conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado fortalece educação com entrega de duas escolas modernizadas na Serra

Publicado

O governador Ricardo Ferraço inaugurou, nesta terça-feira (23), as obras de reforma e ampliação das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Maria Penedo, em Valparaíso, e Getúlio Pimentel Loureiro, em São Domingos, ambas no município da Serra. Com investimentos de aproximadamente R$ 31 milhões, as intervenções beneficiam mais de 1.700 estudantes e representam mais um avanço na estratégia de fortalecimento da educação pública capixaba.

“O futuro do Espírito Santo está sendo construído todos os dias dentro das nossas escolas. Temos avançado de forma consistente na qualidade da educação e hoje somos referência nacional, com resultados que colocam o Estado entre os melhores do Brasil no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Essas conquistas passam pela valorização dos profissionais da educação, pelos investimentos em infraestrutura e pela oferta de ambientes cada vez mais modernos e acolhedores para nossos estudantes. Vamos seguir investindo para que nossas escolas estejam preparadas para formar as próximas gerações de capixabas”, afirmou o governador.

Leia mais:  Ales reconhece calamidade pública em Santa Teresa

Na EEEFM Maria Penedo, o investimento de aproximadamente R$ 15 milhões viabilizou uma ampla modernização da infraestrutura escolar, incluindo a expansão da área construída, que praticamente dobrou de tamanho, passando de 2.500 metros quadrados para mais de 4.500 metros quadrados. A intervenção também contemplou a criação de seis novas salas de aula, ampliando a capacidade de atendimento da unidade e garantindo mais conforto, funcionalidade e qualidade para os mais de 1.100 estudantes atendidos pela escola.

Já na EEEFM Getúlio Pimentel Loureiro, o aporte de mais de R$ 16 milhões permitiu a reforma e ampliação da unidade, com melhorias nos blocos administrativo e pedagógico, revitalização da quadra poliesportiva, ampliação dos espaços de convivência e serviços, além da construção de auditório e estruturas de apoio. Com as intervenções, a escola passa a contar com 16 salas de aula e uma infraestrutura mais moderna e qualificada para atender cerca de 580 estudantes.

A secretária de Estado da Educação, Andréa Guzzo, destacou que os investimentos reafirmam o compromisso do Governo do Estado com a melhoria contínua da Rede Estadual de Ensino e com a oferta de uma educação pública cada vez mais eficiente, inclusiva e alinhada às necessidades dos estudantes.

Leia mais:  Sefaz promove inscrição estadual para MEIs

“As intervenções realizadas nas escolas Maria Penedo e Getúlio Pimentel Loureiro vão muito além da modernização dos prédios. Estamos ampliando espaços de aprendizagem, criando novas salas de aula, qualificando ambientes pedagógicos e oferecendo estruturas mais adequadas para que estudantes e profissionais da educação desenvolvam todo o seu potencial. Esses investimentos fortalecem a nossa rede e contribuem diretamente para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem nas comunidades escolares da Serra”, afirmou a secretária.

publicidade

Política e Governo

Marcos do Val entrega quase R$ 10 milhões para o Pro-Seg em Anchieta e recebe apoio de lideranças regionais

Publicado

O senador Marcos Do Val (Avante/ES) esteve em Anchieta (ES) para formalizar, ao lado do prefeito Léo Português (PSB), a entrega de R$ 5.771.000,00 destinados à implementação do projeto PRO-SEG no município. Outros quase R$ 4 milhões serão liberados a seguir. A cerimônia reuniu autoridades, lideranças políticas e vereadores de cidades da região, que aproveitaram o evento para manifestar apoio ao senador.

O repasse marca a integração da Guarda Civil Municipal (GCM) de Anchieta ao programa de segurança pública que moderniza e amplia a capacidade de proteção dos cidadãos capixabas. “O PRO-SEG é um projeto que tenho há muitos anos e, desde 2025, consegui começar a viabilizá-lo. Ele vai blindar o Espírito Santo. Ninguém virá ao nosso estado para cometer crimes”, afirmou Do Val.

Durante o ato, foi lançada a pedra fundamental da base tecnológica do PRO-SEG em Anchieta, estrutura semelhante à já instalada na Enseada do Suá, em Vitória. O prefeito Léo Português destacou o comprometimento do senador com a segurança pública local e adiantou que novos recursos estão a caminho. “Vemos o empenho e a entrega do senador com a segurança da nossa cidade. E não para nos R$ 5,7 milhões: em veículos e equipamentos, há quase R$ 4 milhões para chegar”, antecipou.

Leia mais:  Evair vai para o embate contra Casagrande e defende emendas impositivas

Hugo Luiz Meneghel, prefeito de Alfredo Chaves, município vizinho, também compareceu para demonstrar apoio. “Quero parabenizar o senador por esse aporte de recursos. Somos cidades irmãs e sabemos que o trabalho da GCM beneficia também Alfredo Chaves. Estamos sempre trabalhando unidos”, disse.

O evento contou com prefeitos, vereadores, lideranças políticas e da sociedade civil, além de representantes da GCM. Na ocasião, foi exibido vídeo informativo sobre as inovações tecnológicas do PRO-SEG, como o uso de inteligência artificial, videomonitoramento com reconhecimento facial e drones no patrulhamento.

Em sua apresentação, Do Val ressaltou a importância da segurança pública para o funcionamento das instituições e o bem-estar da população. Recordou ainda os três anos em que enfrentou perseguição judicial e política enquanto lutava pela restauração da normalidade democrática no Brasil. “Nesse período, minha equipe continuou trabalhando intensamente pelo Espírito Santo e viabilizou todas essas entregas”, concluiu.

Continue lendo

Política e Governo

Sefaz antecipa para 1º de julho isenção de ICMS na compra de veículos para motoristas de aplicativo

Publicado

Os motoristas de transporte por aplicativo do Espírito Santo poderão solicitar a isenção de ICMS na compra de veículos novos já a partir da próxima semana. A antecipação para a próxima quarta-feira (1º de julho) da entrada em vigor do benefício será formalizada por meio de alteração no Decreto 6.441-R, que será publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado.

Inicialmente prevista para entrar em vigor em 1º de agosto, a medida teve sua implementação antecipada após o trabalho das equipes técnicas da Secretaria da Fazenda (Sefaz), responsáveis pela adequação dos sistemas e procedimentos necessários à operacionalização do benefício.

“O Governo do Estado determinou prioridade para a implementação dessa medida e as equipes da Sefaz trabalharam intensamente para concluir as adaptações necessárias. Essa antecipação traz mais tranquilidade para que esses profissionais possam aproveitar tanto a isenção de ICMS quanto as condições diferenciadas de financiamento disponibilizadas pelo programa federal Move Brasil”, destacou o secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa.

O Decreto 6.441-R, que prevê a concessão da isenção de ICMS para motoristas de transporte por aplicativo, foi assinado pelo governador Ricardo Ferraço no último dia 16. A medida regulamenta benefício já previsto na Lei nº 11.044/2019 e estabelece regras para sua utilização.

Poderão acessar a isenção os condutores de automóveis e motocicletas que exerçam de forma habitual a atividade de transporte privado remunerado individual de passageiros por meio de aplicativos, observados os requisitos estabelecidos na regulamentação, entre eles a comprovação da atividade como motorista de aplicativo.

Com a iniciativa, o Espírito Santo tornou-se o primeiro estado brasileiro a conceder isenção de ICMS para motoristas de aplicativo na aquisição de veículos. O Estado possui atualmente mais de 51 mil profissionais cadastrados nessa atividade, público potencialmente beneficiado pela medida. Na prática, a isenção garante um desconto de pelo menos 12% na compra, já que essa é a alíquota de ICMS praticada no Estado para a comercialização de veículos novos.

Leia mais:  Viana recebe novos investimentos do Governo do Estado para educação e infraestrutura

Taxistas também são contemplados

Além dos motoristas de aplicativo, o Governo do Estado ampliou os benefícios destinados aos taxistas. O Decreto 6.442-R, publicado na última semana, atualizou a legislação estadual para permitir que a categoria também adquira veículos híbridos ou 100% elétricos com isenção de ICMS.

O benefício para os taxistas já está em vigor e passou a abranger modelos eletrificados, mantendo a isenção anteriormente concedida para veículos convencionais. A medida alinha a legislação capixaba às disposições do Convênio ICMS 38/01 e reforça o incentivo à renovação da frota com veículos mais modernos, econômicos e sustentáveis.

As duas iniciativas fortalecem a política estadual de modernização do transporte individual de passageiros, estimulam a adoção de tecnologias de menor impacto ambiental e ampliam o apoio aos profissionais que utilizam o veículo como instrumento de trabalho.

Requisitos para ambos (taxistas e motoristas de aplicativo):
– Limite de um veículo por beneficiário. O veículo deve ser zero km

– Não ter adquirido, nos últimos dois anos, veículo com isenção ou redução da base de cálculo do imposto

Requisitos específicos para motoristas de aplicativo:
– O condutor precisa comprovar a realização de média mensal mínima de 250 viagens nos quatro meses anteriores ao pedido do benefício. As informações devem ser comprovadas por declaração fornecida pela empresa de transporte por aplicativo ou por entidade representativa da categoria

Leia mais:  Assembleia Legislativa segue em trabalho remoto na próxima semana

– Vincular o veículo adquirido com a isenção à atividade de transporte privado remunerado individual de passageiros por meio de aplicativo, mantendo, após a aquisição, a média mínima de 250 viagens por mês

Requisitos específicos para taxistas:
– Exercer há pelo menos um ano a atividade de condutor autônomo de passageiros

– Declaração, expedida pela Prefeitura Municipal ou por órgão representativo da categoria, comprobatória de que o requerente exerce, há pelo menos um ano, atividade de condutor autônomo de passageiro tipo táxi

Como fazer o requerimento:
– Todo o processo é feito pela internet, por meio de preenchimento de formulário eletrônico específico para esse fim no Sistema de Gestão de Documentos Eletrônicos do Governo do Estado (E-Docs), no endereço https://e-docs.es.gov.br/ . O formulário para taxistas já está disponível na área “Formulário do E-Flow”, e o documento para os motoristas de aplicativo será disponibilizado a partir do dia 1º de julho.

Devem ser anexadas cópias dos documentos pessoais solicitados (como CNH e comprovante de residência) e comprovante da atividade exercida. Após o preenchimento, o sistema encaminha de forma automática a solicitação para avaliação pela Agência da Receita Estadual mais próxima da residência do contribuinte.

Após análise da documentação, a Receita Estadual emitirá uma declaração para isenção do imposto, que deverá ser entregue pelo contribuinte à concessionária na qual fará a aquisição do veículo.

Em caso de dúvidas, acesse o Receita Orienta: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana