Rumos da Política
Rumos da Política – Primeira edição de outubro
Publicado
07/10/2025 - 19:14
Por Paulo Roberto Borges
Enfeitando o Pavão
O governo Lula aumentou em 360% com publicidade. Tudo para fazer do presidente um bom moço, que tem um governo amigo do povo pobre e defensor dos verdadeiros valores morais e éticos e da soberania brasileira. Mas, ao que parece, não tem dado muito certo, uma vez que ele continua não podendo sair às ruas sem ser xingado.
Chantagem
O presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi (PP), esteve em Brasília para tratar da questão da transferência do Legislativo do Bento Ferreira para o centro da cidade, para se instalar em um prédio da Câxia Econômica Federal. O prédio foi invadido e com o apoio de simpatizantes do Psol e PT.
Revoltado Goggi ouviu da Caixa que a liberação estaria condicionada com projeto de construção de casa popular para as famílias que ocupam o imóvel. Vale dizer que a obrigação seria do governo federal, não da Prefeitura. Tem gente de outros municípios fazendo parte desse crime de invasão de órgão público.
A situação ainda não tem prazo para ser resolvida.
Sambão desafinado
A Prefeitura de São Mateus, destinou para uma escola de samba de Vitória R$ 400 mil, para que no carnaval, apresente em seu desfile, um enredo falando da história e belezas do município de São Mateus. Num momento em que o município sai de oito anos de destruição e de ser assaltado, de acordo com investigações da Polícia Federal apresentando provas robustas, levando inclusive o chefe do executivo e alguns assessores à cadeia, não nos parece uma ação sensata da atual administração municipal. Temos problemas sérios na saúde, educação, mobilidade urbana, organização urbana dentre outras questões, o ato de destinar esse vultoso valor para uma entidade carnavalesca de Vitória, acaba se tornando um escândalo.
Um assunto desse grau deveria ser pauta importante dos vereadores na sessão desta segunda-feira (6). O próprio presidente poderia levantar essa questão pedindo detalhes oficiais à municipalidade, numa atitude coletiva para exercer a principal atribuição do Legislativo que é fiscalizar a aplicação dos recursos orçamentários pelo Executivo. Uma ação normal, pelo menos, deveria ser assim, o que não costuma acontecer em centenas de Casas legislativas pelo Brasil a fora.
Na sessão ordinária da última segunda-feira (6) da Câmara Municipal de São Mateus, o caso dos recursos destinados para uma escola de samba da capital, iria passar batido, soterrado por questões menores, mas não desimportante, como pedir limpeza, tapar buracos de ruas e coisas similares. Mas, para mostrar compromisso de parlamentar que sabe de suas atribuições, a vereadora Professora Valdirene (PT) levantou a questão, o mesmo acontecendo com o vereador Branco da Penal (PL).
A vereadora disse e eu concordo, que esse recurso deveria ser usado para resgatar as nossas manifestações culturais e o apoio aos nossos talentos em várias áreas da cultura mateense.
Além disso, ser usado para fortalecer a Secretaria da Cultura, hoje sem importância na constelação do staf da composição administrativa do município. Poderia valorizar a cultura e seus protagonistas. Por lá já passaram alguns nomes e não há um planejamento estratégico na construção de ações voltadas para a cultura da cidade e do município em geral.
Surgiram informações oficiosas, porém, sem confirmação, do convite ao historiador Eliezer Nardoto de vir a assumir a pasta. Ainda não há definição oficial. É uma luz que se acende, uma vez que, pois o suposto convidado tem conhecimento histórico-cultural mateense.
Portanto, é necessária uma participação mais efetiva do Poder Legislativo de São Mateus em questões mais relevantes do que pedir nomeação de aliados, operação tapa-buraco, limpeza de logradouros públicos e, muitas vezes, “passar pano” em situações que merecem mais atenção dos parlamentares.
Trabalho só amanhã?
Por algumas vezes, o vereador Vilmar do Seac (PSD), tem exposto o sentimento de que o município vai deslanchar, que o prefeito vai fazer o que é necessário para melhorar as condições da população mateense. Mas, somente no próximo ano que ele e todos vão trabalhar nessa direção. Ora, o mandatário foi eleito para gerenciar o município desde o primeiro dia de gestão. As coisas estão sendo feitas, por isso o parlamentar deveria ajustar sua fala no alinhamento com o que já vem sendo feito desde janeiro pelo chefe do Executivo.
Percentual exagerado
O prefeito encaminhou projeto de lei para que possa remanejar recursos do orçamento em 50%. O projeto está na Comissão de Justiça tendo na presidência o vereador Branco da Penal. Ele pediu prazo para melhor análise da solicitação do Executivo. A decisão pode vir após uma reunião do prefeito com os vereadores nesta quarta-feira (8). É possível que nesta reunião esse assunto venha a baila.
O que se sabe é que existe a intenção da maioria dos membros da comissão de liberar apenas 11% para que o prefeito possa “mexer” na destinação dos recursos.
Caso seja aprovado o projeto original, em que o Executivo pede o percentual de 50% de recursos a serem remanejados pela vontade do gestor, a Câmara de Vereadores passa a ser passageira no avião. Para os mais radicais, pode até ser fechada, uma vez que perde o seu poder de “barganha”. Na verdade, perde o poder de negociação em busca de um senso comum. O Executivo não irá precisar dos vereadores para aprovar a maioria dos projetos.
Contraponto
Quando o vereador Wan Borges (PSB) subiu ao púlpito, já se esperava que ia falar das ações do governador Casagrande (PSB), principalmente do diretor-presidente do DER, Freitas. Para muitos é uma propaganda política, mais ou menos velada. Ele falava das obras realizadas no município de São Mateus.
Nesse momento, o seu colega de parlamento Raphael Barboza (PDT), retrucou dizendo que ele anuncia as obras que já estavam programadas e que estavam sendo feitas, para favorecer o seu “padrinho” político Freitas. “Isso é fácil, quero ver cobrar o que não foi feito e que precisa ser feito”, disse em volume máximo, Raphael.
Visitas
O senador Magno Malta (PL), um dos mais atuantes e corajosos do Senado da República, esteve em São Mateus, Jaguaré e região Norte capixaba. Veio acompanhado da sua filha Maguinha Malta, pré-candidata a uma das duas vagas para o Senado nas eleições do próximo ano. Magno, em sua estada no município, teve encontro com um grupo de pequenos produtores rurais, no Cantinho da Roça, no Rio Preto, para ouvir a realidade de hoje desses bravos agricultores.
O parlamentar ouviu relatos emocionados diante da política governamental em favorecimento às comunidades Kilombolas, em que alguns tocam terror contra seus antigos aliados. Dizem que é gente que veio de fora para doutrinar e orientar para o confronto.
Participaram também do encontro os vereadores Branco da Penal (PL) e Isamara da Farmácia (União Brasil) e o historiador Eliezer Nardoto. Também esteve presente o presidente do PL de São Mateus, Nilis Castberg.
O senador mais ouviu do que falou.
_______
Saideira
Decisão – O vereador Cristiano Balanga (PP) garantiu à nossa reportagem, que não é candidato a deputado estadual. /// Vapt-Vupt – A vereadora Professora Valdirene, do PT de São Mateus, disse, com relação ao samba-enredo sobre São Mateus ser feito e cantado no carnaval, em desfile de escola de samba de vitória, dura 40 minutos e, depois disso, São Mateus acaba, será esquecido novamente. Para ela, é melhor usar os R$ 400 mil na valorização da cultura mateense, para os mateenses. /// Cobrança – “Cadê a ponte do Nativo”, perguntou pela
milésima vez o vereador Cristiano Balanga, cobrança direcionada ao diretor-presidente, Freitas. Já virou novela e provocou alguns risos no plenário. /// Mudanças – O engenheiro agrônomo, Wellington Scundino, deixou a pasta do Meio-Ambiente e foi nomeado na da Pesca. Responde interinamente pela da Cultura, até que se nomeia um novo titular. Para o Meio-Ambiente foi nomeada Flávia Barbosa Mendonça, cunhada do prefeito Marcus Batista (Podemos). /// Bom papo – Tive a oportunidade de conversar sobre vários assuntos nacionais e estaduais com o senador Magno Malta. Conhece a realidade do Parlamento e do Brasil como poucos.
____________
Para Reflexão
“Ir com muita sede ao pote, pode quebrar o pote. E ser penalizado por isso”.
Autor: Eu mesmo, numa adaptação ao ditado popular.
Por Paulo Roberto Borges
A estratégia eleitoreira
Essa questão de tarifaço Estados Unidos com o Brasil só tem um único responsável, por não ter sido resolvido ou diminuir o percentual imposto aos produtos brasileiros exportados para os americanos do Norte. O senhor presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nunca se mobilizou para uma negociação séria com o seu colega Donald Trump, mandatário dos Estados Unidos. Muito pelo contrário, debochou, esnobou, deitou falácia,
fanfarronice contra o Trump. Nunca pegou um telefone para propor um entendimento ou mesmo um encontro para uma conversa civilizada. Na verdade, o Lula não quer resolver nada, pois se resolver, acaba a narrativa eleitoreira. Não está pensando no País, pensa em si próprio e nas eleições do próximo ano, quando dirá aos incautos, aos seus bajuladores e cúmplices, que defende a soberania etc e tal das babozeiras que vem dizendo desde sempre.
E mais: quando o Brasil naufragar vai dizer que a culpa é dos Estados Unidos. É muita cara-de-pau!
Anistia I
Vivi a época da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita. De ambos os lados houve excessos e todos foram anistiados. Aqueles que tiveram esse benefício dado pelo governo do presidente Figueiredo, e até foram indenizados, como o
próprio Lula, são contra a anistia.
Na verdade, são contra reabilitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que por nada de grave foi sentenciado como inelegível. Esse teatro de horrores, só não vê os cegos por conveniência, interesses escusos e inconfessáveis.
Aqui não se trata de ser simpático à direita ou ao ex-presidente. Se trata de ser honesto, imparcial e conhecer e separar os canalhas dos sensatos.
Anistia II
Nomear o Paulinho da Força (SD) para a relatoria do PL da Anistia é, no mímino, uma sacanagem. E o fato de ir se entender com Temer, Aécio e o STF, é o fim da picada. Vivemos num País de merdas.
É o cara!
São Mateus é mesmo um lugar peculiar e, por vezes, abriga a injustiça e a inveja. Temos políticos ruins e no entanto são exaltados, porém, temos ex-político, mesmo sem mandato parlamentar, desenvolvendo um trabalho importante em benefício do município e da região Norte. E não é só aqui. Ando por vários municípios e sou testemunha. Trata-se do ex-deputado estadual, José Eustáquio de Freitas, o Freitas. Foi um parlamentar atuante, leal ao governador Casagrande, mesmo em tempos difíceis, mas em São Mateus, alguns recalcados insistem em desqualificá-lo. A pessoa pode não gostar da outra, mas não pode deixar de reconhecer seus méritos. Freitas continua, agora à frente do DER, fazendo o que sempre fez quando deputado. Hoje, com a carência de pré-candidatos a uma cadeira na Câmara dos Deputados, Freitas (PSB) pode ser uma boa opção.
São Mateus tenta achar seu rumo
São 481 anos de colonização e muita história. Relevante, irrelevante, desastrosa também. A história gloriosa do município ficou no passado, mas a história desastrosa é muito recente. Se tivermos o cuidado de olhar para trás vamos confirmar o que digo. Ano passado tivemos o fim de uma era de “apenas” oito anos, que descarrilhou o município, tirando-o da linha e o jogando no despenhadeiro. Felizmente, antes de cair ao solo, ficou preso a um galho
que milagrosamente, por enquanto, está segurando esse trem.
O novo governo municipal, acendeu uma lamparina de esperança, porém, estamos longe de voltar a acendermos a luz. Uma luz que possa nos mostrar a realidade nua e crua para que possamos trabalhar para transformar todo esse
entulho deixado por irresponsáveis, corruptos e que esse trem consiga voltar aos trilhos em direção ao futuro que todos sonhamos e desejamos alcançar.
Em resumo, já conseguimos ver uma parca luz no fim do túnel. A esperança está voltando, mas a prosperidade que merecemos ainda é sonho. Vamos sonhar, porém, é mais importante trabalhar e realizar o que é necessário, para
que a história contemporânea de São Mateus volte a ser relevante. Que volte a ocupar um lugar de destaque na constelação estadual, junto as estrelas municipais de grande importância. Ser companhia dos municípios mais prósperos do Estado do Espírito Santo, quiçá do Brasil.
Parabéns São Mateus pelos seus 481 anos de colonização do solo mateense.
_______
Saideira
Humildade – O presidente da Câmara de São Mateus, Wanderlei Segantini (MDB), no seu jeito simples, tem demonstrado mais desenvoltura e segurança à frente do Legislativo mateense. Aos poucos vai se tornando um presidente mais firme em suas posições e procurando não cometer aqueles erros que outros cometeram. +++ Só para saber – Assim como os vereadores da legislatura passada, que estavam na oposição e quiseram saber da prestação de contas do que foi gasto nas contratações da Festa da Cidade, os de agora podem fazer a mesma solicitação. No tempo do ex-prefeito Daniel Santana (PDT), os seus aliados na Câmara o blindavam e não aprovavam os requerimentos dos opositores. Agora, como todos rezam na cartilha chapa branca, acredita-se que não terão seus pedidos negados. +++ Sumiço – Empresários, comerciantes e profissionais liberais estão tendo dificuldades na
contratação de mão-de-obra. Em vez de procurar emprego, migraram para os “programas sociais” do governo federal. Aliás, programas eleitoreiros que a conta vai cair no colo, principalmente da classe média produtiva. +++ Milagre! – Acabar com a guerra da Ucrânia com a Rússia tem sido algo quase impossível. Mas, em uma cidade do Norte capixaba, dois desafetos promoveram a paz e o entendimento. A literatura e a história agradecem… +++
Possibilidade – O ex-prefeito de São Mateus, Amadeu Boroto (MDB), pode ser pré-candidato a deputado. É o que dizem alguns simpatizantes. O que não se sabe é se vai colocar seu nome a pré estadual ou federal. +++ Ajuda – O
vereador André Brandino (Podemos), é o típico parlamentar sintonizado com a comunidade. Ele agradeceu ao deputado federal e presidente do seu partido, Gilson Daniel, pelo direcionamento de R$ 7 milhões para contensão de
encostas em Vitória. +++ No prelo – O historiador Eliezer Nardoto está cotado para vir a ser o novo secretário da Cultura. Está por um fio a confirmação da sua nomeação. +++ Bom papo – Em recente evento, promovido pelo Conetran (Congresso Nacional de Educação de Trânsito), que reuniu em Vitória detrans de todo o Brasil, tive a oportunidade de conversar com Cesar Urnhani, que proferiu uma palestra muito importante para nos educar na condução de um veículo e na vida cotidiana. Ele é piloto de provas e ex-apresentador do Autoesporte, da TV Globo. Apresentou dados impressionantes e nos inspirou a sermos melhores. +++ Semancol – Ciro Gomes anunciou que não irá concorrer à Presidência da República no próximo ano. Quatro derrotas o fez, certamente, saber que é carta fora do baralho faz muito tempo.
Para Reflexão
“A corrupção política é apenas uma consequência das escolhas do
povo”. Autor: Laércio Monteiro
Fim das aulas obrigatórias para motoristas pode elevar mortes e custos que no SUS em até R$ 16 milhões
Alan Lopes chama prefeito do Rio de “vagabundo”
Menina baleada na cabeça em escola dos EUA recebe alta, após 57 dias: “É um milagre”
Projeto de Vila Velha leva atendimento a mulheres em situação de rua nesta terça-feira
Ônibus com torcedores do Flamengo capota rumo à Argentina; 46 feridos
São Mateus
Sistema de bombas mostra eficiência e acelera drenagem das ruas em Guriri
As ações de microdrenagem executadas pela Prefeitura de São Mateus em Guriri vêm apresentando resultados expressivos. Após o intenso volume...
Editorial – Uma administração querendo acertar as vezes errando
São Mateus, dizem os mais antigos que é a terra do já teve. De desfiles cívicos a uma festa em...
Prefeitura de São Mateus desapropria área do antigo Greca
Por Paulo Roberto Borges Para nós do Jornal do Norte, a questão envolvendo a Prefeitura de São Mateus com o antigo...
Política e Governo
Euclério Sampaio busca vaga no Senado e diz que Casa ‘deve cumprir sua função sem medo’
A decisão de se candidatar, segundo o prefeito de Cariacica, foi impulsionada pelo apoio das igrejas e de grupos conservadores...
Marcos Do Val comanda o Pro-Seg: O Maior Programa de Segurança Pública Integrada e Tecnológica para os 78 Municípios do Espírito Santo
Na primeira fase, o Pro-Seg, liderado por Marcos Do Val, vai investir R$ 15 milhões na modernização da segurança no...
Casagrande classifica encontro entre Lula e Trump como “momento crucial”
O governador do ES afirmou que as relações multilaterais são fundamentais para proteger o interesse da população de cada país...
Segurança
Denúncia anônima leva Guarda Municipal de Vitória a apreender material ilícito
Durante patrulhamento preventivo pela Avenida Duarte Lemos, na noite deste sábado (25), a equipe da Guarda Municipal de Vitória recebeu...
Polícia Científica do RN alerta sobre os riscos de expor imagens de crianças na internet
A Polícia Científica faz um alerta para conscientização sobre os perigos de postar fotos de crianças e adolescentes nas redes...
Patrão é preso 3 anos após matar e ocultar corpo de funcionário no ES
Edicarlos José dos Santos, que estava foragido desde 2022, foi localizado e preso pela polícia em Minas Gerais Um homem...
Camisa 10
Ônibus com torcedores do Flamengo capota rumo à Argentina; 46 feridos
Acidente aconteceu na altura de Barra Mansa, na tarde desta segunda. De acordo com concessionária que administra o local, 46...
Com 54 escolas, Jogos Estudantis começam nesta quinta-feira
Está chegando a hora! Na próxima quinta-feira (30), será dada a largada para os Jogos Estudantis 2025, em uma cerimônia de abertura...
Quem será campeão brasileiro em 2025? Palmeiras volta a abrir vantagem sobre o Flamengo
Faltando oito rodadas para o fim do Brasileirão, o Palmeiras volta a abrir uma pequena vantagem em relação ao Flamengo na corrida pelo título. Apenas...
Mais Lidas da Semana
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:5911ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Pinga fogo17/09/2021 - 10:57Pinga-Fogo – Setembro
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus29/02/2020 - 19:57Viação São Gabriel realiza Escolinha de Formação de Motoristas





