conecte-se conosco


Internacional

EUA ameaçam retomar sanções contra Venezuela se Maduro quebrar compromissos eleitorais

Publicado

A declaração acontece após a Justiça venezuelana suspender o resultado das primárias da oposição

Os Estados Unidos ameaçaram nesta terça-feira, 31, retomar as sanções contra a Venezuela caso o governo de Nicolás Maduro quebre os compromissos eleitorais. De acordo com o Secretário do Departamento de Estado norte-americano, Antony Blinken, se o presidente venezuelano não garantir um pleito democrático para 2024, “medidas serão tomadas”. “Fomos muito claros sobre isso.

Não terão carta branca para realizar ações que estejam em contradição com os compromissos que assumiram para avançar rumo a eleições livres e justas, que é um objetivo partilhado que temos com a oposição”, disse Blinken. A declaração acontece após o Supremo Tribunal da Venezuela suspender o resultado das primárias da oposição, realizadas em 22 de outubro e que terminou com a vitória de María Corina Machado. Maduro, seu partido e o resto das autoridades alegaram que a oposição inflacionou os números e não reconheceu o processo.

Na metade deste mês, os EUA aliviaram temporariamente as sanções sobre o petróleo, gás e ouro da Venezuela. A decisão ocorreu depois que o governo do presidente Nicolás Maduro e a oposição fecharam um acordo sobre as eleições de 2024, solicitando o fim das inabilitações de políticos e a libertação dos presos políticos.

Leia mais:  Mulher passa mal por meses e descobre ter camisinha no pulmão; entenda

Na decisão, Washington emitiu uma licença de seis meses que “autoriza temporariamente transações relacionadas ao setor de petróleo e gás na Venezuela”, que será renovada apenas se Caracas honrar seus compromissos. O embargo petroleiro estava em vigor desde abril de 2019 e limitava a comercialização, vital para a economia do país. Uma segunda licença autoriza transações com a estatal venezuelana Minerven, para “reduzir o comércio de ouro no mercado negro”.

Também foram alteradas duas licenças “para eliminar a proibição da negociação secundária de certos títulos da PDVSA”, estatal venezuelana do petróleo. A proibição da negociação no mercado primário continuará em vigor. Na ocasião, Maduro expressou satisfação com as medidas, anunciadas após meses de negociações nos bastidores.

publicidade

Internacional

Vídeo: Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado em atentado

Publicado

De acordo com informações das autoridades locais, o primeiro-ministro está em condição crítica e sua vida corre perigo, após receber “vários disparos”

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi alvo de um atentado nesta quarta-feira (15), após uma reunião de gabinete na cidade de Handlova. Segundo informações da imprensa local, Fico foi baleado e encontra-se hospitalizado. O jornal Dennik N daily relatou que o primeiro-ministro foi escoltado por seus seguranças até um veículo, enquanto um suspeito foi detido pela polícia. Fico está sendo transferido à capital, Bratislava, indicou a diretora do centro médico. “Neste momento, o primeiro-ministro está em condição crítica e sua vida corre perigo, após receber vários disparos em um estado no qual sua vida está em perigo”, indicou o governo em nota, que qualificou o ataque de “tentativa de assassinato”.

Leia mais:  Rei Charles III é coroado e tem desafio de impedir fragmentação do Reino Unido
Continue lendo

Internacional

Vídeo: Bebê de um ano escapa de casa engatinhando com seu cachorro e é salvo pela polícia

Publicado

Quando encontraram a mãe do bebê, ela estava “consternada, porque não tinha percebido o que havia acontecido”

Durante a madrugada desta terça-feira, os policiais de Córdoba se depararam com uma surpresa incomum. Algo se movia por uma rua de terra no bairro Villa La Lonja: um bebê de apenas um ano de idade rastejava, acompanhado apenas por seu cachorro. Em meio a uma noite fresca, e graças à ajuda dos moradores, os policiais começaram uma busca casa por casa até encontrarem a casa do menor. Segundo a mãe do bebê disse aos policiais, afirmando que não havia percebido a ausência de seu filho, ela adormeceu profundamente e foi então que ele escapou pela porta.

Tudo começou por volta das 3h30 da madrugada, quando as câmeras de segurança detectaram um menino sozinho rastejando em uma rua de terra, nas proximidades do cruzamento entre Manuel Astrada e Río Negro. “Uma patrulha que temos na área se aproximou do local”, disse o subcomissário Ariel Britos da polícia de Córdoba em conversa com o TN. Uma vez garantido o bebê, os policiais começaram então a investigar nas residências localizadas ao lado de uma estrada para ver se o menor vinha de lá.

Leia mais:  Rei Charles III é coroado e tem desafio de impedir fragmentação do Reino Unido

Pouco a pouco, os moradores começaram a se aproximar. Uma mulher até chegou com um casaco para agasalhar o bebê; também colocaram novas meias nele. Até houve aplausos, como se fosse uma criança perdida em uma praia, para encontrar o responsável pelo menor.

Bebê de um ano escapa de casa engatinhando com seu cachorro e é salvo pela polícia, na ArgentinaQuando encontraram a mãe do bebê, ela estava “consternada, porque não tinha percebido o que havia acontecido”, disse o subcomissário. Ao entrevistá-la, sempre de acordo com o oficial Britos, a mulher de 24 anos disse que estava dormindo e cobrindo o menino quando adormeceu profundamente. Nem ela nem seu parceiro perceberam que seu filho não estava na casa.

— Parece que o menino escorregou e o cachorrinho deles conseguiu abrir uma porta. Parece que o cão tem o hábito de fazer isso”, acrescentou Britos. O subcomissário destacou que a história poderia ter tido um final completamente diferente porque o menino, que rastejou cerca de 70 metros de sua casa até onde foi encontrado, estava muito perto de chegar a uma estrada movimentada. “O cachorro nunca se afastou da criança, sempre esteve ao seu lado — disse o oficial.

Leia mais:  Neblina pode ter colaborado para acidente que matou Kobe Bryant

Vídeos

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana