conecte-se conosco


Cidades

Projeto Arranjos Produtivos chega ao Noroeste: 2º dia de campo contemplou o cultivo do cacau, em Nova Venécia

Publicado

Estão sendo capacitados agricultores familiares em 23 municípios capixabas na iniciativa da Assembleia em parceria com o governo do Estado

Agricultores familiares de Nova Venécia, Vila Pavão, Boa Esperança, Jaguaré, São Domingos do Norte, e Vila Valério, de participaram do segundo dia de campo do projeto Arranjos Produtivos, que nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, contemplou o cultivo de Cacau em Nova Venécia. A iniciativa é promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com o governo do Espírito Santo e coordenada pela Casa dos Municípios, da própria Assembleia.

“Esse é um trabalho importante que nós estamos realizando, e sempre digo que sozinho ninguém faz nada. Estamos em parceria com o Governo do Estado, Incaper, Sebrae, demais instituições, mas principalmente o homem e a mulher do campo. Além dos nossos técnicos que têm feito chegar conhecimento para essa turma toda, para que eles possam produzir mais e melhor, e com qualidade”, explicou Marcelo Santos, presidente da Assembleia, durante o evento.

Além da troca de experiências, os agricultores presentes participaram de uma palestra técnica, onde foi repassada a teoria necessária para a aula prática, que ocorreu logo após, onde tiveram a oportunidade de treinar o que tinham acabado de aprender, no Patrimônio do Quinze, cedido pelo Primo Damásio para a realização do projeto.

Leia mais:  PMVV retoma atendimento para grupos prioritários nas unidades de saúde

“Diferente de uma entrega de mudas, meramente, nós estamos discutindo junto ao pequeno produtor e mostrando para ele alguns exemplos onde tivemos um resultado muito bacana, onde a diversificação de plantios surtiu um bom resultado em uma produção em escala e contínua”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, no momento em que distribuía as mudas de cacau para os agricultores presentes.

“Muito bom estarmos avançando nesse projeto, capacitando os produtores que vão implantar esses arranjos produtivos com qualificação, técnicas, equipamentos, mudas e potencializar a agricultura familiar e sustentável”, ressaltou Joelma Costalonga, Secretária da Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa.

A próxima etapa do projeto irá trabalhar o cultivo de maracujá, em São Domingos, onde serão ministradas aulas sobre plantio, poda e beneficiamento da produção.

publicidade

Cidades

Inscrições para curso de Auxiliar de Produção para PcD’s em Aracruz vão até 31 de julho

Publicado

Por meio do Programa Somar, Suzano oferece oportunidades visando promover a diversidade, equidade e inclusão

A oportunidade para pessoas com deficiência (PcD’s) se especializarem na área de produção de celulose segue batendo à porta. A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está com processo seletivo em andamento para o curso gratuito de Auxiliar de Produção, em Aracruz (ES). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 31 de julho, pelo site da Gupy, em https://suzano.gupy.io/jobs/6813002?jobBoardSource=gupy_public_page.

Para participar, o(a) candidato(a) deve residir em Aracruz, apresentar laudo médico completo com a Classificação Internacional de Doenças (CID), ter ensino médio finalizado, ter interesse em conhecer e aprofundar a formação na área de Produção Industrial e ter disponibilidade para realizar as aulas teóricas em horário noturno (19h às 22h), no SENAI de Aracruz. Não há limite de idade exigida e os candidatos deverão alcançar 75% de presença e 70% de rendimento para obterem o certificado de conclusão.

Leia mais:  Sefaz apreende 800 litros de chopp no município de Viana

A iniciativa da Suzano faz parte do Programa Somar, que busca desenvolver e capacitar pessoas com deficiência. Além de oferecer capacitação, o objetivo é possibilitar a participação dos inscritos em futuros processos seletivos na empresa, conforme disponibilidade de vagas, e promover a diversidade e a equidade nas comunidades em que a empresa atua. Além das aulas, do certificado de conclusão e da bolsa auxílio no valor de R$ 500,00, o programa oferece material didático aos selecionados.

A formação 

Com carga horária de 160 horas, as aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, com três horas diárias (19h às 22h). O início do curso está previsto para o fim de agosto, em data exata a ser divulgada.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Leia mais:  Governo do ES prevê construção de 150 casas em Mimoso do Sul

Continue lendo

Cidades

Detran sinaliza Vila e Parque Estadual de Itaúnas com foco em trânsito seguro e estímulo ao turismo

Publicado

A fim de organizar o trânsito de Itaúnas, distrito de Conceição da Barra, bem como para incentivar o turismo ecológico e de eventos, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), sinalizou as vias da Vila e os principais atrativos do Parque Estadual de Itaúnas. O serviço, realizado pela Autarquia de forma pioneira no Parque, atendeu a um pedido do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), responsável pela gestão do local. 

Após o término da sinalização viária, o Detran|ES, por meio da equipe de Educação, realizou abordagens educativas nos dias 19 e 20 de julho, durante o primeiro final de semana do Festival Internacional de Forró, para orientar aos moradores e turistas sobre as mudanças feitas no local, com abordagens ligadas ao comportamento seguro que as pessoas devem ter no trânsito, seja como motorista, motociclista, carona, ciclista ou pedestre. 

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca a importância da nova sinalização que foi feita pela primeira vez por um órgão do Governo desde a fundação do parque. “Seguindo o planejamento de serviços de sinalização realizados pelo Detran|ES em todo o Estado, dessa vez Itaúnas foi contemplada, o que favorece também o turismo, principalmente durante os períodos de mais movimentação de turistas, como no Festival de Itaúnas e no verão. Também inovamos com a sinalização do Parque para fortalecer inclusive o turismo educacional. Com essa medida e a orientação educativa, esperamos que as pessoas também contribuam para um trânsito seguro naquele lugar tão lindo e aconchegante”, relata Vieira.  

Leia mais:  Ifes abre inscrições para novo curso técnico integrado

A gerente de Engenharia de Trânsito, Natalya Chalhub Mora, explica detalhes sobre o serviço feito em Itaúnas. “Um dos focos principais foi a via central do Parque, que dá acesso às trilhas e à Vila. Antes, era costume que fossem estacionados veículos dos dois lados da rua, o que dificultava a passagem e gerava um grande problema no trânsito do local. Agora, com a nova sinalização, só é permitido o estacionamento de um lado da rua, facilitando a circulação. Também foi realizada a sinalização das trilhas, essencial para a melhor orientação dos visitantes”, afirma a gerente.

Sobre a sinalização 

O projeto contemplou e identificou todas as trilhas, Praia, Dunas e Aldeia do Parque Estadual de Itaúnas, seguindo as normas do Guia Brasileiro de Sinalização Turística. 

O projeto consiste na representação esquemática gráfica dos acessos ao Parque, empregando elementos para orientar os usuários e condutores que acessam à região. As placas foram implantadas no acesso inicial de cada trilha, como forma de indicar as direções e locais de entrada para cada uma. Foram sinalizadas as seguintes trilhas: 

  • Trilha do Tamandaré 
  • Praias e Dunas 
  • Aldeia Jacó Pataxó 
  • Trilha da Cacimba 
  • Trilha da Bomba 
  • Trilha Buraco do Bicho 
  • Trilha do Pescador 
  • Trilha das Borboletas 
Leia mais:  Suzano apresenta dois desafios no lançamento do Programa de Empreendedorismo Industrial 2020

Também foram instaladas placas de orientação para o acesso ao Riacho Doce e Costa Dourada, além de sinalização de advertência e regulamentação ao longo do Parque e placas na própria Vila de Itaúnas. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana