conecte-se conosco


Cidades

Empresas capixabas se capacitam para alcançar mercados internacionais

Publicado

Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), empresas capixabas estão buscando alternativas de crescimento e expansão dos negócios. Com a ajuda do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Espírito Santo, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), empresários de diferentes regiões do Estado já estão de olho no mercado internacional.

Um desses casos é o da empresa Verônica Santolini, do segmento de moda praia, localizada no município de Jerônimo Monteiro, no sul do Estado, que já concluiu todas as etapas de capacitações, e agora se prepara para receber seu Plano de Negócios Internacional, elaborado pela equipe de extensionistas do PEIEX-ES, de forma totalmente gratuita.

Com quatro lojas, entre atacado e varejo, e capacidade de produção de até 10 mil peças por mês, a empresa comercializa seus produtos em todo o Estado, além da região norte do Rio de Janeiro, sul da Bahia e Minas Gerais. No entanto, a marca já se prepara para exportar sua produção.

O gerente administrativo e financeiro da empresa, Roger Borges dos Santos, explica que as capacitações do PEIEX-ES, foram fundamentais para que a empresa pudesse alcanças novos mercados consumidores.

Leia mais:  Motorista que pagar IPVA em cota única vai ter 15% de desconto

“Participamos das capacitações e, no último módulo, as extensionistas nos apresentaram alguns dados que nos auxiliaram a encontrar o melhor mercado para nossos produtos. Como a produção de biquínis é algo sazonal, buscamos encontrar países que tenham o verão anteposto ao nosso, como é o caso de Portugal, França, Itália, Israel e Estados Unidos”, explica.

Ainda segundo Borges, a empresa deseja iniciar as atividades de exportação no primeiro semestre de 2021. “Não sabemos como vai ficar a situação mundial após a pandemia, mas estamos unindo esforços para iniciar nossas exportações no mês de março do ano que vem. Queremos fazer um teste inicial e estamos confiantes”, afirma.

Roger Borges também destaca a experiência em participar do PEIEX-ES. “O programa nos ensina literalmente a ‘colocar a mão na massa’. E o fato de os atendimentos serem individuais faz com que os extensionistas possam conhecer mais o nosso perfil, e trazer ideias exclusivas para o nosso tipo de negócio. Foi uma experiência muito diferente e importante para a nossa empresa. Trata-se de uma importante ajuda, diferenciada e gratuita, que vai nos ajudar a ampliar nossos negócios”, declara.

O subsecretário de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais da Sedes, e coordenador do PEIEX-ES, Gabriel Feitosa, comemora os resultados alcançados pelo programa. “É muito gratificante ver empresas capixabas frente à pandemia da Covid-19 enxergando oportunidades de crescimento, e uma forma de avançar em vendas não só dentro do Brasil. Desta forma, a gente observa que o programa cumpre seu objetivo de capacitar as empresas capixabas para a exportação, e de diversificar a nossa pauta exportadora”, diz.

Leia mais:  Governo anuncia inauguração da Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte

Na região sul do Estado, os atendimentos às empresas são realizados pelas técnicas extensionistas Mirella Fávero e Isabela Spadetti. Mirella Fávero destaca que, conhecida na região pela produção de biquínis de boa qualidade e design exclusivo, a empresa Veronica Santolini tem capacidade produtiva e está muito empenhada em iniciar o processo de vendas internacionais. “Os empresários estão se dedicando e estudando cada ferramenta apresentada nas qualificações com o intuito de exportarem de forma segura. Não temos dúvidas de que a marca Veronica Santolini alcançará seus objetivos”, garante.

Sobre o PEIEX-ES

O programa oferece às empresas, de forma gratuita, orientação técnica sobre as melhorias que a organização deve implementar para comercializar produtos e serviços no mercado internacional.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia.

publicidade

Cidades

Detran lança movimento Maio Amarelo no Estado nesta quinta-feira (02)

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) dará início às ações do Maio Amarelo 2024 no Estado nesta quinta-feira (02). 

Em frente à Sede do órgão, em Vitória, um grande laço amarelo, um carro batido e um totem com a estatística de mortes no trânsito vão chamar a atenção dos condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres para a necessidade de ser responsável no trânsito. Além disso, agentes do Detran|ES realizarão abordagens educativas na região durante todo o mês.   

O Detran|ES também fará o evento de lançamento do Maio Amarelo com a divulgação da programação de ações para o mês às 15h na Sede do órgão, reunindo autoridades de trânsito do Estado e servidores.   

À noite, o órgão fará projeções com iluminação amarela no Hotel Cannes, no Centro da Capital, com o laço do Movimento e com o tema de 2024: “Paz no trânsito começa por você”.   

 

Leia mais:  Governo do Estado financia construção de 34 Unidades Básicas de Saúde no norte
Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Vila Velha lança sistema inovador para localização de ecopontos de coleta

Publicado

Vila Velha tem sido pioneira em iniciativas que promovem a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente com a ajuda da tecnologia. Nesta quinta-feira (02/05), a cidade vai dar mais um passo nessa evolução. A Prefeitura vai fazer um evento, na Praça de Coqueiral de Itaparica, às 9 horas, para lançar o aplicativo Ecopontos, que dará a localização dos pontos para descarte de diversos tipos de materiais, a exemplo de vidros, plásticos, pilhas e baterias, entre outros.


Confira o novo sistema clicando Aqui.
 
O sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Vila Velha, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos. Essa iniciativa visa facilitar o descarte correto de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a promoção de uma cidade mais limpa e saudável.
 
De acordo com o secretário de Tecnologia e Inovação, Abel Neto, o sistema permite que os moradores encontrem facilmente os ecopontos de coleta mais próximo de sua localização atual.
 
“Através de um aplicativo móvel e de um site acessível a todos, os usuários podem visualizar informações detalhadas sobre cada ecoponto, incluindo os tipos de resíduos aceitos, os horários de funcionamento e outras orientações úteis para o descarte adequado. Essa ferramenta torna o processo de descarte de resíduos mais conveniente e eficiente para os moradores da cidade”, explica o secretário.
 
Segundo o Secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, a ferramenta é um passo significativo em direção a uma cidade mais sustentável e consciente. “Ao disponibilizar informações sobre os ecopontos de forma acessível, estamos capacitando os cidadãos a contribuirem ativamente para a preservação do meio ambiente e para a construção de uma Vila Velha mais limpa e saudável”, explicou Raphael.
 
O lançamento do sistema representa um grande avanço na promoção da sustentabilidade em Vila Velha. Ao facilitar o acesso dos moradores aos ecopontos de coleta, a cidade está incentivando práticas de descarte responsável, reduzindo o acúmulo de resíduos em locais inadequados e contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além disso, a conscientização sobre a importância do descarte correto de resíduos é fundamental para a construção de uma comunidade mais sustentável e engajada.
 
Desde o lançamento do sistema, a população tem demonstrado grande receptividade e interesse na iniciativa.  Essa resposta positiva reflete o engajamento da comunidade em questões relacionadas ao meio ambiente e ao bem-estar coletivo.

Leia mais:  Quase 40°C! Entenda por que está fazendo tanto calor nos últimos dias no Espírito Santo

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana