conecte-se conosco


São Mateus

2ª edição da Feira da Ilha começa hoje em Guriri

Publicado

O evento começa nesta sexta-feira vai contar com exposição, comercialização e degustação de produtos locais e regionais, além uma programação musical/cultural variada

A 2ª edição da Feira da Ilha – Cores e Sabores, que começa nesta sexta-feira, dia 23 e termina domingo, 25, vai contar com exposição, comercialização e degustação de produtos locais e regionais, e ainda uma programação musical e cultural variada.

A Secretaria Municipal de Cultura escalou nove atrações locais – duas na sexta, três no sábado e quatro no domingo – com estilos e formatos variados, que vão do sertanejo ao pop rock. Tem programação para as crianças, também: o teatro acontece às 13h de domingo.

EXPOSITORES E PARCERIAS – Serão 58 os expositores, dos segmentos gastronomia, agroindústria, agricultura familiar, economia solidária e micro e pequenas empresas. O evento conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

ARTISTAS E HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES

Sexta-feira – 23/02 (17h às 22h)
17h – João Paulo

20h – Odirley Menelly

Leia mais:  Inscrições para o prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba vão até dia 27

Sábado – 24/02 (11h às 22h)

14h – Diego Rodrigues
17h – Aguilar Alves
20h – Alexandre Show

Domingo – 25/02 (11 h às 22h)
11h – DJ Kabelo

13h – Teatro Infantil
17h – Grupo Plano B
20h – Banda Black Fox

CONFIRA A LISTA DOS EXPOSITORES

CERVEJARIAS ARTESANAIS

Cervejaria Stelzer
Tankard Bier Cervejaria
Cervejaria Bullter Beer
Cervejaria Fascinium

AGROINDÚSTRIA / AGRICULTURA FAMILIAR
Cachaça do Alemão

Bejór Gourmet
Braslon Indústria e Comércio de Carnes
Quitutes da Zanza
Cacau Santo
Torezani Cafés do Brasil

SEGMENTOS DIVERSOS

Mini Retalho Estúdio de Costura
Flor de Cerejeira Cosméticos
Vinícius Graffit
Carla Romanhi
Valdir Gabriel Estúdio Garden Designer
Danielly Gasparini Motta Cardoso

ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS
Arcotisam – Associação de Artesãos e Comidas Típicas do Balneário de Guriri

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO
Pastel da Morena

Caminho de Casa Restaurante Bar e Petiscaria
Pastelaria e Caldo de Cana Águia Branca
Kotobuki Culinária Oriental
Crepe Francês Restaurante
Pablito Delicias de Salgados
Confete Colorido Doces
Dona Brigadeiro
M’Chef Churros
Chipty
Acarajé da Cleia
Dinomania Burguers

Leia mais:  Guriri não terá festa de Réveillon em 2023 após chuvas no ES

ARTESÃOS INDIVIDUAIS
Marisete dos Santos Lionerio

Maria Eluzia Soares Silva
Luana Barcellos de Oliveira
Thiago da Silva Borges
Shirlene Reollo Joaquim Domiciano
Fabiane Fonseca Ribeiro Vasconcelos
Alanna Nascimento Durand
Roseli dos Santos Lionerio de Oliveira
Daniel Timóteo de Carvalho
Vanessa Borges Santos
Jueliza Cardoso Calisto
Maria da Ajuda Machado
Ana Clara Pereira Cavalheiro
Marenilda Balbo
Edilza Costa Ferreira
Waldirene Queiroz
Elizabete Soares Alves
Iranete Matos Mendes
Livia Oliveira de Almeida
Fernanda Alves Santa Rosa
Maria José Aguiar Correia Lima
Odette Epifania Carlos de Paiva
Elizete Nobre Vieira Sant’Ana
Anderson Santana
Léia Sebastião dos Santos Andrade
Ana Cláudia Valfre Prado Belshoff
Franciany Fantecelle
Ousmane Mbaye
Luciene Silva Cabral Dias

publicidade

São Mateus

Legislativo mateense recebe novo pedido de cassação do prefeito Daniel

Publicado

Autor da denúncia pede colaboração do TRF2, MPF, PF e Gaeco a fim de acompanhar e também colaborar com o envio da íntegra dos procedimentos à apuração das infrações político-administrativos e possíveis crimes de responsabilidade cometidos pelo prefeito de São Mateus

Um novo pedido de afastamento contra o prefeito Daniel Santana foi protocolada na tarde da última segunda-feira (13), a ação está sendo movida pelo jornalista Eliano Ribeiro, conhecido como Léo Ribeiro. Ele inclusive foi ao autor da denúncia que, em 2021, levou à instalação da Comissão Processante que recomendou o impeachment de Daniel – na votação em plenário, entretanto, em um contexto diferente do atual, o relatório favorável ao afastamento acabou rejeitado.

Neste novo pedido de impeachment do chefe do Poder Executivo Municipal, Léo Ribeiro reitera denúncia por práticas de infração político-administrativa a partir das investigações da Operação Minucius, deflagrada pela Polícia Federal e que, em cumprimento a mandados de busca e apreensão e também de prisão, acabou resultando na detenção do prefeito e de outros seis denunciados no final de 2021. O denunciante ainda acrescenta desdobramentos e uma série de 20 links de notícias publicadas a partir de denúncias contra a administração municipal de São Mateus.

Leia mais:  São Mateus: confira o cronograma de vacinação contra Covid

O autor da denúncia inclusive solicita expressamente que o Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF2), o Ministério Público Federal (MPF), a Superintendência da Polícia Federal do Espírito Santo, a Delegacia da Polícia Federal em São Mateus e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) sejam notificados a fim de acompanhar e também colaborar com o envio da íntegra dos procedimentos à apuração das infrações político-administrativos e possíveis crimes de responsabilidade cometidos pelo prefeito de São Mateus.
Os processos relativos às investigações da Operação Minucius estão de volta para julgamento também no TRF2, com acusações de crimes de corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraudes licitatórias.

Nesta nova denúncia apresentada ao Parlamento Municipal de São Mateus, o autor aponta para crimes de responsabilidade, com incompatibilidade com a dignidade e o decoro do cargo do investigado. “Por óbvio, independentemente da natureza que se confira ao impeachment, exclusivamente política, ou político-penal, o denunciado deverá gozar de todas as garantias constitucionais, notadamente do contraditório e da ampla defesa”, pondera o denunciante.

Leia mais:  Carlinhos e Ferreira Jr. podem fechar acordo para as próximas eleições

“A fim de fortalecer, ainda mais, o conjunto probatório”, Eliano Ribeiro arrola como testemunhas o superintendente regional de Polícia Federal no Espírito Santo, o chefe da Delegacia Regional da PF em São Mateus e um representante da Controladoria Geral da União (CGU).

Continue lendo

São Mateus

MPT na Escola, sensibilização sobre o abuso infantil no bairro Pedra D’água

Publicado

A equipe do Projeto MPT na Escola esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valério Coser, no Bairro Pedra D’água, para uma importante iniciativa: sensibilizar os alunos sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, antecipando as atividades em celebração ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A jornada começou com uma envolvente apresentação cultural, onde os alunos mergulharam na imaginação através das aventuras do Sítio do Picapau Amarelo.

Em seguida, a equipe conduziu os alunos para as salas de aula, onde a professora Vanessa já preparava atividades relacionadas ao tema. Utilizando a história em quadrinhos “Araceli”, os estudantes foram guiados por uma narrativa educativa, seguida por um vídeo informativo que aprimorou ainda mais o entendimento sobre o assunto.

INFORMAÇÃO COMO PREVENÇÃO

“A prevenção começa pela informação e pela conscientização, e é isso que buscamos promover com essas atividades” – destacou a coordenadora municipal do MPT na Escola, Elivania Rodrigues.

Leia mais:  Câmara Municipal de São Mateus deverá comprovar restituição do valor de inscrições de concurso

Essa iniciativa, ressaltou Elivania, reforça o compromisso da Escola e do Projeto em criar um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos, além de fornecer as ferramentas necessárias para que possam reconhecer e relatar situações de abuso, contribuindo assim para a prevenção e o combate a essa violência tão grave.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana