conecte-se conosco


Cidades

Projeção é de queda de vendas na Páscoa e já há promoção de ovos

Publicado

Medo do desemprego tem feito as famílias direcionarem seus gastos para produtos básicos de alimentação e higiene pessoal

“Que almoço? É a primeira vez que a gente não vai fazer almoço de Páscoa”, lamenta a pensionista Elenir Krupp, de 69 anos. De máscara, ela só foi ao supermercado porque precisava. Parte do grupo de risco da covid-19, ela não vê os quatro netos há três semanas. “Quando dá saudade, vou até a varanda do apartamento e aceno para o meu filho ou falo com eles pela internet. Não achava que alguma coisa poderia nos afastar.”

Na Páscoa da quarentena, o chocolate é coadjuvante e o almoço de família vai virar encontro por Skype. Com a maior parte dos brasileiros em isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, o feriado, que sempre movimenta os supermercados em todo o País, deve ser de retração nas vendas.

É que o medo do desemprego tem feito as famílias direcionarem seus gastos para produtos básicos de alimentação e higiene pessoal. Assim, as vendas de chocolates e ovos de Páscoa devem cair 8,5% no Estado de São Paulo, em relação ao feriado do ano passado. A previsão é da Apas (Associação Paulista de Supermercados). Antes da crise, se esperava alta de 2,2% nas vendas.

Leia mais:  Banestes realiza mutirão de renegociação de dívidas itinerante

Na casa da cuidadora de idosos Denise Batista, de 59 anos, não vai ter chocolate para todo mundo. A preocupação com o coronavírus virou tema principal. “Nesta época, a gente estaria decidindo o cardápio do almoço de Páscoa.” Com a pandemia, ela não pode trabalhar e ganha metade da remuneração de antes. “O presente do meu neto vai ser um Kinder Ovo.”

Segundo pesquisa do Google com mil consumidores, ela não está sozinha: 7 em cada 10 brasileiros vão mudar algum hábito nesta Páscoa – 12% deles devem deixar de comprar chocolate e 9% não irão almoçar em família. Com mais gente em casa, as buscas por termos como “receitas de ovos” e “como fazer ovos de Páscoa” também aumentaram.

Em casa

Entre os supermercadistas, a expectativa é que as vendas melhorem na próxima semana. Na rede de supermercados Hirota, já há promoções, na linha “leve quatro e pague três”, e descontos de até 50% na compra do segundo ovo. A empresa deve oferecer mais descontos nos dias que antecedem o feriado, no próximo dia 12.

Leia mais:  Comércio poderá funcionar normalmente no Carnaval, informa Fecomércio-ES

Já as fabricantes de chocolate reconhecem que o momento é de orçamento doméstico apertado, mas avaliam que tomaram medidas suficientes para evitar perdas de produtos. Segundo a Lacta, foram reforçados os investimentos nos canais tradicionais de compra e no e-commerce. Com a epidemia, a empresa também relançou uma loja virtual própria. “Investimos também nos aplicativos de venda delivery.”

A gaúcha Neugebauer lembra que os contratos para a Páscoa foram fechados antes das medidas de isolamento social e que a preocupação maior agora é que a reposição dos produtos no supermercado demore mais que o normal. “Até agora, porém, não houve impacto no consumo”, diz o diretor, Sérgio Copetti.

publicidade

Cidades

Vitória – Comemoração: nova sede do Abrigo para crianças completa 6 meses

Publicado

Se para celebrar a vida dos filhos os pais costumam fazer festas, não poderia ser diferente com a comemoração dos seis meses do “filho mais novo” da Secretaria de Assistência Social: o Centro de Vivência (CV), que oferta acolhimento provisório para crianças de 0 a 6 anos. O espaço, que é uma casa totalmente reformada e adaptada para receber até 16 crianças, está localizado no bairro de Lourdes. 

Para marcar a data, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz; trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e técnicos da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social (Semas), fizeram questão de ir até o local para fazer uma visita às crianças e participar do café da tarde ao lado deles. 

Para Eliana Dantas, a trabalhadora que atua há mais tempo no Abrigo, todos os meses no novo espaço merecem ser celebrados. “Aqui, trouxe mais de segurança para os trabalhadores (com maior facilidade para o deslocamento – ir e vir para o local de trabalho), mas acima de tudo melhorou a qualidade do atendimento para as crianças. Essa casa é toda adaptada, cada cantinho foi pensado para dar qualidade de vida para elas. O antigo espaço não era adequado”, disse ela.

Comemoração: nova sede do Abrigo para crianaças completa 6 meses

Ao ser questionada sobre o que representava aquela a mudança de endereço, Eliana falou emocionada: “Não é só uma mudança de endereço, aqui, podemos dar um espaço mais acolhedor para as crianças. Aqui é uma casa. Não tratamos como um abrigo. Eles sabem que estão aqui de passagem, mas que esse período seja de boas lembranças. Para eles, não somos só educadores sociais, somos um pouco mãe, avós, tias. Para muitos deles, somos única referência”. 

Leia mais:  Comércio poderá funcionar normalmente no Carnaval, informa Fecomércio-ES

Enquanto andava pela casa, segurando no colo uma das crianças mais novas em acolhimento (com apenas um mês de idade), o prefeito Lorenzo Pazolini comentou da  satisfação de ter inaugurado há seis meses atrás, o que chamou do equipamento mais importante da cidade.

“Aqui, estamos ressignificando vidas. Estamos dando oportunidade a quem não teve a chance de escolher. Aqui, estamos trazendo esperança, alegria. Lá em Tabuazeiro, já funcionava de forma extraordinária, porque os trabalhadores Suas proporcionavam isso. Mas faltava uma estrutura física adequada. Tudo foi pensando. Até as paredes sem quinas para que as crianças não se machuquem nelas. Aqui, tem amor de cada profissional e dos trabalhadores que construíram”, disse o prefeito.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, destacou que poder ter um espaço físico que foi pensado para acolher crianças de 0 a 6 anos demonstra o compromisso com as políticas públicas e com aqueles que mais precisam. “Houve o envolvimento de muitas pessoas e secretarias para que a reforma da casa fosse possível. Essa casa é para as crianças que precisam de acolhimento em uma fase muito importante da vida, a primeira infância”, reforçou a secretária. 

Comemoração: nova sede do Abrigo para crianaças completa 6 meses

O Centro de Vivência (CV), é um Serviço de Acolhimento Institucional que oferta acolhimento provisório para crianças de 0 a 6 anos, afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

Leia mais:  Banestes realiza mutirão de renegociação de dívidas itinerante

O Serviço de Acolhimento Institucional deve ter aspecto semelhante ao de uma residência e estar inserido na comunidade, em áreas residenciais, oferecendo ambiente acolhedor e condições institucionais para o atendimento com padrões de dignidade. Deve ofertar atendimento personalizado e em pequenos grupos e favorecer o convívio familiar e comunitário das crianças e adolescentes atendidos, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.

A nova sede do Centro de Vivência, com capacidade para atender até 16 acolhidos de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 6 anos, oferece as condições necessárias a garantia dos direitos das crianças, em um espaço próprio e dentro dos padrões necessários ao atendimento às especificidades da primeira infância.

Estrutura

O novo Serviço de Acolhimento teve um investimento de R$ 708.500,00, sendo essa a primeira sede própria, para faixa etária de 0 a 6 anos, no município de Vitória. O espaço conta com 04 quartos, sendo um deles um berçário; 04 banheiros, sendo um adaptado para os bebês e 01 banheiro com acessibilidade; 01 sala para convivência, 01 espaço com parquinho para as crianças, 01 cozinha, 01 dispensa de alimentos, 01 espaço de refeitório, uma lavanderia, uma dispensa para guarda de material de limpeza; uma sala de guarda de material pedagógico, 01 sala para cuidadores, 01 sala para equipe técnica e 01 sala de coordenação.

Continue lendo

Cidades

Estaleiro Jurong oferece mais de 60 vagas de emprego para Aracruz

Publicado

As vagas são para diversos níveis de escolaridade e as atribuições de cada uma estão descritas no portal da própria empresa

Estaleiro Jurong, sediado em Aracruz, região Norte do Espírito Santo, está com 62 vagas de emprego abertas para atuação na cidade sede. Há oportunidades para diversas áreas, como assistente de apoio, encanador gasistas, analista de recursos humanos e coordenador de tubulação. 

As vagas são para diversos níveis de escolaridade e as atribuições de cada uma estão descritas no portal da própria empresa. Interessados devem se candidatar por meio do site da Jurong.

Confira as vagas

Assistente de Apoio – Exclusivo para PCD
Analista de Recursos Humanos 
Encanador Gasista
Supervisor Irata N#
Coordenador de Tubulação 
Eletricista Força e Controle
Técnico de PCP
Inspetor Dimensional CD CL
Técnico em Segurança do Trabalho 
Técnico em Mecânica
Técnico de Tubulação Naval 
Inspetor QA QC II
Macariqueiro
Analista de importação e exportação
Assistente de Contas a Pagar
Supervisor de Riggers
Pintor Airless
Supervisor de Solda
Motorista Socorrista
Mecânico de Refrigeração
Pintor Jatista
Montador de Estrutura Metálica
Líder de Montagem de Andaimes
Inspetor Técnico de Equipamento
Mecânico de Manutenção
Líder de Solda
Operador de Auto Blasting
Pintor de Rolo e Trincha
Operador de Guindaste
Mecânico de Refrigeração
Líder de Montagem
Montador de Estrutura Metálica
Esmerlihador lixador
Ferramenteiro
Analista de Custos
Engenheiro de Estrutura
Engenheiro de Manutenção de Apoio Logístico
Líder de Movimentação de Cargas
Analista de Sistemas
Operador de Usinagem
Operador de Oxicorte
Projetista de Instrumentação Naval
Projetista Elétrico e Telecom Naval
Técnico Ambiental
Projetista de Estrutura Naval
Rigger Sinaleiro
Soldador Tig EP
Técnico em Elétrica e Automação
Líder de Elétrica
Desenhista
Analista Contábil
Analista de Importação e Exportação
Fiscal de Montagem de Andaime
Soldador Mig MAG Tig
Montador de andaime
Coordenador de Estrutura
Analista de Suporte e Cyber Segurança
Assistente Técnico de Tubulação Naval
Assistente de Contas a Pagar
Técnico em Elétrica e Automação
Assistente de Planejamento
Técnico de Projetos Elétricos 

Leia mais:  Alfândega de Vitória doa termômetros a laser para monitoramento da disseminação do COVID-19
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana