conecte-se conosco


Camisa 10

Mariano se apresenta no Atlético-MG e define estilo para encaixar no time: “O meu forte é atacar”

Publicado

Lateral retorna ao Galo após 12 anos, para reencontrar treinador argentino: “Eu falei para ele: ‘A hora que o senhor me chamar e for possível, irei para trabalharmos juntos novamente'”

Depois de quase uma década no futebol europeu, o lateral-direito Mariano retorna ao futebol brasileiro para dois reencontros. Irá trabalhar novamente com o técnico Jorge Sampaoli, e justamente no Atlético-MG, onde saiu demitido em 2008. Mas, se os 12 anos ajudaram a minimizar a indisciplina do passado, o tempo não mudou o estilo de jogo do lateral. Na Europa, ele aprendeu a defender, mas segue com o jogo ofensivo sendo o ponto forte.

Mariano assina com o Atlético até dezembro de 2022, ficando uma semana sem treinos entre a despedida do Galatasaray (onde o contrato se encerrou) e a chegada ao Brasil. Ainda precisará de um tempo de condicionamento físico, além de ter o nome no BID. Muito provavelmente, não será convocado para o jogo contra o América-MG, nesta quarta-feira. Diante da possível saída de Guga – com proposta do Spartak Moscou -, Mariano chega para ser titular da posição, ainda que deixe a briga em aberto.

Leia mais:  Tancredão recebe Copa Interestadual Mult-Fight neste sábado

– Há laterais muito bons, não à toa estão aqui. Chego para brigar com eles, terei de fazer o meu melhor, treinar bastante. Não tem vaga certa aqui, não tem titular. Não só aqui, mas em todos os clubes. Creio que os laterais que aqui estão tem essa consciência, no futebol é assim. Não pode dar mole que pode chegar outro, ou você acha que está bem e fica acomodado. Vim para ajudar o Atlético a ser campeão.

Velho conhecido de Jorge Sampaoli, com quem trabalhou durante uma temporada no Sevilla (em 2017), Mariano falou sobre o contato próximo que tem com o argentino, tendo trocado mensagens após o vice-campeonato brasileiro do treinador no Santos, em 2019. Sabedor do estilo de jogo do comandante, Mariano elogiou a filosofia e a maneira como Sampaoli conduz os trabalhos.

“Aprendi muito”

A volta de Mariano ao Atlético-MG tem dois pontos principais de explicação. O primeiro é óbvio e está no fato de trabalhar novamente com Jorge Sampaoli. O técnico argentino, inclusive, sabia que o contrato do jogador na Turquia iria acabar e já fazia sondagens ao lateral. Outro motivo foi a vontade da família em regressar ao Brasil. Mas também há um terceiro elemento, que é apagar a saída do Galo em 2008.

– São 12 anos. Não vou falar que eu esqueci, porque aprendi muito com o que aconteceu em 2008. Depois do que aconteceu, provei não só para mim, mas para muitas pessoas… Claro, principalmente para mim, que eu poderia fazer muito melhor do que eu fiz de errado e passar por cima de tudo aquilo. São 12 anos. Se você olhar, depois desse fato, a minha carreira foi crescendo.

publicidade

Camisa 10

Mais de 2 mil pessoas vão participar da Corrida Capixaba de Ferro em Vitória

Publicado

Corrida Capixaba de Ferro Desafio Grupo Águia Branca dobrou de tamanho em relação ao ano passado e acontece no próximo domingo (28), na rodovia Norte-Sul, em Vitória

Você é feito de quê? A resposta dessa pergunta é fácil para as mais de 2 mil pessoas que vão participar da Corrida Capixaba de Ferro Desafio Grupo Águia Branca, a segunda prova da temporada 2024 do Circuito Capixaba de Ferro — a primeira foi o triatlo, disputado março.

A corrida acontece no domingo (28), com largada às 6h30 e percursos de 6km, 10km e 21km na Arena CF, que fica no trevo da rodovia Norte-Sul, na praia de Camburi, em Vitória. O evento dobrou de tamanho em relação à edição do ano passado.

A edição da prova realizada em outubro do ano passado contou com pouco mais de 1 mil inscritos. Para 2024, foram 2.200 inscritos. “E com mais gente na fila”, brincou um dos organizadores do evento, Roberto Vieira.

Leia mais:  Piloto Hugo Cibien disputa primeira etapa da temporada 2024 da Stock Series

A corrida terá representantes de sete estados do País. Todos atraídos, principalmente, pela experiência de participar de um evento “feito por atletas”.

“O Capixaba de Ferro vem crescendo com constância porque é uma corrida que entrega muito para o atleta. É um evento realizado por atletas e sabemos exatamente o que é necessário para entregar uma prova perfeita tecnicamente e que gere uma ótima experiência para quem está participando do evento”, comentou Roberto Vieira.

Uma das mudanças para 2024 é que o menor percurso passa de 5km para 6km. Os demais estão mantidos.

CAMPEÕES EM 2023

No ano passado, correndo com chuva, Marina Berti (26min37) e Cesar Brioschi Lopes (20min08) venceram a prova na distância de 5km. Na prova de 10km, os campeões foram Lyvia Rostoldo Macedo (43min38) e Jacquison Domingos (36min59); enquanto Laiz Soeiro Torres (1h32min45) e Jonilson Prates (1h12min01) foram os primeiros colocados nos 21km.

Campeã dos 10km em 2023, Lyvia Rostoldo acaba de conquistar um resultado importante, terminando a Maratona de Boston, nos Estados Unidos, como a quarta melhor brasileira da prova.

Leia mais:  Barcelona é investigado pela Uefa por comportamento racista de torcedores

SERVIÇO

CORRIDA CAPIXABA DE FERRO DESAFIO GRUPO ÁGUIA BRANCA

Quando: domingo (28)
Local: Arena CF (trevo da rodovia Norte-Sul, na praia de Camburi, em Vit´ória)
Percursos: 6km, 10km e 21km
Horário das largadas: 6h30
Premiação: 9h00

Continue lendo

Camisa 10

Sesport realiza encontros regionais para elaboração do Plano Estadual do Esporte

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), realizará nesta terça-feira (30), em Nova Venécia, na Faculdade Multivix, às 13 horas, a primeira das cinco conferências regionais para a criação do Plano Estadual do Esporte, documento que será utilizado na elaboração e planejamento das políticas públicas para o desporto capixaba dos próximos 10 anos.

O primeiro encontro será entre as microrregiões 8 e 10 do Estado, que envolvem os municípios de Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

A conferência será aberta ao público em geral, incluindo autoridades e lideranças locais. O objetivo é ouvir as demandas da região e identificar onde o Governo do Estado pode atuar ainda mais; receber sugestões de melhorias; entender quais modalidades contam com mais demanda na região; além de mapear os desafios para o esporte local.

Após as regionais, será realizada uma conferência estadual, em Vitória, em local ainda a definir, no dia 25 de junho.

Leia mais:  Tancredão recebe Copa Interestadual Mult-Fight neste sábado

“Estes encontros serão de grande importância para o planejamento do esporte do Espírito Santo para os próximos anos. E, para isso, nada melhor do que ouvir a comunidade esportiva e entender quais são as necessidades de cada canto do nosso Estado, quais são suas potencialidades e onde podemos melhorar as nossas ações. Temos vivido um momento de grande investimento no esporte, o maior volume de recursos da nossa história na área. São obras espalhadas pelos 78 municípios e diversos programas que vão do desporto educacional ao alto rendimento. Mas queremos melhorar cada vez mais, ouvindo a população e interagindo com os diversos segmentos do esporte”, declarou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Serviço:

Microrregiões – 8 Centro Oeste e 10 Noroeste – Nova Venécia
Data: 30 de abril
Horário: 13h
Local: Faculdade Multivix de Nova Venécia.

Próximas conferências regionais

Microrregião – 1 Metropolitana – Vila Velha
Data: 14 de maio
Horário: 13h
Local: Faculdade UVV
Municípios da Microrregião 1: Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Microrregiões – 3 Sudoeste Serrana e 2 Central Serrana – Afonso Cláudio
Data: 21 de maio
Local e horário: a definir
Municípios das Microrregiões 3 e 2: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

Leia mais:  Richarlison é o primeiro capixaba a marcar em uma Copa do Mundo

Microrregiões – 9 Nordeste e 7 Rio Doce – São Mateus
Data: 28 de maio
Horário: 13h
Local: Universidade Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus – CEUNES
Municípios das Microrregiões 9 e 7: Aracruz, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Mateus e Sooretama.  

Microrregiões – 6 Caparaó, 5 Central Sul e 4 Litoral Sul – Cachoeiro de Itapemirim
Data: 04 de junho

Horário: 13h
Local: a definir
Municípios das Microrregiões 6, 5 e 4: Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta. 

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana