conecte-se conosco


Cidades

Cacau Fest 2026 abre inscrições para Concurso Nacional do Chocolate e Rainha do Cacau

Publicado

Concurso Nacional do Chocolate chega à 3ª edição valorizando chocolates brasileiros “do grão à barra”; já a Rainha do Cacau busca representantes da beleza, da cultura e da tradição de Linhares

 

Entre as inúmeras atrações que compõem a programação da 4ª edição do Cacau Fest 2026, que acontece de 16 a 19 de setembro, em Linhares, estão a 3ª edição do Concurso Nacional do Chocolate e o Concurso Rainha do Cacau. De acordo com a organização do evento, o objetivo das iniciativas é valorizar a cadeia produtiva do cacau e do chocolate, reconhecer talentos e reforçar a identidade de Linhares como importante território produtor de cacau no Brasil.

Os interessados em participar devem ficar atentos, pois as inscrições para as duas competições já estão abertas. Promovida pela Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau-ES), com curadoria da Be Cacau Consultoria, a 3ª edição do Concurso Nacional do Chocolate é destinada a chocolateiros de todo o país e tem como objetivo valorizar a técnica, a criatividade e a qualidade dos produtores brasileiros que trabalham com chocolates especiais elaborados com cacau de origem brasileira.

Podem participar marcas brasileiras, incluindo produtos dos segmentos bean-to-bar, tree-to-bar, artesanal e gourmet. Também estão aptas empresas que comercializam seus produtos para food service ou consumidor final, desde que tenham CNPJ ativo e regularizado. Produtos já lançados ou em processo de lançamento também podem ser inscritos, desde que estejam em fase de produção.

O concurso contempla três categorias principais: chocolate ao leite; chocolates intensos, com percentuais de cacau a partir de 60%; e chocolates com sabores ou aromatizados, que podem incorporar ingredientes como frutas, castanhas, nozes e outros elementos. Cada marca poderá inscrever apenas um produto por categoria.

A inscrição é realizada por meio de formulário on-line, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 150 por produto/categoria. As amostras devem ser enviadas por correspondência até 13 de setembro de 2026 para o endereço: Rua Rogério Karp, 111, casa 103, bloco 1, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ), CEP 22795-216, aos cuidados de Mirian Rocha. Também poderão ser entregues pessoalmente aos organizadores do evento até 16 de setembro, primeiro dia do Cacau Fest. A recomendação é que sejam enviados pelo menos 200 gramas de cada produto inscrito.

A análise será realizada por um júri técnico formado por 10 especialistas, entre chocolate makers, chefs e representantes da cadeia do cacau e do chocolate. Não haverá júri popular.

Entre os critérios de avaliação estão aspectos estruturais, como brilho, homogeneidade, formato e snap; aroma, considerando intensidade e qualidade; sabor, com análise de notas específicas, persistência, harmonia e equilíbrio; textura e sensações táteis orais, como dureza, derretimento e cremosidade; além de criatividade e inovação.

Leia mais:  Últimos dias para atualização cadastral do rebanho no Idaf

O regulamento estabelece ainda um protocolo de avaliação destinado a reduzir influências externas e assegurar maior neutralidade, imparcialidade e consistência nos resultados.

Os vencedores receberão o Troféu Cacau Fest 2026 de Excelência em Chocolate Especial, o selo oficial “Chocolate Especial Premiado – Cacau Fest 2026”, certificado impresso e divulgação nos canais oficiais do evento e em mídias parceiras. A cerimônia de premiação será realizada durante o Cacau Fest, em data a ser confirmada pela organização.

Para o secretário executivo da Acau-ES, André Luís Carvalho Scampini, a participação no concurso representa uma oportunidade para os chocolateiros conhecerem o nível de qualidade de seus produtos e se posicionarem diante de um júri técnico especializado.

 

“É um concurso que premia chocolateiros de todo o Brasil, de diferentes segmentos, e permite que eles coloquem seus produtos sob análise para aferir a qualidade. A régua do nosso concurso é realmente muito alta”, destaca.

 

Um dos exemplos citados pela organização é a Selah Chocolate de Origem, marca capixaba que conquistou medalha de ouro na categoria chocolate ao leite na edição de 2025 do Concurso Nacional do Chocolate. Mais recentemente, a marca também foi premiada em um concurso realizado na França, na categoria de chocolate ao leite de vaca sem aditivos.

 

“Isso mostra a qualidade do Concurso Nacional do Chocolate da Acau, porque o nosso concurso antecipou a qualidade do produto da Selah Chocolate de Origem. Vale a pena o chocolateiro participar para aferir a qualidade do seu produto”, afirma Scampini.

 

Rainha do Cacau 2026

As inscrições para o Concurso Rainha do Cacau 2026 estão abertas até o próximo dia 21 e podem ser feitas por meio de formulário on-line ou presencialmente, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O Concurso que vai eleger a Rainha do Cacau 2026 é promovido pela Acau-ES, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

Lara Siqueira eleita Rainha do Cacau 2025.

 

Podem participar mulheres com idade entre 17 e 30 anos. Após o período de inscrições, será realizada uma pré-seleção no dia 28 de agosto, quando serão escolhidas as 10 finalistas. Para Kellen Scampini, presidente da Acau-ES, a retomada do concurso representa o reencontro de Linhares com uma tradição que permanece no imaginário da população.

 

“O cacau está no nosso imaginário e nos nossos sonhos de meninas que viam aquelas mulheres lindas nas festas e nos bailes do cacau. Isso foi criando um encanto. Por um tempo, essa tradição ficou quieta, e agora ela retoma, trazendo novamente todo esse encantamento da Rainha do Cacau”, afirma.

 

Segundo ela, a vencedora terá a missão de representar Linhares e sua identidade ligada à cacauicultura. “É trazer o encantamento para tantas mulheres que vivenciam um pouco dessa magia e ter a representatividade da cidade de Linhares na sua natureza, na sua formação, que foi o cacau, sendo grandiosamente representada por essa cultura tão importante para o nosso município”, ressalta.

Leia mais:  Mais de 120 vagas de estágio abertas no Estado

 

 

No dia 4 de setembro, as candidatas participarão de um encontro especial com a Miss Linhares 2024 e a Miss Linhares 2025, que compartilharão orientações e experiências sobre passarela, postura e oratória. A grande final do Concurso Rainha do Cacau 2026 será realizada no dia 19 de setembro, durante o Cacau Fest.

O Cacau Fest é realizado pela Prefeitura de Linhares e pela Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau-ES), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). A programação completa será divulgada nas próximas semanas.

 

Serviço

16 de setembro (quarta-feira): das 18h às 22h.

17 e 18 de setembro (quinta e sexta-feira): Dia de Campo, das 8h às 12h, e feira, das 14h às 22h.

19 de setembro (sábado): feira das 11h às 22h.

Link para inscrição Rainha do Cacau: INSCRIÇÃO RAINHA DO CACAU

Link para Inscrição Concurso de Chocolate: AQUI

 

Sobre a Be Cacau

A consultoria foi criada em 2018 com o objetivo de atender empresas que buscam entrar no mercado de chocolates ou reestruturar suas linhas para este segmento. Trabalhamos no desenvolvimento de criações de coleções de produtos de chocolates autênticos, desde a identificação do cacau e os seus perfis aromáticos até o produto final, entendendo e respeitando cada varietal para evidenciar a melhor experiencia sensorial em um produto.

O DNA da Be Cacau está intimamente ligado a criação, desenvolvimento e inteligência de negócios voltados ao mercado de chocolates, respeitando e usando o cacau de origem e qualidade premium na transformação de produtos exclusivos.

Somos um pool de profissionais que se unem para atender a cada demanda de forma exclusiva, atuamos desde criações, a planejamentos, concursos, eventos e capacitações técnicas. Desenhando projetos sob medida. Nosso Foco é buscar qualidade em produtos, harmonia com a natureza e o agronegócio e equilíbrio saudável nas coleções, almejando sempre atingir metas de superação e retorno financeiro para o Business de nossos clientes.

publicidade

Cidades

Quadra Poliesportiva do bairro Boa Vista 2 será inaugurada nesta quinta-feira em Jaguaré

Publicado

Bairro Boa Vista 2, em Jaguaré, ganha nesta quinta-feira (13) uma nova quadra poliesportiva; a solenidade de inauguração está marcada para às 19h e contará com a participação de autoridades, moradores da região

 

Nesta quinta-feira, 13 de agosto, o prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, convida toda a população para participar da solenidade de inauguração da nova quadra de esportes do bairro Boa Vista 2. O evento será realizado às 19 horas, ao lado do campo de futebol da comunidade.

Batizada de “Rafael Carminati Brioschi”, a quadra recebeu um investimento de R$ 1.443.993,58 e foi construída em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.
O novo espaço esportivo ficará à disposição dos moradores do bairro e terá um papel importante no atendimento às demandas da Escola Marciano Altoé, oferecendo um ambiente adequado para a prática de atividades esportivas, recreativas e escolares.

O prefeito Marcos Guerra ressalta que, além desta inauguração, o município se prepara para realizar outras duas importantes entregas à população.

“Esta quadra representa o nosso compromisso com a população. A construção de um espaço esportivo com essa qualidade sempre foi um sonho da comunidade e, hoje, estamos tornando esse sonho realidade. Agora, também estamos nos preparando para inaugurar a reforma da Unidade de Saúde da comunidade de São João Bosco e a Capela Mortuária, importantes obras que vão proporcionar mais qualidade e conforto para a população”, destacou o prefeito.

A entrega da quadra representa mais um investimento na infraestrutura esportiva de Jaguaré, proporcionando mais lazer, esporte e qualidade de vida para a comunidade.

Leia mais:  Linhares promove a 2ª Mostra de Boas Práticas dos Serviços oferecidos pela secretaria de Assistência Social

Continue lendo

Cidades

Cariacica Saudável leva aulas gratuitas de ballet infantil e ritmos para diferentes bairros

Publicado

O Programa Cariacica Saudável leva aulas gratuitas de ballet infantil e, também, de ritmos para diferentes espaços do município. Na Estação Cidadania-Esporte, em Nova Brasília e nas Escola Municipais Joana Maria, em Castelo Branco, e Noemia Costa de Lima, Vista Ma, crianças a partir de 6 anos até adolescentes de 14 podem participar. Já as aulas de ritmos é aberta para qualquer idade e são realizadas no Complexo Esportivo Hugo Viola, em Jardim América; na Praça Castelo Branco, na Quadra do Reame, em Cruzeiro do Sul, e, também, na Estação Cidadania-Esporte.

Programa Cariacica Saudável

Criado para atender a todas as faixas etárias, o Programa Cariacica Saudável leva benefícios de forma gratuita a jovens, crianças, adultos e idosos por meio de modalidades esportivas e atividades de ginástica para promover a qualidade de vida, saúde e bem-estar. 

O coordenador do programa, Lorhan Mascarenhas, destaca que “a iniciativa proporciona a adoção de hábitos mais saudáveis e fortalece o convívio social nos espaços públicos, atendendo crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência”, disse.

Inscrições

Para o público infantil, o responsável legal precisa comparecer na Estação Esporte Cidadania para preencher a ficha de inscrição com os dados RG e CPF do participante (aluno) e apresentar uma foto 3×4.

Leia mais:  Prefeitura de Jaguaré anuncia mudanças no secretariado

Aos públicos adultos que desejam participar das aulas de Ritmos,  estes interessados devem comparecer ao local da atividade e solicitar ao professor o link para a inscrição via formulário online. Realizando o cadastro, o início é imediato. 

 

Confira os Locais, Horários e modalidades para  inscrição:

Aulas de Ballet Infantil

Aos interessados em aulas de ballet, o preenchimento da ficha para inscrição é feito na Estação Cidadania-Esporte. Podem ser inscritas crianças de faixa etária entre 6 a 14 anos. Mais informações: 3354-7129
 

Confira os locais, dias e horários das aulas

Local: Estação Cidadania-Esporte – Nova Brasília   

Dias: Terça e Quinta               Horário: 7h – 9h

Dias: Segunda e Quarta         Horário: 14h30 – 17h20

 

Local: EMEF Joana Maria – Castelo Branco

Dias: Quinta-feira                   Horário: 16h – 17h30

Dias: Sexta-feira                    Horário: 14h – 16h

Leia mais:  Governo do Estado oferta 130 vagas para cursos semipresenciais do Qualificar ES

 

Local: EMEF Noemia Costa de Lima – Vista Mar

Dias: Segunda                       Horário: 9h – 11h / 14h – 16h

Dias: Sexta-feira                    Horário: 9h – 11h / 14h – 16h

 

Aula de Ritmos 

As inscrições são realizadas nos locais que se desenvolvem as aulas, sendo necessário comparecer ao espaço para preenchimento de ficha. Aulas abertas ara qualquer idade.

Local: Complexo Esportivo Hugo Viola – Jardim América

Dias: Terça – Quinta               Horário: 20h30 – 21h30

 

Local: Quadra da Praça Castelo Branco- Castelo Branco

Dias: Segunda – Quarta         Horário: 19h

Local: Estação Cidadania-Esporte – Nova Brasília

 

Dia: Sexta-feira                   Horário: 7h

Local: Quadra do Reame – Cruzeiro do Sul

Dias: Terça – Quinta            Horário: 19h

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana