conecte-se conosco


Internacional

Trump convoca Shabat nacional inédito na história dos EUA

Publicado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estabeleceu o período entre os dias 15 e 16 de maio como o Shabat 250 em âmbito nacional. A medida faz parte da proclamação do Mês da Herança Judaica Americana e é a primeira convocação desse tipo na história.

O objetivo da data é celebrar os 250 anos de independência dos Estados Unidos por meio de um jubileu de oração. O texto presidencial incentiva os judeus norte-americanos a dedicarem o fim de semana ao descanso, ao louvor e à gratidão.

A proclamação destaca que comunidades de diversas origens podem se reunir para reconhecer a tradição sagrada de reflexão. Segundo o documento oficial, o momento serve para agradecer ao Todo-Poderoso e fortalecer os laços entre as famílias estadunidenses.

— Em homenagem especial aos 250 gloriosos anos de independência americana e no fim de semana do Rededicate 250, um jubileu nacional de oração, louvor e gratidão, os judeus americanos são encorajados a observar um Shabat nacional. (…) Do pôr do sol de 15 de maio ao anoitecer de 16 de maio, amigos, famílias e comunidades de todas as origens podem se reunir em gratidão por nossa grande nação. Este dia reconhecerá a sagrada tradição judaica de reservar um tempo para descanso, reflexão e gratidão ao Todo-Poderoso — afirmou o presidente.

Trump citou figuras históricas como George Washington e o financista Haym Salomon para ilustrar a herança judaica no país. A menção reforça o papel fundamental que os cidadãos judeus desempenharam na fundação e no desenvolvimento da nação.

A Casa Branca afirmou que a devoção religiosa e o serviço ao próximo são pilares essenciais para uma cultura próspera. As contribuições judaicas foram descritas como elementos que moldaram o passado e continuam a fortalecer as comunidades atuais.

O mês de celebração foca na honra à história dos judeus americanos e em seu impacto contínuo na sociedade. A nota conclui que esse legado seguirá inspirando as futuras gerações e contribuindo para a grandeza dos Estados Unidos.

O QUE É O SHABAT?
O Shabat, também conhecido como o Sabá judaico ou Shabbos, é o dia de descanso e adoração no judaísmo, sendo que Shabat significa descanso e é uma das tradições mais significativas da cultura judaica.

O Shabat é observado todas as sextas-feiras à noite até o sábado seguinte à noite. É o único ritual ordenado por Deus nos Dez Mandamentos (Êxodo 20:8-10) e está no cerne da identidade judaica, servindo como âncora da continuidade judaica por milhares de anos.

Leia mais:  Estados Unidos e Israel planejam atacar produção de petróleo do Irã

O ritual tem referência no livro de Gênesis, a Torá (Bíblia Hebraica). Após seis dias de Criação, Deus descansou: “Então Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação” (Gênesis 2:3).

Leia nota de Donald Trump no site oficial da Casa Branca:
Neste Mês da Herança Judaica Americana, honramos as inúmeras contribuições dos judeus americanos ao longo dos 250 gloriosos anos de independência de nossa nação e celebramos seu compromisso inabalável com os valores que tornam nosso país grandioso: fé, família e liberdade.

Em sua carta à Congregação Hebraica em Newport, Rhode Island, em 1790, o Presidente George Washington disse belamente: “Que os filhos da linhagem de Abraão, que habitam esta terra, continuem a merecer e a desfrutar da boa vontade dos demais habitantes; enquanto cada um se sentar em segurança sob sua própria videira e figueira, e não haverá ninguém para lhes causar medo”. Desde os primórdios de nossa República, os judeus americanos têm ajudado a construir a causa da liberdade e a sustentar a grandeza de nossa Nação. Entre eles estava o icônico Haym Salomon, um dos primeiros apoiadores da guerra pela independência. Como contam as histórias, Salomon foi fundamental para o sucesso do Congresso Continental e dos Pais Fundadores, e mobilizou apoio para a liberdade. Ele foi um defensor zeloso contra a tirania e, mesmo após ser preso pela Coroa Britânica, continuou seu trabalho em defesa da liberdade. No fim, ele deu tudo pelo sucesso da Revolução Americana. Assim como muitos judeus americanos que seguiram seus passos, o legado de Salomon permanece como um testemunho da crença inabalável na promessa americana.

Na mesma carta à Congregação Hebraica de Newport, o Presidente Washington proclamou que os Estados Unidos “não dão sanção ao fanatismo, nem auxílio à perseguição”. Sob minha liderança, estamos combatendo agressivamente a violência contra judeus americanos, que aumentou sob o governo do meu antecessor, processando criminosos odiosos com todo o rigor da lei e trabalhando para acabar com o flagelo do antissemitismo em todas as nossas instituições, especialmente nos campi universitários. Como Presidente, jamais deixarei de lutar para proteger nosso direito inato à liberdade religiosa — um direito sagrado que continua a guiar nossa Nação, aproximando-nos do Todo-Poderoso a cada dia.

Ao longo deste ano histórico, regozijamo-nos com o triunfo do espírito americano e reafirmamos nosso compromisso com a causa da liberdade e da justiça para todos. Em homenagem especial aos 250 gloriosos anos da independência americana e no fim de semana do Rededicate 250 — um jubileu nacional de oração, louvor e gratidão — os judeus americanos são encorajados a observar um Shabat nacional. Do pôr do sol de 15 de maio ao anoitecer de 16 de maio, amigos, famílias e comunidades de todas as origens podem se reunir em gratidão por nossa grande nação. Este dia reconhecerá a sagrada tradição judaica de reservar um tempo para descanso, reflexão e gratidão ao Todo-Poderoso.

Neste mês, celebramos as contribuições que os judeus americanos fizeram ao nosso modo de vida, honramos seu papel na formação da história de nossa nação e lembramos que a devoção religiosa, o aprendizado e o serviço ao próximo são pilares duradouros de uma cultura próspera. Em cada provação e triunfo, as contribuições dos judeus americanos moldaram nosso passado, fortaleceram nossas comunidades e continuarão a inspirar a grandeza americana por gerações vindouras.

PORTANTO, EU, DONALD J. TRUMP, Presidente dos Estados Unidos da América, em virtude da autoridade que me foi conferida pela Constituição e pelas leis dos Estados Unidos, proclamo maio de 2026 como o Mês da Herança Judaico-Americana. Convido os americanos a celebrarem a herança e as contribuições dos judeus americanos e a observarem este mês com programas, atividades e cerimônias apropriadas. Convido ainda todos os americanos a celebrarem sua fé e liberdade ao longo deste ano, durante este mês e, especialmente, no Shabat, para celebrarmos nosso 250º aniversário.

Em testemunho do que precede, assinei este documento no quarto dia de maio do ano de Nosso Senhor de dois mil e vinte e seis, e do ducentésimo quinquagésimo ano da Independência dos Estados Unidos da América.

Leia mais:  China diz que restrições de exportação de semicondutores do Japão são um 'abuso'
publicidade

Internacional

Avião atropela pedestre na hora da decolagem e voo é cancelado nos EUA

Publicado

Um avião da Frontier Airlines atropelou uma pessoa na pista de decolagem do Aeroporto Internacional de Denver, nos Estados Unidos, na madrugada deste sábado (9/5) pelo horário de Brasília. A aeronave iria decolar com destino a Los Angeles, mas o voo foi cancelado após o incidente.

Segundo comunicado do aeroporto, houve um breve incêndio no motor, que foi rapidamente extinto pelos bombeiros. O acidente aconteceu às 23h19 (no horário local, 2h19, no horário de Brasília).

Equipes de emergência transportaram os 231 passageiros de ônibus para o terminal. O Aeroporto de Denver ainda informou que uma investigação está em andamento e a pista 17L, onde aconteceu o atropelamento, ficará fechada enquanto ela for conduzida.

Não foi informado o estado de saúde da pessoa atropelada.

Leia mais:  Estados Unidos e Israel planejam atacar produção de petróleo do Irã
Continue lendo

Internacional

Lula e Trump almoçam na Casa Branca

Publicado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta quinta-feira (7) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington. O encontro aconteceu no Salão Oval e foi seguido por um almoço oficial entre as delegações dos dois países.

Lula chegou ao local por volta das 12h20, no horário de Brasília, e foi recebido por Trump. Segundo o Palácio do Planalto, a conversa reservada entre os líderes durou pouco mais de uma hora antes do almoço.

O cardápio servido no encontro teve salada de alface romana com filetes de laranja, jícama, abacate e molho cítrico como entrada. O prato principal foi filé grelhado acompanhado de purê de feijão preto, pimentões doces e relish de abacaxi. Já a sobremesa escolhida foi torta de panna cotta de mel com pêssego caramelizado e sorvete de creme.

Cinco ministros participaram da reunião pelo lado brasileiro: Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Dario Durigan, da Fazenda; Márcio Rosa, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Alexandre Silveira, de Minas e Energia; e Wellington César Lima e Silva, da Justiça e Segurança Pública.

Leia mais:  Manifestantes protestam contra lockdown em Londres

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana