conecte-se conosco


Cidades

Prefeitura de Vitória restaura mais um marco do Centro Histórico, o Edifício Morgado Horta

Publicado

A sede da Prefeitura de Vitória foi palco de um gesto de cuidado com a memória da cidade e mais uma ação de ressignificação e qualificação do Centro Histórico, na tarde desta quarta-feira (8), quando foi assinada a Ordem de Serviço para obras de manutenção e restauro do edifício Morgado Horta.

O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini e os secretários municipais de Cultura, Edu Henning e Obras, Gustavo Perin, além de representantes do Governo do Estado do Espírito Santo, assinaram a Ordem de Serviço para obras de manutenção e restauro do edifício que é parte integrante do conjunto arquitetônico localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 23, vizinho à escadaria do Palácio Anchieta.

Ordem de Serviço para restauro do Edifício Morgado Horta

O imóvel, inaugurado em 1928, já foi faculdade, recebeu lojas e já foi ponto de encontro da vida urbana. Hoje, com sua imponência ferida pelo tempo, demanda reparo. Rachaduras, esquadrias danificadas e adornos deteriorados denunciam os quase cem anos de existência que testemunharam tantas histórias da cidade. Agora, ele ganhará nova vida.

As intervenções previstas incluem restauração de fachadas e sacadas, recuperação de esquadrias de madeira e vidro, substituição de telhas quebradas, retirada de estruturas que descaracterizam a originalidade do prédio e recomposição de elementos históricos. A obra, aprovada pelos setores competentes, tem prazo de 180 dias para ser concluída.

Ordem de Serviço para restauro do Edifício Morgado Horta

O investimento de aproximadamente R$ 620 mil, conta com recursos próprios e também com recursos captados pela PMV, por meio do FunCultura, junto à Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult), dentro do programa de Coinvestimentos da Cultura – Fundo a Fundo, eixo patrimônio material, que visa fomentar a preservação de bens imóveis de relevância sociocultural, arquitetônica e histórica.

Leia mais:  Projeto Alimentar em apenas 25 dias já forneceu mais de 14 mil marmitex em Barra de São Francisco

O prédio é identificado como de interesse de preservação histórica desde o primeiro Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória, de 1984. A classificação é mantida até hoje.

“Uma sociedade que não valoriza o seu passado não tem um futuro de qualidade, não escreve a sua história. Hoje celebramos uma parceria que pensa o futuro da cidade. Cada tijolo restaurado é uma forma de reafirmar nossa identidade. Este prédio não é apenas pedra e cal, é memória, é parte da paisagem afetiva da nossa capital. Requalificar o Centro de Vitória é cuidar do nosso passado para abrir portas ao futuro”, declarou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Investimentos no Centro

O secretário municipal de Cultura, Edu Henning, relembrou os investimentos que têm sido feitos pela gestão em prol do patrimônio público e dos espaços culturais. “Ao todo alcançamos R$ 6 milhões investidos em formação artística e cultural; reforma do Mucane (Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas”); despesas e manutenções prediais dos espaços, reforma do Museu do Pescador e construção do anexo; e mais recentemente com o projeto RenovAção, que vai restaurar todos os 63 monumentos históricos da cidade”, detalhou.

Leia mais:  Saúde de Vitória é eleita melhor do Brasil e ganha "Oscar das cidades"

Ordem de Serviço para restauro do Edifício Morgado Horta

Sobre o restauro da fachada do edifício Morgado Horta, o secretário ainda completou: “a preservação do patrimônio é um ato de cidadania. Esse imóvel, que já foi sede de tantos capítulos da vida cultural e acadêmica, agora será devolvido à cidade em sua beleza original. Estamos escrevendo uma página importante de cuidado com a história e com a memória coletiva.”

Com a ordem dada, o tempo da restauração começa a contar. Em breve, o prédio que guarda quase um século de lembranças, poderá novamente se apresentar com a dignidade que sua presença histórica exige, compondo a paisagem do Centro Histórico de Vitória.

Também estiveram presentes à solenidade os parentes do fundador do prédio, Max (bisneto) e Marcos Morgado Horta (neto), além do atual proprietário da edificação, Maurício Meirelles Filho.

Estrutura

Entre as intervenções que serão realizadas, as sacadas deverão ter concretos retirados, já que estão deterioradas e com rachaduras, para retorno ao Projeto original.

Também serão retiradas as cerâmicas da mureta, a tubulação hidráulica (referente à calha), que fica aparente e tira a originalidade da fachada; as telhas quebradas, bem como a estrutura metálica platibanda. A retirada de letreiro da fachada da loja e do forro de pvc (marquise) também estão contemplados no projeto, assim como a limpeza mecânica com recomposição do revestimento e a reconsolidação dos elementos estruturais de sacada.

publicidade

Cidades

Instituto emite novo alerta de chuva forte para cidades do ES; veja lista

Publicado

Um novo alerta de chuvas fortes foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para 20 municípios do Espírito Santo nesta sexta-feira (10). O aviso atinge principalmente a região Sul do Estado.

O alerta emitido é válido até às 10h da manhã de sábado (11) e foi classificado com o grau de “perigo potencial” pelo instituto. A previsão é de chuvas intensas, de até 50 milímetros por dia, além de ventos fortes entre 40 e 60 km/h.

Em caso de rajadas de vento, as autoridades orientam que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Para mais informações, o cidadão pode contatar a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).

Além do ES, o alerta atinge outros 14 estados brasileiros em todas as regiões do país.

Confira a lista com os 20 municípios capixabas em alerta

  • Alegre;
  • Apiacá;
  • Atílio Vivacqua;
  • Bom Jesus do Norte;
  • Cachoeiro de Itapemirim;
  • Castelo;
  • Divino de São Lourenço;
  • Dores do Rio Preto;
  • Guaçuí;
  • Ibitirama;
  • Itapemirim;
  • Jerônimo Monteiro;
  • Marataízes;
  • Mimoso do Sul;
  • Muniz Freire;
  • Muqui;
  • Presidente Kennedy;
  • Rio Novo do Sul;
  • São José do Calçado;
  • Vargem Alta.
Leia mais:  Cinco dicas para o empresariado enfrentar a crise durante a pandemia

Continue lendo

Cidades

Dia Mundial da Visão: PMV aumenta oferta e zera fila de crianças a espera de exames oftalmológicos

Publicado

O Dia Mundial da Visão foi celebrado ontem, quinta-feira (9). A data tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da cegueira e da deficiência visual. A campanha é um lembrete do cuidado regular que se deve ter com os olhos e alerta para que mediante alguma alteração visual, um oftalmologista deve ser procurado.

Vitória investe de forma consistente na saúde da população, impactando positivamente nas vidas de milhares de famílias. Em julho deste ano, a capital zerou completamente a fila de espera por consultas oftalmológicas para estudantes da rede municipal. No início da atual gestão, em 2021, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens aguardavam por atendimento especializado. Esse cenário foi transformado com o programa Olhar Vitória, que leva triagem visual e acompanhamento oftalmológico diretamente às escolas municipais.

De 2021 até julho de 2025, foram realizados 60.208 exames de acuidade visual, utilizando o Teste de Snellen e a observação de sinais de dificuldade na visão. Como resultado, 12.062 alunos foram encaminhados para consulta com oftalmologista e, desses, 2.936 já receberam óculos gratuitamente.

Leia mais:  Saúde de Vitória é eleita melhor do Brasil e ganha "Oscar das cidades"

Com o convênio assinado entre a Prefeitura de Vitória e a Santa Casa de Vitória, a capital passou a ofertar mais 195 mil consultas e exames de oftalmologia por ano, disponibilizando procedimentos, inclusive aos sábados e domingos, para agilizar ainda mais o acesso da população a esses serviços.

Os atendimentos na Carreta Oftalmológica , Unidade Móvel de Saúde que esteve no Ginásio Tancredão, garantiram consultas e exames, como biomicroscopia, tonometria, potencial de acuidade visual e outros que são essenciais para avaliação da saúde dos olhos.

“É muito gratificante ver nossos esforços em melhorar a saúde da população alcançarem esses resultados. Hoje, a oferta de exames e consultas supera a demanda de pacientes. Com isso, os agendamentos são realizados em até 30 dias, em média. Esse é nosso compromisso: cuidar das pessoas”, afirma a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.

Saúde visual

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo possuem alguma deficiência visual, e aproximadamente 80% dos casos poderiam ser evitados ou até mesmo tratados. No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 19% da população brasileira têm algum tipo de deficiência visual.

Leia mais:  EDP realiza feirão de negociação com condições especiais de parcelamento e isenção na correção de juros  

As principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos no Brasil pelos oftalmologistas, segundo o Ministério da Saúde, são: cataratas; glaucoma; conjuntivite; retinopatia diabética;  degeneração macular relacionada à idade; erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia).

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana