conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado anuncia quase R$ 50 milhões em investimentos durante comemoração dos 136 anos de Cariacica

Publicado

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quarta-feira (24), das comemorações pelos 136 anos de emancipação política de Cariacica. Durante a programação, que incluiu a transferência simbólica da Capital do Estado para o município, foram anunciados quase R$ 50 milhões em investimentos voltados às áreas de infraestrutura urbana e educação. Os recursos contemplam obras de pavimentação e drenagem em bairros da cidade, além da reforma, ampliação e construção de unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

“Cariacica tem uma linda história construída por gente trabalhadora e empreendedora. É uma cidade que vem se transformando ao longo dos últimos anos e que contou com importantes investimentos do Governo do Estado. Quero dizer ao prefeito Euclério Sampaio e à população que podem continuar contando conosco. Enquanto eu estiver à frente do Governo do Estado, Cariacica seguirá recebendo investimentos e obras que ajudam a melhorar a vida das pessoas. Estamos trabalhando para entregar à cidade tudo aquilo que ela precisa e merece”, afirmou o governador Ricardo.

Na área de infraestrutura urbana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assinou convênio no valor de R$ 13,3 milhões para a execução de obras de pavimentação e drenagem em 25 ruas localizadas nos bairros Piranema e Novo Horizonte

Leia mais:  Os ex-prefeitos que já se movimentam rumo à eleição de 2024

As intervenções incluem a execução de 16.236 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, 6.199 metros quadrados de Calçada Cidadã, 7.403 metros de meio-fio e 2.904 metros de rede de drenagem. As obras vão proporcionar mais mobilidade, segurança viária, acessibilidade e melhores condições de escoamento das águas pluviais, beneficiando diretamente milhares de moradores.

“É uma alegria participar das comemorações dos 136 anos de Cariacica anunciando mais um importante investimento para a cidade. Estamos falando de obras que transformam a vida das pessoas, levando infraestrutura, mobilidade e dignidade para quem mora nesses bairros. Essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura tem gerado resultados concretos e seguirá promovendo desenvolvimento e qualidade de vida para a população”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.

Serão contempladas as ruas Santa Rita, São Vicente (trecho), Nossa Senhora da Penha, São Jorge, Santa Inês, São José, Dois Irmãos, Vicente Santório Fantini (trecho), Machado de Assis, Minas Gerais, Chiabai, Santos, Luar de Prata, Amazônia, Acre e Ceará, além de nove vias projetadas localizadas nos dois bairros.

Na área da educação, o Governo do Estado formalizou investimentos superiores a R$ 36,5 milhões para fortalecer a Rede Municipal de Ensino. Entre as ações anunciadas está a assinatura do convênio para conclusão da reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rosa Maria Reis, com investimento de R$ 14,5 milhões.

Leia mais:  OAB-ES vai lançar observatório para acompanhar as eleições de 2026

A obra prevê a modernização completa da unidade escolar, com implantação de 15 salas de aula climatizadas, laboratório de Ciências, biblioteca, auditório, espaços para atendimento especializado, reconstrução da quadra poliesportiva e adequações de acessibilidade.

Também foram autorizados repasses do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes) para a construção da EMEF Virgílio Francisco Schwab, da nova sede da EMEF João Pedro da Cruz e para a reforma da EMEF Valdeci Alves Baier. Juntos, os investimentos somam mais de R$ 22 milhões e vão ampliar a oferta de vagas e qualificar a infraestrutura educacional em diferentes regiões do município.

“A parceria permanente entre o Governo do Estado e os municípios tem sido fundamental para fortalecer a educação pública capixaba. Por meio do Funpaes e de outras iniciativas de colaboração, conseguimos apoiar as redes municipais na ampliação de vagas, na melhoria dos espaços escolares e na oferta de uma educação cada vez mais qualificada para os estudantes”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo.

publicidade

Política e Governo

Marcos do Val entrega quase R$ 10 milhões para o Pro-Seg em Anchieta e recebe apoio de lideranças regionais

Publicado

O senador Marcos Do Val (Avante/ES) esteve em Anchieta (ES) para formalizar, ao lado do prefeito Léo Português (PSB), a entrega de R$ 5.771.000,00 destinados à implementação do projeto PRO-SEG no município. Outros quase R$ 4 milhões serão liberados a seguir. A cerimônia reuniu autoridades, lideranças políticas e vereadores de cidades da região, que aproveitaram o evento para manifestar apoio ao senador.

O repasse marca a integração da Guarda Civil Municipal (GCM) de Anchieta ao programa de segurança pública que moderniza e amplia a capacidade de proteção dos cidadãos capixabas. “O PRO-SEG é um projeto que tenho há muitos anos e, desde 2025, consegui começar a viabilizá-lo. Ele vai blindar o Espírito Santo. Ninguém virá ao nosso estado para cometer crimes”, afirmou Do Val.

Durante o ato, foi lançada a pedra fundamental da base tecnológica do PRO-SEG em Anchieta, estrutura semelhante à já instalada na Enseada do Suá, em Vitória. O prefeito Léo Português destacou o comprometimento do senador com a segurança pública local e adiantou que novos recursos estão a caminho. “Vemos o empenho e a entrega do senador com a segurança da nossa cidade. E não para nos R$ 5,7 milhões: em veículos e equipamentos, há quase R$ 4 milhões para chegar”, antecipou.

Leia mais:  Pazolini lidera 2º turno em Vitória diz pesquisa

Hugo Luiz Meneghel, prefeito de Alfredo Chaves, município vizinho, também compareceu para demonstrar apoio. “Quero parabenizar o senador por esse aporte de recursos. Somos cidades irmãs e sabemos que o trabalho da GCM beneficia também Alfredo Chaves. Estamos sempre trabalhando unidos”, disse.

O evento contou com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e da sociedade civil, além de representantes da GCM. Na ocasião, foi exibido vídeo informativo sobre as inovações tecnológicas do PRO-SEG, como o uso de inteligência artificial, videomonitoramento com reconhecimento facial e drones no patrulhamento.

Em sua apresentação, Do Val ressaltou a importância da segurança pública para o funcionamento das instituições e o bem-estar da população. Recordou ainda os três anos em que enfrentou perseguição judicial e política enquanto lutava pela restauração da normalidade democrática no Brasil. “Nesse período, minha equipe continuou trabalhando intensamente pelo Espírito Santo e viabilizou todas essas entregas”, concluiu.

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado fortalece educação com entrega de duas escolas modernizadas na Serra

Publicado

O governador Ricardo Ferraço inaugurou, nesta terça-feira (23), as obras de reforma e ampliação das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Penedo, em Valparaíso, e Getúlio Pimentel Loureiro, em São Domingos, ambas no município da Serra. Com investimentos de aproximadamente R$ 31 milhões, as intervenções beneficiam mais de 1.700 estudantes e representam mais um avanço na estratégia de fortalecimento da educação pública capixaba.

“O futuro do Espírito Santo está sendo construído todos os dias dentro das nossas escolas. Temos avançado de forma consistente na qualidade da educação e hoje somos referência nacional, com resultados que colocam o Estado entre os melhores do Brasil no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Essas conquistas passam pela valorização dos profissionais da educação, pelos investimentos em infraestrutura e pela oferta de ambientes cada vez mais modernos e acolhedores para nossos estudantes. Vamos seguir investindo para que nossas escolas estejam preparadas para formar as próximas gerações de capixabas”, afirmou o governador.

Leia mais:  OAB-ES vai lançar observatório para acompanhar as eleições de 2026

Na EEEFM Maria Penedo, o investimento de aproximadamente R$ 15 milhões viabilizou uma ampla modernização da infraestrutura escolar, incluindo a expansão da área construída, que praticamente dobrou de tamanho, passando de 2.500 metros quadrados para mais de 4.500 metros quadrados. A intervenção também contemplou a criação de seis novas salas de aula, ampliando a capacidade de atendimento da unidade e garantindo mais conforto, funcionalidade e qualidade para os mais de 1.100 estudantes atendidos pela escola.

Já na EEEFM Getúlio Pimentel Loureiro, o aporte de mais de R$ 16 milhões permitiu a reforma e ampliação da unidade, com melhorias nos blocos administrativo e pedagógico, revitalização da quadra poliesportiva, ampliação dos espaços de convivência e serviços, além da construção de auditório e estruturas de apoio. Com as intervenções, a escola passa a contar com 16 salas de aula e uma infraestrutura mais moderna e qualificada para atender cerca de 580 estudantes.

A secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo, destacou que os investimentos reafirmam o compromisso do Governo do Estado com a melhoria contínua da Rede Estadual de Ensino e com a oferta de uma educação pública cada vez mais eficiente, inclusiva e alinhada às necessidades dos estudantes.

Leia mais:  Pazolini lidera 2º turno em Vitória diz pesquisa

“As intervenções realizadas nas escolas Maria Penedo e Getúlio Pimentel Loureiro vão muito além da modernização dos prédios. Estamos ampliando espaços de aprendizagem, criando novas salas de aula, qualificando ambientes pedagógicos e oferecendo estruturas mais adequadas para que estudantes e profissionais da educação desenvolvam todo o seu potencial. Esses investimentos fortalecem a nossa rede e contribuem diretamente para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas comunidades escolares da Serra”, afirmou a secretária.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana