Medicina e Saúde
Doses reservadas para segunda aplicação serão usadas para ampliar público alvo
Publicado
17/02/2021 - 15:52
O município que alcançar 90% de imunização do público-alvo do momento, poderá iniciar a vacinação na faixa etária seguinte
Em coletiva, realizada na tarde desta quarta-feira (17), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário em Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin, falaram sobre as ações de combate à pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Entre os assuntos, foi citado a ampliação do público alvo da vacinação e a chegada de novas doses ao estado na próxima semana.
De acordo com o secretário, as doses que estavam reservadas para a segunda aplicação será usada para adiantar a aplicação em idosos, antecipando novos grupos e população alvo. Se algum município já atingiu os 90% da aplicação na população de 90 anos, já poderá iniciar a nova população alvo. Segundo Fernandes, na próxima semana, um novo lote de doses será entregue ao Espírito Santo. A expectativa é que as novas doses disponibilizadas sejam da Coronavac.
Fernandes ainda destacou que a aplicação das doses do Espírito Santo não foi interrompida, devido a reserva de doses. No entanto, houve interrupção em diversos municípios, devido a ampliação do público alvo. “Pouco estados e municípios divergiram da orientação nacional. Alguns locais receberam mais doses e isso permitiu que essas cidades iniciassem a aplicação em outras faixas etárias. No Espírito Santo, municípios relatam imunização em pacientes com mais de 80 anos”.
O secretário fez uma breve avaliação do Carnaval no Espírito Santo e no Brasil. “Nós acreditamos que a não realização do Carnaval em todo o país foi uma decisão acertada. Nós preservamos vidas e salvamos o país de uma rápida aceleração das diversas cepas que circulam no mundo e no Brasil. O cancelamento das festas oficiais, sem dúvida, repercutirá em vidas salvas. A realização do Carnaval normal poderia representar uma soma muito maior do que foi percebido no ano passado, como as eleições e nas festas de fim de ano. Seria catastrófico para todo o país”, disse.
Ele também lamentou pelas pessoas que, mesmo com as proibições, realizaram aglomerações. “Aqueles que não ouviram as recomendações e que não tiveram empatia, queremos lamentar. Pois estes irão adoecer nos próximos dias, poderão infectar pessoas próximas e até chorar a morte de alguém. A doença vive no país e não está controlada”, destacou, parabenizando as ações dos órgãos competentes de fiscalização.
O subsecretário Reblin orientou que as pessoas que se aglomeraram nestes dias de Carnaval precisam ficar atentos aos sintomas da covid-19. “Ao menor indício, procure o serviço de saúde e avalie a necessidade da realização de um exame para identificar a doença. Se tiver positivo, você poderá se isolar para não transmitir a doença”, disse.
Sobre a ampliação do público alvo da vacinação acima de 60 anos, Fernandes destacou que já há uma portaria publicada no Espírito Santo que autoriza a vacinação dos grupos etários. “Ela ocorrerá de maneira descendente. Na medida que o município alcançar 90% do público alvo daquele momento, ele já poderá dar sequência a vacinação do grupo seguinte”, explicou.
Fernandes ainda destacou que, dos próximos lotes que chegarem, 5% das doses serão reservadas para trabalhadores da saúde e 95% para a população idosa. “Estamos desde o dia 29 de dezembro sem registrar nenhuma morte de trabalhador da Saúde no estado. O público alvo já tem 60% de cobertura vacinal no Espírito Santo e já é possível perceber um resultado de curto prazo nos tralhadores”, afirmou. A informação foi corrigida posteriormente. A morte mais recente de profissionais de saúde aconteceu em 29 de janeiro.
O secretário ainda destacou que a repercussão dos óbitos da população com mais de 90 anos poderá ser percebida em março, ao avaliar a cobertura vacinal. “Quem está vacinado não está imunizado nas primeiras semanas. É necessário aguardar as duas doses da vacina e, depois, ainda é preciso de mais uns 20 dias para perceber a imunidade. Estamos esperançosos”, disse.
Novas cepas
Nésio ainda falou sobre as novas cepas. “Acreditamos que as diversas variações que circulam em território nacional, já estão disseminadas por todos os estados da República. A percepção disso é, simplesmente, a questão de ampliar a vigilância genômica e permitir que a gente tenha maior capacidade de reconhecer as diferentes linhagens em circulação em solo brasileiro. Precisamos reconhecer o predomínio de novas variantes em determinado território. Isso pode tornar a população mais suscetível, inclusive para aqueles que tiveram a doença a mais de seis meses. Estamos ampliando nossa estratégia e até meados deste ano teremos nossa capacidade amplificada. No entanto, idependente da linhagem, estamos tratando da mesma doença e precisamos manter os mesmos cuidados”.
Sobre os pacientes que vieram de outros estados, o secretário garantiu que não há risco de que isso seja motivo de transmissão de novas cepas. “A circulação das novas variações no Espírito Santo, a transmissão comunitária delas não ocorrerá pelo acolhimento de pacientes de outros estados, especialmente de Rondônia e do Amazonas. Eles possuem uma remoção realizada por profissionais com equipamentos individuais e isolados dos pacientes internados do Espírito Santo. Todos os profissionais que tiveram contato com estes pacientes são submetidos a testes a cada 2 ou 3 dias. Todos os contatos destes profissionais também são testados. O vírus não será disseminado por conta de nosso gesto de solidariedade com os pacientes de outros estados. A sociedade pode ficar tranquila, pois o nosso gesto foi responsável com a vida das pessoas, que estariam perdidas caso não tivéssemos acolhido esses pacientes no Espírito Santo”, explicou.
Novas vacinas
De acordo com Nésio Fenandes, continua a pressão, junto ao Governo Federal, para que haja compras de novos tipos de vacinas pelo Brasil. “Nós precisamos acelerar o processo de imunização da população brasileira. Por isso temos insistido, desde o início, na urgência do Brasil adquirir diversas vacinas. Pelo menos 4 ou 5 opções devem ser adotadas. É um erro a União não adquirir todas as vacinas dos laboratórios que já alcançaram a fase 3 dos testes. Insistimos para que o governo compre as vacinas complementares. Assim que as compras forem feitas, vamos divulgar o calendário de vacinação”.
Redução de casos
“No caso dos óbitos, temos uma redução importante e mantemos, de maneira sustentável, a fase de recuperação. Precisamos manter as medidas que possam evitar que essa fase seja interrompida com um novo aumento de casos. Independente disso, o estado se prepara para um novo aumento em março e abril”, diz Fernandes.
Mais doses chegarão ao Espírito Santo
Sobre a aplicação de vacinas em educadores físicos, supostamente ocorridas em Vila Velha, Reblin explicou quem teria direito neste momento. “Temos uma regra nacional que este profissional é considerado um profissional de Saúde, mas neste momento, profissional de Educação Física que receberá a vacina será o que atua no serviço de Saúde. Ele não poderia receber neste momento. Vamos verificar qual a razão pelo qual estes profissionais receberam”, explicou Reblin.
Ele ainda falou sobre a capacidade de investigação de óbitos do Lacen, que, atualmente, mantém o número de 4 ou 5 óbitos em investigação a cada dia. Segundo ele, esse é o número mais baixo desde o início da pandemia. Ele disse que isso é natural durante o período de Carnaval e poderá haver aumento no número de óbitos nos próximos dias no Espírito Santo.
Nésio Fernandes destacou que, em conversa com secretários de Saúde de outros estados, muitos estão buscando alternativas para manter as ações de enfrentamento da pandemia. “O Brasil vive uma nova fase de internações e óbitos. Os estados que não receberem novo aporte do governo federal poderão ser obrigados a fechar hospitais e leitos de UTI ou enfermaria”, finalizou.

Medicina e Saúde
Estado amplia número de leitos para enfrentamento da Covid-19
Publicado
06/03/2021 - 08:08
O Governo do Espírito Santo entregou, nesta sexta-feira (05), mais 36 leitos para o enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). A entrega faz parte da segunda fase de expansão da política de “Leitos para Todos”. São dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 26 de enfermaria disponibilizados no Hospital Vitória (antigo Hospital Praia do Canto), localizado na Capital. O valor do contrato é de aproximadamente R$ 2 milhões para vigência de 60 dias.
“A partir de amanhã, todos esses leitos estarão regulados para nossa Central de Vagas para atendermos exclusivamente ao tratamento de pacientes com Covid-19. São mais dez vagas de UTI e 26 leitos de enfermaria. Estamos fazendo esforços gigantescos para estarmos sempre um passo adiante do vírus. Muitos estados estão em colapso por falta de leitos. O Espírito Santo não é uma ilha e não estamos imunes a isso, mas vamos chegar a 900 leitos de UTI no final de abril. Somos o Estado com o maior número de leitos por habitante”, afirmou o governador Renato Casagrande, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Segundo o subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa, a ampliação desta sexta-feira (05) faz parte da segunda fase da expansão do Leitos para Todos. “Ampliando mais leitos exclusivos para o atendimento à Covid-19 no Estado e atender à população capixaba”, afirmou.
Medicina e Saúde
Estado recebe 48.200 novas doses para vacinação contra a Covid-19
Publicado
03/03/2021 - 14:45
Na madrugada desta quarta-feira (03) o Espírito Santo recebeu mais uma nova remessa de vacinas da Coronavac (Sinovac/Butantan) para a Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Foram entregues ao Estado 48.200 doses.
Para essa nova remessa, o Estado fará o envio de imunizantes para 30,5% da primeira dose (D1) de idosos de 80 a 84 anos, totalizando a cobertura de 80,5% deste público, e mais 65% de doses para a D2 de idosos de 90 anos e mais.
Os imunizantes estão na Central Estadual de Frio para organização e cadastramento, que ocorrerá na manhã desta quarta-feira (03). A previsão é de que a distribuição da D1 aos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória aconteça ainda nesta quarta-feira (03) à tarde, já o envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central será a partir desta quinta-feira (04).
Para as próximas remessas, a Secretaria da Saúde (Sesa) aguarda a confirmação da data e do quantitativo de doses por parte do Ministério da Saúde.

Ladrão se arrepende de furto, compra televisão parcelada em 10 vezes e vai até delegacia devolver

Estado anuncia investimentos em infraestrutura urbana e faz doação de armas de fogo para Guarda Municipal de Vila Velha

Prefeito Daniel Santana inaugura unidade de saúde no bairro Seac

Fricassê de pernil com queijo para uma refeição irresistível

BBB21: Viih Tube afirma que gastou R$ 50 mil com plásticas para a mãe
São Mateus


Prefeito Daniel Santana inaugura unidade de saúde no bairro Seac
A UBS era uma antiga reivindicação dos moradores que eram obrigados a buscar atendimento em unidade longe de suas casas...


Fixação da foz do rio Cricaré melhora a qualidade da água em São Mateus, diz Freitas
“O abastecimento de água potável das regiões de São Mateus foi prejudicado. Por isso esse projeto que estamos apresentando, de...


Deputado Freitas se reúne com a Polícia Militar pedindo mais segurança para os dos quilômetros
Também agradeceu o cerco tático feito pela PM na região O deputado estadual Freitas (PSB) atendendo reivindicação dos moradores da...
Política e Governo


Artigo – Por mais mulheres na política
Por Raquel Lessa. O debate público em torno das questões femininas tem aumentado a cada ano no Brasil e, neste...


Governo do Estado entrega obra de recuperação da ES-297 em Bom Jesus do Norte
O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, na manhã desta sexta-feira (05), nos municípios de Apiacá e Bom Jesus do...


Ex-prefeito de Santa Teresa está em estado gravíssimo no hospital
Gilson Amaro está internado desde 15 de fevereiro, após apresentar sintomas da covid-19 e, segundo família, tem 60% do pulmão...
Segurança


Preso suspeito de planejar sequestro de vereador do ES
Josué Celirio foi encontrado no Rio de Janeiro, no início da noite desta sexta-feira (05), e detido por policiais militares...


Homem que estuprou e engravidou sobrinha de 10 anos no ES é condenado a 44 anos de prisão
VITÓRIA – O homem de 33 anos, acusado de estuprar a sobrinha de 10 anos em São Mateus, norte do...


PMES realiza formatura do estágio de adaptação de oficiais médicos do HPM
A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) realizou, na manhã desta quinta-feira (4), a solenidade de conclusão do Estágio de Adaptação de...
Camisa 10


Arrascaeta é convocado e vira desfalque do Flamengo no Cariocão 2021
Além do uruguaio, outros jogadores do rubro-negro tem a chance de serem convocados para defenderem suas seleções A seleção uruguaia...


Ministério Público recomenda que CBF suspenda o futebol no Brasil
Presidente da Comissão Nacional de Combate e Prevenção à Violência nos Estádios, do MP, quer a suspensão de todas as...


Corinthians tem 19 casos positivos de Covid-19; oito são jogadores
O Corinthians confirmou na tarde desta terça-feira que teve diagnosticados 19 casos positivos de Covid-19. São jogadores, integrantes da comissão técnica e...
Mais Lidas da Semana
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza02/05/2020 - 14:01
Famosas que estão deixando o cabelo grisalho na quarentena
-
São Mateus09/01/2020 - 12:06
Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line