conecte-se conosco


Segurança

Governo realiza solenidade de início dos cursos de formação de soldados, oficiais e médicos da PMES

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Polícia Militar, realizou, na manhã dessa quarta-feira (9) dois eventos que marcam o início dos cursos de formação de soldados, oficiais e de oficiais médicos da Corporação. Ao todo, 415 novos militares serão integrados aos quadros da PMES após a finalização das especializações. As solenidades tiveram a participação do governador Renato Casagrande, que fez questão de receber, presencialmente, os novos integrantes da instituição.


A primeira solenidade foi organizada na Academia da Polícia Militar (APM), em Tucum, Cariacica. No local, 355 alunos soldados e 53 aspirantes a oficiais foram apresentados. O curso de formação para os soldados tem duração prevista de um ano. Já para oficiais o prazo é de três anos.


Casagrande fez uma saudação aos alunos soldados e aspirantes a oficiais: “É um momento sublime, nobre e importante para o Espírito Santo, pois mostra a renovação da Polícia Militar e dá ainda mais energia à instituição. Quero que vocês levem meu abraço aos seus familiares que estão orgulhosos por estarem aqui, mas por conta da pandemia não puderam comparecer a esse evento. A carreira militar dá muito orgulho à família, enobrece. Temos um desafio na segurança pública. Quando começamos em 2011 com a implantação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, tiramos o Espírito Santo das últimas posições e estruturamos nossas instituições. Em 2019 tivemos que retomar os investimentos, pois pegamos a área da segurança pública desestruturada e vocês estão aqui para nos ajudar. A carreira de vocês será longa dentro da Polícia Militar e tenho certeza que irão proteger nossa sociedade capixaba. Parabéns a todos vocês!”


O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho destacou os investimentos do Governo, no escopo do programa Estado Presente em Defesa da Vida, e desejou as boas-vindas aos novos alunos da APM.


“Precisou o governador Renato Casagrande retornar para vermos o pátio da Academia cheio novamente. Somos cobrados por todos os problemas da sociedade e afrontados todos os dias. Esse olhar sensível e a coordenação pessoal do governador é fundamental. É fácil fechar os olhos e dizer que quem está morrendo é ligado ao crime, é bandido. Mas esse é um problema que temos que encarar e reverter. O primeiro passo é esse. Formar policiais. Parabenizo as famílias e os senhores pela escolha. É importante que vocês entendam o que é ser PM. Na sua essência é servir à sociedade. A arma de vocês nunca poderá ser utilizada contra ela. Parabéns a todos e bom curso”, afirmou o coronel Ramalho.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, afirmou que o atual Governo recebeu uma Segurança Pública desorganizada, mas com a retomada do Programa Estado Presente em Defesa da Vida os investimentos retornaram e aumentarão nos próximos anos.

“Fazemos nesta quarta-feira mais uma entrega no âmbito do Estado Presente com a retomada das atividades da Academia de Polícia Militar com o início dos cursos de formação de oficiais e soldados da PMES. Em 2014, entregamos a Polícia Militar com um quadro completo, a Polícia Civil com mais de três mil homens e o Corpo de Bombeiros estruturado. Tínhamos liderança. Conseguimos tirar o Espírito Santo do 2° lugar e o levamos para o 14º° no ranking de violência no País. A Segurança Pública é um desafio. Mas vamos realizar essa reestruturação e retomar os patamares de 2014”, disse Duboc, que também coordena o Programa Estado Presente.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, destacou a conquista da Corporação ao conseguir transformar o Curso de Formação de Soldados (CFSd) em Nível Superior. “Agradecemos ao governador Renato Casagrande por entender as necessidades da Segurança Pública e aumentar o aproveitamento de vagas, pensando na população capixaba. Tivemos uma grande conquista que é a transformação do CFSd em curso superior, aumentando ainda mais a importância e a dedicação da formação. A sociedade evolui constantemente e a existência de normas é fundamental. Entrar para a PM é sacrificar a vida pelo outro. Espero que esse seja um grande curso e os senhores possam servir com maestria a nossa sociedade”, destacou.


Novos oficiais médicos

Leia mais:  Menina de 12 anos engravida após estupro; homem é preso

Após a finalização do evento na Academia, o governador Renato Casagrande se deslocou para o Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, Vitória, onde recepcionou os nove novos oficiais médicos, que passarão pelo estágio de adaptação de três meses. O quadro da saúde do HPM não recebia reposição desde 1993.

“Ter novos médicos é muito importante, pois o HPM está se reestruturando. Temos diversas necessidades no Hospital e estamos caminhando de acordo com nossas possibilidades. Reformamos a parte elétrica e recentemente iniciamos outras importantes obras. Uma parte do Hospital Infantil está no HPM, tornando-o ainda mais importante para a sociedade capixaba. Estamos realizando um trabalho em sintonia com o que buscamos através do Estado Presente e gostaria de parabenizar todos os novos médicos que iniciam sua trajetória neste momento”, pontuou o governador Casagrande.

O comandante-geral da PMES destacou que a importância do investimento na área de saúde da Corporação. “Só temos que agradecer ao governador pelos investimentos realizados no quadro de oficiais médicos e no Hospital da Polícia Militar. Em 27 anos nunca tivemos tantas intervenções positivas na área da saúde para nossos militares. É um olhar voltado para o bem-estar da família militar. Só tenho que parabenizar os nove tenentes que estão ingressando em nossa Corporação. A última turma foi em 1993. Agora temos esse investimento importante”, ressaltou o coronel Caus.

Ao fim do evento no HPM, o diretor de Saúde da Corporação, coronel Carlos Bariani, apresentou ao governador e às autoridades presentes a nova sede da Diretoria de Saúde, também em Bento Ferreira, Vitória, com espaço para recepção e acolhimento dos militares, principalmente para atendimento psicológico.

Leia mais:  Cadela ataca bandido e evita que dona tenha celular roubado na porta de casa
publicidade

Segurança

Batalhão da PM em Barra de São Francisco recebe novo cão farejador para reativação da unidade K9

Publicado

A solenidade de entrega do novo cão farejador que passará a atuar no 11º Batalhão da PM em Barra de São Francisco foi realizada na sede da Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc) na manhã desta quinta-feira (15), com a presença do comandante do CPO-E, coronel Pimenta, o comandante da CIOC, major Cardoso e o comandante-geral da PMES, coronel Caus.

Os condutores de cão farejador, subtenente Edi Carlos e o cabo Martins, acompanhados do major Jefeson subcomandante do 11º Batalhão receberam a cadela Kira. Hoje ela é uma das cadelas da PM-ES mais experientes em detecção de faro de drogas e armas e passará a integrar à unidade k9 do 11º Batalhão em substituição ao cão Jason, baixado por problemas de saúde no final do ano passado.

O Programa K9 consiste em uma estratégia de policiamento voltada ao uso do cão policial em operações para detecção de drogas e armas; atualmente 12 unidades operacionais da PM em todo o estado contam com os binômios treinados e especializados.

Leia mais:  Policiais libertam homem de cárcere privado em Guaçuí
Continue lendo

Segurança

Pescador sai para catar caranguejo e é encontrado morto em Vitória

Publicado

José Mário de Araújo era um dos pescadores mais antigos do bairro Maria Ortiz, na capital

Morreu, aos 70 anos, um dos pescadores mais antigos do bairro Maria Ortiz, em Vitória. O senhor José Mário de Araújo saiu de casa, nesta quinta-feira (16), bem cedo para catar caranguejo. Era uma prática que ele realizava desde os sete anos de idade. Como não retornou cedo, os parentes ficaram preocupados. O corpo do pescador foi encontrado por volta das 19h, pelo Corpo de Bombeiros, em uma área do mangue que fica a cerca de 30 minutos da margem.

A família contou que José Mário tinha o hábito de sair para catar caranguejo e sempre voltava para o almoço. Por volta das nove horas da manhã, uma das filhas do aposentado ligou para saber se estava tudo bem. Esse foi o último contato da família com o pescador.

A família ficou preocupada com o sumiço do idoso, o neto da vítima contou que um tio, que também é pescador, foi ao manguezal para procurá-lo. “Ele saiu à procura e nada de encontrar. Encontrou o barquinho dele a meia hora de remo e a bolsinha boiando, só que a maré estava cheia, já estava entardecendo e ele estava sem lanterna. Meu tio voltou e acionamos os Bombeiros e 19h acharam o meu avô sem vida”, contou Pablo Fernandes dos Santos.

A família contou que o idoso era acostumado com o mangue. Começou na cata do caranguejo ainda menino e era um dos pescadores mais antigos da região. “Meu avô desde os sete anos de idade faz a prática da cata do caranguejo. Era o mais antigo da cidade, 63 anos na cata do caranguejo”, disse o neto.

Os familiares não sabem o que aconteceu com o idoso, mas acreditam que ele pode ter passado mal no barco. O pescador tinha completado 70 anos no início deste mês. No último domingo, a família se reuniu para celebrar a vida de José Mário. Na ocasião, o neto aproveitou para homenagear o avô.

“Ele fez aniversário no dia 05 de abril e fizemos um bolinho para família no domingo, sem nada de aglomeração. Eu fiz uma homenagem para o meu avô, agradecendo pelo homem que foi e a criação que ele deu para a família”, disse Pablo.

José Mário era pai, avô e bisavô. Sempre tirou o sustento da cata do caranguejo. Para a família, agora fica a admiração e a saudade. “O que vale é o legado que ele deixou para nós. Toda criação, honestidade. Então é isso que a gente tem que levar para a vida. É um sentimento de tristeza, mas a gente fica feliz pela forma que ele nos criou. Foi um homem de verdade”, declarou o neto.

Leia mais:  Vila Velha - Guarda Municipal captura 82 foragidos e recupera 217 veículos em um ano
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana