conecte-se conosco


Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª Quinzena de Outubro

Publicado

Por Zene Lagace

Salada, saladinha, saladão dos omissos mateenses

A prisão do prefeito Daniel da Açaí, do município de São Mateus, vem mostrar que ter mandado não é passaporte para praticar atos ilícitos, como se a prefeitura fosse de sua propriedade. Até mesmo aquelas pessoas que ficavam como guardiãs do mandatário, destratando pessoas que precisavam dos serviços da municipalidade. Tudo isso virou uma torre de babel levando o prefeito e sua gangue para a prisão.

Mas a prisão do prefeito não isenta instituições estaduais, lideranças locais e partidos políticos da sua atitude omissa em relação às ações criminosas do mandatário festeiro mateense. Até um fato emblemático de um promotor de justiça sobre um trio elétrico rasgando seda para o prefeito foi testemunhada pela multidão que frequentava, naquele momento, o balneário de Guriri.

E a Câmara de Vereadores, o que fez? O que fiscalizou? E agora, são culpados pela omissão por não exercerem o princípio máximo do legislativo que é fiscalizar o Executivo na aplicação dos recursos orçamentários?

Para fazer justiça, vale destacar que, apenas o movimento SOS São Mateus, composto por cidadãos comuns, desde a sua criação, combateu as insanidades da administração pública de São Mateus. Não se viu nenhuma autoridade participarem de suas reuniões, apenas faziam chacota do movimento. E agora, não seria o momento de trocar os omissos por aqueles corajosos integrantes do SOS São Mateus? Ali estava a verdadeira bandeira do combate a sacanagem e a defesa dos cidadãos de bem do município de São Mateus. Ter mandato não significa grande coisa quando não o dignifica. O cidadão de bem tem mais valor que um mandatário que usa métodos pouco republicanos para se eleger.

Leia mais:  Pinga-Fogo - I Abril/22

====================================================================

Disputa cabeluda

Não há nenhuma informação sobre a corrida para a disputa em conseguir as mexas dos cabelos do prefeito Daniel, dono de uma vasta cabeleira. É que todo preso tem seus cabelos raspados, daí o interesse no material usado para confeccionar perucas.

Cerveja choca

Em São Mateus todo o mundo político sabia que o João da Antártica era a eminência parda da administração do prefeito Daniel da Açaí. Com a operação policial que o levou para a cadeia, já tem gente dizendo que colocaram água no chope do João.

Balaio de gatos, um legado…

Não custa lembrar. Afinal recordar é sofrer duas vezes com alguns prefeitos. A prisão do atual prefeito e das irregularidades encontradas em seu governo, não nos permite esquecer, que a prática da corrupção não é novidade no município de São Mateus. É coisa antiga. A diferença é que agora “deu ruim” para o Daniel e sua turma. O assalto foi muito escancarado, talvez achando que algum poderoso pudesse garantir suas ações criminosas. O legado de outras

Leia mais:  Pinga-Fogo - I Agosto

administrações é extenso, mas a omissão das autoridades que deveriam combater as irregularidades, o saque aos recursos públicos, também.

EM TEMPO

• O prefeito Daniel, dono de trios elétricos, dançou!

• Os paladinos da moralidade agora vão aparecer “cagando regras”. Se esconderam todo o tempo, deixando as denúncias para poucos mateenses. Vale lembrar que no próximo ano tem eleições.

• Daniel Santana, prefeito preso de São Mateus, não praticou nada que não tivesse sido praticado em outras administrações. Vamos deixar de hipocrisia. Só que tem profissionais competentes em lesar o Erário. A atual administração usou amadores ou incompetentes no trato com o ilícito. Deu ruim!

• Omar Aziz, Renan Calheiros, Lula, José Dirceu… o time é uma seleção de gatos, gatunos e gatões.

• Vou parar para não “roubar” a paciência e o tempo do leitor. O STF pode mandar nos prender.

publicidade

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 2ª edição de abril

Publicado

Por Zene Lagace

Abriu a porteira política

Começou à caça ao eleitor. Oficialmente não, mas em se tratando de Brasil certas leis e normas não funcionam na prática. Partidos e “pré” candidatos (outra bobagem) se arvoram, desesperadamente para convencer o eleitor que a salvação da lavoura, do Brasil e do universo está nos seus planos e “kit caçada” que oferecem ao cidadão.

No caso de São Mateus, tem os que acreditam, tem aqueles que desconfiam e também os que soltam os cachorros da corrente e mandam morder o candidato engana trouxa.

No País onde as regras mudam a cada eleição, parece que a política não tem mudado a vida de ninguém, exceto do eleito. Para ele, para melhor, para o cidadão que paga altíssimos impostos, para pior.

Viva a democracia relativa!

============================================================

Esperando na janela

Curiosa a expectativa de alguns políticos mateense que fazem parte da “oposição light” ao atual prefeito, Daniel Santana, o “Da Açaí”. Eles, a cada movimentação da justiça relacionada ao processo contra o chefe do Executivo, ficam atentos esperando pela sua cassação.

Para o cidadão realista e que testemunhou a omissão das lideranças locais contra todo o caos instalado em São Mateus há sete anos, tem a certeza que a definição dessa contenda acontecerá dia 31 de dezembro deste ano, quando o prefeito-terremoto deixará o cargo em grande estilo, com festa de arromba, no balneário de Guriri.

Em tempo: De arromba foram as ações de ataque contra os cofres da municipalidade (segundo a Polícia Federal).

Esperança

Com as eleições se aproximando, mas ainda distante, o eleitor vai ter a oportunidade de defenestrar das câmaras municipais “nobres” edis, que de nobre é apenas um detalhe. Está nas mãos do eleitorado vassoura, rodo, detergente e pano de chão para fazer a limpeza. O combinado bem bolado será dia 6 de outubro.

Segurança

A questão da segurança, apesar de ser um dos itens mais importantes e discutido Brasil a fora, em São Mateus não o é. Lá existem quase 100 câmeras de monitoramento que estão desligadas. O ex-secretário de Defesa Social, coronel Wagner, preferiu mantê-las desligadas, mas estava ligado em multar motoristas. A bandidagem circula leve, livre e solto pela cidade e pelo interior

do município. No que pese a atuação das polícias. As autoridades – as vezes – não estão alinhadas no combate ao ilícito. Até atrapalham à caça do bandido.

Fora de foco

Em Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo, o prefeito Kleber Médici (PSDB) resolveu suspender o pregão eletrônico para aquisição de câmeras de vide monitoramento para o cerco eletrônico do município. A grana vinda de uma emenda do deputado Gilson Daniel (Podemos), no valor de R$ 300 mil, estava disponibilizada. Agora o vereador Paulo Vitor (PSD) quer saber do prefeito o motivo para a suspensão do pregão.

Talvez fosse necessário instalar uma câmera dentro do gabinete do chefe do Executivo para saber de todo esse babado…

Esquartejamento

O vereador de Santa Leopoldina, Sérgio Lago, sempre atuante e atento aos projetos em sua confecção, disse que os seus pares devem aproveitar quando alguém entendido apresenta à câmara alguns projetos e os vereadores tenham a capacidade de saber se estão em acordo a maneira de serem bem elaborados.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Junho/22

Com isso, segundo ele, evita aparecerem projetos fantasmas que muitas vezes chegam à Câmara sem perna, sem braço e até sem a cabeça.

Surpresa e empoderamento

A movimentação da vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane, em direção a uma pré-candidatura prefeita da capital, surpreendeu o mercado político que esperava que ela fosse disputar uma cadeira na Câmara Municipal.

Ela se filiou ao Podemos, foi recebida com todas as honras e é sim, pré-candidata a prefeita de Vitória.

A esquerda em São Mateus

O PT não é um partido complicado somente em nível nacional. No município de São Mateus também o é. Está alinhado com o atual prefeito, através da sua representante na Câmara, a vereadora Ciety Cerqueira. Antes esse alinhamento era feito pela ex-vereadora Jaciara Teixeira.

A história do prefeito Daniel Santana e sua amizade carnal com o caos e os atos, descoberto pela Polícia Federal, de corrupção foram notícias em nível nacional. Mas parece que o PT não lê jornal e nem vê TV. Ou será que só se informa através dos veículos de informação do consórcio?

E o PCdoB?

Acredita-se estar no mato sem cachorro. Encontra dificuldade para se alinhar com o PT e formar uma frente de esquerda na disputa do pleito eleitoral deste ano em São Mateus.

Será que a esquerda vai descolorir o vermelho, como sempre faz no município e se joga nos braços da direita, quando essa está no poder?

Como diz um sábio de botequim: São Mateus não é para amadores e cachorro põem os ovos.

Sem noção, um caso de saúde mental

Uma coisa é óbvia em São Mateus para a maioria da população. O prefeito Daniel Santana (sem partido e sem capacidade administrativa) é o que apareceu de mais nefasto nesses 479 anos na política mateense.

É preciso uma comitiva de psiquiatras e psicólogos para diagnosticar com precisão o que se passa na cabeça dos seis “nobres” edis da base parlamentar do prefeito na Câmara de Vereadores. Eles, em sessão de delírio todas as segundas-feiras, têm visões de que o paraíso existe em São Mateus e que o faraó Daniel I é o sábio encarnado na terra.

Para a população mateense, que vive a realidade do dia-a-dia, Daniel não é faraó, é fariseu.

David contra Golias?

Os vereadores de oposição de São Mateus são uma espécie de exército de brancaleone, uma cavalaria medieval de coragem. É o “38” enfrentando uma metralhadora, último modelo de modernidade. Acontece que o operador da metralhadora coloca a bala ao contrário e tem atingido o próprio pé.

No caso dos operadores do revólver calibre 38, os tiros são praticamente certeiros, mas o eleitor é quem vai dizer quem acertou o alvo quando as urnas se abrirem. Só em outubro saberemos. Até lá é tiro trocado e a população no meio desse tiroteio.

O inútil do inútil

Os vereadores chapa branca falam dos calçamentos de ruas em seus redutos, tecendo elogios melosos ao prefeito de São Mateus. Quando o morador está doente e procura um médico e uma unidade de saúde, ou uma escola para levar o filho, ele caminha pelas ruas calçadas e ao chegar no seu destino não encontra médico e, muitas vezes, a unidade de saúde. Para que serviu esse calçamento?

Leia mais:  Pinga-Fogo - 1ª edição de setembro

A propósito, quem é o proprietário dessa fábrica de material para calçar as ruas e avenidas?

Legado da reprovação: nota zero!

A “inesquecível” ex-secretária municipal da Educação de São Mateus, Marília Silveira, deixou o cargo e deixou também o seu legado. Escolas sucateadas, professores açodados, narrativas e mentiras contadas na Câmara de Vereadores, um show de atrapalhadas e arrogância. Com essas “qualidades” se achou habilitada a colocar o seu nome para uma pré-candidatura a prefeito de São Mateus.

Ele tem a fórmula

Se os cientistas e arqueólogos procuram um lugar para fazer uma prospecção sobre o Caos, São Mateus, no norte capixaba é o lugar propício. Pode falar com Daniel, o prefeito, que ele saberá explicar como conseguiu, em 479 anos de fundação do município, realizar essa proeza.

Baixou Deprê

Os mateense que encontramos na inauguração da quadra poliesportiva na Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi, Vitória, ficaram envergonhados quando lembraram do seu prefeito e do que ele transformou a praça Mesquita Neto, em São Mateus.

A Praça Nilze Mendes é um point das famílias, em qualquer horário, pois ali vagabundo não se cria. Já na Mesquita Neto…

EM TEMPO

* Sair Paulo Guedes e entrar Fernando Haddad, é a mesma coisa que você comprar ingresso para assistir Roberto Carlos e aparecer o Caneta Azul.

* O que está no papel vale na prática? A Constituição vale? Pelo menos no Jogo de Bicho vale o que está escrito.

* O governo Lula, com a tesoura afiada vai cortando as verbas da educação, saúde, farmácia popular etc. Mas tem a expertise para aumentar impostos para poder bancar o custo Brasil e as despesas em suas investidas turísticas mundo afora.

* Que esculhambação fizeram com o projeto de contratação de professores e cuidadores para os alunos autistas. O descaso e a falta de respeito foram longe demais.

* Outubro está distante, mas o eleitor já pode economizar para comprar o caixão com a finalidade de sepultar politicamente certos políticos. Alguns merecem ser levado à cova como indigentes. Tem município que já tem fila.

* A propósito e como sugestão, vale começar a estocar vassoura, rodo, água sanitária, desinfetante, óleo de peroba como ingredientes para afastar os oportunistas da política e fazer a faxina geral nos legislativos e executivos.

* Toda a Direita é de extrema? Para a esquerda, de maneira orquestrada e domesticada, bate nessa tecla. E a esquerda é somente de esquerda? Não tem extrema?

* Lula elogiou os irmãos Batistas, aqueles da JBS e disse que, se pudesse, faria decreto para prender quem mentir. Então, pelo que se sabe, ele vai se auto prender.

* Comenta-se a boca pequena, que os vereadores de São Mateus, que formam a base aliada do prefeito Daniel Santana, sabem que a sua administração é o caos, a desgraça instalada na cidade, mas estão açodados. Não conseguem se libertar. “O chicote come no lombo”, disse uma felpuda liderança mateense.

Continue lendo

Pinga fogo

Pinga-Fogo – 1ª edição de abril

Publicado

Por Zene Lagace

CPI do Busão

A Câmara Municipal de São Mateus aprovou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O objetivo é investigar os serviços prestados pela Viação São Gabriel que tem a concessão do transporte coletivo urbano da cidade. Para quem conhece o teor do contrato e suas exigências, garante que nada tem sido, efetivamente, cumprido pela empresa. E isso não é de hoje. Conclusão: os governantes anteriores foram também omissos na fiscalização. A CPI vai convocar somente os atuais ou todos que carimbaram essa conivência?

Aliás, a empresa sempre ajudou nas campanhas de muitos que já estão na planície.

Pelo que se ouve pelos cantos de rua e pontos de ônibus, a cidade é servida pelo “Busão do Além”. Leva sabe-se lá para onde… Só leva para onde nem todo mundo deseja ir…

============================================================

Por debaixo da lona

No Circo Brasil, tem muita gente fazendo contorcionismo para justificar decisões jurídicas que não estão contempladas no texto constitucional. Não vale o que está escrito. No jogo do bicho, que é contravenção, vale.

Na contramão

Em Vitória os ônibus urbanos são limpos, novos e todos com ar condicionado. Em São Mateus são sujos, velhos e sem qualquer conforto ou segurança.

Por que existe essa diferença se esses coletivos transportam pessoas? Em São Mateus as passagens são mais caras. Paga-se pelo desconforto e péssimo serviço.

Retrato da esculhambação

Os ônibus urbanos de Linhares também são novos e bem conservados.

São Mateus, apesar de toda a sua história e tradição, vive um momento em que estão apagando essa história e implementando a tradição de não se respeitar as leis e sua população. A empresa Viação São Gabriel faz o que quer em São Mateus não se importando com seus usuários. Esbofeteia seus clientes colocando os sucateados ônibus para transportar quem necessita usar seus serviços. As autoridades não usam ônibus, mas deveriam ter a dignidade de tomar as providências necessárias.

Leia mais:  Pinga-Fogo - Dezembro

Não está na hora de mudar essa realidade? Cancela o contrato com essa empresa e abre um processo licitatório proibindo, evidentemente, dela participar, pois seu passado a condena. Falta coragem. Aliás, no Brasil de hoje falta gente determinada e de coragem. Cada um olha para seu próprio umbigo. Os outros que se explodam.

Recado aos prepotentes

Agora que os pretendentes a um cargo eletivo a serem disputados nessas eleições já registraram sua intenção, está na hora de informar a eles as obrigações e atribuições dos cargos em disputa. Muitos se colocam como donos do mandato, da cidade, do cão e gato do eleitor, donos até da consciência das pessoas. Avisa a eles que são servidores de quem paga seus salários.

Devaneio ministerial

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandovsk, elogiou a atuação das forças de segurança pela atuação na caçada e prisão dos bandidos que fugiram do presídio de “segurança máxima”. Um gasto de mais de um milhão, um enorme aparato e de nada adiantou. Foram 51 dias de buscas. Bastou usar o serviço de inteligência da Polícia Federal e os bandidos foram encontrados e presos. De pouco ou nada serviu todo aquele monstruoso aparato.

Leia mais:  Pinga-Fogo – I Janeiro/23

Loteamento da promessa não cumprida

Moradores que adquiriram seus lotes e construíram suas casas no Loteamento do Bazoni, em Guriri, estão há três anos esperando o seu proprietário cumprir a promessa de calçar as ruas. Quando chove ficam alagadas e o lamaçal toma conta e quando faz só o poeirão se levanta.

A turma fica com inveja do loteamento que era da Soma, que realizou toda a infraestrutura. O outro tem preço alto e promessa baixa.

EM TEMPO

* Em São Mateus não tem ônibus circular. Por quê?

* Quando o cidadão elege um político ou prefeito, está elegendo um gerente para cuidar do seu município ou mais um para se aproveitar do seu município? A segunda impressão está ganhando.

* Numa disputa eleitoral é justo quem ocupa um cargo importante em órgão oficial usá-lo para se favorecer?

* É justo viver num país onde se paga os maiores impostos e não receber, em contrapartida, pelos serviços pagos? O cidadão dá uma bola redondinha e recebe de volta uma abóbora nas costas.

* O atual “elenco” que se apresenta toda segunda-feira na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Mateus, tem o mérito de ser um dos piores das últimas legislaturas. Poucos se salvam, dentre eles a vereadora Isamara da Farmácia (União).

* Campeonato Carioca deste ano, um dos mais sem graça dos últimos anos. A audiência, em sua maioria, preferiu assistir um jogão: Palmeiras contra Santos.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana