conecte-se conosco


São Mateus

Servidores de São Mateus participam da primeira turma de pós-graduação do TCE-ES

Publicado

Wesley Tavares da Costa e Renata Zanete representam o município na especialização em Gestão de Contas Públicas e Sustentabilidade Fiscal.

A Prefeitura Municipal de São Mateus celebra a participação de dois de seus servidores, Wesley Tavares da Costa e Renata Zanete, na primeira turma de pós-graduação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). O curso de especialização em Gestão de Contas Públicas e Sustentabilidade Fiscal teve sua aula magna realizada nesta quarta-feira (22), de forma presencial, na sede do tribunal, em Vitória.

 

 

Wesley e Renata integram uma turma de 54 alunos aprovados em um processo seletivo concorrido, que teve início em março e contou com 700 pessoas inscritas de todo o Espírito Santo, avaliadas em duas etapas: análise curricular e avaliação de memorial descritivo, conduzidas por uma Comissão Técnica do TCE-ES.

A conquista reforça o compromisso da administração municipal de São Mateus com a qualificação de seu quadro técnico. Ao lado de representantes de outros 25 municípios capixabas, os servidores mateenses passarão por um ano e meio de formação, com atividades síncronas, assíncronas e aulas presenciais mensais no TCE-ES.

Leia mais:  Produtora de São Mateus prepara lançamento inédito no Brasil com apoio do Sebrae

 

Um curso voltado à excelência na gestão pública

A pós-graduação foi criada pelo TCE-ES com o objetivo de preparar gestores e técnicos públicos capazes de atuar como agentes do equilíbrio fiscal e da boa aplicação dos recursos públicos em seus órgãos de origem. O corpo docente é formado por 19 auditores e servidores do tribunal, além de um conselheiro substituto.

Na aula inaugural, o presidente do TCE-ES, Luiz Carlos Ciciliotti, destacou que o conhecimento é o maior investimento que uma instituição pode fazer para construir uma administração pública íntegra e comprometida com a população. Já o conselheiro Rodrigo Chamoun, diretor da Escola de Contas Públicas, ressaltou o papel dos futuros especialistas como agentes do equilíbrio das finanças públicas nos municípios e no estado.

 

Orgulho para São Mateus

A participação de Wesley Tavares da Costa e Renata Zanete nessa formação de excelência é motivo de orgulho para o município e para todos os servidores públicos de São Mateus. A iniciativa reflete o empenho pessoal de ambos em se qualificar cada vez mais para bem servir a população, além de representar um ganho institucional para a gestão municipal, que passará a contar com profissionais ainda mais capacitados em temas essenciais como sustentabilidade fiscal, responsabilidade na gestão dos recursos públicos e boas práticas administrativas.

Leia mais:  Câmara discute pautas importantes e realiza homenagem durante sessão

 

 

As aulas da pós-graduação terão continuidade no dia 28 de julho, com encontros presenciais mensais no TCE-ES. Para a conclusão do curso, é exigida frequência mínima de 75%.

A Prefeitura de São Mateus parabeniza Wesley e Renata pela conquista e reforça seu compromisso em incentivar a capacitação contínua de seus servidores, como forma de qualificar cada vez mais os serviços prestados à população.

Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES)

publicidade

São Mateus

Justiça mantém prisão preventiva de empresário investigado por homicídio após perseguição em São Mateus

Publicado

A Justiça manteve, nesta quinta-feira (23), a prisão preventiva do empresário Jaildo Borges dos Santos Junior, de 28 anos, investigado pelo homicídio de Wagner Martins Santos, morto a tiros na manhã de 15 de maio, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.

A decisão foi assinada pelo juiz Roberto Wolff, que considerou presentes os requisitos para a manutenção da medida cautelar diante da gravidade do caso e dos elementos reunidos durante a investigação.

Na decisão, o magistrado destacou que, conforme as provas colhidas até o momento, o investigado teria saído armado de seu estabelecimento comercial e perseguido a vítima após um suposto furto ocorrido na loja.

 

 

Segundo o juiz, há depoimento de testemunha indicando que Wagner já havia sido atingido por um disparo antes de cair ao chão. Imagens de videomonitoramento também registrariam a dinâmica do crime, mostrando que a vítima continuou sendo atingida por disparos mesmo após cair, sem condições de reação.

O magistrado observou ainda que a versão apresentada pelo empresário — de que efetuou os disparos após a vítima supostamente tentar sacar uma arma escondida sob a roupa — ainda não foi confirmada pela investigação, que permanece em andamento.

Leia mais:  Cavalaria da PM retorna ao Carnaval de Guriri após 11 anos

“Dessa forma, a prisão ainda se faz necessária para garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal”, concluiu o juiz na decisão.

 

Imagens são citadas na investigação

Após o crime, Jaildo Borges dos Santos Junior afirmou à Polícia Militar que reagiu ao perceber que a vítima teria tentado tomar sua arma durante a perseguição.

 

 

Entretanto, imagens de câmeras de videomonitoramento obtidas pela reportagem mostram uma dinâmica diferente da relatada pelo investigado. Segundo a análise das gravações, o empresário já se aproxima efetuando disparos contra a vítima, que é atingida e cai ao solo. Na sequência, novos tiros são disparados quando Wagner já estava caído.

As imagens não mostram qualquer tentativa de luta corporal ou de tomada da arma por parte da vítima, conforme a versão apresentada inicialmente pelo empresário. A interpretação definitiva das gravações, no entanto, será objeto da investigação e da análise judicial.

O caso

De acordo com a Polícia Militar, Wagner Martins Santos era apontado como suspeito de um furto ocorrido momentos antes em um comércio localizado no Centro de São Mateus.

Leia mais:  Editorial - São Mateus sem motivo para comemorações

Conforme o boletim de ocorrência, o proprietário da loja informou aos policiais que a vítima teria subtraído dinheiro, objetos do estabelecimento e pertences pessoais. O empresário relatou ainda que, por possuir registro de posse de arma de fogo, decidiu perseguir o suspeito e efetuou os disparos após alegar ter sido ameaçado.

Após o crime, o empresário foi conduzido à Delegacia Regional de São Mateus. Segundo a PM, ele colaborou com a abordagem. A arma utilizada, uma pistola Taurus PT 938 calibre .380, além de 32 munições intactas, foi apreendida.

O inquérito policial segue em andamento.

Continue lendo

São Mateus

Operação contra o tráfico prende quatro suspeitos em São Mateus

Publicado

A Polícia Civil prendeu quatro suspeitos durante uma operação de combate ao tráfico de drogas em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A equipe cumpriu mandados de busca e apreensão nos bairros Bom Sucesso II, São Pedro e Vitória. Durante as diligências, os policiais encontraram drogas, armas, munições, celulares e R$ 14 mil em dinheiro. Além disso, recolheram materiais utilizados para embalar e comercializar entorpecentes.

No bairro Vitória, os agentes prenderam um homem de 37 anos e uma mulher de 27 anos. Com o casal, a equipe encontrou 53 pinos de cocaína, dez celulares, uma balança de precisão, um radiocomunicador, uma munição calibre .38, uma arma de fogo falsa, dois cadernos com anotações, materiais para embalar drogas e R$ 14 mil em espécie. Já no Bom Sucesso II, os policiais localizaram um homem de 37 anos com um revólver calibre .38 e 54 munições. Enquanto isso, no bairro São Pedro, outro suspeito, de 27 anos, portava 39 munições calibre 9 mm, um carregador alongado de pistola e dois coldres.

Leia mais:  Prefeitura de São Mateus e Borana firmam parceria para entrega de novos uniformes aos guarda-vidas municipais

Segundo a Polícia Civil, o casal responderá por tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. Além disso, o suspeito detido em São Pedro responderá por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Já o homem preso no bairro Bom Sucesso II pagou fiança e deixou a delegacia para responder ao processo em liberdade. Por fim, a corporação informou que não divulgará os nomes dos envolvidos.

 

FONTE: folhadoes.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana