conecte-se conosco


Cidades

Nova Estação de Tratamento de Esgoto vai beneficiar 20 mil moradores de Aracruz

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta terça-feira (12), da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atenderá aos bairros Santa Marta e Barra do Sahy no município de Aracruz. O equipamento foi construído em atendimento ao Termo de Compromisso Socioambiental firmado para instalação do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA). O investimento feito pela empresa foi da ordem de R$ 12 milhões.


A ETE possui uma moderna e confiável tecnologia de tratamento biológico de esgoto, o que garante eficiência e baixo custo de manutenção operacional. A unidade está dimensionada para atender uma população de 20 mil habitantes. As obras tiveram início em janeiro de 2020, sendo entregues à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) no início deste ano.


De acordo com a empresa, a água sai após o tratamento do esgoto com qualidade superior à exigida pelas normas brasileiras, podendo até mesmo ser reutilizada em outras atividades como agricultura, irrigação de jardins e atividades industriais. O sistema contempla ainda um emissário submarino de 360 metros para o lançamento da água no mar, garantido o distanciamento da área costeira.

Leia mais:  Governo do Estado inaugura Posto Avançado de Bombeiros e base do SAMU 192 em São Gabriel da Palha

“Em um entendimento com a Prefeitura, fizemos uma adutora de 13 quilômetros, trazendo água tratada para essa região litorânea. Hoje, o Estaleiro Jurong é abastecido com água da Cesan, o que não tinha antes. Agora com essa ETE, vamos atender a mais 20 mil pessoas em Barra do Sahy e Santa Marta. No verão, teremos uma presença maior de pessoas nessa localidade. Um investimento que contribui para a preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e do turismo da Orla de Aracruz”, pontuou o governador.

Casagrande lembrou que a Cesan está presente em 53 municípios capixabas, sendo que 46 já assinaram os contratos de programa para continuidade da prestação de serviços e garantia da universalização do abastecimento de águas, da coleta e tratamento do esgoto. “Outros sete estão aguardando aprovação pelas Câmaras Municipais. Se tivermos continuidade das políticas públicas e dos investimentos que estamos realizando, vamos alcançar a meta de universalização dos serviços até 2026”, declarou.

O governador também falou sobre outros investimentos do Governo do Estado no município de Aracruz. “A cidade tem recebido uma grande quantidade de empresas, pois o Estado tem feito obras de infraestrutura. São investimentos estratégicos, como o trecho norte do Contorno de Aracruz. Já fizemos a reabilitação da ES-257 e depois vamos fazer o trecho sul do Contorno, ligando o porto com a Rodovia dos Caminhoneiros. Estamos fazendo a macrodrenagem de Bela Vista, construindo a Delegacia Regional e trouxemos a Farmácia Cidadã. Vamos recuperar ainda todas as rodovias que ligam Nova Almeida a essa região”, afirmou.

Leia mais:  Termo de Acordo com camaroeiros da foz do rio Doce é assinado no ES

Também estiveram presentes os secretários de Estado, Ricardo Pessanha (Inovação e Desenvolvimento) e Coronel Aguiar (Casa Militar); o presidente do Estaleiro Jurong Aracruz, Thangavelu Guhan; o diretor-presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael); o deputado estadual Fabrício Gandini; além de colaboradores do EJA e lideranças comunitárias.

publicidade

Cidades

Dia da Educação: egressos da Estácio compartilham experiências transformadoras

Publicado

28 de abril é o Dia da Educação e aproveitamos a data para relatar histórias de profissionais formados na Estácio que hoje contribuem para transformar vidas

Comemorado anualmente em 28 de abril, o Dia da Educação, foi instituído há 24 anos, durante o Fórum Mundial de Educação, na cidade de Dakar, no Senegal, quando líderes de 164 países, inclusive o Brasil, decidiram firmar o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. A data é um lembrete da relevância da educação para o progresso global e individual e reforça o poder dessa ferramenta como um elemento fundamental no desenvolvimento de uma sociedade.

A educação é instrumento de transformação pessoal, profissional e social, contribuindo não apenas para a empregabilidade, mas também para a construção da cidadania e o progresso da sociedade. Nesse contexto, o ensino superior desempenha um importante papel, oferecendo a oportunidade de aprofundar conhecimentos em diversas áreas e formar cidadãos capazes de enfrentar os desafios contemporâneos.

Um exemplo inspirador é o do advogado Denys Rangel Moraes, ex-aluno da Estácio. Ele concluiu em 2018 o curso de Direito e encontrou em sua formação uma ferramenta para promover mudanças significativas na sociedade, especialmente no que diz respeito ao apoio às pessoas com autismo.

“Os conhecimentos adquiridos durante o curso permitiram que um leque de opções se abrisse. Eu pude entender mais as coisas, as legislações, a organização social, e isso faz com que você pense e reflita mais vezes e mais profundamente sobre alguns aspectos da vida social, do cotidiano das pessoas”, conta ele.

Denys é presidente da Comissão Regional Sudeste de Direito dos Autistas, da Associação Brasileira de Advogados (ABA), e procurador voluntário da Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo. Sua formação em Direito não apenas o capacitou tecnicamente, mas também o habilitou a atuar como agente de transformação na defesa dos direitos das pessoas com autismo.

Com formação em Pedagogia pela Estácio, entre outras graduações e especializações, Teresa Cristina Maté Calvo destaca a importância do ensino para a construção da sua identidade. “A educação é uma coisa extremamente importante na minha vida. Eu sou professora há 17 anos. Eu me vi professora já dentro de sala de aula, como uma aluna”.

A egressa possui uma vasta experiência em diversas áreas da educação, mas está sempre em busca de aprimoramento. “Eu não consigo parar de estudar. Eu estou sempre fazendo algum curso. Além disso, eu estimulo as pessoas a buscarem aperfeiçoamento”. Ela conta que a qualificação profissional por meio da educação resulta, inclusive, em ganhos financeiros. “A graduação, pós-graduação, o ensino em geral, não só aumentam as oportunidades de atuação profissional, como também contribuem para o reconhecimento e a valorização do salário. Novas oportunidades de emprego se abrem a partir das especializações”, compartilha Tereza.

Leia mais:  Últimos dias para inscrição de artistas capixabas na CowParade Vitória — Vila Velha

Outro exemplo inspirador é o de Sátina Pimenta, que encontrou na educação uma oportunidade de realização pessoal e profissional. Aluna da primeira turma de Direito da Estácio Vitória, ela também cursou Psicologia e atua como professora, coordenadora de pesquisa e internacionalização, coordenadora de psicologia, e é responsável pelas avaliações vocacionais na instituição.

Para a professora, a educação é uma ferramenta poderosa para mudar vidas. “Mudar a vida das pessoas através da educação é muito gratificante. Recebo feedbacks disso de maneira muito constante. Tanto de alunos, quanto ex-alunos. E é muito gostoso ver como a educação consegue chegar nesse lugar de mudança não só do saber, mas da realidade de cada um”, complementa Sátina.

Sobre a Estácio

A Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil, com o compromisso de promover as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional e o crescimento pessoal de seus mais de 700 mil alunos. Com mais de 50 anos de experiência acadêmica, a instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais em cursos técnicos, de graduação e de extensão, como pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade. Presente em unidades de ensino em 25 estados e no Distrito Federal e em mais de dois mil Polos de Ensino Digital em todo o país, a Estácio possui um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, e apoia diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania. Saiba mais em estacio.br

Leia mais:  Alagamentos e queda de árvores deixam ruas interditadas na Grande Vitória

Continue lendo

Cidades

Vitória – Comemoração: nova sede do Abrigo para crianças completa 6 meses

Publicado

Se para celebrar a vida dos filhos os pais costumam fazer festas, não poderia ser diferente com a comemoração dos seis meses do “filho mais novo” da Secretaria de Assistência Social: o Centro de Vivência (CV), que oferta acolhimento provisório para crianças de 0 a 6 anos. O espaço, que é uma casa totalmente reformada e adaptada para receber até 16 crianças, está localizado no bairro de Lourdes. 

Para marcar a data, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz; trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e técnicos da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social (Semas), fizeram questão de ir até o local para fazer uma visita às crianças e participar do café da tarde ao lado deles. 

Para Eliana Dantas, a trabalhadora que atua há mais tempo no Abrigo, todos os meses no novo espaço merecem ser celebrados. “Aqui, trouxe mais de segurança para os trabalhadores (com maior facilidade para o deslocamento – ir e vir para o local de trabalho), mas acima de tudo melhorou a qualidade do atendimento para as crianças. Essa casa é toda adaptada, cada cantinho foi pensado para dar qualidade de vida para elas. O antigo espaço não era adequado”, disse ela.

Comemoração: nova sede do Abrigo para crianaças completa 6 meses

Ao ser questionada sobre o que representava aquela a mudança de endereço, Eliana falou emocionada: “Não é só uma mudança de endereço, aqui, podemos dar um espaço mais acolhedor para as crianças. Aqui é uma casa. Não tratamos como um abrigo. Eles sabem que estão aqui de passagem, mas que esse período seja de boas lembranças. Para eles, não somos só educadores sociais, somos um pouco mãe, avós, tias. Para muitos deles, somos única referência”. 

Leia mais:  Fundação Renova divulga Carta à Sociedade

Enquanto andava pela casa, segurando no colo uma das crianças mais novas em acolhimento (com apenas um mês de idade), o prefeito Lorenzo Pazolini comentou da  satisfação de ter inaugurado há seis meses atrás, o que chamou do equipamento mais importante da cidade.

“Aqui, estamos ressignificando vidas. Estamos dando oportunidade a quem não teve a chance de escolher. Aqui, estamos trazendo esperança, alegria. Lá em Tabuazeiro, já funcionava de forma extraordinária, porque os trabalhadores Suas proporcionavam isso. Mas faltava uma estrutura física adequada. Tudo foi pensando. Até as paredes sem quinas para que as crianças não se machuquem nelas. Aqui, tem amor de cada profissional e dos trabalhadores que construíram”, disse o prefeito.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, destacou que poder ter um espaço físico que foi pensado para acolher crianças de 0 a 6 anos demonstra o compromisso com as políticas públicas e com aqueles que mais precisam. “Houve o envolvimento de muitas pessoas e secretarias para que a reforma da casa fosse possível. Essa casa é para as crianças que precisam de acolhimento em uma fase muito importante da vida, a primeira infância”, reforçou a secretária. 

Comemoração: nova sede do Abrigo para crianaças completa 6 meses

O Centro de Vivência (CV), é um Serviço de Acolhimento Institucional que oferta acolhimento provisório para crianças de 0 a 6 anos, afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, na sua impossibilidade, encaminhamento para família substituta.

Leia mais:  Linhares tem duas estações de tratamento de esgoto concluídas com recursos do Fundo Renova Saneamento

O Serviço de Acolhimento Institucional deve ter aspecto semelhante ao de uma residência e estar inserido na comunidade, em áreas residenciais, oferecendo ambiente acolhedor e condições institucionais para o atendimento com padrões de dignidade. Deve ofertar atendimento personalizado e em pequenos grupos e favorecer o convívio familiar e comunitário das crianças e adolescentes atendidos, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.

A nova sede do Centro de Vivência, com capacidade para atender até 16 acolhidos de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 6 anos, oferece as condições necessárias a garantia dos direitos das crianças, em um espaço próprio e dentro dos padrões necessários ao atendimento às especificidades da primeira infância.

Estrutura

O novo Serviço de Acolhimento teve um investimento de R$ 708.500,00, sendo essa a primeira sede própria, para faixa etária de 0 a 6 anos, no município de Vitória. O espaço conta com 04 quartos, sendo um deles um berçário; 04 banheiros, sendo um adaptado para os bebês e 01 banheiro com acessibilidade; 01 sala para convivência, 01 espaço com parquinho para as crianças, 01 cozinha, 01 dispensa de alimentos, 01 espaço de refeitório, uma lavanderia, uma dispensa para guarda de material de limpeza; uma sala de guarda de material pedagógico, 01 sala para cuidadores, 01 sala para equipe técnica e 01 sala de coordenação.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana