conecte-se conosco


Cidades

Sagui criticamente ameaçado de extinção morre atropelado na ES-164, em Pedra Azul

Publicado

Biologos alertam sobre atropelamento de fauna. Caso registrado em Domingos Martins acende alerta para os riscos enfrentados pela fauna silvestre na região turística

Um sagui-da-serra-claro, da espécie Callithrix flaviceps, foi encontrado morto após ser atropelado na ES-164, no trecho que atravessa São Paulino do Aracê, distrito de Domingos Martins, na região turística de Pedra Azul. O caso foi registrado no dia 22 de junho de 2026.

A espécie é considerada Criticamente Ameaçada (CR) de extinção pela lista oficial da fauna brasileira e pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Endêmico da Mata Atlântica, o sagui-da-serra-claro é um dos menores primatas do Brasil e tem distribuição restrita a áreas de floresta montana acima dos 800 metros de altitude.

O registro foi feito pelo biólogo Gabriel Falquetto, que transitava pela rodovia no início da manhã. A identificação do animal foi confirmada pelo pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Rafael Davel, que atua em um estudo sobre primatas na Reserva Kaetés com o apoio do Instituto Marcos Daniel (IMD).

Leia mais:  Fim de semana com 50 atividades gratuitas em Vila Velha

A perda de habitat, a fragmentação florestal e os atropelamentos em rodovias estão entre as principais ameaças à sobrevivência da espécie, cuja população vem declinando nas últimas décadas.

 

“É um sentimento muito triste. Trata-se de uma espécie rara, cuja presença na mata sempre nos traz grande satisfação. Ver um sagui-da-serra-claro atropelado reforça a preocupação com as ameaças que esses animais enfrentam, especialmente a perda de habitat e os impactos causados pelas rodovias. Cada indivíduo perdido representa um prejuízo significativo para a manutenção das populações da espécie na natureza”, declarou Gabriel Falquetto, biólogo que registrou o ocorrido.

Para o Dr. Victor Vale, especialista em zoologia e supervisor do Programa de Conservação da Saíra-apunhalada, do Instituto Marcos Daniel, o caso reforça a necessidade de medidas de proteção à fauna.

“Este registro é um alerta urgente. A ES-164 corta uma região de grande importância ecológica, que abriga remanescentes de Mata Atlântica e espécies ameaçadas como o sagui-da-serra-claro e a saíra-apunhalada. Precisamos de medidas efetivas de mitigação, como a instalação de redutores de velocidade, passagens de fauna e campanhas educativas para motoristas. A fauna não pode continuar pagando o preço pela falta de planejamento viário”, afirmou.

O atropelamento de fauna silvestre é uma das principais causas diretas de mortalidade de vertebrados no Brasil, com estimativas que apontam para milhões de animais atropelados por ano nas rodovias do país. Em regiões turísticas como Pedra Azul, o fluxo de veículos se intensifica nos finais de semana e feriados, aumentando ainda mais o risco para a fauna local.

Leia mais:  Marinha emite alerta de nevoeiro para o litoral Norte do ES

O Instituto Marcos Daniel e a Reserva Kaetés reforçam o apelo para que motoristas que trafegam pela ES-164 e demais rodovias da região redobrem a atenção, respeitem os limites de velocidade e fiquem atentos à sinalização de fauna. Pequenas atitudes podem salvar vidas e contribuir para a conservação da rica biodiversidade da Mata Atlântica capixaba.

publicidade

Cidades

Com greve dos garis, lixo acumula e prefeituras orientam o que a população deve fazer

Publicado

greve dos garis, margaridas e coletores terceirizados entrou no segundo dia nesta terça-feira (23) e já provoca reflexos na Grande Vitória. Ruas e avenidas amanheceram com grande quantidade de lixo acumulado devido à paralisação dos trabalhadores da limpeza.

O movimento, que também ocorre em outros estados do Brasil e teve início na segunda-feira (22) e tem como principal reivindicação a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, que prevê a criação de um piso salarial nacional de R$ 3.036.

No Centro de Vila Velha, no bairro da Glória, foram registrados diversos pontos com acúmulo de resíduos. Sacolas, caixas e outros materiais se acumulavam nas calçadas e próximos aos locais de coleta.

Na Avenida Expedito Garcia, em Cariacica, o acúmulo de lixo também era visível. Sacolas e resíduos domésticos estavam espalhados em diferentes pontos da via, evidenciando os impactos da paralisação dos trabalhadores.

Moradores relataram preocupação com o aumento do mau cheiro e com a possibilidade de proliferação de insetos e animais atraídos pelo lixo acumulado.

Leia mais:  Fim de semana com 50 atividades gratuitas em Vila Velha

Continue lendo

Cidades

Com nova quadra e salas climatizadas, escola Deocleciano Francisco da Vitória é entregue totalmente reformada

Publicado

A entrega da obra faz parte da programação dos 136 anos de Cariacica

A manhã desta segunda-feira (22) foi marcada por celebração em Vista Dourada. Como parte da programação dos 136 anos de Cariacica, a Prefeitura entregou à comunidade a reforma da EMEFTI Deocleciano Francisco da Vitória. A unidade escolar recebeu uma ampla revitalização, com melhorias estruturais que vão proporcionar mais conforto, segurança e qualidade para estudantes, professores e demais profissionais da educação.

A reforma contemplou pintura interna e externa da escola, reforma do alambrado e pintura da primeira quadra poliesportiva, além da construção da segunda quadra, que ganhou cobertura, novo alambrado, piso esportivo e pintura. Os banheiros foram reformados, o pátio interno recebeu pavimentação e cobertura, enquanto os telhados passaram por manutenção e receberam novas calhas para melhorar o escoamento das águas pluviais.

Também foram executados serviços de jardinagem e paisagismo, instalação de gradil metálico, fechamento lateral das quadras e piso em concreto na área frontal da unidade. A cozinha foi reformada, as janelas do refeitório foram substituídas por esquadrias de alumínio com telas de proteção e foi implantada uma nova subestação elétrica, com adequação dos circuitos para climatização dos ambientes escolares.

Leia mais:  Prefeitura de Jaguaré participa de debates sobre Políticas de Educação Ambiental

Um dos principais destaques da obra é a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula, garantindo mais conforto para estudantes e educadores durante todo o ano letivo. A entrega representa mais um investimento da prefeitura na melhoria da infraestrutura da rede pública de ensino e no fortalecimento da educação de qualidade em Cariacica.

Durante a solenidade, o prefeito Euclério Sampaio destacou a importância da obra para a comunidade escolar e para o desenvolvimento do município. “Estamos entregando uma escola totalmente transformada, com espaços mais modernos, seguros e adequados para o aprendizado. Investir na educação é investir no futuro das nossas crianças e jovens”, afirmou.

Já a secretária de Educação Luzian Belisario, ressaltou que a reforma proporciona melhores condições para o ensino e para o trabalho dos profissionais da unidade. “A escola passa a oferecer um ambiente muito mais acolhedor e preparado para atender nossos estudantes. Cada melhoria realizada foi pensada para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem e garantir mais qualidade para toda a comunidade escolar”, disse.

Moradora de Vista Dourada há mais de 40 anos, Maria Antônia Moura e Silva acompanhou a cerimônia emocionada. Ela contou que sentiu uma enorme alegria ao ver a escola completamente renovada. “É uma emoção muito grande. A gente esperou por isso durante muitos anos e hoje vê esse sonho da comunidade realizado. Estou muito feliz e com um sentimento enorme de gratidão por ver a escola tão bonita”, destacou.

Leia mais:  Jaguaré recebe árbitro internacional de karate neste final de semana

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana