conecte-se conosco


Cidades

Vitória recebe I Seminário de Queijos Especiais

Publicado

Começou nesta segunda-feira (09) o I Seminário de Queijos Especiais, em Vitória, reunindo especialistas do segmento para falar sobre o tema. O encontro, promovido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), segue até esta terça-feira (10) e tem como foco a capacitação de profissionais do setor.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Enio Bergoli, destacou que a agroindústria é a principal atividade não agrícola presente no meio rural capixaba. “E, dentro dela, a produção de queijos se destaca de forma significativa. As queijarias representam cerca de 40% das agroindústrias de processo artesanal no Espírito Santo, o que justifica a atenção especial que temos dado ao setor, com uma série de programas e projetos voltados ao seu fortalecimento”, observou.

“É um segmento que agrega valor e identidade à produção rural. O desafio agora é avançar na padronização e na inspeção, criando mecanismos que permitam regularizar e ampliar a comercialização desses produtos, com qualidade e dentro da legalidade”, frisou o secretário Enio Bergoli.

De acordo com o diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, o objetivo é oferecer aos produtores rurais orientações de alto nível. “Com isso, eles terão a possibilidade de agregar valor aos seus produtos e ampliar a renda, estando alinhados às exigências sanitárias preconizadas pelos órgãos de fiscalização para oferecer um alimento seguro à população”, destacou Monteiro.

Leia mais:  Iema publica instrução normativa para auxiliar municípios afetados pela chuva

O diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, ressaltou a relevância de trazer esse tipo de conhecimento para os produtores capixabas. “O Espírito Santo já tem um caminho significativo na produção de queijos, mas ainda há um grande potencial a ser explorado. Por isso resolvemos contribuir, trazendo um time de especialistas e outras experiências, para enriquecer essa jornada e auxiliar na formação de conhecimento relacionado ao setor. Acreditamos que esse é um passo inicial, mas muito importante, para o desenvolvimento da produção de queijos especiais no Estado”, pontuou Chagas.

Palestra magna

A palestra magna ficou por conta do criador e apresentador do programa “Que seja eterno enquanto cure”, Dudu Prado, com o tema “O poder do queijo autoral”. “A ideia é mostrar que o autoral não segue receita, mas intuição, solo e alma. O autoral é o que se faz com verdade. Além disso, a autenticidade cria produtos únicos, preservando tradições”, pontuou.

Na sequência, o professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Dirlei Molinari, apresentou a palestra “Cuidados com a matéria-prima: como obter um leite de qualidade (BPA e BPF)”; e Jackson Fernando, coordenador de projeto de pesquisa de caracterização dos queijos artesanais, da Seag, falou sobre “Cuidados indispensáveis na produção de queijos e realidade do Espírito Santo”.

Leia mais:  Montanha tem primeira escola com salas equipadas com smart tvs e ar condicionado

À tarde, as palestras foram sobre a qualidade do leite no Brasil, destacando o papel estratégico dos laboratórios de análise, com Priscila Firmino, do Idaf, e sobre a experiência mineira na regulamentação de queijos especiais, com Milton Nunes, gerente do Departamento Técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Além dos produtores rurais, o evento também foi destinado aos profissionais que atuam nos serviços de inspeção sanitária animal dos municípios e outras instituições relacionadas ao tema.

O I Seminário de Queijos Especiais contou com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-ES), da Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (sistema OCB-ES) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Espírito Santo (Sicoob ES).

Acompanhe a programação do segundo dia aqui: http://sistemas.idaf.es.gov.br/seminario-queijos-especiais-es/index.php.

publicidade

Cidades

Projeto de Vila Velha leva atendimento a mulheres em situação de rua nesta terça-feira

Publicado

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha lançou o projeto “Ponte de Cuidado”, iniciativa que tem como objetivo ampliar o acesso de mulheres em situação de rua aos exames preventivos do câncer do colo do útero.  O projeto será executado pela equipe do programa Consultório na Rua de Vila Velha.
 
As atividades serão realizadas em locais estratégicos onde há maior concentração dessa população, com o objetivo de garantir acolhimento, escuta qualificada e acesso a serviços de saúde essenciais. A  primeira ação será no dia 28 de outubro (terça-feira), às 8 horas, no Centro Pop, no bairro Divino Espírito Santo.
 
A ação contará com o apoio do Carro Rosa, unidade móvel da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha. No atendimento, as equipes do Consultório na Rua farão anamnese, coleta do exame citopatológico (Papanicolau) e encaminhamentos necessários para outros serviços de saúde.
 
Sobre o Consultório na Rua

O Consultório na Rua de Vila Velha atua em pontos estratégicos da cidade, com atendimentos planejados e acolhimento inicial da população em situação de vulnerabilidade. Após o cadastro, a equipe realiza atendimento multidisciplinar, que inclui acompanhamento de doenças crônicas, cuidados em saúde mental e redução de danos, prevenção e tratamento de hanseníase e tuberculose, além de vacinação e testes rápidos.

Leia mais:  Ação do Procon de Linhares verifica se postos de combustíveis repassam variações de preço a consumidores 

Continue lendo

Cidades

Cariacica abre mais de 25 mil vagas para consultas médicas e odontológicas em novembro

Publicado

A vagas para consultas médicas e odontológicas na rede municipal de saúde podem ser agendadas pelo site minhasaude.cariacica.es.gov.br ou pelo aplicativo Cariacica Digital

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abre a partir das 14 horas deste sábado (25), mais de 25 mil vagas para consultas médicas e odontológicas na rede municipal de saúde. Os agendamentos podem ser feitos pelo site minhasaude.cariacica.es.gov.br ou pelo aplicativo Cariacica Digital.

Para o agendamento online, serão disponibilizadas 12.456 consultas médicas e 781 consultas odontológicas. Além do agendamento online, as Unidades Básicas de Saúde do município também oferecem aproximadamente 12.340 consultas presenciais, contemplando atendimentos de acompanhamento e retorno em pré-natal, puericultura, saúde da criança, saúde do idoso e Hiperdia, preventivos e visitas domiciliares. Ao todo, serão ofertadas 28.513 consultas ao longo do mês de outubro.

As consultas médicas serão disponibilizadas nas 30 Unidades Básicas de Saúde. Já os atendimentos odontológicos, oferecidos em 18 UBS, incluem procedimentos de rotina como limpeza, aplicação de flúor, restaurações e raspagem de tártaro.

Leia mais:  Programa de castração gratuita da Prefeitura de Linhares continua com inscrições abertas

Os moradores que não possuem acesso à internet podem agendar diretamente na recepção de sua Unidade Básica de Saúde (UBS). As vagas permanecem disponíveis até o preenchimento total dos agendamentos.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana