conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado oferece mais de 2,4 mil vagas para cursos de Língua Estrangeira

Publicado

Os estudantes da Rede Estadual que desejam aprender um novo idioma devem ficar atentos à oportunidade que a Secretaria da Educação (Sedu) divulga, por meio da publicação do Edital nº 06/2020, nesta sexta-feira (14). A oferta é de 2.457 vagas para cursos de Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol),  oferecidos pelos Centros Estaduais de Idiomas (CEI). As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pela Internet, entre esta sexta-feira (14) e o dia 27 de fevereiro.

Os CEIs são localizados em oito municípios, que são: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e São Mateus. O processo de seleção é destinado aos alunos que estejam regularmente matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e na 1ª Etapa do Ensino Médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Nos polos de Colatina e São Mateus, também poderão participar os estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 8ª Etapa do 2º Segmento do Ensino Fundamental da EJA, considerando que as escolas que sediam o Centro Estadual de Idiomas ofertam, exclusivamente, o Ensino Fundamental.

Leia mais:  Governador e bancada federal se reúnem com ministro da Economia

Critérios de seleção

Podem participar do processo seletivo estudantes regularmente matriculados em 2020, em uma das escolas da Rede Estadual e não podem participar os que já frequentaram o Centro Estadual de Idiomas e desistiram da bolsa. O estudante terá direito de concorrer a apenas uma das bolsas de estudo de língua estrangeira oferecida, Inglês ou Espanhol, não podendo migrar/trocar de curso.

Classificação

Para a classificação do candidato será considerada a nota do desempenho escolar em Língua Estrangeira no ano de 2019; ter estudado todo o Ensino Fundamental – Anos Finais em Escola Pública (FEP); possuir cadastro no CADúnico (CAD). Se houver empate no resultado final, serão adotados os seguintes critérios de desempate: maior nota do desempenho escolar em Língua Estrangeira; o candidato com idade mais avançada; o candidato na série mais avançada.

publicidade

Política e Governo

Nova campanha da Ceturb/ES tem foco na garantia dos direitos das pessoas com deficiências

Publicado

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb/ES) realizou, nesta segunda-feira (29), o lançamento da nova campanha institucional, com o slogan “Seja Educado. Muito Obrigado”. A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande. A ação envolve diversos formatos de comunicação, com foco na garantia dos direitos das pessoas com deficiências visíveis e não visíveis.

“Essa campanha vai para dentro das empresas para que todos possamos ter empatia com as pessoas com deficiência, seja ela visível ou não. No Governo, adotamos diversas iniciativas dentro da nossa política de inclusão para pessoas com deficiência. Renovamos toda a frota do Mão na Roda e estamos iniciando o Plano Estadual para verificarmos o que já existe e onde podemos melhorar. Temos compromisso com a acessibilidade e sabemos que precisamos melhorar a todo momento”, afirmou Casagrande.

A campanha marca um novo momento de compreensão sobre as mais diversas deficiências existentes, além de um novo posicionamento da Companhia em relação ao tema, com maior ênfase nos direitos das pessoas com deficiência (PCD’s) no transporte coletivo e na melhoria do serviço oferecido a elas.

Leia mais:  Governador inaugura pavimentação da Rodovia ES-181 entre Alegre e São José do Calçado

O diretor-presidente da Ceturb/ES, Marcos Bruno Bastos, destacou que o objetivo da campanha é provocar mudanças. “Essa campanha foi pensada para nos incomodar, nos fazer pensar mais sobre o assunto, despertar nossa empatia e gentileza”, observou, considerando que o Espírito Santo tem a segunda maior proporção de pessoas com deficiência entre os estados da região Sudeste.

O posicionamento adotado pela Companhia também levou em conta as reclamações registradas por pessoas com deficiência nos canais de atendimento da Ceturb/ES, especialmente casos que são agravados no contexto de deficiências não visíveis. O lançamento ocorre durante o “Abril Azul”, mês de conscientização sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que surgiu a partir da escolha pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, do dia 2 de abril como o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”.

“A campanha é muito assertiva no sentido de chamar atenção da sociedade em respeitar os direitos das pessoas e estimular a empatia e colaboração da sociedade em todos os espaços”, enfatizou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, também presente no lançamento. Também estiveram presentes os secretários de Estado, Fábio Damasceno (Mobilidade e Infraestrutura), Vitor de Angelo (Educação) e Jacqueline Moraes (Mulheres); e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos Antônio do Espírito Santo.

Leia mais:  Cinquenta respiradores chegam ao Estado para reforçar atendimento aos casos da Covid-19

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado inaugura pavimentação de trechos rurais na Bacia do Rio Mangaraí

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, nesse sábado (27), as obras de pavimentação, terraplanagem, drenagem e serviços complementares de 14 trechos rurais na Bacia do Rio Mangaraí em Santa Leopoldina, na microrregião Central Serrana. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). O investimento de R$ 47,54 milhões faz parte do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.

O objetivo da obra é garantir a melhoria do tráfego local, trazendo maior conforto e segurança aos usuários da região, além de eliminar o carreamento de sedimentos para os córregos e rios que alimentam o Rio Santa Maria, que abastece a região da Grande Vitória. A Bacia do Rio Mangaraí totaliza 18.370 hectares e é caracterizada, predominantemente, por região rural. O território está localizado em 87% no município de Santa Leopoldina e 13% em Cariacica.

“Esse é um investimento importante com o objetivo de facilitar o fluxo de pessoas e principalmente diminuir o assoreamento dos rios, incluindo, o Santa Maria, que abastece a Região Metropolitana. Aqui em Mangaraí são 53 quilômetros de pavimentação, sendo boa parte feita de Revsol e aproximadamente 15 quilômetros de PAVI-S [blocos intertravados] nos locais mais íngremes e nas comunidades. Assim vamos ajudar muito os agricultores, mas também quem se desloca pela região que já é muito bonita e agora vai ficar ainda mais”, afirmou o governador.

Leia mais:  Bruno quer ampliar valor de isenção do IPVA para portador de deficiência

O projeto-piloto do Rio Mangaraí faz parte do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, do Governo do Estado do Espírito Santo, financiado por meio de um acordo de empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento – Banco Mundial, e executado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O objetivo é reduzir a carga de sedimentos nos cursos d’água e melhorar a qualidade e a quantidade das águas da sub-bacia do Mangaraí, bem como melhorar a qualidade de vida dos cerca de 3.700 habitantes. Indiretamente, também serão beneficiados os 600 mil habitantes residentes da Região Metropolitana da Grande Vitória que são abastecidos com água captada no Rio Santa Maria da Vitória.

“Essa região é um grande polo turístico e com a implantação dessa pavimentação vai haver uma melhora significativa nas condições de tráfego e, consequentemente, benefícios para economia local”, destacou o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

Estiveram presentes o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer; o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli; o deputado estadual Adilson Espindula; além de lideranças comunitárias.

Leia mais:  Rede Inova Café desenvolve pesquisas para maior qualidade e produção no Estado

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana