conecte-se conosco


São Mateus

Nota sobre o Porto de São Mateus às comunidades do norte do Espírito Santo

Publicado

Uma notícia distorcida tem sido distribuída a sites informativos do interior do Espírito Santo e Minas Gerais dando conta de que foi negada pelo IEMA a licença ambiental para construção do Centro Portuário de São Mateus e que, com isso, o município pode perder o seu tão sonhado porto.
Em primeiro lugar, cabe esclarecer que não foi negada a licença ambiental para o projeto. O que há é um parecer de quatro técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente contrários ao Estudo de Impacto Ambiental apresentado pela Petrocity Portos para a instalação do porto.
É importante salientar, no entanto, que do parecer cabem recursos, tanto à Diretoria do IEMA quanto ao Conselho Regional de Meio Ambiente e, segundo informações fornecidas pela Diretoria Executiva da Petrocity Portos, 95% das alegações apresentadas pelos técnicos estão eivadas de erros, que estão sendo refutados um a um no recurso preparado pela equipe técnica da empresa.
Há que se reconhecer as dificuldades para analisar um processo tão grande e complexo quanto o do Centro Portuário de São Mateus, que se difere dos demais projetos do segmento no Estado pela sua sofisticação tecnológica.
Diferentemente do que foi veiculado por um site noticioso de Vitória, a comunidade de Urussuquara não é contrária ao porto. Muito pelo contrário. Existe uma grande expectativa não apenas de Urussuquara, mas de toda a população de São Mateus, do Norte e Noroeste do Espírito Santo, e ainda Sul da Bahia e Leste de Minas pela construção do CPSM, pelas oportunidades de emprego e negócio que o empreendimento vai gerar, assim como pela transformação socioeconômica que promoverá.
Como chefe de um poder municipal, a Presidência da Câmara de São Mateus mantém-se alerta quanto a manobras que visem a prejudicar o crescimento e desenvolvimento econômico e social do município e de toda a região e faz eco à reivindicação das lideranças e da população em geral de que sejam agilizadas todas as providências para o início das obras deste projeto, que será a redenção de nosso Estado.
Vários contratos estão assinados, projetos aprovados, a área do CPSM reconhecida como área portuária pelas autoridades federais, e licenças já foram concedidas na instância municipal para a instalação das primeiras unidades de geração de energia.
Sendo assim, repudiamos as manobras feitas contra o CPSM e solicitamos que nossos líderes políticos e empresariais se unam em torno desta causa, impedindo que o Norte do Espírito Santo seja colocado à margem do novo momento que vive o Brasil. Pedimos socorro aos nossos representantes no Congresso Nacional para que, junto ao Governo Federal, assegurem apoio à construção da maior plataforma logística do Sudeste, constituída pelo Porto de São Mateus e pela Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo.

Leia mais:  São Mateus - Cobertor para quem tem frio e alimento para quem tem fome

Jorge Recla (Jorginho Cabeção)
Presidente da Câmara Municipal de São Mateus

publicidade

São Mateus

Jogos Escolares 2022 (JEES) tem abertura oficial em São Mateus

Publicado

Com direito a Pira Olímpica e desfile das equipes, com a presença de autoridades e delegações dos Municípios que fazem parte da Região VI – São Mateus, Boa Esperança, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros e Ponto Belo – foi realizada ontem (16), na quadra do Centro de Vivência Amélia Boroto, a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Escolares 2022 em São Mateus (JEES).

O Município está sediando as competições de esportes coletivos – vôlei, handebol, basquete e futebol de salão, masculino e feminino, infantil – até 14 anos – e juvenil – 15 a 17 anos – que definem os representantes da Região VI nas finais estaduais dos Jogos, em Guarapari, de onde sairão os representantes capixabas para as etapas nacionais.

As finais estaduais, infantil e juvenil, acontecerão de 06 a 11 de junho (infantil + Festival Paralímpico) e 20 a 25 de junho (juvenil), no Sesc, de Guarapari. As etapas nacionais serão em Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo.

EXPERIÊNCIA PARA A VIDA

Para a secretária municipal de Educação, Luciana Moreira, a competição “é uma marca que esses atletas levarão por toda a vida. São Mateus tem muito orgulho por estar sediando essa edição do evento”. 

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, lembrou que essa edição do JEES tem um significado ainda mais especial, pois é o primeiro realizado desde o início da pandemia. 

Leia mais:  Alerta de fortes chuvas para São Mateus

EQUIPES EM QUADRA

A diferença básica entre as modalidades infantil e juvenil, além da idade, é que no infantil são as escolas que disputam as vagas, enquanto no juvenil são seleções locais, formadas a partir dos times escolares.

As escolas-equipes que representam São Mateus nessa etapa da competição são as seguintes:

Categoria Infantil – até 14 anos:

Futsal, masculino e feminino: EMEF Vereador Laurindo (Bairro Litorâneo)

Vôlei, masculino e feminino: EMEF Aviação 

Basquete, masculino: Colégio Alternativa

Handebol, feminino: Colégio Alternativa

Para a disputa regional, categoria juvenil – 15 a 17 anos – foram selecionadas as seguintes equipes:

Base do futsal, masculino e feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do vôlei feminino: EEEM Ceciliano Abel de Almeida

Base do basquete masculino: EEEFM Wallace Dutra

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DOS JOGOS

As competições acontecem de segunda a quinta-feira na quadra do Centro de Vivência – Bairro Carapina. As partidas de sexta e sábado serão na quadra do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) – Bairro Universitário.

A tabela para a região VI com todos os jogos, horários e locais está no link https://sesport.es.gov.br/Media/Sesport/GEECL/JEES/Regi%C3%A3o%20VI%20-%20S%C3%83O%20MATEUS-1.pdf 

Leia mais:  Cena Mateense - O mui amigo de chapéu e trança

Os representantes estaduais para esportes individuais – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica), xadrez – e os atletas das competições paralímpicas – atletismo, parabadminton, bocha, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado -, estudantes-atletas que irão para as disputas nacionais, serão definidos em competições classificatórias que acontecerão a partir de 4 de junho.

RESULTADOS DESTA SEGUNDA-FEIRA

HFI – Lago Dos Cisnes – São Mateus 1 X 31  Emir de Macedo – Pinheiros

HMI – CEI Educação Rural – Boa Esperança 17 X 09  Benônio Falcão – Conceição Da Barra

HFJ  – Seleção de Montanha – 5 x 15 – Seleção de Boa Esperança 

HMJ – Seleção de Pinheiros – 17 x 10 Seleção de Conceição da Barra

FFI –  Laurindo Samaritano – São Mateus –  2 X 1  Domingos Martins – Montanha

FMI – Laurindo Samaritano – São Mateus – 1X 8 –  Domingos Martins – Montanha

FMI – Emir Macedo – Pinheiros  1 X 1  Maria Magdalena – Ponto Belo 

FFJ – Seleção de São Mateus 8 X 1 Seleção de Pinheiros

Continue lendo

São Mateus

US3 terá plantão sábado e domingo para atendimento a pacientes de oftalmologia e angiologia previamente agendados pela CRM

Publicado

São Mateus – Neste sábado e domingo, a partir das 8h, na US3 do Bairro Boa Vista, vai acontecer um plantão de oftalmologia e angiologia. Serão realizados 70 atendimentos em cada dia – 40 oftalmo, 30 angio –, a pacientes que já estão agendados pela Central de Regulação Municipal e aguardando consulta.

Para os pacientes oftalmológicos, nos casos que se enquadrarem dentro dos critérios sócio econômicos, após avaliação de profissional da Assistência Social da Secretaria de Saúde do Município, também serão ofertados os óculos.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, “esse sistema de plantões é mais uma política pública eficiente que implementamos no esforço para acabar com a fila de espera para essas especialidades, e segue a política de qualidade da gestão Daniel Santana, que prioriza o atendimento aos que mais precisam do Poder Público”.

Leia mais:  Cena Mateense - O mui amigo de chapéu e trança
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana