Por Zene Lagace*
A Ilha Submersa chamada Guriri
O problema dos alagamentos que assolam o Guriri vem de décadas. Muitos governantes passaram e o problema foi passado para trás. Agora, depois de muitas promessas eleitoreiras, a macrodrenagem está virando realidade. Por
parte da Prefeitura várias ações estão sendo tomadas. A solução ainda demanda tempo e, enquanto isso não resolve e os alagamentos vão são recorrente.
Diante do quadro de muita água cobrindo ruas, avenidas, calçadas, garagens, carros e até parte de casas, alguns personagens da fantasia de quando éramos crianças já pensam em se mudar para Guriri. Na fila o Príncipe Submarino é o mais famosos.
Trenzinho da Alegria ou Carreta Furacão?
A Câmara Municipal de São Mateus é composta por onze vereadores. A metade dela foi em tour para São Paulo. Fica a dúvida se foi para algo relevante ou para montar uma filial do Legislativo mateense na capital paulista.
Pela quantidade de “nobres” edis, parece que a segunda opção ser a verdadeira.
Janja quer uma vaga na próxima caravana.
Parcerias
Vila velha, Serra e São Mateus (Guriri) são parceiros quando chove. Esses parceiros, têm expertise em alagamentos. Em Vila Velha, na semana passada, foi inaugurada uma estação no valor de R$ 50 milhões para acabar com os alagamentos no entorno. O que aconteceu foi o reverso, pois com as últimas chuvas, as ruas do entorno ficaram alagadas.
Se expertise em alagamentos for fator de renda, essas cidades resolveriam o seu problema de caixa. São Mateus com Guriri daria lucro e nem precisaria dos R$ 200 milhões que a Prefeitura está querendo.
Valorizando o que temos de melhor
O orgulho da Agronomia mateense e do Espírito Santo, Antônio Motta, esteve ampliando seus conhecimentos no Congresso Brasileiro de Agronomia, que aconteceu em Maceió, Alagoas. Mesmo aposentado é um estudioso do seu ofício. Pode ser um conselheiro de excelência para a administração do prefeito de São Mateus. Além de agrônomo, produtor rural, escreve com muita competência e sabedoria no jornal O Pioneiro. O cara é bom!
Aquaviário Mateense
A Viação São Gabriel, concessionária do transporte urbano da cidade de São Mateus, depois de renovar sua frota com novos ônibus, já deve estar estudando a posiibilidade de adquirir alguns barcos para sua linha Centro-
Guriri. Assim poderá substituir, durante as fortes chuvas que causam alagamento no balneário, seus ônibus por lanchas e barcos e, para os passageiros radicais, “Banana Boat”.
__________
EM TEMPO
# Lula, além de mentir, é bravateiro. Fala muita besteira que contribui para expor o Brasil ao ridículo. Pelas bobagens que diz recebeu, na Malásia, o título de “Doutor Honoris Causa”.
# Durante as reuniões semanais das Comissões Permanentes da Câmara de São Mateus somente vereadores e assessores têm acesso. No Congresso Nacional a imprensa e outros têm acesso.
# Nomear parentes até terceiro grau é nepotismo. O Supremo Tribunal Federal (STF), quer derrubar essa norma. Vai liberar geral.
# Lula sendo chamado de “Pero Vaz Caninha”.
# O “Jornal do Norte” foi quem mais veiculou a situação que envolveu o embrólio do Complexo sócio esportivo do Greca, com Aracruz-Fibria-Suzano com a Prefeitura de São Mateus. A Suzano envidou vários esforços para que a municipalidade ficasse com a área, mas na ocasião o demolidor Daniel Santana, empombou e o acordo não saiu. Marcus Batista, atual gestor, resolveu e a cidade terá uma das mais cobiçadas áreas da cidade.
# Deu na coluna Plenário (A Tribuna) e meses antes no JN, que o prefeito de São Mateus tem sua esposa como possível pré-candidata a deputada estadual. O irmão Rodrigo também está no páreo. Fala-se muito em um vereador vir a ser apoiado, mas pelo desfaste atual da Câmara, essa possibilidade ainda é conjectura.
# A Covid-19 está voltando. Lula-13 também quer voltar em 2026.
____________________________________________
*Pseudônimo usado pelo jornalista há mais de 40 anos