Cidades
Vitória se consolida como referência e lidera ranking de saúde pública no Sudeste
Publicado
29/07/2026 - 10:52
Apontada como a melhor cidade do país em 2026 pela revista Veja Negócios, Vitória teve a Saúde como um de seus pilares de sucesso. A capital capixaba superou todos os municípios avaliados no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte neste quesito, perdendo a liderança apenas para Recife (PE).
O levantamento realizado pela revista Veja em parceria com a Austin Rating analisa uma série de variáveis da saúde relacionadas ao Índice de Inclusão Social e Digital (IISD) encontradas em dados públicos e oficiais de diversos órgãos do governo como Datasus, Ministério da Saúde, IBGE, dentre outros, a fim de medir as dimensões essenciais da saúde de cada cidade.

“Nossa missão sempre foi aproximar a saúde de quem mais precisa e impactar diretamente na vida das pessoas. Então, ver esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo, buscando a modernização da rede, a valorização da equipe e a ampliação histórica dos investimentos, de maneira a atender cada vez com mais qualidade os moradores de Vitória”, afirma a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Dentre essas variáveis está a cobertura da atenção básica com o percentual de domicílios e bairros cobertos por equipes da Estratégia Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde. Vitória avança para alcançar 100% de cobertura da Estratégia Saúde da Família no município e se tornar a primeira capital da Região Sudeste com essa marca. Para viabilizar esse feito, o município está realizando um processo seletivo para contratação imediata de 33 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuarão na Região Continental (24 vagas) e no Forte São João (9 vagas).

Outra estratégia da Prefeitura de Vitória para aumentar o acesso da população aos serviços de saúde foi a extensão do horário e a abertura aos fins de semana de seis unidades básicas de saúde em diferentes regiões do município.
Além disso, a cidade está construindo sua primeira Unidade de Pronto Atendimento. A estrutura projetada contará desde o início com suporte de nível 3, o mais alto e complexo para esse tipo de unidade, com estrutura moderna, acessível e capacidade para triplicar o número de atendimentos ao ano, passando dos atuais 120 mil atendimentos para 345 mil.
Como parte de sua agenda de modernização e expansão da rede municipal de saúde, Vitória entregou a duplicação da Unidade de Saúde de Jardim Camburi, a nova UBS para o bairro Santo Antônio, a nova Unidade de Saúde em Estrelinha e a nova sede do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai).
Já estão em andamento as obras da nova Unidade de Saúde do Bairro República. Outros investimentos estratégicos programados são a nova sede do Caps Infantojuvenil (Caps i) e a nova Unidade de Saúde de Consolação.
Vitória também vem ampliando significativamente a oferta de consultas e exames especializados, incluindo a oferta inédita de exames de alta complexidade, como ressonância magnética, tomografia computadorizada e densitometria óssea, entre outros. Com isso, a Prefeitura de Vitória reduziu as filas de espera por consultas e exames especializados como mamografia, oftalmologia, ultrassonografia, cardiologia, urologia, fisioterapia, tomografia e otorrinolaringologia.
Nos próximos três anos, a previsão é ofertar mais 2,5 milhões de procedimentos especializados. Atualmente, 98% das consultas e exames são agendados em menos de 100 dias, conforme o Enunciado 93 do Conselho Nacional de Justiça.
Para as pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA), o município também vem ampliando progressivamente os atendimentos voltados para esse público. Em quatro anos, a oferta de atendimentos anuais aumentou 194,51%, passando de 44.628 para 131.436 procedimentos anuais. E para dar mais celeridade, em 2026, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória aumentou em 38% a oferta de consultas médicas especializadas, passando de 5.400 para 7.455 atendimentos anuais, enquanto entre os testes psicodiagnósticos o crescimento foi de 166,58%, aumentando de 1.230 para 3.279 ao ano.
Outra variável analisada que coloca Vitória no topo das cidades com a melhor saúde do Brasil é a despesa per capita em saúde. Nos últimos cinco anos, o município aumentou em 81,69% esse investimento, passando de R$ 886,46 em 2020 para R$ 1.610,62 em 2025. Além disso, quando se avalia o percentual da receita própria a ser aplicado na saúde do município, Vitória destinou 17,68% da sua receita em 2025, superando o percentual constitucional obrigatório de 15%.
Eficácia e resultados
A Austin Rating também analisou variáveis que apontam resultados e eficácia das políticas públicas com indicadores de impacto, como a taxa de mortalidade infantil. E, nesse quesito, Vitória registrou uma redução de 26,8% no coeficiente de mortalidade infantil, que passou de 10,79 para 7,90 óbitos por mil nascidos vivos, na comparação entre o primeiro semestre de 2025 e o mesmo período de 2026. O resultado coincide com o fortalecimento das ações voltadas à atenção materno-infantil, incluindo a ampliação do acesso ao pré-natal, ao acompanhamento das gestantes e ao cuidado integral às crianças.
Para fortalecer ainda mais o cuidado durante a gestação, a Prefeitura de Vitória implantou o programa Sou da Ilha, iniciativa que ampliou o número de consultas de pré-natal, garantindo pelo menos sete atendimentos ao longo da gravidez – acima da recomendação mínima de seis consultas estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O programa também oferece kits maternidade às gestantes residentes em Vitória acompanhadas pela rede municipal. Pioneira no Espírito Santo, a iniciativa contempla itens essenciais para os primeiros cuidados com o bebê, como bolsa maternidade, body, manta, toalha de banho infantil, meias, fraldas descartáveis e sabonete líquido infantil.
A cobertura vacinal na capital é outro indicador de destaque. Dados do painel Vacina e Confia ES apontam que a cobertura vacinal dos residentes de Vitória, em relação às 10 principais vacinas voltadas ao público infantil, atingiu a marca de 101,7%, superando as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Esse resultado é fruto de um conjunto de ações estratégicas desenvolvidas pelo município, tais como:
– Ampliação do acesso com horários estendidos e abertura aos finais de semana e feriados;
– Vacinação em escolas, creches, instituições de longa permanência e residências de pessoas acamadas;
– Busca ativa de pessoas com esquema incompleto;
– Campanhas nacionais com mobilizações no Dia D;
– Capacitação permanente das equipes e monitoramento contínuo das coberturas.
Atualmente, a rede municipal realiza em torno de 1.050 aplicações de doses por dia de forma permanente nas Unidades de Saúde, disponíveis tanto por meio de agendamento quanto por demanda espontânea.

Longevidade
Pela primeira vez, Vitória passou a ter mais idosos do que crianças e adolescentes, cenário que exigiu a reorganização da assistência voltada a essa população. Por isso, a capital vem investindo em estratégias de cuidado para este público e iniciou a implantação da Linha de Cuidado da Pessoa Idosa em Vitória. Esse instrumento orienta a rede municipal de saúde ao estabelecer fluxos assistenciais integrados e planejamento terapêutico seguro em diferentes níveis de atenção, definindo funções, responsabilidades e competências de cada serviço no cuidado à pessoa idosa.
A proposta dessa Linha de Cuidados organiza a assistência a partir dos diferentes perfis de funcionalidade e necessidades dos usuários, garantindo mais resolutividade, integração da rede e fortalecimento do cuidado contínuo à população idosa.
Os idosos frágeis, além de ganharem uma nova sede para o Centro de Referência de Atenção ao Idoso (Crai) de Vitória, também contam com serviços inéditos no local, como o Jardim Terapêutico. A proposta desse projeto no Crai é promover o bem-estar, o autocuidado e o fortalecimento dos vínculos afetivos entre os usuários por meio do manuseio de plantas conhecidas pela população.

Inovação e tecnologia
A saúde de Vitória também se destaca pelo pioneirismo tecnológico e digital. A capital foi a primeira do estado a lançar o Painel de Medicamentos, ferramenta que detalha o estoque e a disponibilidade de remédios em tempo real nas 29 unidades básicas de saúde (UBS).
Para simplificar o acesso, o programa FacilitaVix instalou totens de autoatendimento nas unidades para marcação de consultas e retirada de exames, enquanto o programa Saúde Tá On agenda e confirma atendimentos diretamente no celular do paciente para reduzir o absenteísmo.

A capital também passou a ofertar para a população uma assistente virtual, a VitórIA, baseada em inteligência artificial que informa os principais serviços de saúde do município via WhatsApp, e já soma mais de 6 milhões de interações.
Na assistência especializada, o município incorporou a robô Maria Vitória como aliada terapêutica no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps i), promovendo um acolhimento lúdico, interativo e focado no desenvolvimento socioafetivo de crianças e adolescentes.
Em paralelo, a rede municipal iniciou a implantação do sistema de chamada por voz para pacientes nas UBSs, uma iniciativa estratégica de acessibilidade que garante autonomia, segurança e independência para pessoas com deficiência visual durante o atendimento.
Cidades
Cariacica registra mais de 5 mil cadastros no primeiro dia de inscrições para o Minha Casa Minha Vida
Publicado
29/07/2026 - 10:48
As inscrições seguem até o dia 14 de agosto e devem ser realizadas por meio do site da Prefeitura de Cariacica
A abertura das inscrições para as 250 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (Faixa 1), em Vila Merlo, movimentou Cariacica nesta segunda-feira (27). Apenas no primeiro dia, a Prefeitura registrou mais de 5 mil cadastros de moradores em busca do sonho da casa própria.
Com previsão de entrega para o segundo semestre do próximo ano, os apartamentos contarão com dois quartos, um banheiro, além de sala e cozinha integradas.
As inscrições seguem até o dia 14 de agosto e devem ser realizadas por meio do site da Prefeitura de Cariacica. Para concorrer a uma das unidades, os interessados precisam atender aos critérios estabelecidos pelo programa.

Entre as exigências, é necessário residir no município há pelo menos dois anos, ter renda familiar entre R$ 0 e R$ 3.200, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) de Cariacica, com os dados devidamente atualizados até 31 de janeiro de 2026, e se enquadrar em um dos requisitos que caracterizam o déficit habitacional.
Em caso de dúvidas ou dificuldades no cadastro, a Prefeitura de Cariacica disponibilizou um canal de atendimento direto para a população por meio do telefone (27) 3354-7138.
Confira os critérios abaixo:
Quem tem direito a participar do programa?
O programa é destinado prioritariamente a famílias enquadradas na Faixa Urbano 1 (com renda bruta familiar de até R$ 3.200,00, conforme a Lei nº 14.620/2023).
Existem exceções para renda mais alta?
O atendimento à Faixa Urbano 2 é admitido apenas em casos específicos de indicação direta pelo Ente Público Local.
Como é calculada a renda familiar bruta?
Para fins de enquadramento, não são considerados no cálculo os benefícios temporários, assistenciais ou previdenciários, tais como Auxílio-doença, Auxílio-acidente, Seguro-desemprego, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família.
Quais são os critérios obrigatórios para se inscrever?
Para se inscrever no Habita Cariacica e concorrer a uma das vagas do Programa Minha Casa Minha Vida Faixa I, os interessados devem cumprir critérios específicos. Entre as exigências, é obrigatório residir no município há pelo menos dois anos, ter renda familiar entre R$ 0 e R$ 3.200,00, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) de Cariacica, com dados devidamente atualizados até o dia 31 de janeiro de 2026, e se enquadrar em um dos requisitos que caracteriza o déficit habitacional.

O que é considerado “déficit habitacional” para poder participar?
O candidato precisa comprovar que se enquadra em pelo menos um dos seguintes requisitos:
-Viver em habitação precária (paredes que não sejam de alvenaria ou madeira aparelhada, ou em domicílio improvisado);
-Estar em situação de coabitação (famílias que moram juntas no mesmo imóvel e pretendem ter sua moradia exclusiva);
-Adensamento excessivo em imóvel alugado (média superior a três pessoas por dormitório);
-Ônus excessivo com aluguel (comprometer mais de 30% da renda familiar com aluguel);
-Estar em aluguel social provisório;
-Se encontrar em situação de rua.
Como funciona a seleção dos beneficiários?
Todo o processo de inscrição e seleção das famílias será realizado e coordenado pela Prefeitura de Cariacica, seguindo as diretrizes federais do programa, cabendo à Caixa Econômica Federal a análise final e aprovação do cadastro. A classificação dos candidatos não ocorrerá por sorteio, mas sim por um sistema que prioriza as famílias em situação de maior vulnerabilidade social, conforme os critérios abaixo:
– Mulher na condição de responsável pela unidade familiar;
– Pessoa negra na composição familiar;
– Pessoa com deficiência (PcD) na composição familiar;
– Idoso na composição familiar;
– Criança ou adolescente na composição familiar;
– Pessoa com câncer ou doença rara crônica e degenerativa;
– Mulheres vítimas de violência doméstica e familiar;
– Integrantes de povos indígenas e quilombolas;
– Residentes em áreas de risco de grande impacto (deslizamentos, inundações, etc.);
– Beneficiário cujo contrato anterior tenha sido distratado ou rescindido involuntariamente.
O que acontece se houver empate entre os candidatos?
Em caso de empate no limite das vagas, o critério de desempate será a maior idade do titular do contrato.
Quais são as cotas obrigatórias do programa?
O programa reserva percentuais específicos de moradias para grupos prioritários:
– Mínimo de 50% das vagas: Reservadas para famílias em situação de risco e vulnerabilidade extrema que sejam beneficiárias do Bolsa Família, do BPC ou que tenham pessoa com microcefalia na família.
– Mínimo de 3% das vagas: Reservadas para titulares idosos.
– Mínimo de 3% das vagas: Reservadas para pessoas com deficiência (PcD).
Como funciona a acessibilidade dos imóveis?
Os imóveis localizados no piso térreo são destinados prioritariamente a famílias com idosos, PcDs ou pessoas com mobilidade reduzida.
Quem tem direito ao imóvel 100% gratuito (isenção de parcelas)?
Têm direito à dispensa de participação financeira (gratuidade total do imóvel):
– Famílias beneficiárias do Bolsa Família ou do BPC (verificado no momento do enquadramento);
– Famílias com membros com microcefalia (comprovado por laudo médico);
– Famílias que perderam seu único imóvel devido a situações de emergência, calamidade pública ou obras públicas federais.
Posso vender ou alugar o imóvel após recebê-lo?
Não. Os contratos possuem uma Cláusula de Inalienabilidade que proíbe a venda ou transferência do imóvel pelo prazo de 60 meses (5 anos) a contar da data de assinatura.
Quem não pode participar do programa?
Ficam impedidas de participar as pessoas que:
– Já possuem financiamento habitacional ativo pelo FGTS/SFH;
– Receberam benefícios habitacionais da União nos últimos 10 anos;
– Possuem restrições no CADIN ou pendências com a Receita Federal.
O que acontece se eu fornecer dados incorretos ou falsos?
Fornecer informações fraudulentas ou documentos falsos (pessoais ou de renda) resulta na desclassificação imediata do candidato.
Como fazer o cadastro?
Todo o cadastro será realizado exclusivamente pelo site https://habita.cariacica.es.gov.br/. Confira abaixo os dados que serão utilizados no ato da inscrição:
Passo 1: Identificação do titular
Nome completo
CPF
Data de nascimento
Gênero
Estado Civil
Renda bruta mensal do titular
Passo 2: Contato e perfil
Telefone/Whatsapp
Raça/Cor
Profissão
Número do NIS
Recebe benefícios sociais?
– Saúde e acessibilidade
PCD (Deficiência)
Microcefalia
Vítima de violência doméstica
Doença crônica
Mobilidade reduzida
Passo 3: Localização habitacional
CEP
Cidade
Bairro
Logradouro
Número
Complemento
Situação de moradia (selecionar a opção)
Anos no município (informar)
Passo 4: Membros adicionais
Membro 1
Nome
Parentesco
Data de nascimento
Renda
PCD ou doença crônica (selecionar)
*Para adicionar mais membros é só clicar no botão “+ Adicionar”.
Passo 5: Autodeclaração de critérios (selecionar a opção)
I – Mulher responsável pela família
II – Pessoa negra na família
III – Pessoa com deficiência (PCD)
IV – Pessoa idosa (60+ anos)
V – Criança ou adolescente
VI – Doença rara ou câncer
VII – Vítima de violência doméstica
VIII – Indígenas e quilombolas
IX – Residente em área de risco
X – Contrato distratado
Passo 6: Vincular a um programa
Selecionar o Minha Casa, Minha Vida – Caixa Econômica Federal e clicar em “finalizar registro”.
Após o envio, a Prefeitura realizará um cruzamento de dados com o Governo Federal, por meio do CadÚnico, e verificará a autenticidade de todos os documentos apresentados. Em caso de dúvidas, a Prefeitura de Cariacica disponibilizou um canal de atendimento direto para a população por meio do telefone (27) 3354-7138.
Cidades
V Expo Cidades Capixabas tem início em Jaguaré com ampla participação estudantil
Publicado
28/07/2026 - 16:20
Milhares de estudantes devem visitar a V Expo Cidades Capixabas que acontece no Parque de Exposições Alfeu Sossai em Jaguaré; o evento é aberto ao público e reúne exposições, palestras e experiências voltadas à ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável
Mais de 2 mil estudantes devem passar pelo Parque de Exposições de Jaguaré entre esta terça e quarta-feira durante a realização da V Expo Cidades Capixabas.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Marcos Guerra, do vice-prefeito Elder Sossai, da secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Costa Longa, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori.

O evento tem como objetivo promover o debate sobre como o conhecimento científico, a inovação e as novas tecnologias podem contribuir para o desenvolvimento social, econômico e sustentável dos municípios.

As escolas da rede municipal também são destaque na programação, apresentando projetos que valorizam a qualidade de vida no campo e a sustentabilidade. Entre as exposições estão maquetes demonstrando a geração de energia por meio de batatas, iniciativas voltadas à produção de alimentos livres de agrotóxicos e jogos interativos que aproximam os estudantes da ciência e da inovação.

Além das exposições, a feira reúne palestras e painéis sobre temas atuais, incluindo o uso da Inteligência Artificial (IA) no agronegócio, mostrando como essa tecnologia pode auxiliar os produtores rurais a aumentar a produtividade, otimizar processos e tornar a produção mais eficiente e sustentável.
São Mateus segue em monitoramento contínuo diante do avanço do El Niño 2026/2027
Keiko Fujimori toma posse como presidente do Peru
Menino autista desaparecido no Paraná é encontrado morto
Adolescente é esfaqueado durante briga em escola do Sul do ES
Neymar se despede da Seleção Brasileira e descarta volta: “Não quero mais”
São Mateus
São Mateus segue em monitoramento contínuo diante do avanço do El Niño 2026/2027
Levantamento do CICC El Niño mostra melhora na vazão do Rio São Mateus, mas reforça atenção com estiagem e risco...
Ana Castela, Bruno & Marrone e Naiara Azevedo agitam a Festa de São Mateus 2026
Celebração dos 482 anos da cidade reúne seis noites de música, atrações nacionais e programação para diferentes públicos A...
Acidente entre motos tem mortes e afeta o trânsito na saída de Nova Venécia para São Mateus
Dois homens, identificados pela polícia como Caiky Figueiredo da Silva, e Vitor Aparecido Barreira, morreram em um um acidente entre...
Política e Governo
Euclério e Enivaldo fazem pressão para Vidigal ser vice de Ricardo Ferraço
Embora siga repetindo, em público, que não pretende disputar a vice-governadoria, o ex-prefeito da Serra, Sergio Vidigal (PDT), continua no centro das articulações para a composição da chapa majoritária que...
Republicanos marca convenção para oficializar candidatura de Pazolini ao Governo do ES
O Republicanos definiu a data de sua convenção partidária no Espírito Santo. O encontro será realizado na próxima terça-feira (4), às 18h30, no Recreio dos Olhos, em Tabuazeiro, Vitória,...
Direita capixaba unida ou vitória da esquerda: a necessidade de união pelo senado no ES em 2026
A eleição de outubro de 2026 para o Senado Federal é vista por analistas políticos como uma das mais estratégicas...
Segurança
Adolescente é esfaqueado durante briga em escola do Sul do ES
Um adolescente de 16 anos foi apreendido após atingir um colega de 17 anos com um golpe de canivete dentro...
Duas cidades do ES estão entre as 20 com mais roubos e furtos de celulares no Brasil
Cariacica e Vitória estão entre as 20 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes que registraram as maiores taxas de roubos e furtos de celulares em...
Homem é preso ao tentar sair de motel sem pagar e ser flagrado dirigindo com sinais de embriaguez
Um homem, de 41 anos, foi preso na manhã deste domingo (26), no bairro Rio Branco, em Cariacica, após se recusar...
Camisa 10
Neymar se despede da Seleção Brasileira e descarta volta: “Não quero mais”
A história de Neymar com a Seleção Brasileira chegou ao fim. A confirmação da aposentadoria do jogador com a camisa amarelinha foi confirmada pelo próprio craque...
Inscrições para a Volta da Lagoa Juparanã entram na reta final
Os amantes do mountain bike já podem se preparar para um dos maiores eventos de ciclismo do Espírito Santo. As...
Corrida da Maior Torcida Flamengo abre inscrições para evento em Vitória
Evento será realizado em 15 de novembro, com corrida, caminhada e prova infantil entre o Tancredão e a Praça do...
Mais Lidas da Semana
-
Pinga fogo17/09/2021 - 10:57Pinga-Fogo – Setembro
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:5911ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Rumos da Política23/10/2023 - 16:17Rumos da Política – 1 edição de outubro
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras



