Paris Saint-Germain supera o Arsenal nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, e garante título pelo segundo ano seguido
O Paris Saint-Germain conquistou o bicampeonato da Liga dos Campeões da Europa. O segundo título consecutivo veio com vitória nos pênaltis sobre o Arsenal por 4 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal na Puskas Arena, em Budapeste, na Hungria.
O zagueir brasileiro Gabriel Magalhães, convocado para a Copa do Mundo de 2026, perdeu o último pênalti do Arsenal.
O PSG se junta a Juventus, Benfica, Chelsea, Nottingham Forest e Porto na lista dos clubes bicampeões. Já o Arsenal segue sem nunca ter conquistado a Liga dos Campeões.
(Foto: Uefa/Divulgação)
Como foi a final da Liga dos Campeões
O Arsenal começou o jogo com o alemão Kai Havertz no lugar do sueco Viktor Gyökeres no ataque e a aposta funcionou logo no início da decisão. Autor do gol do título do Chelsea na vitória por 1 a 0 na final da Champions de 2021 contra o Manchester City, Havertz abriu o placar aos seis minutos do primeiro tempo.
Ele disparou pela esquerda, invadiu a área e disparou um chute forte e preciso, quase sem ângulo. A bola passou por cima do goleiro Safonov.
Em vantagem no placar, o Arsenal soube preencher os espaços e dificultou muito as criações ofensivas do Paris Saint-Germain, que tinha muito mais posse de bola (cerca de 80%) e até conseguia finalizar, mas sem qualidade para superar o goleiro Raya no primeiro tempo.
Os times voltaram sem alterações para a segunda etapa. Apagado na decisão até então, o georgiano Kvaratskhelia sofreu pênalti aos 17 minutos. Após uma tabela com Dembélé, ele foi derrubado com uma falta por trás de Mosquera. Dembélé cobrou o pênalti forte e rasteiro no canto direito de Raya, que pulou para o lado errado, e empatou.
Aos 32, Kvaratskhelia apareceu novamente com perigo para a defesa do Arsenal. Ele partiu em velocidade pela esquerda e conseguiu a finalização, que desviou em Lewis-Skelly e bateu na trave.
Arsenal pede pênalti na prorrogação
Na prorrogação, o Arsenal colocou Eze e Zubimendi nos lugares de Havertz e Lewis-Skelly e conseguiu seus primeiros escanteios na partida. O PSG, com continua com mais volume de jogo, mas o Arsenal conseguia algum perigo. No final do primeiro tempo da prorrogação, Madueke passou por Nuno Mendes e pareceu ser derrubado dentro da área. Apesar das reclamações do Arsenal, o pênalti não foi marcado.
O segundo tempo da prorrogação deixou nítido os jogadores esgotados fisicamente. Os dois times chegaram a finalizar, mas os atletas pareciam mais receosos em cometer algum erro do que de buscar o gol para definir o título.
Decisão do título vai para os pênaltis
Na disputa de pênaltis, Gonçalo Ramos, Doue, Hakimi e Beraldo marcaram para o PSG, com Nuno Mendes desperdiçando. Gyökeres, Declan Rice, Gabriel Martinelli e fizeram para o Arsenal. Èze e Gabriel Magalhães erraram suas cobranças.
FICHA TÉCNICA
PARIS SAINT-GERMAIN 1 (4) X (3) 1 ARSENAL
PARIS SAINT-GERMAIN – Safonov; Hakimi, Marquinhos (Zabarnyi), Pacho e Nuno Mendes; Fabian Ruiz (Zaire-Emery), Vitinha (Beraldo) e João Neves; Doue, Dembélé (Gonçalo Ramos) e Kvaratskhelia (Barcola). Técnico: Luis Enrique.
ARSENAL – Raya; Mosquera (Timber), Saliba, Gabriel e Hincapie; Odegaard (Gyökeres), Rice e Lewis-Skelly (Zubimendi); Saka (Mandueke), Havertz (Eze) e Trossard (Gabriel Martinelli). Técnico: Mikel Arteta.
GOLS – Havertz, aos 6 do primeiro tempo, e Dembélé, aos 20 do segundo tempo
Parceria é apresentada na maior etapa do automobilismo nacional da Copa Truck 2026
No próximo dia 31 de maio, o Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, recebe a principal etapa do ano da Copa Truck 2026. O circuito paulista de 4.309 metros e 11 curvas será o cenário da estreia da rede Locatelli Supermercados como nova patrocinadora do piloto capixaba Hugo Cibien. Em fase de acelerada expansão, a tradicional rede de varejo presente em 17 municípios do norte e noroeste do Espírito Santo projeta sua marca nacionalmente no evento que consolida-se hoje como o maior do automobilismo nacional em volume de público, superando competições como Stock Car e Nascar Brasil.
Após enfrentar um imprevisto técnico na etapa anterior quando disputava a liderança, em Cascavel (PR), Cibien assegura que o caminhão está pronto e rápido para os desafios das curvas do Laranjinha, Pinheirinho e do Mergulho. “O que aconteceu em Cascavel foi um acidente de percurso. Não é um problema crítico ou estrutural do caminhão; foi apenas a quebra de uma peça simples, algo que acontece no esporte. O equipamento já foi testado, revisado e está em perfeitas condições”, explica o piloto patrocinado pelo Grupo Vannucci, Riosulense, Worldparts, UrbanVix Urbanizadora e, ainda, através da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) pela rede de supermercados Locatelli.
O cenário estratégico de 2026 traz um ingrediente extra de competitividade para equipes e patrocinadores: devido ao retorno de praças como Goiânia e Santa Cruz do Sul, e estreia de Cuiabá e Chapecó, no calendário, Interlagos sediará apenas uma etapa nesta temporada, diferentemente das duas rodadas realizadas no ano passado.
Essa exclusividade deve atrair um público recorde ao templo do automobilismo. “A Copa Truck em Interlagos é o maior evento automobilístico nacional. Se considerarmos todas as corridas de carro no país, só perdemos para a Fórmula 1 em número de torcedores. Nenhuma outra categoria nacional consegue colocar mais de 40 mil pessoas dentro de um autódromo hoje. A Stock Car não faz isso, a Endurance e a Nascar também não. Só a Copa Truck tem essa força”, destaca Cibien.
A confiança do piloto capixaba para a prova paulista se baseia no ritmo demonstrado desde o início do campeonato. Nos treinos e corridas da última etapa, o “bruto” esteve constantemente entre os três mais rápidos, tanto em pista seca quanto sob chuva. “O caminhão é veloz e competitivo. Agora o foco total está na grandeza de Interlagos para buscar mais um pódio”, conclui.
As duas corridas da 4ª Etapa da Copa Truck serão disputadas no domingo (31), à partir das 12h10, com transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes, SporTV3 e pela internet nos canais da Copa Truck, Canal Acelerados, Esporte na Band e Parc Fermé no Youtube, no site da CATVE.com e também nos aplicativos Bandplay e SporTV Play.
Um clássico de tirar o fôlego. É o que promete o confronto Flamengo x Cruzeiropelas oitavas de final da Libertadores de 2026. O sorteio realizado no início da tarde desta sexta-feira (29) colocou as duas equipes frente a frente no mata-mata.
Dono da melhor campanha geral na fase de grupos, o Flamengo vai fazer em casa o jogo de volta. As oitavas de final da Libertadores têm como data base os dias 11 e 20 de agosto. A Conmebol irá divulgar a tabela detalhada nos próximos dias.
O sorteio na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai, definiu também o chaveamento até a final, que será disputada em jogo único no dia 28 de novembro em Montevidéu, no Uruguai.
As oitavas de final da Libertadores tem como data base os dias 11 e 20 de agosto. A Conmebol irá divulgar a divisão das partidas nos próximos dias.
(Foto: Arte/Conmebol)
Confira os confrontos das oitavas de final da Libertadores: