conecte-se conosco


Cidades

Pancas registra quatro tremores de terra em menos de cinco horas, afirma rede sismográfica

Publicado

O tremores de baixa magnitude foram registrados entre 20h14 e 00h30

O município de Pancas, situado na região Noroeste do Espírito Santo, registrou um total de quatro tremores de terra entre os períodos de 20h14 e 00h30. O primeiro tremor foi sentido por alguns moradores da localidade de Laginha na noite da última terça-feira (13).

O que fazer em Pancas - ES: Pontões Capixabas - Viagens e Caminhos

Os tremores foram confirmados pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e detectados pelo Centro de Sismologia da USP. O primeiro tremor, registrado às 20h14 foi sentido pelos moradores. Este é o terceiro abalo sísmico registrado na região em um intervalo de dois meses.

De acordo com a RSBR o tremor em Pancas apresentou magnitude de 1.4 na escala Richter, classificação considerada baixa.

Além desta ocorrência, a rede sismográfica também apontou o surgimento de outros três tremores de menor magnitude entre 23 horas e 00h30.

Histórico de tremores no ES

No dia 12 de maio deste ano, moradores da mesma região presenciaram um forte estrondo, seguido de um tremor de terra. Apesar do susto, não houve registro de danos físicos ou materiais.

A Rede Sismográfica Brasileira informou que o abalo sísmico aconteceu em Águia Branca, cidade vizinha de Pancas. O tremor foi 1.3 pontos de magnitude, que é uma classificação considerada baixa.

Duas semanas depois, no dia 26 de maio, a terra voltou a tremer em Pancas. O novo abalo sísmico também foi registrado na região pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). 

Em 2020, um leve tremor de terra de magnitude 2.0 foi sentido por moradores das cidades de Vitória, Vila Velha e Serra no mês de junho. Nas redes sociais, muitas pessoas relataram que ouviram um barulho semelhante a um trovão e janelas tremendo.

A estação da Rede Sismográfica Brasileira registrou o evento, que foi o terceiro tremor de terra registrado no estado do Espírito Santo em 2020. O primeiro tremor ocorreu no dia 24 de fevereiro em Ecoporanga, e teve magnitude de 1.8.

Já o segundo evento foi no dia 17 de maio, de magnitude 2,8, registrado na Plataforma Continental do Espírito Santo, no norte capixaba, a 350 milhas da Bahia. O Corpo de Bombeiros informou que não recebeu nenhum acionamento.

Leia mais:  Instituto emite alerta de chuva intensa e ventos fortes para mais de 30 municípios do ES
publicidade

Cidades

Prefeito de Água Doce do Norte, Abrão Linconl inaugura SAMU 24h

Publicado

O prefeito de Água Doce do Norte, Abraão Lincol (PSD), inaugurou na manhã desta segunda-feira, (02) de agosto de 2021, a base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192.

“Uma grande conquista para nossa cidade. Médico 24hs. Atendimento Samu 24hs já é uma realidade que venha muitas e muitas outras coisas, Água Doce voltando a crescer”, disse o prefeito Abraão Lincol. árias pessoas estiveram presentes, bem como segmentos sociais e vereadores.

 

Leia mais:  Sem sair de casa! Serasa promete limpar nome por R$100 em feirão online
Continue lendo

Cidades

Governo do Estado abre 26 mil vagas em cursos de qualificação profissional on-line e gratuitos

Publicado

O Governo do Espírito Santo abriu, nesta terça-feira (03), as inscrições para 26 mil vagas de qualificação profissional. Os cursos, que fazem parte do programa Qualificar ES, são on-line e destinados a moradores de todo o Estado. Uma novidade do edital é o lançamento dos cursos de Assistente de Recursos Humanos e Elaboração de Projetos On-line.

As inscrições seguem até o dia 10 de agosto, no site www.qualificar.es.gov.br. Podem concorrer pessoas com idade mínima de 16 anos completos na data do lançamento do edital, acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na internet. No caso do curso de Cuidador de Idosos, a idade mínima necessária é de 18 anos.

“Os dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, mostram um saldo de 6.010 postos de trabalho no Espírito Santo no mês de junho. No ano de 2021, já são mais de 30 mil novos vínculos de trabalho no Estado. Já estamos vendo a retomada da geração de empregos, um dos sinais de recuperação econômica. Neste processo, os capixabas também precisam gerar renda própria, seja por meio da ocupação dessas vagas, seja se lançando no mundo do empreendedorismo. O governador Renato Casagrande acredita que é por meio da educação e da qualificação profissional que o Governo garante aos capixabas a oportunidade de crescimento. Este é o papel do programa Qualificar ES”, ressaltou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann.

São 2 mil oportunidades em cada um dos 13 diferentes cursos, todos com carga horária de 120 horas. É permitida a realização de uma inscrição por CPF e e-mail, em uma opção de curso. A classificação é realizada de acordo com a ordem de inscrição, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso. A relação dos candidatos classificados será divulga no dia 18 de agosto no site do programa.

Em caso de dúvidas ou identificando qualquer problema no cadastro ou inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o suporte do programa, pelo e-mail [email protected].

Confira as oportunidades:

CURSOS CARGA HORÁRIA VAGAS
Auxiliar Administrativo 120h 2000
Assistente de Recursos Humanos – Novo 120h 2000
Bolos e suas Variações 120h 2000
Cuidador de Idosos (Somente para maiores de 18 anos) 120h 2000
Educação Especial e Inclusiva 120h 2000
Elaboração de Projetos On-line – Novo 120h 2000
Empreendedorismo e Inovação 120h 2000
Gestão Financeira de Pequenas e Médias Empresas 120h 2000
Inglês Básico 120h 2000
Inglês Intermediário 120h 2000
Maquiagem 120h 2000
Segurança do Trabalho 120h 2000
Word e Excel 120h 2000
TOTAL    26.000

Leia mais:  Seleção de 169 instituições visa fortalecer iniciativas de cultura, esporte, turismo e lazer
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana