conecte-se conosco


Cidades

Secretaria Municipal de Meio Ambiente emite primeira licença ambiental em 24 horas

Publicado

Nova Venécia – A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, emitiu a primeira licença ambiental em 24 horas, o que só foi possível com o lançamento da Instrução Normativa Nº 001/2020, no início de fevereiro, que estipula procedimentos técnicos e administrativos para os casos de abertura de empreendimentos que se enquadrem na classe simplificada.

A normativa visa flexibilizar e favorecer o desenvolvimento ambiental no município, favorecendo empreendedores quanto às emissões das licenças ambientais.

Entre os diversos requerimentos já efetuados junto ao município para abertura de empresas, uma do ramo de mármores e granitos apresentou os documentos necessários e já dispõe de sua licença ambiental simplificada em mãos. A medida gera conforto e segurança para o desenvolvimento da atividade, além de permitir a obtenção de uma série de benefícios, como o acesso aos incentivos governamentais e financiamentos em geral junto ao BNDES, bancos e outras entidades.

Para o secretário de Municipal de Meio Ambiente de Nova Venécia, Pedro Henrique Pestana Gonçalves, já notório o avanço na formalização e funcionamento de novos empreendimentos. “Ser o único município do norte do estado a emitir a Licença Ambiental Simplificada no prazo de até 24 horas, garante agilidade além de atrair novos investimentos, aumentando a geração de emprego e renda sem deixar de lado os controles ambientais necessários para o perfeito funcionamento”, disse Gonçalves.

Leia mais:  Nova Venécia tem quatro casos investigados por suspeita de coronavírus

O dono do empreendimento falou da importância da agilidade para legalizar a empresa. “Dentro de um sistema burocrático e a complexidade do processo ligado a rochas ornamentais, receber a Licença Municipal Simplificada em 24 horas me incentivou para investir e continuar buscando o crescimento no mercado da construção civil. Essa iniciativa só trouxe benefícios ao empreendedor e ao município”, disse o Vinicios Faria Santana.

O engenheiro responsável pelo empreendimento falou das vantagens em licenciar um empreendimento em Nova Venécia. “Para atividades enquadradas como simplificadas no município de Nova Venécia tem tudo para funcionar perfeitamente, pois além de adequar a empresa de acordo com as legislações ambientais vigentes, torna o processo menos burocrático e incentiva os empreendedores a se regularizarem perante à Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, disse Israel Júnior, que é engenheiro ambiental e consultor.

publicidade

Cidades

Contas de luz ganham mais segurança e transparência

Publicado

A partir de sexta-feira (1º), as contas de luz dos consumidores capixabas passarão a contar com um QR Code que dará acesso à Nota Fiscal Eletrônica no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A novidade tem o objetivo de garantir mais segurança sobre a autenticidade do documento e a transparência nas informações sobre tarifas e impostos pagos no fornecimento de energia elétrica.

O novo modelo de nota fiscal para o setor elétrico, a NF3e, foi instituído pelo ajuste SINIEF 01/19, que vale para todo o País. No Espírito Santo, as concessionárias de distribuição de energia elétrica estão obrigadas a emitir a conta neste formato, a partir desta sexta-feira (1º). Para facilitar o acompanhamento por parte do consumidor, as tarifas e os impostos a partir de agora estarão mais claros e detalhados.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, as mudanças na conta de luz possibilitarão maior controle, segurança e facilidade de acesso à fatura para os consumidores capixabas. “A atualização na nota fiscal de energia elétrica é um passo significativo para modernizar e simplificar a emissão das faturas. Por meio do QR Code, o consumidor poderá verificar a autenticidade da fatura, o que reforça ainda mais a segurança do documento”, destacou Benicio Costa.

Leia mais:  Investimentos de R$ 24 milhões da Cesan deve completar 100% da rede de tratamento de esgoto em Pedro Canário

Vale ressaltar que o QR Code para o pagamento da conta via Pix, muito utilizado atualmente, permanecerá disponível na fatura. Dessa forma, o cliente terá à disposição dois códigos virtuais que visam a facilitar o dia a dia. Para fazer a leitura do QR Code, basta apontar a câmera do celular para a imagem e abrir o link que aparecerá na tela.

O que é a NF3e?

O projeto NF3e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão da Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento da emissão em tempo real pelo Fisco.

Continue lendo

Cidades

Acessibilidade e inclusão são prioridades da Suzano

Publicado

Na Unidade Aracruz, acessibilidade e inclusão já são uma realidade. A empresa está com vagas abertas para PcDs nas áreas operacionais

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto, tem direcionado esforços para tornar o seu ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, diverso e acessível, proporcionando oportunidades e garantindo a equidade para todos os colaboradores(as).

João Armando Vergna Morelato, Analista de Manutenção da empresa em Aracruz, conta que o investimento em acessibilidade aumenta o sentimento de pertencimento. “É perceptível a evolução na acessibilidade que a fábrica vem implementando, para todos os tipos de deficiência. Esse movimento nos faz sentir mais pertencentes, afinal, todos somos iguais, com deficiência ou sem”, conta o profissional, que tem cegueira no olho esquerdo.

As melhorias relacionadas à acessibilidade estão avançando. Entre as principais realizações estão as adequações nas portarias, prédios administrativos, ambulatório, e a inclusão de alarmes audiovisuais. “A Suzano continua focada em intervenções e reformas necessárias nas áreas comuns para tornar suas operações completamente acessíveis e inclusivas”, afirma Joyce Rocha, gerente de Gente & Gestão da empresa em Aracruz.

Além das adaptações físicas, a cultura corporativa também reflete os valores de diversidade e inclusão priorizados pela empresa. “A Suzano vem capacitando seus funcionários e, este ano, fui um dos escolhidos para fazer um treinamento de primeira liderança”, compartilha o soldador Maurity Aurelio Viana. O colaborador tem limitação de movimento no tornozelo direito e está sendo desenvolvido para ocupar, futuramente, uma posição de liderança na empresa. “Isso mostra o quanto a Suzano está engajada em preparar seus colaboradores, independentemente de suas limitações”, finaliza.

Leia mais:  Defesa Civil de Linhares alerta para mais chuva neste fim de semana

Em âmbito corporativo, a empresa encerrou o ano de 2022 com 62,7% de áreas acessíveis em suas instalações no Brasil, representando um avanço significativo em relação a 2020 (39,2%). Mas, apesar de contar com estrutura adequada e oferecer treinamentos que tornam os novos colaboradores aptos a exercerem as suas funções, a Suzano enfrenta desafios para preencher as vagas de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) em seus processos seletivos.

Atualmente, a empresa oferece oportunidades para PcDs nas áreas operacionais, para os cargos de Auxiliar de Produção, Eletricista de Manutenção I; Técnico de Manutenção Elétrica III; Analista de Manutenção Júnior e Analista de Manutenção Pleno. Os interessados devem se candidatar pelo https://suzano.gupy.io/. A página também mostra os requisitos para participar de cada seleção.

“Entendemos que nem todos possuem as mesmas oportunidades e/ou qualificação profissional, e isso se agrava quando pensamos em pessoas que têm alguma deficiência. A Suzano acredita que a educação é o ponto de partida para qualquer transformação. Por isso, realiza alguns projetos de capacitação e desenvolvimento da população das regiões onde atua”, explica Joyce, acrescentando que a meta da empresa é chegar a 100% de acessibilidade até 2025, em um ambiente inclusivo e livre de preconceitos.

Leia mais:  Detran participa de Mutirão de Documentação em Conceição da Barra

Uma das iniciativas que a empresa desenvolve com essa finalidade é o Programa Somar, que visa capacitar e desenvolver pessoas com deficiência. Além da capacitação, o objetivo do programa é possibilitar a participação dos inscritos em futuros processos seletivos da empresa, conforme disponibilidade de vagas. “Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Valorizar a diversidade e promover a inclusão significa assegurar um ambiente de trabalho de respeito e ética, que garante que cada um possa plenamente ser quem é e desenvolver seu potencial completo. Cada pessoa é um mundo de possibilidades”, encerra Joyce.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana