Os estudantes da rede municipal de Cariacica já estão utilizando o kit pedagógico “Trânsito Legal”, material distribuído pela Prefeitura com o objetivo de transformar as crianças em agentes multiplicadores de boas práticas nas ruas. O projeto contempla todas as turmas de 4 e 5 anos da Educação Infantil, além dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
O material foi elaborado para tornar o aprendizado sobre mobilidade urbana algo dinâmico e significativo, aproximando os estudantes de situações reais do cotidiano da cidade. O kit é composto por um livro de apoio com unidades temáticas sobre os espaços urbanos e um jogo de tabuleiro educativo, que utiliza personagens e placas de sinalização para simular desafios de mobilidade de forma lúdica.
A secretária de Educação, Luzian Belisario, destaca que o uso do material em sala de aula é peça-chave para formar cidadãos mais conscientes. “Nosso foco é promover a formação de atitudes seguras, responsáveis e cidadãs no trânsito. Queremos articular o uso do kit ‘Trânsito Legal’ às práticas pedagógicas de forma lúdica, respeitando as especificidades da infância”, disse.
Com os livros e jogos já integrados à rotina escolar, os professores exploram o tema por meio de brincadeiras, observações e leitura de imagens. A iniciativa incentiva comportamentos de cuidado e autoproteção, permitindo que os alunos reconheçam os trajetos e elementos da cidade, ampliando sua compreensão sobre segurança e convivência social desde os primeiros anos escolares.
A manhã de sexta-feira (08) foi marcada por emoção e reconhecimento na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Augusto Luciano, em Cariacica-Sede, durante a inauguração da Biblioteca Arildo Gimenes Rodrigues. O espaço passa a levar o nome do professor e doutor que construiu uma trajetória histórica na educação do município e deixou marcas profundas na vida de estudantes, professores e moradores da região.
Ao longo de sua caminhada, Dr. Arildo dedicou mais de seis décadas ao ensino, contribuindo para o fortalecimento da educação em Cariacica. Ele atuou como diretor das unidades Prof. Augusto Luciano, São João Batista e Eulália Moreira, tornando-se uma referência de compromisso, humanidade e amor pelo conhecimento.
Durante a cerimônia, o homenageado, de 88 anos, não escondeu a emoção ao retornar à escola que fez parte de sua história profissional. “Que emoção voltar no Augusto Luciano e ter uma biblioteca com o meu nome. A história da minha vida foi a educação. Eu fui diretor do complexo do qual estava incluído o Augusto Luciano. Então, ela faz parte da minha vida”, finaliza.
A cerimônia de inauguração também contou com a participação da equipe pedagógica da escola, representantes de todas as turmas, e líderes e vice-líderes representando as turmas. Além disso, o encontro contou ainda com a apresentação de música dos estudantes da escola, e com um momento de contação de história com a participação de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental.
Filho de Cariacica Sede, Dr. Arildo destacou o carinho que mantém pela comunidade onde nasceu e criou os filhos. “São 62 anos de jornada. Nasci em Cariacica Sede, criei meus filhos aqui e amo esse bairro. Ver uma biblioteca com meu nome, sendo homenageado ainda em vida, me deixa lisonjeado e emocionado. Vou guardar essa lembrança na parte mais profunda do meu coração”, conta.
Para a secretária municipal de Educação, Luzian Belisario, essa homenagem representa o reconhecimento a uma vida inteira dedicada à transformação social por meio da educação. “A trajetória do professor Arildo inspira gerações. Dar o nome dele a esta biblioteca é eternizar um legado de dedicação, acolhimento e compromisso com o ensino público de qualidade. Queremos que os alunos conheçam essa história e entendam o valor da educação na construção de vidas e sonhos”, afirma.
Quem está em busca de uma oportunidade de trabalho terá uma nova chance a partir de segunda-feira (11). A Agência do Trabalhador de Cariacica disponibilizará mais de mil vagas de emprego para diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Do total de oportunidades, 68 são destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD), reforçando a inclusão no mercado de trabalho.
As vagas contemplam diversos perfis profissionais e prometem movimentar a procura por emprego no município ao longo da semana. Entre elas estão atendente de relacionamento, assistente de planejamento, montador, caixa, auxiliar administrativo, faturista, assistente de TI, analista de processo, recepcionista e muitas outras vagas. Além disso, também há oportunidade para estágio em nível médio e superior.
Para se candidatar a uma das vagas é necessário preencher um formulário online, que estará disponível no final da página, e enviar para o e-mail [email protected], com o código da vaga e a função no assunto. Já quem prefere atendimento presencial deve comparecer à Agência do Trabalhador, no Centro Administrativo, localizado na Avenida Alice Coutinho, nº 109, no bairro Vera Cruz, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.