. Diante da violência, equipes do Batalhão de Missões Especiais foram acionados...
Irmã de detento é presa após tentar entrar em presídio com droga e carta
Ao chegar na unidade do Complexo de Xuri, a mulher passou pelo scanner e os agentes perceberam pelas imagens que...
Camisa 10
Com capixabas, Brasil é campeão dos Jogos Sul-Americanos Escolares na Colômbia
Com capixabas na seleção, o Brasil se sagrou campeão dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2024, realizado em Bucaramanga, Colômbia. Ana Elizia...
Equipe da Physical Fut 7 promove campanha “Natal Solidário” para arrecadar brinquedos para crianças do bairro Aviso
A equipe da Physical Fut 7 lançou a campanha “Natal Solidário” com o objetivo de arrecadar brinquedos para proporcionar um...
Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol em Jaguaré
Décima primeira rodada disputada no último domingo definiu as quatro equipes que vão disputar o título em 2024; Canarinho, Estrela,...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Pinga fogo17/09/2021 - 10:57
Pinga-Fogo – Setembro
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57
Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas