conecte-se conosco


Cidades

Cariacica celebra 136 anos e vira capital do Espírito Santo por um dia nesta quarta (24)

Publicado

Cariacica comemora nesta quarta-feira (24) seus 136 anos de emancipação política com uma programação especial que inclui missa em ação de graças, desfile cívico-militar e a transferência simbólica da capital do Espírito Santo para o município. As celebrações começam às 7 horas, no Santuário do Bom Pastor, em Campo Grande, e seguem pela manhã com o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Expedito Garcia.

Além de celebrar mais um ano de história, desenvolvimento e conquistas, o município se torna simbolicamente a capital do Espírito Santo no dia 24 de junho, em referência ao aniversário de emancipação política da cidade.

Após a missa em ação de graças, a programação continua com o desfile cívico-militar, que terá início às 8h30. O evento reunirá estudantes, instituições de ensino, forças de segurança e representantes da sociedade civil em uma homenagem à trajetória de crescimento de Cariacica.

Com o tema “Cariacica: Nossa Terra, Nossa História, Nossa Gente”, o desfile será dividido em três eixos temáticos que representam diferentes aspectos da construção do município. As apresentações vão destacar o patrimônio natural da cidade, os principais momentos de sua formação histórica e a contribuição da população para o desenvolvimento local.

Leia mais:  ES tem 26 alertas para risco de alagamentos e deslizamentos de terra

Ao longo do percurso, os participantes irão homenagear personagens, tradições e conquistas que ajudaram a transformar Cariacica em uma das cidades mais importantes do Espírito Santo. A proposta é valorizar a memória coletiva e fortalecer o sentimento de pertencimento entre moradores de diferentes gerações.

O desfile seguirá pela Avenida Expedito Garcia até a Praça Monsenhor Rômulo Neves Balestrero, conhecida como Praça de Campo Grande.

Festa continua no Parque de Exposições a partir de sexta-feira (26)

As comemorações pelos 136 anos de Cariacica seguem de sexta-feira (26) a domingo (28), no Parque de Exposições de Cariacica, ao lado da Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília. Com entrada gratuita, a programação contará com atrações locais e nacionais para celebrar o aniversário do município.

A abertura da festa será na sexta-feira (26), com destaque para o show do cantor Alexandre Pires. No sábado (27), quem sobe ao palco é a dupla sertaneja João Neto & Frederico. Já no domingo (28), o encerramento ficará por conta de Zé Elias, com o tradicional Serestão do Zé.

Leia mais:  Linha DesenvolvES traz condições operacionais atrativas e competitividade para empresários investirem

Programação completa

Sexta-feira (26/06)
Abertura dos portões às 18h

– 18h – DJ Ceará
– 19h – Os Lopas
– 20h – Graciella D’Ferraz
– 21h – Pele Morena
– 23h – Alexandre Pires
– 1h – Emerson Xumbrega

Sábado (27/06)
Abertura dos portões às 18h

– 18h – DJ Kinho
– 19h – Matheus Aguiar
– 20h – Walace Aguiar
– 21h – Breno & Bernardo
– 23h – João Neto & Frederico
– 1h – Priscila Ribeiro

Domingo (28/06)

– 15h – Marquinhos Coco
– 16h – Rodrigo Freitas
– 16h40 – Tombo do Doce de Banana
– 17h – Diego Viana
– 18h – Jéssica Rodrigues
– 19h30 – João Fellipe & Rafael
– 21h – Zé Elias (Serestão do Zé)

publicidade

Cidades

Merendeira da rede de ensino de Vitória recebe premiação em Brasília por receita escolar

Publicado

A merendeira Janete Custódio, que atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, localizada no bairro Itararé, recebeu o prêmio de R$ 5 mil, além de um troféu, por ser uma das vencedoras da 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento aconteceu em Brasília (DF), nesta terça-feira (23) .

A receita de Janete, uma torta de abóbora com frango e requeijão de inhame, disputou o voto do público e ganhou repercussão na imprensa. “Vim até Brasília para receber meu prêmio. Quero agradecer a todos os envolvidos para que a receita pudesse ser inscrita e disputasse a premiação. Muito obrigado por vocês terem me ajudado a representar as merendeiras”, disse Janete, que foi acompanhada da nutricionista Camila Figueiredo.

Merendeira Janete Custódio recebe prêmio em Brasília

A receita de Janete, uma torta de abóbora com frango e requeijão de inhame, disputou o voto do público e ganhou repercussão na imprensa.

As escolas contempladas nessa premiação recebem R$ 8 mil. As receitas premiadas ainda farão parte de uma publicação digital que será distribuída para inspirar escolas de todo o Brasil. 

Leia mais:  Seag e Sebrae-ES oferecem oficinas e consultorias para impulsionar a agroindústria familiar e empreendimentos rurais

O concurso integra o projeto Alimentação Escolar Nota 10. A iniciativa reconhece o protagonismo das merendeiras e merendeiros na promoção de uma alimentação saudável, diversa e com identidade nas escolas públicas do país.

Nesta edição, foram premiadas duas receitas por estado, além de uma receita da entidade executora federal, totalizando 55 profissionais premiados junto às escolas que representam.

Alimentação escolar de Vitória

A participação de Janete no concurso nacional reflete um trabalho coletivo e contínuo. Todos os dias, mais de 100 mil refeições são servidas na rede municipal de ensino de Vitória, contemplando colação, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar, nos turnos matutino, vespertino, integral e noturno, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No ensino em tempo integral, 70% das necessidades nutricionais diárias dos estudantes são supridas dentro das unidades escolares.

Os cardápios são elaborados por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme), respeitando as necessidades de cada faixa etária. Entre os ingredientes utilizados, vários vêm diretamente da agricultura familiar, como banana, ovos, queijo, iogurte, maçã, mamão, morango congelado, garantindo frescor, diversidade e apoio à produção local.

Leia mais:  Detran|ES exalta os bons exemplos no trânsito em campanha sobre bebida e direção

Continue lendo

Cidades

Sagui criticamente ameaçado de extinção morre atropelado na ES-164, em Pedra Azul

Publicado

Biologos alertam sobre atropelamento de fauna. Caso registrado em Domingos Martins acende alerta para os riscos enfrentados pela fauna silvestre na região turística

Um sagui-da-serra-claro, da espécie Callithrix flaviceps, foi encontrado morto após ser atropelado na ES-164, no trecho que atravessa São Paulino do Aracê, distrito de Domingos Martins, na região turística de Pedra Azul. O caso foi registrado no dia 22 de junho de 2026.

A espécie é considerada Criticamente Ameaçada (CR) de extinção pela lista oficial da fauna brasileira e pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Endêmico da Mata Atlântica, o sagui-da-serra-claro é um dos menores primatas do Brasil e tem distribuição restrita a áreas de floresta montana acima dos 800 metros de altitude.

O registro foi feito pelo biólogo Gabriel Falquetto, que transitava pela rodovia no início da manhã. A identificação do animal foi confirmada pelo pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Rafael Davel, que atua em um estudo sobre primatas na Reserva Kaetés com o apoio do Instituto Marcos Daniel (IMD).

Leia mais:  ES tem 26 alertas para risco de alagamentos e deslizamentos de terra

A perda de habitat, a fragmentação florestal e os atropelamentos em rodovias estão entre as principais ameaças à sobrevivência da espécie, cuja população vem declinando nas últimas décadas.

 

“É um sentimento muito triste. Trata-se de uma espécie rara, cuja presença na mata sempre nos traz grande satisfação. Ver um sagui-da-serra-claro atropelado reforça a preocupação com as ameaças que esses animais enfrentam, especialmente a perda de habitat e os impactos causados pelas rodovias. Cada indivíduo perdido representa um prejuízo significativo para a manutenção das populações da espécie na natureza”, declarou Gabriel Falquetto, biólogo que registrou o ocorrido.

Para o Dr. Victor Vale, especialista em zoologia e supervisor do Programa de Conservação da Saíra-apunhalada, do Instituto Marcos Daniel, o caso reforça a necessidade de medidas de proteção à fauna.

“Este registro é um alerta urgente. A ES-164 corta uma região de grande importância ecológica, que abriga remanescentes de Mata Atlântica e espécies ameaçadas como o sagui-da-serra-claro e a saíra-apunhalada. Precisamos de medidas efetivas de mitigação, como a instalação de redutores de velocidade, passagens de fauna e campanhas educativas para motoristas. A fauna não pode continuar pagando o preço pela falta de planejamento viário”, afirmou.

O atropelamento de fauna silvestre é uma das principais causas diretas de mortalidade de vertebrados no Brasil, com estimativas que apontam para milhões de animais atropelados por ano nas rodovias do país. Em regiões turísticas como Pedra Azul, o fluxo de veículos se intensifica nos finais de semana e feriados, aumentando ainda mais o risco para a fauna local.

Leia mais:  Banestes participa de mutirão de negociação de dívidas na Serra

O Instituto Marcos Daniel e a Reserva Kaetés reforçam o apelo para que motoristas que trafegam pela ES-164 e demais rodovias da região redobrem a atenção, respeitem os limites de velocidade e fiquem atentos à sinalização de fauna. Pequenas atitudes podem salvar vidas e contribuir para a conservação da rica biodiversidade da Mata Atlântica capixaba.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana