Brasil subiu ao pódio pela primeira vez em um Campeonato Mundial de ginástica rítmica e contou com o talento de uma capixaba na seleção de conjunto
A seleção brasileira de conjunto agora faz parte da elite da ginástica rítmica mundial. A equipe conquistou duas medalhas de prata no Campeonato Mundial encerrado no domingo (24), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ).
Um feito inédito para o Brasill, que nunca havia subido ao pódio em um Mundial da modalidade. As pratas vieram no conjunto geral e na final do conjunto misto (3 arcos e duas bolas). E tiveram a participação da capixaba Sofia Madeira Pereira.
O Mundial realizado no Rio também foi histórico para o Brasil nas disputas individuais. Pela primeira vez, o País teve duas finalistas no individual geral: Bárbara Domingos conquistou a nona colocação, a melhor da história para uma ginasta brasileira, e a capixaba Geovanna Santos, a Jojô, foi a 18ª colocada na final.
Duas medalhas históricas para o Brasil
A primeira medalha da história do conjunto em Mundiais saiu no sábado (23), com a prata no conjunto geral. O time brasileiro teve Sofia Madeira, Duda Arakaki, Nicole Pircio, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves e ficou atrás do Japão na classificação final.
No domingo, a equipe comandada pela treinadora Camila Ferezin repetiu a dose na final do conjunto misto. Desta vez, o ouro foi para a Ucrânia.
Quem é Sofia Madeira
Sofia Madeira Pereira, 21 anos, é atleta doIncesp e foi convocada para a seleção brasileira pela primeira vez em 2018. Desde o final de 2022, passou a ser titular do conjunto e já estreou com três medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano da Colômbia: no conjunto geral, cinco arcos e mista (3 fitas e duas bolas).
Em 2023, voltou ao pódio com a seleção brasileira no Pan-Americano de Guadalajara, no México, novamente com três medalhas de ouro: conjunto geral, cinco arcos e misto.
No mesmo ano, foi titular na campanha do sexto lugar geral no Mundial de Valencia-2023, na Espanha, colocação que valeu a classificação olímpica para Paris-2024. O conjunto ainda foi quarto colocado na prova dos cinco arcos, batendo na trave do pódio em um Mundial.
Apresentação de seleção de conjunto no Mundial de Valencia (Foto Ricardo Bufolin/CBG)
Na ocasião, Sofia conversou com o Folha Vitória e destacou a mudança de patamar da ginástica rítmica brasileira a partir dali.
“O mundo agora enxerga o Brasil de outra forma porque estamos no topo do mundo na ginástica rítmica. Conseguimos elevar o patamar da ginástica rítmica pro topo e todos olham de uma forma diferente. Porque, querendo ou não, agora somos uma ameaça a todos eles. E isso é incrível! Fizemos história para o Brasil!”
Sofia Madeira, após o Mundial de Valencia-2023
Choro em Paris-2024 e feito histórico no Mundial do Rio
A seleção brasileira de conjunto chegou à Olimpíada de Paris-2024 com muita expectativa. Mas uma lesão de Victoria Borges impediu o conjunto de avançar à decisão.
Após a primeira apresentação no arco, Victoria sofreu uma contratura muscular na panturrilha esquerda durante o aquecimento para a segunda rotação. Mesmo machucada, ela competiu, mas saiu carregada após apresentação.
Além de Sofia Madeira, o Brasil teve outra capixaba no conjunto olímpico: Deborah Medrado. Maria Eduarda Arakaki, Victoria Borges e Nicole Pírcio completaram o time em Paris-2024.
O conjunto continuou com resultados expressivos após a Olimpíada e o choro de tristeza pela participação em Paris-2024 virou choro de alegria no último fim de semana. Com as duas medalhas de pratano Mundial do Rio, o Brasil confirmou a previsão feita por Sofia há dois anos e chegou ao topo da ginástica rítmica mundial.
Sofia (2ª da direita para a esquerda) na premiação do conjunto misto no Mundial do Rio (Foto: Ivan Carvalho/CBG)
O Corinthians multou Memphis Depay pela publicação de imagens do Parque São Jorge em chamas em “Don’t Panic”, novo videoclipe do holandês. Além das imagens da sede social do clube pegando fogo, o holandês fez críticas a dirigentes em um trecho da música.
“Don’t Panic” foi lançado na sexta-feira à noite, e a resposta do Corinthians veio na tarde deste sábado, com uma nota oficial. “Frisamos que o Clube está adotando todas as medidas contratuais e legais cabíveis para o caso, reiterando o profundo respeito à instituição Corinthians, ao Parque São Jorge e ao símbolo que representa nossa história e torcedores”, afirma o documento.
Ainda na sexta à noite, o atacante do Corinthians se pronunciou nas redes sociais em mensagem aos torcedores e defendeu o videoclipe como obra como arte. “Estou vendo agora a grande repercussão da minha arte em forma de música que acabou de ser lançada. Quero dizer a vocês que isso foi feito há vários meses e é apenas arte.”
O episódio ganhou ainda mais relevância pelo momento vivido pelo Corinthians, com protestos da torcida ao longo da semana. O Corinthians afirma que conversou como atleta, que disse que a gravação do videoclipe foi realizada há meses e não tem relação com os eventos recentes.
Depay já havia afirmado que estava ciente do protesto convocado pela torcida Gaviões da Fiel para a manhã de sábado e pediu para que “não interpretem mal a imagem”. “Sou totalmente contra qualquer tipo de violência. Espero que seja um protesto pacífico, no qual todas as pessoas possam expressar o que pensam de forma tranquila.”
O protesto encabeçado pela organizada aconteceu neste sábado em frente à sede social do Parque São Jorge. Os torcedores pedem a intervenção judicial no Corinthians. “Memphis Depay lamentou a coincidência temporal, compreendendo os esclarecimentos apresentados pelo Clube, demonstrando desejo de manter conduta alinhada com os valores que norteiam esta instituição centenária”, afirmou a nota do Corinthians.
VEJA A NOTA OFICIAL DO CORINTHIANS NA ÍNTEGRA
O Sport Club Corinthians Paulista informa acerca do episódio envolvendo o atleta Memphis Depay, relativo ao videoclipe por ele publicado em suas redes sociais na última sexta-feira, dia 21.
O Clube, via de regra comprometido com a transparência e o respeito à instituição, estabeleceu contato com o jogador a fim de esclarecer o ocorrido.
Durante a conversa, o atleta explicou que a gravação do referido conteúdo havia sido realizada anteriormente, não havendo qualquer relação ou intenção de associação com os episódios de protestos que ocorreram ao longo da última semana, especialmente aquele registrado no Parque São Jorge, na manhã do sábado, dia 22.
Frisamos que o Clube está adotando todas as medidas contratuais e legais cabíveis para o caso, reiterando o profundo respeito à instituição Corinthians, ao Parque São Jorge e ao símbolo que representa nossa história e torcedores.
Por sua parte, Memphis Depay lamentou a coincidência temporal, compreendendo os esclarecimentos apresentados pelo Clube, demonstrando desejo de manter conduta alinhada com os valores que norteiam esta instituição centenária.
Nos colocamos à disposição para maiores informações e aproveitamos para reforçar nosso compromisso com a transparência e o zelo pela imagem do Sport Club Corinthians Paulista.
Adrenalina, velocidade e muita emoção sobre duas rodas prometem movimentar o bairro Jardim Laguna, em Linhares, neste domingo (23). A cidade recebe o Campeonato Capixaba Amador de Motocross e Supercross Unificado de Linhares, a partir das 8h, no novo Barrodrómo do bairro.
Com entrada gratuita, a competição faz parte da programação comemorativa pelos 226 anos de Linhares e deve reunir pilotos de diversas regiões do Espírito Santo, além de competidores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Antes do dia oficial de competição, os pilotos já poderão conhecer o novo espaço. Nesta sexta-feira (21), a partir das 14h, será realizado um treinão com reconhecimento da pista, permitindo que os competidores se familiarizem com o traçado e os desafios do circuito.
A estrutura preparada para o evento conta com arquibancada coberta, garantindo mais conforto para quem quiser acompanhar de perto as disputas, saltos e manobras dos pilotos.
Além de proporcionar um espetáculo esportivo para o público, a competição também deve movimentar a economia local. A expectativa é de aumento no fluxo de pessoas e de movimento para vendedores ambulantes e o comércio da região.
Para o organizador do evento, Frank Saboroso, trazer a competição para Linhares representa uma oportunidade de fortalecer o motocross e oferecer ao público uma experiência de alto nível. “Estamos preparando tudo com muito carinho para que Linhares tenha um grande evento. Teremos pilotos de vários estados, uma pista nova e uma estrutura preparada para receber o público. A expectativa é de muita disputa, adrenalina e grandes manobras. Queremos que as pessoas venham prestigiar e conhecer de perto esse esporte”, destacou Frank.
O secretário municipal de Esportes e Lazer de Linhares, Vandir Nunes, também ressaltou a importância de trazer eventos esportivos para a cidade e ampliar as opções de lazer para a população. “O esporte tem esse poder de reunir as pessoas, movimentar a cidade e criar novas experiências para a população. O motocross traz muita emoção e, com um evento desse porte, conseguimos também valorizar os atletas e movimentar a economia. Estamos muito felizes em apoiar essa competição dentro das comemorações dos 226 anos de Linhares”, afirmou Vandir.
A expectativa é de que o novo Barrodrómo do Jardim Laguna receba um grande público ao longo do domingo. Para quem gosta de velocidade e esportes radicais, a programação promete ser um dos destaques do fim de semana de aniversário de Linhares.