conecte-se conosco


Mundo Cristão

Dia de Nossa Senhora da Vitória: qual a relação da santa católica com a Capital do ES?

Publicado

A santa católica é padroeira da Arquidiocese de Vitória é o seu dia é celebrado no mesmo dia em que a Capital capixaba celebra mais um ano após sua fundação

Além do nome, a Capital do Espírito Santo e a santa católica possuem outra semelhança: a data de suas festividades. O dia 8 de setembro marca as comemorações do Dia de Nossa Senhora da Vitória e também o aniversário da cidade.

Mas você conhece a relação entre a santa e a cidade de Vitória? Em um primeiro momento, podemos até pensar que o nome da ilha foi escolhido em virtude da santa católica, mas não é bem assim.

A região sede da Capitania do Espírito Santo, que hoje é o município de Vila Velha, foi alvo de constantes ataques durante o período colonial.

Isso levou muitos portugueses que viviam no local, construído pelo Donatário Vasco Fernandes Coutinho, a buscar outra área para viver. A região escolhida foi a Ilha de Santo Antônio, parte de Vitória. 

A princípio, a região foi nomeada de Vila Nova do Espírito Santo. Foi só em 1551, após o donatário vencer uma batalha contra índios Goitacás, nativos da região, que a capital ganhou o nome de Vitória.  

Leia mais:  Pastor é condenado pela Justiça de SP por dizer que ideologia LGBT é ‘diabólica’

A emancipação política aconteceu muito tempo depois, somente em 24 de fevereiro de 1823, quando um Decreto-Lei Imperial concedeu Fórum de Cidade a Vitória.

A relação com a santa católica surgiu mais adiante na linha cronológica. O feriado religioso, por exemplo, foi instituído há apenas 55 anos, em 31 de março de 1967, pelo então prefeito Setembrino Pelissari.

Até 1895, a Igreja no Estado do Espírito Santo era vinculada a Diocese de Niterói, no Rio de Janeiro. Somente em 15 de novembro de 1895 que o então Papa Leão XIII promulgou a criação da primeira diocese capixaba. 

Nossa Senhora da Vitória se tornou padroeira da Arquidiocese de Vitória em 1955, em comemoração aos 60 anos da criação da Diocese do Espírito Santo.  

Veja a oração para Nossa Senhora da Vitória

“Nossa Senhora da Vitória, se teu nome nos lembra a guerra, a discórdia e a desunião, tua vida nos recorda a esperança e a paz.

Nossa Senhora da Vitória, teu nome é doce. Teu nome é suave. Ele nos traz forças. Ele nos reforça a fé.

Leia mais:  Ideologia que influencia os ‘cristãos de esquerda’ é extremamente danosa ao Corpo de Cristo, adverte pastor

Nossa Senhora da Vitória, em nosso mundo, há tantas lutas. Os homens lutam por ideias, por bens e por fama, por ganância, por ódio, ambição. Os homens lutam sem saber porque lutam.

Mas, tu, Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, tu que viveste o silêncio de Nazaré, tu que viveste a incerteza de Belém, tu que viveste a angústia do desterro no Egito, tu que buscastes Teu Filho entre os mestres no Templo, tu que permaneceste de pé unto à cruz de teu Filho, tu que, no cenáculo, aguardaste a vinda do Espírito Santo, ensina-nos a trabalhar pelo bem sobre a guerra, ensina-nos a não retribuir a violência ou a traição, ensina-nos, enfim, Virgem Maria, a perdoar e perdoar sempre.

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Senhora da Vitória, nossa padroeira, roga a Deus por nós. Amém.”

publicidade

Mundo Cristão

Ex-ator da Globo testemunha sua fé em Jesus: “Ninguém é inconvertível”

Publicado

Carlos Machado contou que só se converteu por um dia alguém orou e o convidou a conhecer a Palavra de Deus

O ator Carlos Machado, conhecido por atuar nas novelas da rede Globo, está compartilhando seu testemunho de conversão nas redes sociais.

Em um vídeo, Carlos, de 59 anos, contou que só aceitou Jesus porque a falecida atriz Inalda de Carvalho orou pela sua salvação.

“Pensa numa pessoa inconvertível, numa pessoa que não tem jeito. Que quando falava-se das coisas de Deus, da Bíblia, levantava e dizia: ‘Isso é história da carochinha. Por favor, não quero participar disso’. Eu era assim”, disse Carlos no Instagram.

“Sabe por que eu conheci de verdade Jesus Cristo e entreguei minha vida para Ele? Porque alguém orou por mim e porque alguém me convidou para conhecer a Palavra de Deus, para me aprofundar nesse sentido do conhecimento da Palavra”, acrescentou.

Então, Carlos encorajou os internautas: “Ore por alguém, convide alguém, ninguém é inconvertível”.

Leia mais:  Deputado apresenta PL que protege professores contra “conteúdos que firam sua fé”

‘Qual é o seu propósito?’

No vídeo, Carlos citou a passagem bíblica em Romanos 8:28, que diz: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.

“O propósito Dele [do Senhor]. Eu acredito que o meu propósito é falar do amor de Deus e da salvação através do único caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai a Deus a não ser por Ele, Jesus Cristo”, destacou ele.

Nesse momento, Carlos perguntou: “Qual é o seu propósito?”. E concluiu com uma mensagem de encorajamento para os internautas: 

“Descubra o seu propósito porque o melhor lugar para estar, na sua vida, é debaixo do seu propósito. Deus te abençoe, pensa nisso”.

Nos comentários, muitos aproveitaram a oportunidade para compartilhar seus testemunhos:

“Fico tão feliz quando Deus toca no coração de alguém, assim como Ele fez na sua vida Carlos, em 2013 eu ouvia falar de Jesus, mas não conhecia. Hoje, eu ando com Cristo, e a minha vida foi transformada”, escreveu uma mulher.

Leia mais:  Médica cristã é suspensa após orar por pacientes de covid e dizer que Deus cura

E outra comentou: “Carlos, eu era assim. Mas, há 16 anos conheci o Senhor Jesus”.

“Não sei quem orou por mim, mas hoje agradeço a Deus, nosso Senhor por conhecer de verdade o seu Evangelho. Cristo vive”, testemunhou outra.

Continue lendo

Mundo Cristão

Igrejas de todo Brasil enviam caminhões com toneladas de doações ao RS

Publicado

Igrejas de todo o Brasil estão enviando caminhões com doações para o Rio Grande do Sul. Em uma onda de generosidade e compaixão, toneladas de donativos estão chegando às cidades atingidas para socorrer os gaúchos afetados pelas enchentes.

A igreja Família JesusCopy, em Bragança Paulista (SP), já enviou quatro carretas para o RS, nos últimos dias. No total, foram mais de 200 toneladas de roupas, alimentos, água, remédios e material médico para ajudar seis cidades: Igrejinha, Alvorada, Lageado, Viamão, Guaíba e Três Coroas.

A primeira fase de auxílio vai ocorrer até esta terça-feira (14) e o ministério vai continuar atuando na ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul, de acordo com o pastor Douglas Gonçalves.

“Alcançamos a marca de 200 toneladas de envio para o Rio Grande do Sul, além dos aviões com medicamentos. Queremos agradecer a todos os envolvidos, a nossa cidade, diversas igrejas em Bragança se envolveram nesta causa tão importante”, afirmou Douglas, em vídeo no Instagram.

A Convenção Batista Brasileira (CBB) enviou seu caminhão missionário ao RS para auxiliar em meio a tragédia. O veículo chegou em Canoas, uma das cidades mais atingidas, na última sexta-feira (10).

Leia mais:  Deputado apresenta PL que protege professores contra “conteúdos que firam sua fé”

“Deus nos deu o privilégio de servir, entregando alimentos, realizando atendimentos na área da saúde, pregando o Evangelho e orando com muitas pessoas que perderam tudo com as fortes chuvas que atingiram o estado”, relatou a missão, em postagem no Instagram.

Além de distribuir doações de itens emergenciais, a equipe do veículo missionário oferece atendimento psicológico, cuidados médicos e apoio espiritual.

A Convenção Geral da Assembleia de Deus do Brasil (CGADB) enviou caminhões repletos de recursos para o estado gaúcho. Foram doadas cestas básicas, roupas e água mineral para os moradores desabrigados.

A Igreja Adventista de Santa Catarina (SC) também se engajou na campanha de ajuda e enviou nove caminhões e uma carreta com doações.

Os veículos pertencem a voluntários que se ofereceram para ajudar e levaram cerca de 150 toneladas de donativos, incluindo materiais de higiene e limpeza, alimentos e roupa de frio.

“Em alguns pontos as águas já baixaram e a limpeza começou. É muita lama e sujeira. Um trabalho cansativo e que precisa de produtos de limpeza pesada. Além disso, essa semana tem previsão de temperaturas baixas, por isso, é necessário roupas de frio”, explicou o pastor João Nicolau, líder da Ação Solidária Adventista na região central e sul de Santa Catarina.

Leia mais:  ‘Não é entretenimento gospel’, disse Aymeê sobre música Evangelho de Fariseus

O pastor Paulo Lopes, presidente da Igreja Adventista na Associação Catarinense, afirmou que os membros estão mobilizados para levar auxílio ao estado devastado pelas cheias.

“Estamos correndo aqui para ajudar o nosso próximo. Esse fim de semana fizemos plantão no sábado e domingo para receber donativos e as doações não pararam de chegar. Essa semana mais caminhões irão para o Rio Grande do Sul”, disse o pastor.

Tragédia no RS

Segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado no domingo (12), 145 pessoas morreram, 806 ficaram feridas e 132 moradores ainda estão desaparecidos devido às inundações, conforme o G1.

Mais de 600 mil gaúchos estão desabrigados em 435 cidades atingidas. No total, mais de 1,9 milhão de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. A população ainda enfrenta a falta de água, energia elétrica, alimentos e sinal de internet.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana