conecte-se conosco


Política e Governo

PSB nega que tenha perdido pré-candidatos e se enfraquecido para a disputa eleitoral

Publicado

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), de São Mateus, através dos seu vice-presidente, Reginaldo Aleixo, nega que tenha perdido membros do seu quadro de pré-candidatos a vereador e que tenha saído enfraquecido da reunião que promoveu com seus filiados, na última segunda-feira (22).

A resposta do partido é em decorrência de boatos que circularam no meio político mateense que o PSB teria perdido pré-candidatos a vereança e que supostamente terá dificuldade de fazer legenda que o possibilite a eleger representantes para o legislativo. De acordo com comentários, o problema tem sido a escolha do nome de Elisângela Nascimento, a Preta, como pré-candidata a prefeita de São Mateus e por contar com o apoio de lideranças locais e em nível estadual. Alguns membros defendem o nome do vereador Carlos Alberto que está no seu sexto mandato e é mais conhecido nos meios políticos do município.

“O partido está aberto a todo filiado que queira colocar seu nome como pré-candidato, mas somente depois da realização da convenção partidária é que será definido e oficializado o nome que irá representar o PSB no pleito eleitoral para vereador e prefeito”, afirmou Reginaldo Aleixo, seu vice-presidente da legenda em São Mateus. Para ele, não há imposição do nome de Preta e o que ocorre é que ela tem se articulado e isso a fortalece na sua intenção de pré-candidata. “Além disso, Preta tem um passado de luta junto à comunidade e por sua capacidade acabou até sendo convidada para ser assessora do senador Marcos Du Val (Podemos)”, lembrou Reginaldo.

Leia mais:  Governador Casagrande presta contas de gestão na Assembleia Legislativa

publicidade

Política e Governo

Governo anuncia reajuste linear de 4,5% no salário dos servidores do Executivo Estadual

Publicado

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (26), a concessão de reajuste linear de 4,5% no salário dos servidores do Poder Executivo Estadual, a partir do pagamento de maio deste ano. A ação contemplará mais de 95 mil profissionais, entre ativos (efetivos, comissionados e designação temporária), aposentados e pensionistas.

“Esse reajuste é fruto do nosso compromisso contínuo de valorizar o trabalho e o esforço dos profissionais que atuam na administração pública, reconhecendo a importância de suas contribuições para a sociedade capixaba”, destacou o governador do Estado, Renato Casagrande, em publicação nas redes sociais.

O cálculo que definiu o percentual levou em conta o comportamento da receita do Estado, de modo a reajustar os rendimentos dos servidores sem comprometer o equilíbrio fiscal e a solidez das contas públicas. O projeto de Lei com a proposta de reajuste será encaminhado para a análise da Assembleia Legislativa do Estado (Ales).

Leia mais:  Governador Casagrande presta contas de gestão na Assembleia Legislativa
Continue lendo

Política e Governo

Tyago Hoffmann realiza audiência pública sobre criação da Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento de Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação

Publicado

Na manhã desta sexta-feira (26), o Plenário Dirceu Cardoso, da Assembleia Legislativa, ficou lotado com a presença da sociedade civil e autoridades que vieram prestigiar a sessão especial para discutir a criação da Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento de Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, proposta pelo deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB).

O projeto de lei que institui a implementação da Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento de Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, de autoria do deputado estadual Tyago Hoffmann, visa oferecer suporte adequado para a inclusão dos superdotados na sociedade e no ambiente educacional, reconhecendo suas necessidades específicas, proporcionando um método de ensino compatível com as suas habilidades e garantindo seus direitos.

“Quero agradecer a presença de todos e todas que estão aqui, principalmente os pais e mães de crianças com altas habilidades, para termos a oportunidade de fazer esse debate, cujo objetivo final é pensarmos em políticas públicas específicas para que possam desenvolver suas habilidades e, assim, contribuir para uma sociedade melhor”, pontuou o Deputado.

Na justificativa do projeto, Tyago Hoffmann explica que, por se sentirem diferentes dos demais e, consequentemente, não pertencentes a um determinado grupo majoritário, muitas dessas pessoas tornam-se pessoas adoecidas, com transtornos, depressão e até mesmo pensamentos suicidas, além de se tornarem alvos de bullying.

A Drª em educação de Superdotados, Olzeni Ribeiro, explica que no censo escolar do Brasil existem apenas cerca de 30 mil superdotados identificados, o que contrasta muito dos 6 milhões estimados na sociedade. A Drª. explica que a falta de reconhecimento e identificação dessas pessoas pode causar um estado de sofrimento profundo, inclusive, engrossando as estatísticas de suicídio precoce.

“Mais do que preparar e levar conhecimento para esses profissionais, nós precisamos levar conhecimento correto e adequado. Os programas de formação do Brasil precisam se atualizar e olhar para o superdotado e não apenas querer ver o que ele faz de melhor, o seu talento. A gente precisa entender como eles funcionam por dentro, quais são essas lutas invisíveis que, se apoiadas, compreendidas e reconhecidas no sistema educacional, esse aluno vai sair da universidade super preparado para mudar o mundo, o país”, explica Olzeni.

O vencedor da primeira edição do quadro Pequenos Gênios, Igor Pinheiro, reconhece, enquanto ex-aluno de escola pública, que muitos profissionais não estão preparados para lidar com a habilidade específica, mas acredita que o projeto de lei pode melhorar a vida das pessoas com altas habilidades e superdotação, oferecendo suporte e espaço para essas pessoas.

Leia mais:  Governo do Estado institui Sistema de Informação de Custos

Atualmente, Igor é bolsista integral na escola Monteiro Lobato, de abordagem construtivista, e também é membro do Instituto Ponte, e afirma que ambos lhe oferecem o apoio necessário. O estudante deixou uma mensagem para todos que conhecem alguém com altas habilidades: “dê apoio e espaço de fala para essas pessoas, porque não é fácil”.

“Hoje em dia eu estou muito feliz e motivado, e sinto que estou conseguindo conciliar melhor os estudos. Já passei por uma fase onde eu não gostava de estudar porque simplesmente não me interessava pelo conteúdo ou achava muito atrasado. Além disso, tenho feito outros projetos fora da escola para tentar conciliar tudo isso”, explica Igor Pinheiro.

A mãe de Igor e representante do grupo de mães AHSD, Veruska Pinheiro, agradeceu Tyago Hoffmann pelo apoio a causa e disse que a sessão especial é um momento histórico, marcado por mais um passo importantíssimo para os alunos e pessoas com altas habilidades.
Veruska faz um alerta para que os alunos superdotados e com altas habilidades sejam respeitados em suas individualidades. Além disso, pede para que as pessoas parem de romantizá-los, e parem de pensar que esses indivíduos têm um futuro garantido e que não precisam de acolhimento, investimento e políticas públicas.

Leia mais:  Casagrande se encontra com Bolsonaro para tratar de vacina e obras no Estado

Veruska relembrou um momento infeliz onde uma profissional a orientou a tirar o seu filho, na época com sete anos de idade, de uma determinada escola, onde Igor permaneceu por dois anos, pois poderia ter problemas irreversíveis.

“A professora não compreendia a intensidade do Igor, a metodologia de aprendizagem não compreendia ele como um todo, ou seja, havia uma “militarização de corpos”. Existia uma tentativa de fazer uma pessoa caber onde não lhe cabe, de forçar a barra, e a escola é o espaço que a gente espera que nossos filhos sejam respeitados em suas individualidades”, explicou.

Tyago Hoffmann encerrou a sessão fazendo um agradecimento à sua equipe e a todos que estiveram presentes. Além disso, pediu à SINEPE, na pessoa do Dr. Bruno Loyola, que essas políticas públicas se estendam à educação especial das escolas particulares.

“Foi, com certeza, uma sessão, além de emocionante, muito rica e repleta de aprendizados. Quero dizer que a sessão de hoje é só um passo. Meu papel aqui é dar visibilidade a todos vocês, propor ações e acompanhar e fiscalizar para que essas ações aconteçam de fato”, finalizou.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana