conecte-se conosco


Política e Governo

Prodest amplia capacidade do Data Center do Estado com novos equipamentos

Publicado

Novos equipamentos foram instalados Data Center do Estado, localizado no Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), que fica em Vitória. Já estão funcionando storages que têm como principal objetivo ampliar a capacidade de armazenamento de dados do ambiente.

Com a responsabilidade de garantir segurança e o acesso às informações de órgãos estaduais e de outras repartições públicas, o Data Center do Estado necessita de equipamentos cada vez mais modernos e eficientes para suprir a demanda crescente da administração pública.

Em outubro, o ambiente completou 10 anos de funcionamento com um índice de disponibilidade de quase 100%. Na avaliação do presidente do Prodest, Tasso Lugon, manter esse patamar somente é possível com planejamento e investimentos estratégicos nas melhores soluções do mercado.

“Manter seguras e disponíveis as informações dos nossos clientes é uma das nossas prioridades. Por isso, é fundamental optarmos por equipamentos que contribuam para o Data Center oferecer um serviço de ótima qualidade”, enfatizou Lugon.

Leia mais:  Editorial - O Espírito Santo faz a diferença

Referência

O Data Center do Estado é considerado uma referência no setor público. Além disso, é responsável por hospedar dados de secretarias estaduais e de sistemas importantes para o Poder Executivo Estadual, como o e-Docs (tramitação eletrônica de documentos e processos), o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siarhes) e o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga).

O ambiente também conta com uma sala cofre de 159 m², onde há mecanismos de combate a incêndio, a vandalismo e a inundações. Outro ponto positivo é a presença de dois geradores que garantem o funcionamento do Data Center, mesmo que haja falta de energia por um longo período.

publicidade

Política e Governo

TRE-ES permite que Callegari deixe o PL sem perder o mandato; “rumo ao Senado”

Publicado

Deputado estadual teve a anuência do partido e por isso continua na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Por unanimidade, o pedido de desfiliação partidária do deputado estadual Wellington Callegari foi aprovado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) nesta segunda-feira (6). Sem perder o mandato, o parlamentar deixa o PL para se filiar ao DC.

O pedido, apresentado à corte em agosto deste ano, se justifica pelo objetivo de Callegari de estar em um partido que o permita concorrer ao Senado nas eleições de 2026. A candidata à Casa Alta do PL é a filha do senador Magno Malta, Maguinha.

À reportagem, Callegari disse estar satisfeito com a decisão do TRE-ES. “O próximo passo é a filiação oficial ao DC e continuar o trabalho rumo ao Senado.”

O deputado recebeu a anuência do presidente estadual do PL para se desfiliar. Na carta assinada por Magno Malta, consta que o partido “não possui interesse na manutenção do vínculo partidário” e também não iria reivindicar a vaga na Assembleia Legislativa do Estado (Ales).

Leia mais:  Editorial - O Espírito Santo faz a diferença

A Constituição estabelece que a autorização do partido faz com que o ato não configure infidelidade partidária e não implique na perda do mandato.

Eleições de 2026

Segundo o deputado, o DC vai ter chapa completa para disputar as eleições do ano que vem, com candidatos a deputado estadual, federal e senador.

Para o governo do Espírito Santo, o posicionamento ainda não está definido, mas o parlamentar afirma que não andarão com candidatos “da esquerda”.

Continue lendo

Política e Governo

Casagrande elogia reunião entre Trump e Lula sobre tarifas e prega “diálogo e cooperação”

Publicado

Casagrande comemorou a conversa entre Lula e Trump nesta segunda-feira (6). Eles falaram sobre tarifas, comércio e futuros encontros

O governador do ES, Renato Casagrande, elogiou a reunião realizada entre o presidente Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesse sentido, o encontro tratou das tarifas impostas a produtos brasileiros e taxas.

Entre os temas da reunião, feita por videochamada, estão o tarifaço, conexões comerciais, comércio bilateral e futuros encontros entre os governantes.

Do mesmo modo, durante a publicação realizada por meio da rede social “X”, nesta segunda (6), o governador afirmou que a reunião é “animadora”.

Casagrande também pontuou que as relações devem ser guiadas pelo “diálogo e pela cooperação, não por barreiras que prejudiquem o comércio e os empregos”. Confira a publicação:

Foto: @Casagrande_ES/X

O que diz o Palácio do Planalto sobre o encontro?

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, na manhã desta segunda (6), a conversa durou cerca de 30 minutos. Do mesmo modo, teve tom amistoso. “Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”.

Durante a conversa, Lula descreveu o contato como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis. Ou seja, o presidente brasileiro citou a amizade de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente.

Lula recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitou a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

Nota do Palácio do Planalto

O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações. Ele deverá conversar com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Leia mais:  Com apoio da Ales, produção de mel avança em Mantenópolis

Além disso, os líderes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve.

O presidente Lula aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém (PA); e também se dispôs a viajar aos Estados Unidos.

Palácio do Planalto

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana