conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado inicia última etapa das obras de ampliação da Terceira Ponte

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, na noite dessa quarta-feira (1º) as obras de ampliação da Terceira Ponte e de construção da Ciclovia da Vida. Casagrande acompanhou o início das atividades de retirada da atual mureta, fase final da obra que resultará no aumento de quatro para seis faixas destinadas aos veículos.

O projeto da Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte estão sendo executados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O governador também esteve na Ciclovia da Vida e conheceu a nova iluminação da ponte, pensada para a segurança e bem-estar dos ciclistas.

“Vim acompanhar o início do deslocamento desta proteção lateral, que será retirada em definitivo daqui uns dias quando a nova proteção estiver pronta. Muito em breve, a ponte vai contar com uma nova faixa lateral com três metros de largura em cada sentido. Vamos assim ampliar a capacidade da Terceira Ponte. Da mesma forma, a Ciclovia da Vida está praticamente concluída. Esperamos em até dois meses concluir toda a obra e entregar mais esse importante avanço para a população capixaba”, disse Casagrande.

A partir desta quarta-feira, as equipes concentrarão os serviços no corte e retirada da atual barreira de segurança da ponte. O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que, desde julho de 2021, quando as obras começaram, a Terceira Ponte ganhou uma nova barreira de proteção e uma ciclovia.

Leia mais:  Noroeste capixaba terá unidade de referência do Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo

“Esse é o último procedimento que realizaremos para que a população possa, de fato, visualizar e utilizar a área da nova faixa de rolamento. Falta muito pouco para entregarmos a ampliação da Terceira Ponte, que ficará com seis faixas no total. Essa é uma intervenção que pode trazer um pouco mais de trânsito, pois também precisaremos adequar a sinalização da pista. Estaremos com diversas equipes trabalhando diuturnamente para trazer mais agilidade ao serviço”, destacou Damasceno.

Para a inclusão das novas faixas, o Governo do Estado construiu uma nova barreira de proteção lateral. Além disso, haverá uma adequação na largura das pistas existentes. Com isso, as faixas ficarão mais estreitas. O secretário disse também que, nesta etapa, o trânsito continuará comportando dois veículos por sentido. O serviço atual exige uma intervenção na via, delimitando com cones uma área na faixa da direita por toda a extensão da Ponte no sentido Vitória para Vila Velha.

Ao término do serviço no sentido Vitória para Vila Velha, a mesma intervenção será feita no sentido contrário. Essa é uma etapa fundamental das obras de ampliação da Terceira Ponte, que ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Leia mais:  Aprovado projeto de Majeski que garante teste gratuito para Covid-19 aos doadores de sangue

Ciclovia da Vida

O governador Renato Casagrande também visitou a Ciclovia da Vida. Uma estrutura metálica foi anexada nas laterais da ponte que permitirá a passagem de ciclistas entre as cidades de Vitória e Vila Velha e, ao mesmo tempo, gera uma barreira de proteção ao suicídio.

A fixação da estrutura foi concluída em outubro de 2022 e a pista da ciclovia está funcionando como área de apoio às atividades de ampliação das faixas da ponte, que ganhou reforço no sistema de iluminação, com postes destinados à via dos ciclistas.

Essa é uma das obras prioritárias do Governo do Estado na área da mobilidade, contemplando a ampliação da capacidade de fluxo de veículos, implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio, um investimento de R$ 127 milhões.

publicidade

Política e Governo

Governador do Espírito Santo faz visita técnica ao Departamento de Polícia de Nova Iorque

Publicado

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou, na manhã desta quinta-feira (16), o Departamento de Polícia de Nova Iorque (NYPD, da sigla em inglês). Ele esteve no Centro Integrado de Operações Conjuntas e conheceu a forma de trabalho integrado, bem como as tecnologias usadas pelo maior departamento de polícia dos Estados Unidos. A agenda foi articulada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, que foi adido da Polícia Federal nos EUA.

“Depois do 11 de setembro, a Polícia de Nova York intensificou a integração e o uso da tecnologia. É muito bom conhecer como trabalha a polícia em uma cidade que recebe visitantes de todo o mundo. Fazendo essa visita, pudemos constatar que o Programa Estado Presente em Defesa da Vida está no caminho certo, já que após o 11/9 a Polícia trabalha de forma integrada com os demais níveis de segurança, inclusive tem um canal aberto para falar com o presidente imediatamente, sem intermediários”, contou.

Leia mais:  Casagrande: "Estado está à disposição para auxiliar nesse plano"

O governador capixaba também acertou a possibilidade de um Acordo de Cooperação entre a Polícia de Nova York e o Governo do Espírito Santo para a troca de experiências, informações e treinamentos. Para que isso ocorra, o Governo do Estado terá que realizar o pedido de acordo por meio da Polícia Federal do Brasil.

Em relação ao uso da tecnologia pela Polícia de Nova Iorque, a cidade conta com 70 mil câmeras públicas e privadas, que são acessadas quando algum crime é cometido. Todos os policiais usam câmeras corporais que precisam ser ativadas, obrigatoriamente, ao saírem das viaturas. Todos os policiais são monitorados em tempo real, além disso, as viaturas também são monitoradas, permitindo saber quem são os policiais que estão dentro delas. Um relatório ainda é produzido sobre as últimas 48 horas do veículo.

“Com o uso da tecnologia, as nossas forças de segurança no Espírito Santo têm conquistado bons números na redução da criminalidade. O ponto alto da tecnologia que vimos aqui em Nova Iorque são as câmeras de monitoramento que ajudam a desvendar os crimes, assim como fazemos por meio do Estado Presente. Conhecemos novas tecnologias nessa visita e vamos fazer essa cooperação para que possamos trazer novidades para nosso Estado e também apresentar algumas das nossas ações de sucesso no Espírito Santo”, apontou.

Leia mais:  Governo realiza formatura da primeira turma dos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais da Saúde

Assim como o Programa Estado Presente, que integra as várias forças de segurança, sejam elas municipal, estadual ou federal, além de outros órgãos, como o Poder Judiciário, a Polícia de Nova Iorque tem em seu Centro Integrado de Operações Conjuntas todos os níveis de departamento de polícia. Com essa integração, todos ficam sabendo em tempo real caso aconteça algo mais grave.

Continue lendo

Política e Governo

Tyago Hoffmann vai a Mucurici prestigiar a solenidade de autorização da publicação do edital da Barragem de Itabaiana

Publicado

Junto ao vice-governador Ricardo Ferraço, o secretário de agricultura Enio Bergoli e outras autoridades, o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB) foi a Mucurici participar da solenidade de autorização da publicação do edital da Barragem de Itabaiana e visitar algumas obras em andamento. O edital estará disponível no Diário Oficial nesta sexta-feira (17).

A obra é resultado de um diálogo entre Tyago e o governador Renato Casagrande, onde o parlamentar, atendendo a um pedido do prefeito Atanael Wagmacker, explicou ao chefe do Poder Executivo Estadual sobre a importância da barragem para a população mucuriense.

O município no Nordeste do Espírito Santo é um dos principais afetados com as estiagens prolongadas e a Barragem de Itabaiana é um importante marco na preservação da segurança hídrica da região.

“Nós sabemos que Mucurici tem um problema em relação à água. É muito comum períodos de estiagens prolongadas na região. Trabalhamos com o nosso governador e nosso vice-governador Ricardo Ferraço para levar a barragem para Itabaiana. Se Deus quiser, em breve, vamos conseguir uma excelente empresa para vir aqui fazer essa obra”.

Leia mais:  Em Vitória, decisão vai para segundo turno entre Pazolini e João Coser

São mais de R$ 5 milhões investidos pelo Governo do Estado e a Barragem de Itabaiana terá capacidade de 723 mil m³ e 200 mil m² de superfície.

Durante a solenidade, o deputado estadual aproveitou a oportunidade para anunciar a destinação de emenda parlamentar para a instalação de duas academias no distrito.

“Atanael me disse que o município estava precisando de duas academias, e eu estou anunciando aqui para vocês a destinação de mais uma emenda parlamentar, para que as pessoas possam praticar mais exercício. É um pedido do nosso prefeito, que nós vamos atender junto com o Governo do Estado”.

Dentre as agendas previstas, Tyago também visitou a obra do Novo Hospital de Mucurici e participou da abertura do 6º TecLeite, evento que apresenta tecnologias para a produção sustentável de leite.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana