conecte-se conosco


Política Nacional

Futura divulga nova pesquisa para presidente; veja os números

Publicado

Nova pesquisa mostra Lula (PT) na frente de Flávio Bolsonaro (PL) no primeiro e no segundo turno; veja todos os resultados

A pesquisa eleitoral de junho realizada pela Futura Inteligência e divulgada nesta terça-feira (16) mostra o cenário atual da disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) na corrida para a presidência da República nas Eleições 2026.

Segundo a pesquisa, Lula aparece na frente de Flávio no 1º e no 2º turno. Os resultados espontâneos mostram uma diferença de 12 pontos percentuais a favor do petista. Já nos cenários estimulados, o atual presidente tem cerca de 7 pontos a mais no 1º turno e 5 no 2º.

Na espontânea, quando o entrevistado é perguntado em quem vai votar sem apresentar opções, Lula aparece com 38% das intenções de voto e Flávio Bolsonaro com 26%. Os indecisos são 18,7% e os votos em branco ou nulo, 7,1%.

Em relação à última pesquisa, divulgada em 22 de maio, o petista tinha 37,9% e o bolsonarista 24,9%. Já em 11 de maio, eram 34,9% para o atual presidente e 27,8% para o senador.

Quanto aos cenários de 1º turno, Lula leva vantagem sobre Flávio nos dois cenários em que ambos aparecem como opções, sendo 41,6% a 34,1% no cenário 1 e 39,8% a 32,8% no cenário 2.

No 2º turno, o petista venceria o bolsonarista por 48,1% contra 42,9%. Esta é a segunda pesquisa da Futura que aponta vitória de Lula. Nos três resultados anteriores, houve empate técnico ou vitória de Flávio.

A pesquisa também aponta que o terceiro pré-candidato mais citado é Romeu Zema (Novo), com 2%, seguido de Ronaldo Caiado (PSD), com 1,9%, e Renan Santos (Missão), com 1,8%. Os demais pré-candidatos somam menos de 1 ponto, mas todos estes estão empatados na margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais e para menos.

Veja os resultados da pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, Lula (PT) aparece na frente com 38% das intenções de voto. O segundo pré-candidato mais citado é Flávio Bolsonaro (PL), com 26%.

Leia mais:  Prévia da inflação volta a acelerar em fevereiro, com alta das mensalidades escolares

Na sequência, aparecem os indecisos, que não sabem ou não responderam (18,7%); votos nulo, branco ou em ninguém (7,1%); e outros nomes (2,8%).

Os demais nomes citados são: Romeu Zema (Novo), 2%; Ronaldo Caiado (PSD), 1,9%; Renan Santos (Missão), 1,8%; Jair Bolsonaro (PL), 0,9%; Augusto Cury (Avante), 0,3%; Ratinho Jr. (PSD), 0,2%; Aécio Neves (PSDB), 0,1%; Cabo Daciolo (Mobiliza), 0,1%; Joaquim Barbosa (DC), 0,1%.

Veja todos os cenários de 1º turno

A pesquisa desenhou três possíveis cenários para o primeiro turno. Lula fica em primeiro nas três simulações.

Cenário 1

No primeiro deles, aparecem Lula, Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Renan Santos, Joaquim Barbosa, Cabo Daciolo e Augusto Cury. O pré-candidato petista leva vantagem sobre Flávio: 41,6% a 34,1%. Caiado fica em terceiro, com 4,5%, mas empatado tecnicamente com todos os outros pré-candidatos.

Cenário 2

No segundo cenário, Renan Santos, Joaquim Barbosa, Augusto Cury e Cabo Daciolo saem. Nesse caso, Lula e Flávio ficam com 39,8% a 32,8%, respectivamente. Ronaldo Caiado aparece com 8,5%, Romeu Zema, 5,3%, e Renan Santos, 3,5%.

Cenário 3

No terceiro, Flávio Bolsonaro não aparece como uma das opções. Assim, Lula fica com 42,7%, Caiado em segundo com 16,5%, Zema em terceiro com 13,3% e Renan Santos em quarto com 6,1%.

Possíveis confrontos de 2º turno

Nesta pesquisa, a Futura Inteligência listou 11 cenários de segundo turno. Enquanto Lula vence todos os adversários, Flávio vence quatro dos cinco cenários em que aparece.

Lula (PT) x Flávio Bolsonaro (PL)

O primeiro cenário coloca Lula e Flávio Bolsonaro frente a frente, com vantagem de 5,2 pontos percentuais para o petista: 48,1% a 42,9%.

Lula (PT) x Ronaldo Caiado (PSD)

O atual presidente também vence Caiado no segundo cenário, com 45% contra 36,3%.

Leia mais:  Conheça ações lançadas pelo Governo Federal para a proteção de crianças e adolescentes

Lula (PT) x Romeu Zema (Novo)

No terceiro cenário de segundo turno pesquisado, Lula vence Zema com 48,5% contra 34,9%.

Lula (PT) x Renan Santos (Missão)

Já o quarto cenário pesquisado pela Futura aponta vitória de Lula contra Renan Santos por 48,3% a 30,8%.

Lula (PT) x Tereza Cristina (PP)

No cenário 5, diante de Tereza Cristina, do PP, Lula vence com 48,5% contra 29,2%.

Lula (PT) x Michelle Bolsonaro (PL)

Numa eventual disputa entre Lula e Michelle Bolsonaro, do PL, o petista venceria com 48% contra 42,4% da ex-primeira-dama.

Flávio Bolsonaro (PL) x Romeu Zema (Novo)

No sétimo cenário pesquisado, o senador Flávio Bolsonaro vence Zema num eventual segundo turno por 40,5% a 30,3%.

Flávio Bolsonaro (PL) x Ronaldo Caiado (PSD)

Numa eventual disputa contra Ronaldo Caiado, Flávio Bolsonaro venceria o embate com 40,3% contra 32,4%.

Flávio Bolsonaro (PL) x Renan Santos (Missão)

No nono cenário pesquisado, Flávio Bolsonaro venceria Renan Santos com 42% contra 29,2%.

Flávio Bolsonaro (PL) x Fernando Haddad (PT)

Se Lula ficar fora da disputa e o candidato no segundo turno for Fernando Haddad, do PT, Flávio Bolsonaro venceria por 43,9% a 38,9%.

Ronaldo Caiado (PSD) x Romeu Zema (Novo)

A pesquisa também simulou um segundo turno entre Romeu Zema e Ronaldo Caiado, que ficam em empate técnico, sendo 30% para o pré-candidato do Novo e 29,7% para o do PSD. Os votos em ninguém, branco ou nulo são 34,5%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01461/2026. Ela foi realizada por telefone com 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, de 861 cidades, de todas as regiões do Brasil, entre os dias 8 e 12 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O índice de confiança é de 95%.

publicidade

Política Nacional

Zema é desconvidado de encontro do Novo em Santa Catarina

Publicado

O pré-candidato à Presidência da República e ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), não irá mais participar de um encontro estadual do Partido Novo em Santa Catarina, tendo sido desconvidado pela legenda.

A informação de que o diretório catarinense do partido cancelou o convite ao mineiro foi confirmada pela diretoria de comunicação da legenda ao jornal Estado de Minas. O evento está programado para ocorrer no início de julho.

Segundo o partido, a medida está relacionada a recentes posicionamentos do ex-governador, considerados incompatíveis com a estratégia local de fortalecer a união das forças de direita com o objetivo de derrotar o PT nas próximas eleições.

No estado, Novo e PL mantêm uma aliança política e trabalham na formação de uma chapa para a disputa do governo catarinense. O ex-vice-prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), é apontado como pré-candidato ao governo, enquanto o atual governador, Jorginho Mello (PL), deverá concorrer ao cargo de vice.

A controvérsia ganhou força após declarações de Zema durante entrevista ao portal Brasil Paralelo, divulgada na última sexta-feira (12). Ao comentar a relação entre o senador Flávio Bolsonaro (PL) e o empresário Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, o mineiro afirmou que pessoas que mantêm proximidade com indivíduos investigados devem ser observadas com cautela.

Leia mais:  Ofícios provam que governo do RJ pediu apoio federal

Flávio Bolsonaro e Vorcaro estiveram juntos após a primeira prisão do empresário, ocorrida em 2025 durante investigações sobre supostas fraudes bancárias. Além disso, Vorcaro financiou, com mais de R$ 60 milhões, a produção do filme biográfico Dark Horse, centrado na trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Durante a entrevista, Zema também mencionou uma doação de R$ 1 milhão feita por Henrique Vorcaro, pai de Daniel, ao Partido Novo em 2022. O ex-governador afirmou acreditar que o PL teria recebido valores superiores e destacou que a quantia destinada ao Novo foi limitada em razão da postura rigorosa da legenda no combate à corrupção.

As declarações provocaram reação de Eduardo Bolsonaro (PL), ex-deputado federal e irmão de Flávio Bolsonaro. Em publicação na rede social X, ele criticou Zema e defendeu o rompimento das alianças entre PL e Novo em todo o país.

– Por mim, rompia geral com o Partido Novo – afirmou Eduardo.

Zema, por sua vez, declarou na segunda (15), que não acredita em um rompimento entre os partidos.

Leia mais:  Prévia da inflação volta a acelerar em fevereiro, com alta das mensalidades escolares

Continue lendo

Política Nacional

BTG/Nexus: Apenas 19% avalia economia do governo como boa

Publicado

Cerca de 49% classifica como ruim ou péssima

A maioria dos brasileiros, 49%, acredita que a situação econômica do país é ruim ou péssima. É o que aponta pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (15).

Segundo o levantamento, são 19% os eleitores que consideram a economia brasileira como ótima ou boa, enquanto 31% acham que a situação está regular. Não sabem ou não responderam somam 1%.

A pesquisa também mostra que 42% dos brasileiros dizem não estar endividados, enquanto 33% dizem ter compromissos financeiros, mas estão adimplentes, e 25% têm dívidas atrasadas há mais de 30 dias.

O Nexus ouviu 2.017 entrevistados, por telefone, nas 27 unidades da Federação, de 12 a 14 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06645/2026.

Leia mais:  Conheça ações lançadas pelo Governo Federal para a proteção de crianças e adolescentes
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana