conecte-se conosco


Política e Governo

Prodest desenvolve sistema para Iases acompanhar jornada socioeducativa de jovens e adolescentes

Publicado

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu, por meio da Gerência de Sistemas (Gesin), o Sistema de Atendimento Socioeducativo (SAS) para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A ferramenta permite acompanhar a jornada socioeducativa de adolescentes e jovens atendidos pela instituição.

Com a implementação do SAS, é possível verificar o cumprimento de programas e medidas socioeducativas nas unidades do Iases, como cursos, oficinas, aprendizado escolar, palestras, atividades físicas, movimentação para audiências, visitas, entre outras.

Outra vantagem da solução é permitir ao Iases, em tempo real, saber a movimentação e as atividades em execução de cada socioeducando, o que contribui para um desenvolvimento de um trabalho mais efetivo com os adolescentes, jovens e familiares.

Atualmente, o Sistema de Atendimento Socioeducativo está implementado em 4 unidades do Estado, atendendo e sistematizando a jornada socioeducativa de 230 adolescentes. Com a ferramenta, a instituição tem um cenário mais favorável para garantir aos socioeducandos o acesso a direitos fundamentais, como saúde, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte e lazer.

Leia mais:  Disputa em Colatina: 4 cotados e 3 indefinições

Dessa forma, o Iases tem mais condições de executar as atividades com os socioeducandos, de acordo com as regras estipuladas em legislações, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Melhorias

De acordo com o subgerente de Sistemas do Prodest, Cleufis Rangel Moura Pianco, estão previstas algumas melhorias no SAS. Elas contemplam a migração dados do Siases 1.0, a criação de novos relatórios de Auditoria e a construção de áreas ligadas aos segmentos de segurança, processos jurídicos, pedagógico, social, administrativo e atendimentos socioeducativos. 

Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Azeredo Cornélio, o uso da tecnologia tem contribuído bastante para os gestores públicos tomarem decisões mais acertadas sobre as ações necessárias para atingir melhores resultados. “A partir de informações corretas e atualizadas, fica mais simples identificar oportunidades de aprimoramento. E isso permite superar dificuldades e encontrar as soluções mais adequadas para os cidadãos”, enfatizou.

“A parceria entre Iases e Prodest vem produzindo excelentes frutos e o SAS é mais um deles.  Além de ser mais abrangente e intuitivo, esse sistema vai proporcionar a sistematização dos dados para desenvolvermos ações mais objetivas e eficazes no atendimento aos adolescentes e jovens.  Sem dúvida, ele qualificará ainda mais o nosso trabalho”, afirmou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.

Leia mais:  Bruno destaca   benefício à população   atingida pela chuva,   e faz alerta a prefeitos 

“A parceria com o Prodest é fundamental para a modernização da gestão das unidades, pois permite aos gerentes acompanhar por meio de relatórios do SAS as atividades diárias podendo concentrar esforços onde necessita de um pouco mais de atenção. É, sem dúvidas, a garantia de direitos aos socioeducandos”, avaliou o gerente técnico do Iases, Rômulo Luis Telles.

publicidade

Política e Governo

TRE-ES permite que Callegari deixe o PL sem perder o mandato; “rumo ao Senado”

Publicado

Deputado estadual teve a anuência do partido e por isso continua na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Por unanimidade, o pedido de desfiliação partidária do deputado estadual Wellington Callegari foi aprovado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) nesta segunda-feira (6). Sem perder o mandato, o parlamentar deixa o PL para se filiar ao DC.

O pedido, apresentado à corte em agosto deste ano, se justifica pelo objetivo de Callegari de estar em um partido que o permita concorrer ao Senado nas eleições de 2026. A candidata à Casa Alta do PL é a filha do senador Magno Malta, Maguinha.

À reportagem, Callegari disse estar satisfeito com a decisão do TRE-ES. “O próximo passo é a filiação oficial ao DC e continuar o trabalho rumo ao Senado.”

O deputado recebeu a anuência do presidente estadual do PL para se desfiliar. Na carta assinada por Magno Malta, consta que o partido “não possui interesse na manutenção do vínculo partidário” e também não iria reivindicar a vaga na Assembleia Legislativa do Estado (Ales).

Leia mais:  Disputa em Colatina: 4 cotados e 3 indefinições

A Constituição estabelece que a autorização do partido faz com que o ato não configure infidelidade partidária e não implique na perda do mandato.

Eleições de 2026

Segundo o deputado, o DC vai ter chapa completa para disputar as eleições do ano que vem, com candidatos a deputado estadual, federal e senador.

Para o governo do Espírito Santo, o posicionamento ainda não está definido, mas o parlamentar afirma que não andarão com candidatos “da esquerda”.

Continue lendo

Política e Governo

Casagrande elogia reunião entre Trump e Lula sobre tarifas e prega “diálogo e cooperação”

Publicado

Casagrande comemorou a conversa entre Lula e Trump nesta segunda-feira (6). Eles falaram sobre tarifas, comércio e futuros encontros

O governador do ES, Renato Casagrande, elogiou a reunião realizada entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesse sentido, o encontro tratou das tarifas impostas a produtos brasileiros e taxas.

Entre os temas da reunião, feita por videochamada, estão o tarifaço, conexões comerciais, comércio bilateral e futuros encontros entre os governantes.

Do mesmo modo, durante a publicação realizada por meio da rede social “X”, nesta segunda (6), o governador afirmou que a reunião é “animadora”.

Casagrande também pontuou que as relações devem ser guiadas pelo “diálogo e pela cooperação, não por barreiras que prejudiquem o comércio e os empregos”. Confira a publicação:

Foto: @Casagrande_ES/X

O que diz o Palácio do Planalto sobre o encontro?

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, na manhã desta segunda (6), a conversa durou cerca de 30 minutos. Do mesmo modo, teve tom amistoso. “Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”.

Durante a conversa, Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis. Ou seja, o presidente brasileiro citou a amizade de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente.

Lula recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

Nota do Palácio do Planalto

O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações. Ele deverá conversar com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Leia mais:  Arnaldinho Borgo participa de lançamento do programa Agenda do Prefeito + Brasil

Além disso, os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve.

O presidente Lula aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Palácio do Planalto

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana