conecte-se conosco


São Mateus

Nota sobre o Porto de São Mateus às comunidades do norte do Espírito Santo

Publicado

Uma notícia distorcida tem sido distribuída a sites informativos do interior do Espírito Santo e Minas Gerais dando conta de que foi negada pelo IEMA a licença ambiental para construção do Centro Portuário de São Mateus e que, com isso, o município pode perder o seu tão sonhado porto.
Em primeiro lugar, cabe esclarecer que não foi negada a licença ambiental para o projeto. O que há é um parecer de quatro técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente contrários ao Estudo de Impacto Ambiental apresentado pela Petrocity Portos para a instalação do porto.
É importante salientar, no entanto, que do parecer cabem recursos, tanto à Diretoria do IEMA quanto ao Conselho Regional de Meio Ambiente e, segundo informações fornecidas pela Diretoria Executiva da Petrocity Portos, 95% das alegações apresentadas pelos técnicos estão eivadas de erros, que estão sendo refutados um a um no recurso preparado pela equipe técnica da empresa.
Há que se reconhecer as dificuldades para analisar um processo tão grande e complexo quanto o do Centro Portuário de São Mateus, que se difere dos demais projetos do segmento no Estado pela sua sofisticação tecnológica.
Diferentemente do que foi veiculado por um site noticioso de Vitória, a comunidade de Urussuquara não é contrária ao porto. Muito pelo contrário. Existe uma grande expectativa não apenas de Urussuquara, mas de toda a população de São Mateus, do Norte e Noroeste do Espírito Santo, e ainda Sul da Bahia e Leste de Minas pela construção do CPSM, pelas oportunidades de emprego e negócio que o empreendimento vai gerar, assim como pela transformação socioeconômica que promoverá.
Como chefe de um poder municipal, a Presidência da Câmara de São Mateus mantém-se alerta quanto a manobras que visem a prejudicar o crescimento e desenvolvimento econômico e social do município e de toda a região e faz eco à reivindicação das lideranças e da população em geral de que sejam agilizadas todas as providências para o início das obras deste projeto, que será a redenção de nosso Estado.
Vários contratos estão assinados, projetos aprovados, a área do CPSM reconhecida como área portuária pelas autoridades federais, e licenças já foram concedidas na instância municipal para a instalação das primeiras unidades de geração de energia.
Sendo assim, repudiamos as manobras feitas contra o CPSM e solicitamos que nossos líderes políticos e empresariais se unam em torno desta causa, impedindo que o Norte do Espírito Santo seja colocado à margem do novo momento que vive o Brasil. Pedimos socorro aos nossos representantes no Congresso Nacional para que, junto ao Governo Federal, assegurem apoio à construção da maior plataforma logística do Sudeste, constituída pelo Porto de São Mateus e pela Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo.

Jorge Recla (Jorginho Cabeção)
Presidente da Câmara Municipal de São Mateus

Leia mais:  Recursos gastos em obras para acabar com alagamentos vão para o ralo
publicidade

São Mateus

Detran autorizará serviços de sinalização viária em São Mateus, nesta sexta-feira (23)

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) autorizará, nesta sexta-feira (23), os serviços de sinalização viária no balneário de Guriri, em São Mateus. O investimento, no valor de R$ 320.384,21, contempla a implantação e manutenção de sinalização horizontal, vertical e dispositivos auxiliares. O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira realizará a assinatura da Ordem de Serviço na Prefeitura Municipal e acompanhará a realização dos trabalhos nas vias do município.

Serviço:

Assinatura da Ordem de Serviço e início dos serviços de implantação e manutenção de sinalização em Guriri, São Mateus

Data: 23/07 (sexta-feira)

Horário: 10 horas

Local: Prefeitura Municipal

Leia mais:  São Mateus: Idosos retornam para o Lar dos Velhinhos após desinfecção do prédio da instituição
Continue lendo

São Mateus

Inauguração da nova sede da OAB é realização de sonho semeado em 2015, diz Paulo Fundão

Publicado

Ao discursar no plenário da Câmara, nesta terça-feira (20), o presidente da Casa de Leis e também advogado, Paulo Fundão comemorou a construção da Nova sede da OAB – 12ª Subseção de São Mateus, a ser inaugurada na tarde desta quinta-feira, com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho.

SONHO REALIZADO

Paulo Fundão destacou seu empenho para que o sonho da nova sede se tornasse realidade. A chapa que ele apoiou em 2015, derrotada naquele pleito, tinha como uma das principais bandeiras a nova instalação.

“Esta sede era um dos projetos da chapa que apoiamos naquele ano, com Dra Geisiane para presidente da Subseção e Rizk para a Seccional. Foi um pedido nosso, em 2015. Ele conseguiu se eleger presidente da Ordem dos Advogados no Espírito Santo em 2018. Eu pedi a ele que realizasse esse grande sonho, que construísse a sede da nossa OAB, ele não tinha prometido em campanha a nenhum advogado e, nesta quinta-feira, nós iremos inaugurar a sede. Isso é muito gratificante, ver que aquilo que você semeia e se você semeia o bem, você colhe o bem. É isso que nós temos feito e vamos fazer também em todo o nosso mandato”, afirmou Paulo Fundão, que também é advogado.

Falando como liderança política e militante do Direito, considerou a conquista muito importante para os profissionais, pois o espaço é mais amplo e moderno, localizado em frente ao Fórum da Justiça Estadual, o que permitirá um melhor acesso aos mais de 600 advogados e advogadas atendidos pela Subseção e de regiões vizinhas.

O parlamentar convidou os vereadores a acompanharem a cerimônia às16h30.
Endereço: Rua Chiquinho Bongosto, S/N, Bairro Jaqueline, ao lado do Salão do Júri do Fórum).

A 12ª Subseção é composta pelos municípios de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário. A construção da nova sede faz parte do projeto de valorização da advocacia do interior.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros Militar realiza treinamento para surfistas de Guriri
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana